17191
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Construindo o nosso calendário!

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Construindo o nosso calendário!

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a impressão do documento com as imagens de calendários e do documento usado na Problematização. Será necessária a utilização de fita adesiva, lápis de cor, giz de cera.
  • Caso você ou sua escola possuírem calendários antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4zmhYYHbg9F9hgtFa5KZWubumYXyfz3uqrveh8SG49Uj9fTamaX6kgxtur3h/his2-07und05-caracteristicas-do-calendario.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre a origem do calendário e a importância do estudo das noções de temporalidade em História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
  • Por meio de uma conversa, mostre que os povos sempre buscaram uma forma de marcar as suas observações com relação à passagem do tempo.
  • Antes de iniciar esta aula, solicite à secretaria da sua escola as datas de aniversário de seus alunos e busque saber qual é o dia da fundação da escola, para que estas datas possam ser marcadas no calendário da turma.
  • Providencie um calendário de parede com os meses descritos em folhas separadas (um mês em cada folha).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que ao se criar um calendário as pessoas responsáveis por isso pensavam em criar uma forma de registro que satisfizesse os interesses de todos ou de uma classe em específica; uma convenção coletiva que marcasse o que todos usavam em comum (as datas e comemorações em comum).
  • Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide : HIS2_07UND05 - Slide da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d828KejzydUU2zfrpDq9ypRfuRUutb3HU9CJYuN9npAhV8DggqqdnJ4TxGvd/his2-07und05-slide-da-contextualizacao.pdf
  • Informe aos alunos que cada país, cada povoado, cada tribo indígena, cada religião construiu seu formato de calendário. A origem do calendário remete à um tempo muito antigo quando os homens, através das observações dos fenômenos da natureza, buscavam uma forma de determinar quando plantar, quando colher, quando caçar. A partir da construção desta forma de registro o homem foi completando o calendário com as datas que ele considerava que eram importantes e que deveriam ser informadas, marcadas.
  • Caso seja necessário, utilize o documento que contém algumas curiosidades sobre os calendários: HIS2_07UND05 - Origem dos calendários: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MuYFH2QyEjBMtYYTZDKE4X4WWKjVewcb7VSD5u3EbYpx6bUvD7KedQ9B7myk/his2-07und05-origem-dos-calendarios.pdf
  • Converse com os alunos sobre os dias importantes que podem existir em um mês, em um ano inteiro: aniversários, dia da padroeira da cidade, dia do aniversário da cidade, feriados nacionais, eventos festivos da escola, dias de atividades avaliativas, dentre outros.
  • Saliente que existem datas que são importantes somente para a cidade onde se vive (chamados de feriados municipais), somente para o estado onde se vive (chamados de feriados estaduais) e para o país onde se vive (chamados de feriados nacionais).
  • Utilize-se destes questionamentos para validar o que foi dito acima:

  • A data do nosso aniversário é uma data importante que deva ser marcada no calendário? Mas ela é importante para todo mundo da nossa idade?
  • O dia da padroeira do nosso país é uma data que se deve marcar no calendário?
  • O dia do aniversário da nossa cidade é uma data que se deve marcar no calendário?
  • O dia do aniversário da escola é uma data que se deve marcar no calendário?
  • E os dias de atividades avaliativas são datas que se devem marcar no calendário? (Comente que neste caso o melhor instrumento para se registrar essas datas seria a agenda.)

  • Cite que existem vários tipos de calendários (lunar, solar, lunissolar, judeu, hebraico, chinês, gregoriano (que é o que usamos), dentre outros.
  • Diga que nesta aula eles conhecerão alguns.

Fonte das imagens:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Organize as crianças em duplas (ou trios) para o trabalho de observação dos calendários.
  • Apresente um calendário do ano atual.
  • Apresente as características deste calendário: possui 12 meses (fale os nomes dos meses juntamente com os alunos); os meses podem ter 28 (29), 30 ou 31 dias; cada semana é composta por 7 dias (fale os nomes dos dias da semana juntamente com os alunos); os meses podem ter 4 ou 5 semanas.
  • Mostre aos alunos as datas definidas como datas importantes e que estão presentes neste calendário.
  • Faça a impressão do documento HIS2_07UND05 - Calendários e distribua uma imagem para cada grupo.
  • Diga aos alunos que você trouxe imagens de calendários para que eles conheçam.
  • Oriente os alunos para a execução da atividade:
  • Vocês irão observar o calendário que vocês têm nas mãos.
  • Observem o formato, as cores, os escritos, os desenhos, se há números (quais e quantos), de qual material ele parece ser feito, se eles são antigos ou se são novos, quem os utiliza, o que têm de semelhança ou diferença com o usado por nós.
  • Entregue a cada grupo uma folha para que possam escrever as observações feitas. Caso deseje utilize-se do documento HIS2_07UND05 - Características do calendário :

