Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: O protagonismo negro no processo de Independência do Haiti
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Independência da América
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI07, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, observe que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver essa aula você irá necessitar de data show (caso houver) e impressões.
Material complementar:
Material para a Contextualização
Imagens de Toussaint Louverture e Jean-Jacques Dessalines para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gh6TcumtQathxWkFzMTAYZuZX6tSWZZn9sH5UPybcDFUSYjJhc9ntzfYCHWk/his8-07und03-imagens-de-toussaint-louverture-e-jean-jacques-dessalines-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Material para a Problematização
Texto: A liderança negra no movimento de Independência do Haiti para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/crP4HgdBhKbZcZH37uAVE8Ww2TrEUM3JqMMNYp6wycWDtFpvv2jMdmQsTr3u/his8-07und03-texto-a-lideranca-negra-no-movimento-de-independencia-do-haiti-para-uso-na-problematizacao.pdf
Declaração de Independência do Haiti para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R9ZZWp8uQPW8jvJyYjZpuJAhq5gCRXbwd2hmu8svYUnqc8zA85NUcCfYRDce/his8-07und03-declaracao-de-independencia-do-haiti-para-uso-na-problematizacao.pdf
Material para Sistematização
Modelo de fôlder para uso na Sistematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kgxpDTsNYawNaz8rM583x6zsMsNKh9syjPNBsqHW7VHHKWvH5nEnP97HUdXD/his8-07und03-modelo-de-folder-para-uso-na-sistematizacao.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Exponha para os alunos o objetivo da aula. Para isso faça uso do projetor, escreva no quadro ou leia o enunciado.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para iniciar a aula, você deve projetar ou imprimir esta imagem e a do próximo slide. A ideia deste momento é que os alunos percebam as particularidades do movimento de Independência do Haiti, principalmente o fato da revolução ter sido protagonizada por afrodescendentes.
Primeiramente você irá exibir a imagem deste slide. Trata-se de um retrato de Toussaint Louverture. Ele foi o principal líder do movimento no Haiti, no entanto você não irá falar isso para os alunos! Logo que exibir a imagem você deverá lançar algumas questões para que os alunos possam começar a compreender que, de fato, a revolução haitiana foi realizada por negros.
- O que a imagem representa? (Espera-se que os alunos comentem que é um homem, negro e montado em um cavalo branco.)
Caso eles mencionam o fato do cavalo branco, você pode aproveitar para conduzir os alunos a outra reflexão:
- Nas tradicionais histórias de contos de fada, e nas representações dos grandes acontecimentos na História, quem geralmente está montado em um cavalo branco? (Provavelmente os alunos irão responder que é o príncipe ou no caso da história, os grandes heróis. Neste momento você pode questionar se este homem negro seria um príncipe, se ele seria um herói e se teria a importância de um membro da realeza.)
- O que a imagem apresenta de diferente? (Os alunos podem responder que é a questão do negro em cima do cavalo branco com uma posição de superioridade, podem falar também que é a questão da roupa que o homem está vestindo, entre tantas outras possibilidades.)
- Qual seria a profissão deste homem?
- Qual época esta imagem representa?
- O que ele estaria fazendo neste momento?
É importante você ficar atento às respostas dos alunos, pois a imagem pode gerar inúmeras análises e observações e você deverá saber usar estes momentos para oportunizar o aprendizado dos alunos. Outras questões podem ser formuladas por você, para instigar os alunos a realizar uma análise mais detalhada da imagem. Após se esgotarem as possibilidades de análise do documento, direcione a aula para o próximo slide.
Material para a Contextualização
Imagens de Toussaint Louverture e Jean-Jacques Dessalines para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gh6TcumtQathxWkFzMTAYZuZX6tSWZZn9sH5UPybcDFUSYjJhc9ntzfYCHWk/his8-07und03-imagens-de-toussaint-louverture-e-jean-jacques-dessalines-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Fonte da imagem: Toussaint Louverture. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Special:Search&limit=20&offset=80&profile=default&search=louverture&advancedSearch-current={}&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:Volozan.-Portrait_%C3%A9questre_de_Toussaint_Louverture_sur_son_cheval_Bel-Argent,_1800.png Acesso em: 29/4/2019.
Contexto
Orientações: Apresente agora aos alunos a imagem de Jean-Jacques Dessalines, outro líder do movimento de Independência no Haiti. A ideia nesta parte da aula é que percebam que Louverture não foi uma exceção no caso do Haiti, mas, sim, houve protagonismo negro de outras pessoas. Você pode dar início à análise do documento seguindo o mesmo padrão feito anteriormente: lançar mão de questões que orientem a análise dos alunos e aproveitar as contribuições e dúvidas dos mesmos para fomentar novas reflexões sobre a imagem. Algumas sugestões de questões são:
- O que você observa na imagem? (Como esta imagem é muito semelhante à anterior, as análises dos alunos já devem estar atentas para a cor do homem que se encontra representado e as roupas que ele usa.)
- Qual deveria ser a função deste homem? (As vestes e arma podem remeter a alguém com um posto importante dentro do Exército.)
- A bandeira que se encontra em segundo plano representa qual país? (Trata-se da bandeira do Haiti.)
- As cores desta bandeira e das vestes dele lembram a qual outro país? (A ideia é explorar relações com a ex-metrópole francesa.)
É importante que você esteja aberto a ouvir todas as observações dos alunos. Como no momento anterior, esta também é uma imagem que gera muitas interpretações e dúvidas. Todas as contribuições dos alunos devem ser utilizadas para ajudar os mesmos a consolidar o aprendizado.
Após a análise das imagens, direcione a aula para o próximo slide.
Fonte da imagem: Jean-Jacques-Dessalines, Porto Príncipe (XIX). Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Jacques-Dessalines.jpg Acesso em: 29/4/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Projete ou distribua aos alunos o texto “A liderança negra no movimento de Idependência do Haiti” e leia com toda a turma. A proposta é que os alunos possam compreender mais a respeito dos líderes representados nas imagens analisadas anteriormente, a partir da confrontação com outro tipo de fonte (textual).
Você deve convidá-los a comentar o texto relacionando-o com os documentos analisados. Novamente, algumas questões podem ajudar os alunos nesta tarefa.
- Qual o tema do texto? (Trata inicialmente sobre o contexto do Haiti durante a época da colonização, no qual havia grande exploração de mão de obra escravizada para produção de açúcar e de como começou a revolução haitiana pelo fim da escravidão e independência da ilha.)
- Quais os personagens destacados pelo texto? (François-Dominique Toussaint Louverture e Jean-Jacques Dessalines.)
- Como são estes personagens e qual a importância deles? (Foram pessoas negras que haviam sido escravizadas e que depois assumiram importantes posições de liderança diante dos movimentos pelo fim da escravidão e Independência do Haiti.)
Como adequar à sua realidade:
Caso na região onde o professor estiver lecionando houve algum movimento independentista protagonizado por negros, seria interessante acrescentar algum documento a respeito dele para análise dos alunos, antes mesmo de começar a análise da imagem dos líderes haitianos. Seria uma forma de contextualizar o aprendizado com a realidade da região onde a escola está inserida.
Para saber mais
JAMES, C.L.R. Os jacobinos negros: Toussaint L’Ouverture e a revolução de São Domingos. São Paulo, SP. Boitempo Editorial, 2007.
Problematização
Orientações: Projete ou imprima e distribua aos alunos a imagem do Prólogo e o trecho de texto selecionado da Declaração de Independência do Haiti (1804): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R9ZZWp8uQPW8jvJyYjZpuJAhq5gCRXbwd2hmu8svYUnqc8zA85NUcCfYRDce/his8-07und03-declaracao-de-independencia-do-haiti-para-uso-na-problematizacao.pdf
Com relação ao Prólogo, peça para que os estudantes observem o título em francês “Liberté ou la mort” e, em seguida, para que realizem uma leitura individual e com bastante atenção, observando o assunto abordado no documento. Em seguida, promovam em conjunto uma análise do texto, com base em algumas perguntas, como:
- Quem é o autor do documento? (J.J Dessalines.)
- Qual o assunto retratado no fragmento analisado? (Trata da garantia de liberdade em seu país, o Haiti, como algo que deve ser garantido, mesmo que isto custe a própria vida dos seus cidadãos.)
- Quem seriam os bárbaros a que o trecho faz referência? (Refere-se aos colonizadores franceses, apontados como responsáveis pela morte de gerações de haitianos.)
- Existe algum fragmento que é familiar a vocês? (A ideia é que os alunos reconheçam o apelo de “independência ou morte” presente no título do prólogo e no primeiro parágrafo do trecho selecionado e o identifique com o Grito do Ipiranga, no processo de Independência do Brasil.)
Você pode elaborar outras questões para orientar o momento. Após finalizarem as possibilidades de análise, siga para o próximo slide.
Fonte da imagem: Digital Library of the Caribbean. Disponível em: http://www.dloc.com/UF00099542/00001/2x?search=declaration+%3dindependence Acesso em: 29/4/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Para que os alunos expressem acerca do conhecimento desenvolvido ao longo da aula, proponha a eles a confecção de um fôlder informativo a respeito do protagonismo negro no movimento de Independência do Haiti.
Para facilitar o processo de construção do material, disponibilize um modelo que já contém imagens e algumas outras informações, direcionando o trabalho dos alunos. Ressalte que é importante fazer uma reflexão sobre tudo que foi analisado e discutido ao longo da aula, para que selecionem as informações principais sobre os dois líderes do movimento no Haiti e preencham os campos correspondentes.
Oriente que o texto deve ser de autoria dos próprios alunos, contendo informações relevantes sobre os personagens, redigidas de um modo que chame a atenção de quem irá ler o fôlder. Para isso, sugira, por exemplo, que mencionem alguns dados, explorem as características das imagens e considerem o quanto este tema pode ser inspirador para as pessoas.
Modelo de fôlder para Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kgxpDTsNYawNaz8rM583x6zsMsNKh9syjPNBsqHW7VHHKWvH5nEnP97HUdXD/his8-07und03-modelo-de-folder-para-uso-na-sistematizacao.pdf
(O recomendável é que a impressão seja colorida, no entanto, caso isso não seja possível, a impressão em preto e branco não compromete o objetivo da atividade.)
Como adequar à sua realidade:
Se na comunidade onde a escola está inserida houve algum movimento independentista protagonizado por negros, você poderá adaptar o modelo do folder e acrescentar uma parte para contemplá-lo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Como uma forma de instigar a curiosidade da turma sobre o tema a ser estudado, você pode, inicialmente, enviar apenas as duas imagens do contexto: Louverture e Dessalines com algumas questões para que discutam em grupo:
- Quem seriam estas pessoas?
- Com base nas roupas que usam, em que época viveram?
- O que eles estariam fazendo?
Dê um prazo para que possam responder, no grupo da turma. Então, encaminhe o objetivo da aula e o texto “a liderança negra no movimento de Independência do Haiti”, bem como as biografias de Louverture e Dessalines. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação. Peça para que analisem estes textos com base em algumas perguntas norteadoras.
Questões para refletirem:
- Por que o Haiti, quando era colônia francesa, recebeu muitas pessoas escravizadas?
- De que forma as duas imagens estão relacionadas ao texto?
Questões para responderem:
- Quando começou a Revolução Haitiana? Quais eram os seus objetivos?
- Qual foi a participação de Toussaint Louverture na Independência do Haiti?
- Qual foi a participação de Jean-Jaques Dessalines na Independência do Haiti?
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito dos materiais apresentados.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Para esta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
Encaminhe o trecho da Declaração de Independência do Haiti e as questões que deverão responder.
Questões para refletirem:
- Quem seriam os bárbaros a que o documento faz referência?
- Você consegue estabelecer alguma relação entre este documento e a História do Brasil?
Questões para responderem:
- O que é este documento? Qual a sua função?
- Quem é o autor deste documento?
- Por que o documento se refere ao governo francês como desumano?
- Quais são as santas palavras citadas no documento que deveriam se tornar sinais de batalha e de união? Por quê?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala ou por escrito, via e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona, para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você. Dessa forma, você poderá fazer correções e retomar pontos que achar necessários.
Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização (um fôlder informativo sobre o protagonismo negro no movimento de Independência do Haiti), você pode encaminhar o documento modelo, disponível nos materiais e atividades, para que os alunos preencham com texto digitalmente, através do computador ou aparelho smartphone, ou para que imprimam e escrevam à mão.
Também é possível que os alunos façam todo o Fôlder à mão, em uma folha de sulfite ou de caderno, seguindo o modelo. Eles podem fazer os desenhos representando a batalha e os dois líderes da revolução estudados.
Eles podem trabalhar na produção dos folderes individualmente ou agrupados.
Independentemente da forma que escolher fazer a sistematização, incentive os estudantes a compartilharem as criações uns com os outros, através do Whatsapp, Google Sala de Aula, Padlet ou outra ferramenta que escolherem.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
O documentário Haiti 12 Janvier mostra um pouco sobre o impacto da construção de hospitais no país, em cooperação do Brasil. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: João Paulo de Araújo
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Os processos de independência nas Américas.
Objeto(s) de conhecimento: A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI07 Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
Palavras-chave: Haiti, Independência, escravidão, protagonismo negro.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA