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Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - Independência do Uruguai: projetos nacionais em disputa

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Independência do Uruguai: projetos nacionais em disputa

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thayane Da Rocha Cruz Dias Freitas

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papel, lápis e materiais impressos. Projetor, se disponível.

Material complementar:

Bandeiras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycqrunaYZKXv2UrmfjvyHuMe3aSeN9N8hKPce6ChaJ7Bg5s7NmJf2cr3N4TD/bandeiras-uruguai-argentina-e-brasil.pdf

Texto Conflitos no Prata: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f3VBZerCxhhVXgydxEcmCjhYbFQ6q2jFxAEgPWk4jtbJAuahF583Ag9y5WHb/conflitos-no-prata.pdf

Pinturas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y9ErzkecY5RupM38hFz53cbz8Tc9bVdzzQbdkMGvBwa7U2SNKGGBxgd6kzh2/pinturas-e-legendas-juramento-dos-33-orientais-e-batalha-de-rincon.pdf

Para saber mais:

Você pode consultar nos links a seguir os significados das bandeiras. É interessante abordar que as bandeiras dos países carregam significados históricos importantes, suas cores, objetos e formas levam em consideração seu passado histórico e carregam discursos sobre os fatos da trajetória histórica de cada país, evidenciando fatos de sua construção política e social.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Neste momento inicial, a proposta é aproximar os estudantes com relação aos países que serão estudados ao longo da aula (Uruguai, Argentina e Brasil), promovendo o reconhecimento sobre os mesmos e o levantamento de hipóteses acerca de características que os aproximam ou diferenciam. Para isso, peça a turma para que observem as bandeiras destes países e o mapa de suas localizações e proponha algumas questões para mediar este momento de Contextualização:

  • Para que serve uma bandeira? (Serve para simbolizar um certo grupo e seus ideais.)
  • Você sabe identificar as bandeiras apresentadas? O que representam? (São, de cima para baixo, as bandeiras oficiais do Uruguai, Argentina e Brasil.
    São símbolos que representam oficialmente aspectos destes países, como seus Estados, Províncias, Lemas e referências culturais, como o
    Deus do Sol Inca.)
  • Há alguma semelhança entre algumas das bandeiras? O que isso pode indicar? (Sim, a bandeira do Uruguai e Argentina possuem cores e iconografias semelhantes - o Deus Sol Inti. Pode indicar uma aproximação maior com relação à História destes dois países do que em relação ao Brasil.)
  • O que o mapa indica com relação às localizações destes países? (Os três países fazem parte da América do Sul e são vizinhos próximos. Os três compartilham fronteiras entre si, porém o Uruguai é o que está mais ao centro entre eles.)

Bandeiras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycqrunaYZKXv2UrmfjvyHuMe3aSeN9N8hKPce6ChaJ7Bg5s7NmJf2cr3N4TD/bandeiras-uruguai-argentina-e-brasil.pdf

Para saber mais:

Você pode consultar nos links a seguir os significados das bandeiras. É interessante abordar que as bandeiras dos países carregam significados históricos importantes, suas cores, objetos e formas levam em consideração seu passado histórico e carregam discursos sobre os fatos da trajetória histórica de cada país, evidenciando fatos de sua construção política e social.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que leiam o texto “Conflitos no Prata”, das historiadoras Maria Ligia Prado e Gabriela Pellegrino, sobre os conflitos na região do Rio do Prata que deram origem à independência do Uruguai.

Questionamentos:

  • Como ocorreu a anexação da Banda Oriental ao Brasil?
  • O que levou a Argentina a juntar-se à Banda Oriental (então Província Cisplatina) contra o Brasil?
  • Qual foi o desfecho deste conflito?

Com base na leitura e na interpretação do texto, os alunos devem apontar que a Argentina possuía interesses econômicos em formar um grande Estado unido na região da Banda Oriental e que o Império Português aproveitou-se de fragilidades internas da Argentina para dominá-la e anexá-la ao território do Brasil, com o nome de Província Cisplatina. Este conflito culminou com a Província Cisplatina declarando sua independência, dando origem ao país que hoje conhecemos como Uruguai.

Texto Conflitos no Prata: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f3VBZerCxhhVXgydxEcmCjhYbFQ6q2jFxAEgPWk4jtbJAuahF583Ag9y5WHb/conflitos-no-prata.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos que observem a imagem da pintura O juramento dos 33 orientais, de Juan Blanes, e o texto do slide a seguir, para compreender os movimentos independentistas da Banda Oriental (atual Uruguai). Alguns questionamentos poderão nortear os estudantes na interpretação dos documentos:

  • O que podemos observar na imagem? (Um grupo de homens armados e bem vestidos reunidos, que ostentam uma bandeira na qual se pode ler uma mensagem escrita “liberdade ou morte”.)
  • A legenda nos ajuda a compreender mais sobre a cena? O quê? (Sim, ela informa que se trata de O juramento de 33 orientais, de modo que é possível relacionar que é um movimento em defesa da liberdade da Banda Oriental - atual Uruguai).

Pinturas e legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y9ErzkecY5RupM38hFz53cbz8Tc9bVdzzQbdkMGvBwa7U2SNKGGBxgd6kzh2/pinturas-e-legendas-juramento-dos-33-orientais-e-batalha-de-rincon.pdf

Para saber mais:

Indicamos o vídeo a seguir em que a historiadora Maria Ligia Prado apresenta uma análise da obra O juramento dos 33 orientais.

Maria Lígia Prado e o quadro O juramento dos 33 orientais: Disponível em:<https://tvcultura.com.br/videos/32830_historia-imagens-da-independencia-do-brasil-e-do-uruguai-maria-ligia-prado.html>. Acesso em: 31 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após observarem a imagem, promova a leitura do texto disposto no slide para que os estudantes possam aprofundar os conhecimentos acerca do evento retratado na pintura. Tratava-se de um movimento liderado por Juan Antonio Lavajella, que foi decisivo para a conquista da Independência do Uruguai, ao lançar bases para uma nova Constituição Nacional, a união com as demais Províncias do Rio da Prata e a criação de um Parlamento para a República. Alguns questionamentos poderão ser feitos:

  • Do que se trata a pintura O juramento dos 33 orientais? (Representa o momento em que o líder da Banda Oriental, Juan Antonio Lavajella, liderou uma expedição para libertar a Província do domínio brasileiro, que ocorria desde 1821, somando-se à luta do General Artigas.)
  • Por que este movimento foi importante para a conquista da Independência da Banda Oriental? (Eles criaram condições para uma nova Constituição Nacional, declararam a Independência, comprometeram-se com a união com as demais Províncias do Rio da Prata e criação de um Parlamento
    para a República.)
  • A que classes sociais estes expedicionários pertenciam? (Pertenciam especialmente a grupos de comerciantes, políticos e proprietários rurais.)

Pinturas e legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y9ErzkecY5RupM38hFz53cbz8Tc9bVdzzQbdkMGvBwa7U2SNKGGBxgd6kzh2/pinturas-e-legendas-juramento-dos-33-orientais-e-batalha-de-rincon.pdf

Fonte para elaboração do texto:

Hoje na História: 1825 - Cruzada Libertadora obtém soberania do Uruguai em relação ao Brasil. Fonte: Opera Mundi. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/historia/30792/hoje-na-historia-1825-cruzada-libertadora-obtem-soberania-do-uruguai-em-relacao-ao-brasil Acesso em: 31 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos que observem a obra de Diógenes Héquet, que representa a Batalha de Rincón (1825) entre o Império do Brasil e a Província da Cisplatina. Com a leitura e a interpretação da imagem e da legenda, espera-se que a turma compreenda o desfecho dos conflitos, isto é, a perda de hegemonia do Brasil naquele território e a abertura de caminho para a emancipação política. Neste sentido, é relevante que reflitam sobre a importância
de soberania de cada país e também sobre o registro histórico destes feitos. Questionamentos sugeridos:

  • O que podemos observar na imagem? (Vemos uma cena de enfrentamento entre dois Exércitos, ambos fortemente equipados com armas e cavalos.)
  • A legenda e o texto expostos nos ajudam a compreender mais sobre a cena? O quê? (Sim, mostram que foi um conflito que ocorreu logo após os movimentos da expedição dos independentistas - 33 orientais -, resultando na perda do domínio do Brasil naquele território e a abertura maior para a conquista da Independência da Província.)
  • Qual ideia deste momento histórico o quadro pode transmitir ao seu observador? (A pintura transmite a ideia de um momento grandioso, heróico.).

Pinturas e legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y9ErzkecY5RupM38hFz53cbz8Tc9bVdzzQbdkMGvBwa7U2SNKGGBxgd6kzh2/pinturas-e-legendas-juramento-dos-33-orientais-e-batalha-de-rincon.pdf

Fonte para elaboração das legendas:

Hoje na História: 1825 - Cruzada Libertadora obtém soberania do Uruguai em relação ao Brasil. Fonte: Opera Mundi. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/historia/30792/hoje-na-historia-1825-cruzada-libertadora-obtem-soberania-do-uruguai-em-relacao-ao-brasil Acesso em: 31 mar. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos.

Orientações: No fim da aula, espera-se que os estudantes compreendam acerca da Independência do Uruguai enquanto um processo que envolveu uma disputa de projetos nacionais tanto dos grupos locais quanto de outros Estados recém-independentes (Argentina e Brasil).

Para que expressem acerca dos conhecimentos desenvolvidos, solicite aos estudantes para que redijam, em grupo, o texto de um possível juramento que poderia ter sido dito pelos 33 orientais. Nesta redação é importante que os alunos expliquem sobre por que o processo de independência é tão importante para um país, fazendo com que indivíduos lutem por sua conquista.

Cada grupo deverá expor o seu juramento aos colegas da turma, recriando as cenas das pinturas apresentadas.

Dica: Você poderá disponibilizar aos estudantes uma bandeira semelhante à apresentada na aula ou pedir para que simulem com um pedaço de tecido ou papel. Fotografe ou filme as encenações realizadas, para futuras retomadas nas discussões e/ou montagem de um mural ou exposição sobre o trabalho realizado.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papel, lápis e materiais impressos. Projetor, se disponível.

Material complementar:

Bandeiras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycqrunaYZKXv2UrmfjvyHuMe3aSeN9N8hKPce6ChaJ7Bg5s7NmJf2cr3N4TD/bandeiras-uruguai-argentina-e-brasil.pdf

Texto Conflitos no Prata: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f3VBZerCxhhVXgydxEcmCjhYbFQ6q2jFxAEgPWk4jtbJAuahF583Ag9y5WHb/conflitos-no-prata.pdf

Pinturas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y9ErzkecY5RupM38hFz53cbz8Tc9bVdzzQbdkMGvBwa7U2SNKGGBxgd6kzh2/pinturas-e-legendas-juramento-dos-33-orientais-e-batalha-de-rincon.pdf

Para saber mais:

Você pode consultar nos links a seguir os significados das bandeiras. É interessante abordar que as bandeiras dos países carregam significados históricos importantes, suas cores, objetos e formas levam em consideração seu passado histórico e carregam discursos sobre os fatos da trajetória histórica de cada país, evidenciando fatos de sua construção política e social.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Neste momento inicial, a proposta é aproximar os estudantes com relação aos países que serão estudados ao longo da aula (Uruguai, Argentina e Brasil), promovendo o reconhecimento sobre os mesmos e o levantamento de hipóteses acerca de características que os aproximam ou diferenciam. Para isso, peça a turma para que observem as bandeiras destes países e o mapa de suas localizações e proponha algumas questões para mediar este momento de Contextualização:

  • Para que serve uma bandeira? (Serve para simbolizar um certo grupo e seus ideais.)
  • Você sabe identificar as bandeiras apresentadas? O que representam? (São, de cima para baixo, as bandeiras oficiais do Uruguai, Argentina e Brasil.
    São símbolos que representam oficialmente aspectos destes países, como seus Estados, Províncias, Lemas e referências culturais, como o
    Deus do Sol Inca.)
  • Há alguma semelhança entre algumas das bandeiras? O que isso pode indicar? (Sim, a bandeira do Uruguai e Argentina possuem cores e iconografias semelhantes - o Deus Sol Inti. Pode indicar uma aproximação maior com relação à História destes dois países do que em relação ao Brasil.)
  • O que o mapa indica com relação às localizações destes países? (Os três países fazem parte da América do Sul e são vizinhos próximos. Os três compartilham fronteiras entre si, porém o Uruguai é o que está mais ao centro entre eles.)

Bandeiras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ycqrunaYZKXv2UrmfjvyHuMe3aSeN9N8hKPce6ChaJ7Bg5s7NmJf2cr3N4TD/bandeiras-uruguai-argentina-e-brasil.pdf

Para saber mais:

Você pode consultar nos links a seguir os significados das bandeiras. É interessante abordar que as bandeiras dos países carregam significados históricos importantes, suas cores, objetos e formas levam em consideração seu passado histórico e carregam discursos sobre os fatos da trajetória histórica de cada país, evidenciando fatos de sua construção política e social.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que leiam o texto “Conflitos no Prata”, das historiadoras Maria Ligia Prado e Gabriela Pellegrino, sobre os conflitos na região do Rio do Prata que deram origem à independência do Uruguai.

Questionamentos:

  • Como ocorreu a anexação da Banda Oriental ao Brasil?
  • O que levou a Argentina a juntar-se à Banda Oriental (então Província Cisplatina) contra o Brasil?
  • Qual foi o desfecho deste conflito?

Com base na leitura e na interpretação do texto, os alunos devem apontar que a Argentina possuía interesses econômicos em formar um grande Estado unido na região da Banda Oriental e que o Império Português aproveitou-se de fragilidades internas da Argentina para dominá-la e anexá-la ao território do Brasil, com o nome de Província Cisplatina. Este conflito culminou com a Província Cisplatina declarando sua independência, dando origem ao país que hoje conhecemos como Uruguai.

Texto Conflitos no Prata: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f3VBZerCxhhVXgydxEcmCjhYbFQ6q2jFxAEgPWk4jtbJAuahF583Ag9y5WHb/conflitos-no-prata.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos que observem a imagem da pintura O juramento dos 33 orientais, de Juan Blanes, e o texto do slide a seguir, para compreender os movimentos independentistas da Banda Oriental (atual Uruguai). Alguns questionamentos poderão nortear os estudantes na interpretação dos documentos:

  • O que podemos observar na imagem? (Um grupo de homens armados e bem vestidos reunidos, que ostentam uma bandeira na qual se pode ler uma mensagem escrita “liberdade ou morte”.)
  • A legenda nos ajuda a compreender mais sobre a cena? O quê? (Sim, ela informa que se trata de O juramento de 33 orientais, de modo que é possível relacionar que é um movimento em defesa da liberdade da Banda Oriental - atual Uruguai).

Pinturas e legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y9ErzkecY5RupM38hFz53cbz8Tc9bVdzzQbdkMGvBwa7U2SNKGGBxgd6kzh2/pinturas-e-legendas-juramento-dos-33-orientais-e-batalha-de-rincon.pdf

Para saber mais:

Indicamos o vídeo a seguir em que a historiadora Maria Ligia Prado apresenta uma análise da obra O juramento dos 33 orientais.

Maria Lígia Prado e o quadro O juramento dos 33 orientais: Disponível em:<https://tvcultura.com.br/videos/32830_historia-imagens-da-independencia-do-brasil-e-do-uruguai-maria-ligia-prado.html>. Acesso em: 31 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Após observarem a imagem, promova a leitura do texto disposto no slide para que os estudantes possam aprofundar os conhecimentos acerca do evento retratado na pintura. Tratava-se de um movimento liderado por Juan Antonio Lavajella, que foi decisivo para a conquista da Independência do Uruguai, ao lançar bases para uma nova Constituição Nacional, a união com as demais Províncias do Rio da Prata e a criação de um Parlamento para a República. Alguns questionamentos poderão ser feitos:

  • Do que se trata a pintura O juramento dos 33 orientais? (Representa o momento em que o líder da Banda Oriental, Juan Antonio Lavajella, liderou uma expedição para libertar a Província do domínio brasileiro, que ocorria desde 1821, somando-se à luta do General Artigas.)
  • Por que este movimento foi importante para a conquista da Independência da Banda Oriental? (Eles criaram condições para uma nova Constituição Nacional, declararam a Independência, comprometeram-se com a união com as demais Províncias do Rio da Prata e criação de um Parlamento
    para a República.)
  • A que classes sociais estes expedicionários pertenciam? (Pertenciam especialmente a grupos de comerciantes, políticos e proprietários rurais.)

Pinturas e legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y9ErzkecY5RupM38hFz53cbz8Tc9bVdzzQbdkMGvBwa7U2SNKGGBxgd6kzh2/pinturas-e-legendas-juramento-dos-33-orientais-e-batalha-de-rincon.pdf

Fonte para elaboração do texto:

Hoje na História: 1825 - Cruzada Libertadora obtém soberania do Uruguai em relação ao Brasil. Fonte: Opera Mundi. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/historia/30792/hoje-na-historia-1825-cruzada-libertadora-obtem-soberania-do-uruguai-em-relacao-ao-brasil Acesso em: 31 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos que observem a obra de Diógenes Héquet, que representa a Batalha de Rincón (1825) entre o Império do Brasil e a Província da Cisplatina. Com a leitura e a interpretação da imagem e da legenda, espera-se que a turma compreenda o desfecho dos conflitos, isto é, a perda de hegemonia do Brasil naquele território e a abertura de caminho para a emancipação política. Neste sentido, é relevante que reflitam sobre a importância
de soberania de cada país e também sobre o registro histórico destes feitos. Questionamentos sugeridos:

  • O que podemos observar na imagem? (Vemos uma cena de enfrentamento entre dois Exércitos, ambos fortemente equipados com armas e cavalos.)
  • A legenda e o texto expostos nos ajudam a compreender mais sobre a cena? O quê? (Sim, mostram que foi um conflito que ocorreu logo após os movimentos da expedição dos independentistas - 33 orientais -, resultando na perda do domínio do Brasil naquele território e a abertura maior para a conquista da Independência da Província.)
  • Qual ideia deste momento histórico o quadro pode transmitir ao seu observador? (A pintura transmite a ideia de um momento grandioso, heróico.).

Pinturas e legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y9ErzkecY5RupM38hFz53cbz8Tc9bVdzzQbdkMGvBwa7U2SNKGGBxgd6kzh2/pinturas-e-legendas-juramento-dos-33-orientais-e-batalha-de-rincon.pdf

Fonte para elaboração das legendas:

Hoje na História: 1825 - Cruzada Libertadora obtém soberania do Uruguai em relação ao Brasil. Fonte: Opera Mundi. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/historia/30792/hoje-na-historia-1825-cruzada-libertadora-obtem-soberania-do-uruguai-em-relacao-ao-brasil Acesso em: 31 mar. 2019.

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Tempo sugerido: 24 minutos.

Orientações: No fim da aula, espera-se que os estudantes compreendam acerca da Independência do Uruguai enquanto um processo que envolveu uma disputa de projetos nacionais tanto dos grupos locais quanto de outros Estados recém-independentes (Argentina e Brasil).

Para que expressem acerca dos conhecimentos desenvolvidos, solicite aos estudantes para que redijam, em grupo, o texto de um possível juramento que poderia ter sido dito pelos 33 orientais. Nesta redação é importante que os alunos expliquem sobre por que o processo de independência é tão importante para um país, fazendo com que indivíduos lutem por sua conquista.

Cada grupo deverá expor o seu juramento aos colegas da turma, recriando as cenas das pinturas apresentadas.

Dica: Você poderá disponibilizar aos estudantes uma bandeira semelhante à apresentada na aula ou pedir para que simulem com um pedaço de tecido ou papel. Fotografe ou filme as encenações realizadas, para futuras retomadas nas discussões e/ou montagem de um mural ou exposição sobre o trabalho realizado.

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