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4zmhYYHbg9F9hgtFa5KZWubumYXyfz3uqrveh8SG49Uj9fTamaX6kgxtur3h/his2-07und05-caracteristicas-do-calendario.pdf

  • Peça aos alunos que escrevam na folha que receberam as observações feitas e reproduzam a imagem do calendário que receberam .
  • Circule entre os grupos e informe o nome do calendário observado. Tenha como base, para esta intervenção, o documento HIS2_07UND05 - Informações básicas dos calendários:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AWCSqzxgd5nRX3FUQhQvKjkZPQDWrGwbs7mcqKP64fYnMANG57fWMY6ekjru/his2-07und05-informacoes-basica-dos-calendarios.pdf

  • Após terem concluído a atividade peça que cada grupo apresente aos colegas o trabalho feito.
  • Concluir, oralmente e juntamente com os alunos, sobre a importância do uso do calendário pelos povos. E que foi possível verificar que até dentro de uma sociedade, ou religião, pode existir diferentes tipos de calendários com significados e utilização diferente (o caso do calendário judeu/hebraico).
  • Cole no mural da sala as imagens dos calendários e abaixo de cada uma as atividades feitas pelos alunos.

Como adequar à sua realidade:

  • Caso sua turma ainda não esteja confiante para escrever as observações, peça aos alunos que observem a imagem e em seguida relatem oralmente o que observaram.
  • Entregue a cada grupo uma folha para que possam reproduzir o calendário observado.
  • Você será o escriba das observações feitas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Diga que a turma também tem datas importantes para marcar em um calendário.
  • Apresente novamente o calendário.
  • Questione aos alunos quais datas eles acham que podem ser marcadas.
  • Espera-se que os alunos citem as datas de aniversários, as datas de festas comemorativas da escola, as datas de atividades avaliativas, os dias de férias.
  • Peça aos alunos que falem as datas de aniversário de cada um (caso não saibam utilize a relação solicitada por você à secretaria).
  • Para as demais datas utilize as suas anotações (dias de atividades avaliativas) e a agenda escolar (festas comemorativas, recessos escolares, férias, aniversário da escola). Esse será um bom momento para se dizer que as agendas também são instrumentos importantes para se marcar datas e compromissos.
  • Após marcarem todas as datas afixe esse calendário no mural junto com os outros calendários.

Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem do conteúdo proposto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a impressão do documento com as imagens de calendários e do documento usado na Problematização. Será necessária a utilização de fita adesiva, lápis de cor, giz de cera.
  • Caso você ou sua escola possuírem calendários antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4zmhYYHbg9F9hgtFa5KZWubumYXyfz3uqrveh8SG49Uj9fTamaX6kgxtur3h/his2-07und05-caracteristicas-do-calendario.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre a origem do calendário e a importância do estudo das noções de temporalidade em História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
  • Por meio de uma conversa, mostre que os povos sempre buscaram uma forma de marcar as suas observações com relação à passagem do tempo.
  • Antes de iniciar esta aula, solicite à secretaria da sua escola as datas de aniversário de seus alunos e busque saber qual é o dia da fundação da escola, para que estas datas possam ser marcadas no calendário da turma.
  • Providencie um calendário de parede com os meses descritos em folhas separadas (um mês em cada folha).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que ao se criar um calendário as pessoas responsáveis por isso pensavam em criar uma forma de registro que satisfizesse os interesses de todos ou de uma classe em específica; uma convenção coletiva que marcasse o que todos usavam em comum (as datas e comemorações em comum).
  • Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide : HIS2_07UND05 - Slide da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d828KejzydUU2zfrpDq9ypRfuRUutb3HU9CJYuN9npAhV8DggqqdnJ4TxGvd/his2-07und05-slide-da-contextualizacao.pdf
  • Informe aos alunos que cada país, cada povoado, cada tribo indígena, cada religião construiu seu formato de calendário. A origem do calendário remete à um tempo muito antigo quando os homens, através das observações dos fenômenos da natureza, buscavam uma forma de determinar quando plantar, quando colher, quando caçar. A partir da construção desta forma de registro o homem foi completando o calendário com as datas que ele considerava que eram importantes e que deveriam ser informadas, marcadas.
  • Caso seja necessário, utilize o documento que contém algumas curiosidades sobre os calendários: HIS2_07UND05 - Origem dos calendários: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MuYFH2QyEjBMtYYTZDKE4X4WWKjVewcb7VSD5u3EbYpx6bUvD7KedQ9B7myk/his2-07und05-origem-dos-calendarios.pdf
  • Converse com os alunos sobre os dias importantes que podem existir em um mês, em um ano inteiro: aniversários, dia da padroeira da cidade, dia do aniversário da cidade, feriados nacionais, eventos festivos da escola, dias de atividades avaliativas, dentre outros.
  • Saliente que existem datas que são importantes somente para a cidade onde se vive (chamados de feriados municipais), somente para o estado onde se vive (chamados de feriados estaduais) e para o país onde se vive (chamados de feriados nacionais).
  • Utilize-se destes questionamentos para validar o que foi dito acima:

  • A data do nosso aniversário é uma data importante que deva ser marcada no calendário? Mas ela é importante para todo mundo da nossa idade?
  • O dia da padroeira do nosso país é uma data que se deve marcar no calendário?
  • O dia do aniversário da nossa cidade é uma data que se deve marcar no calendário?
  • O dia do aniversário da escola é uma data que se deve marcar no calendário?
  • E os dias de atividades avaliativas são datas que se devem marcar no calendário? (Comente que neste caso o melhor instrumento para se registrar essas datas seria a agenda.)

  • Cite que existem vários tipos de calendários (lunar, solar, lunissolar, judeu, hebraico, chinês, gregoriano (que é o que usamos), dentre outros.
  • Diga que nesta aula eles conhecerão alguns.

Fonte das imagens:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Organize as crianças em duplas (ou trios) para o trabalho de observação dos calendários.
  • Apresente um calendário do ano atual.
  • Apresente as características deste calendário: possui 12 meses (fale os nomes dos meses juntamente com os alunos); os meses podem ter 28 (29), 30 ou 31 dias; cada semana é composta por 7 dias (fale os nomes dos dias da semana juntamente com os alunos); os meses podem ter 4 ou 5 semanas.
  • Mostre aos alunos as datas definidas como datas importantes e que estão presentes neste calendário.
  • Faça a impressão do documento HIS2_07UND05 - Calendários e distribua uma imagem para cada grupo.
  • Diga aos alunos que você trouxe imagens de calendários para que eles conheçam.
  • Oriente os alunos para a execução da atividade:
  • Vocês irão observar o calendário que vocês têm nas mãos.
  • Observem o formato, as cores, os escritos, os desenhos, se há números (quais e quantos), de qual material ele parece ser feito, se eles são antigos ou se são novos, quem os utiliza, o que têm de semelhança ou diferença com o usado por nós.
  • Entregue a cada grupo uma folha para que possam escrever as observações feitas. Caso deseje utilize-se do documento HIS2_07UND05 - Características do calendário :

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4zmhYYHbg9F9hgtFa5KZWubumYXyfz3uqrveh8SG49Uj9fTamaX6kgxtur3h/his2-07und05-caracteristicas-do-calendario.pdf

  • Peça aos alunos que escrevam na folha que receberam as observações feitas e reproduzam a imagem do calendário que receberam .
  • Circule entre os grupos e informe o nome do calendário observado. Tenha como base, para esta intervenção, o documento HIS2_07UND05 - Informações básicas dos calendários:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AWCSqzxgd5nRX3FUQhQvKjkZPQDWrGwbs7mcqKP64fYnMANG57fWMY6ekjru/his2-07und05-informacoes-basica-dos-calendarios.pdf

  • Após terem concluído a atividade peça que cada grupo apresente aos colegas o trabalho feito.
  • Concluir, oralmente e juntamente com os alunos, sobre a importância do uso do calendário pelos povos. E que foi possível verificar que até dentro de uma sociedade, ou religião, pode existir diferentes tipos de calendários com significados e utilização diferente (o caso do calendário judeu/hebraico).
  • Cole no mural da sala as imagens dos calendários e abaixo de cada uma as atividades feitas pelos alunos.

Como adequar à sua realidade:

  • Caso sua turma ainda não esteja confiante para escrever as observações, peça aos alunos que observem a imagem e em seguida relatem oralmente o que observaram.
  • Entregue a cada grupo uma folha para que possam reproduzir o calendário observado.
  • Você será o escriba das observações feitas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Diga que a turma também tem datas importantes para marcar em um calendário.
  • Apresente novamente o calendário.
  • Questione aos alunos quais datas eles acham que podem ser marcadas.
  • Espera-se que os alunos citem as datas de aniversários, as datas de festas comemorativas da escola, as datas de atividades avaliativas, os dias de férias.
  • Peça aos alunos que falem as datas de aniversário de cada um (caso não saibam utilize a relação solicitada por você à secretaria).
  • Para as demais datas utilize as suas anotações (dias de atividades avaliativas) e a agenda escolar (festas comemorativas, recessos escolares, férias, aniversário da escola). Esse será um bom momento para se dizer que as agendas também são instrumentos importantes para se marcar datas e compromissos.
  • Após marcarem todas as datas afixe esse calendário no mural junto com os outros calendários.

Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem do conteúdo proposto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano