17180
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

Plano de aula - A propaganda política de Napoleão Bonaparte (1804-1815)

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A propaganda política de Napoleão Bonaparte (1804-1815)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Amato Bruno De Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula, os documentos com os tuítes de Dilma Rousseff e Michel Temer, e os questionamentos propostos na etapa. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

- Por que os presidentes possuem contas no Twitter?
- Quais são as intenções ao anunciar eventos de seus governos na rede social?
- Os tuítes seriam formas de propaganda política? Ou seriam uma maneira de se aproximar do cidadão comum?
- Quais as vantagens de se noticiar as medidas de governo nas redes sociais?
- Como os governantes anunciavam as medidas de governo e faziam propaganda entre os séculos XVIII e XIX, quando não havia computadores, rádio ou televisão?
- Uma pintura ou uma escultura pode ser usada para propagandear medidas tomadas por um governante?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou separadamente.

Encaminhe as fontes propostas nesta etapa da aula progressivamente, dando um tempo para que os alunos/grupos respondam os questionamentosntão. Envie a próxima e, assim, sucessivamente. Outra opção é enviar todas de uma vez, com os respectivos questionamentos e um pequeno roteiro informando a melhor ordem para que os alunos analisem as fontes.

1º - Trecho de “Da espada á águia”
- Quais as características da pintura neoclássica, segunda a autora?
- É possível afirmar que pintores como David produziam propaganda política para Napoleão?
- Por que a historiadora afirma que o patrocínio de artistas como David permitiu a “formação de uma máquina oficial de propaganda”
por parte do governo de Napoleão?
- O que levava um líder político e militar, como Napoleão, a encomendar pinturas de propaganda?
- Quais as aproximações e distanciamentos entre os quadros pintados por David e os tuítes que analisamos?

2º - Pinturas “Napoleão cruzando os Alpes” e “O imperador Napoleão em seu gabinete de trabalho”
- Como Napoleão está representado em cada uma das fontes?
- Qual o cenário em que ele está sendo representado em cada uma das fontes?
- A quais eventos históricos eles se referem?
- Quais elementos, além da figura de Napoleão, estão representados em cada uma das pinturas?
- Quais imagens David pretendia passar de Napoleão no primeiro quadro? E no segundo?
- As imagens constroem uma imagem positiva ou negativa de Napoleão? Por quê?
- É possível identificar traços de equilíbrio das formas e moderação nas cores, típicos do estilo neoclássico, nas pinturas?

3º - Pintura “A coroação de Napoleão”
- Como Napoleão está representado nesta fonte?
- Qual o cenário em que ele está sendo representado?
- A qual evento histórico ele se refere?
- Quais elementos e personagens, além da figura de Napoleão, estão representados em cada uma das pinturas?
- Qual imagem David pretendia passar de Napoleão neste quadro?
- As imagens constroem uma imagem positiva ou negativa de Napoleão? Por quê?
- Por que o próprio Napoleão está segurando a sua coroa, como se estivesse se auto coroando?
- É possível identificar traços de equilíbrio das formas e moderação nas cores, típicos do estilo neoclássico, na pintura?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando as fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras sobre a Revolução Francesa etc.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode encaminhar as orientações para a produção do tuíte e os alunos/grupos podem enviar os textos, de até 280 caracteres, para que você e o restante da turma possam ver no grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula.

Você também pode propor que os alunos criem uma postagem para uma rede social (Facebook, Instagram, TikTok, Snapchat etc.), com imagem ou vídeo e uma frase, como se fossem Napoleão Bonaparte. Eles podem usar filtros das próprias redes sociais ou apps, como o Faceapp, para se fantasiar de mais velhos, mudarem a aparência e as vestimentas, entre outras muitas possibilidades.

Incentive os alunos a compartilharem as postagens com os colegas usando uma hashtag criada pela turma.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem conhecer um pouco mais sobre Jacques-Louis David e ver algumas de suas pinturas no site História das Artes (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_04UND03

(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas