17192
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > As formas de registrar as experiências da comunidade

Plano de aula - Era uma vez… um mundo sem luz!

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Era uma vez… um mundo sem luz!

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Google View e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é comparar o uso da energia no passado e no presente. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).

Compartilhe com os estudantes o vídeo “A eletricidade e lâmpada elétrica”. Caso não seja possível que os alunos assistam ao vídeo, grave um áudio contando um pouco da história que ele traz. Na sequência, compartilhe com os estudantes o seguinte questionamento:
- Vocês conseguem imaginar o mundo sem lâmpadas?

Dê um tempo para que os estudantes possam pensar e solicite que gravem um vídeo com as respostas.

Problematização
Peça que os estudantes reflitam sobre o uso da eletricidade em nosso contexto, incluindo a importância dela para a mediação da nossa interação durante a pandemia. Compare com outros tempos e diga que nem sempre as pessoas tiveram acesso a energia elétrica. Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Diga que se trata de um ferro de passar roupa que utiliza brasas para ficar quente e ser usado. Mande os seguintes questionamentos:
- Onde podemos encontrá-lo?
- Alguém ainda usa esse ferro?
- Como é o ferro de passar roupas usado hoje em dia?

Peça que os alunos reflitam sobre as perguntas e comentem sobre elas em um arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto. Após enviarem as respostas, mande para eles um arquivo com imagens sobre outros objetos antigos e novos. Mande um áudio dizendo que antigamente não havia os eletrodomésticos que possuímos hoje e que eles citaram. Após, questione:
- Que objetos eram usados antigamente, ou usados atualmente, no lugar desses que usam eletricidade?
- Como eles funcionavam (ou funcionam)?
- Será que conseguiríamos viver sem ter a eletricidade nos dias atuais?

Se a aula for realizada em momento assíncrono, as respostas devem ser escritas no caderno e compartilhadas através de fotografias das atividades. Caso não sejam alfabetizados, os estudantes podem compartilhar áudios com as respostas. Caso seja realizada em momento síncrono, peça que os estudantes compartilhem as respostas e faça a mediação do debate on-line.

Sistematização
Peça que os estudantes respondam o arquivo de sistematização ou o compartilhe, via texto escrito no Whatsapp ou áudio. Com base nas análises da etapa anterior, peça que respondam as questões escrevendo no caderno ou respondendo por áudio. Dê retorno das atividades aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo “Eletricidade” e “A história da eletricidade”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI06 e habilidades conexas entre outros componentes EF15LP01, EF15AR03, EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06, EF15AR07 e EF15AR08.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_09UND05

(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As formas de registrar as experiências da comunidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas