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Plano de aula - O protagonismo negro no processo de Independência do Haiti

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre O protagonismo negro no processo de Independência do Haiti

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Paulo Pereira De Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.

Contexto
Como uma forma de instigar a curiosidade da turma sobre o tema a ser estudado, você pode, inicialmente, enviar apenas as duas imagens do contexto: Louverture e Dessalines com algumas questões para que discutam em grupo:

- Quem seriam estas pessoas?
- Com base nas roupas que usam, em que época viveram?
- O que eles estariam fazendo?

Dê um prazo para que possam responder, no grupo da turma. Então, encaminhe o objetivo da aula e o texto “a liderança negra no movimento de Independência do Haiti”, bem como as biografias de Louverture e Dessalines. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação. Peça para que analisem estes textos com base em algumas perguntas norteadoras.

Questões para refletirem:
- Por que o Haiti, quando era colônia francesa, recebeu muitas pessoas escravizadas?
- De que forma as duas imagens estão relacionadas ao texto?

Questões para responderem:
- Quando começou a Revolução Haitiana? Quais eram os seus objetivos?
- Qual foi a participação de Toussaint Louverture na Independência do Haiti?
- Qual foi a participação de Jean-Jaques Dessalines na Independência do Haiti?

Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito dos materiais apresentados.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.

Problematização
Para esta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
Encaminhe o trecho da Declaração de Independência do Haiti e as questões que deverão responder.

Questões para refletirem:
- Quem seriam os bárbaros a que o documento faz referência?
- Você consegue estabelecer alguma relação entre este documento e a História do Brasil?

Questões para responderem:
- O que é este documento? Qual a sua função?
- Quem é o autor deste documento?
- Por que o documento se refere ao governo francês como desumano?
- Quais são as santas palavras citadas no documento que deveriam se tornar sinais de batalha e de união? Por quê?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala ou por escrito, via e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona, para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você. Dessa forma, você poderá fazer correções e retomar pontos que achar necessários.

Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização (um fôlder informativo sobre o protagonismo negro no movimento de Independência do Haiti), você pode encaminhar o documento modelo, disponível nos materiais e atividades, para que os alunos preencham com texto digitalmente, através do computador ou aparelho smartphone, ou para que imprimam e escrevam à mão.
Também é possível que os alunos façam todo o Fôlder à mão, em uma folha de sulfite ou de caderno, seguindo o modelo. Eles podem fazer os desenhos representando a batalha e os dois líderes da revolução estudados.
Eles podem trabalhar na produção dos folderes individualmente ou agrupados.
Independentemente da forma que escolher fazer a sistematização, incentive os estudantes a compartilharem as criações uns com os outros, através do Whatsapp, Google Sala de Aula, Padlet ou outra ferramenta que escolherem.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
O documentário Haiti 12 Janvier mostra um pouco sobre o impacto da construção de hospitais no país, em cooperação do Brasil. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_07UND03

(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.


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