Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer a história da nossa escola por meio das memórias e dos espaços. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui). Para esta aula, solicite no arquivo da escola fotografias antigas das dependências da instituição. A ideia é que você apresente fotos antigas de lá, para que os estudantes possam analisar.
Problematização
Solicite aos estudantes, via arquivo de áudio, que, a partir das fotografias em articulação às memórias dos estudantes, desenhem a planta da escola. Você pode articular essa aula com o Plano de aula - Casa: plantas e roteiros (disponível aqui), do componente curricular Matemática. Peça que, após a produção, enviem fotos para o grupo da turma.
Sistematização
Solicite que os estudantes, por escrito ou via áudio (caso ainda não sejam alfabetizados), respondam as questões abaixo:
- As dependências da escola nas fotos antigas são as mesmas de hoje?
- O que mudou na escola do passado para a escola do presente?
- O que permaneceu?
As respostas devem ser enviadas para o grupo da turma. Analise-as e promova um feedback das atividades dos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre escolas de outros tempos, é possível assistir ao vídeo “Alunos descobrem como eram as escolas do passado” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03, EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.