Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI01) “Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papel ofício, lápis colorido.
Material complementar:
- Problematização: Documentação que ofereça descrições a respeito da escola, seus espaços e os usos atribuídos a ele. Pode ser: fotografias antigas da escola, narrativas orais ou escritas produzidas por ex-alunos ou antigos colaboradores da instituição, ou ainda a reprodução de plantas antigas da escola (do momento da construção do espaço).
Para você saber mais:
- PIRES, Flávia. Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica. Rev. Antropol. [online]. 2007, vol.50, n.1, pp.225-270. ISSN 0034-7701. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-77012007000100006 Acesso em18 de março de 2019
- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento. O NEPSID tem uma série de materiais muito interessantes a respeito dos modos de expressão das crianças e da construção de conhecimento escolar a partir deles, entre outros temas relacionados. Disponível em: https://www.nepsid.com.br/nepsid Acesso em 18 de março de 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 min
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 30 min
Orientações: Os alunos devem desenhar plantas e lugares da escola a partir das suas percepções, indicando os usos dos diferentes espaços em seu interior. Identificando, os locais mais frequentados pelos adultos e pelas crianças, e as práticas pertinentes a estes locais, como a brincadeira, a alimentação, a higiene, o esporte, as atividades educativas e formais… Esta indicação pode ser feita através de legenda ou desenho que a represente.
Neste momento, a fonte usada é a memória de cada aluno, além da observação do espaço escolar feita pela turma. Para isso, você pode dividir os alunos em grupos e destinar setores da escola para as crianças representarem.
Problematização
Tempo sugerido: 45 min
Orientações: Usando fotografias antigas da escola (ou descrições escritas, ou ainda a narrativa de algum ex-aluno ou antigo colaborador), peça aos alunos que elaborem outra planta da escola, se possível, com as mesmas indicações contidas na planta anterior, mas dessa vez, usando as fontes supracitadas como referenciais.
Neste momento a fonte pode ser: fotografias antigas da escola, antigas descrições da escola escritas ou narradas por pessoas que utilizaram aquele espaço no passado.
Para orientar a exploração das fontes disponíveis, proponho algumas questões neste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HzgmBQt3bUnx5Vj68CshQKyawaq7VKJBut34u8XfFSFprQusJSMHUpUJ4VUp/his2-01und01-explorando-as-fontes.pdf
Como adequar à sua realidade: As fontes podem ser comparadas aos espaços escolares no presente, dividindo a problematização em dois momentos: o primeiro, do contato com as fontes - no qual as crianças terão contato com as memórias de outro momento, quando o espaço escolar era usado de outras formas -, e o segundo, do passeio pela escola - no qual os alunos podem revisitar os locais comunicados pelas fontes, percebendo as alterações que sofreram ao longo do tempo, sejam elas estruturais (físicas), funcionais e estéticas.
Para você saber mais:
Prevendo o uso de diferentes fontes, é possível consultar a bibliografia recomendada para alguns dos tipos de documentos:
- LOZANO, Jorge Eduardo Aceves. Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (Coords.) Usos & Abusos da história oral. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2006. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=3xOHCgAAQBAJ&lpg=PT4&ots=O9OBxwMbnb&dq=quest%C3%B5es%20para%20a%20hist%C3%B3ria%20do%20lugar&lr&hl=pt-BR&pg=PT3#v=onepage&q&f=false (acesso em 2 de maio de 2019)
- KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 2 ed. rev. São Paulo: Ateliê Editorial. 2001. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=lZ83IeRyy1oC&lpg=PA15&ots=sEZtSAun44&dq=fotografia%20como%20fonte%20hist%C3%B3rica&lr&hl=pt-BR&pg=PA6#v=onepage&q&f=false (acesso em 2 de maio de 2019)
- PEREIRA, Nilton M. ; SEFFNER, Fernando . O que pode o ensino de História? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90 (UFRGS), v. 15, p. 113-128, 2008. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/31560/000697736.pdf?sequence=1&isAllowed=y (acesso em 2 de maio de 2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 20 min
Orientações: Cruzando os dados das duas plantas elaboradas nos momentos anteriores, os alunos devem identificar as mudanças ocorridas naquele espaço, sejam alterações na estrutura física, sejam alterações funcionais. Eles devem indicar as diferenças e semelhanças entre elas. Esta atividade deve ser realizada coletivamente e com o recurso do material produzido ao longo das etapas anteriores.
É interessante também ao longo desta etapa, anotar no quadro os consensos aos quais a turma chegou a partir da discussão e do uso das fontes. Estes podem tomar a forma de hipóteses construídas em frases breves e devem ser anotados por todos os alunos em seus cadernos ou nas margens dos mapas e imagens produzidos por eles mesmos anteriormente.