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Plano de aula - O imaginário europeu no início das navegações

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O imaginário europeu no início das navegações

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Paintbrush, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é discutir o imaginário europeu durante a expansão marítima.

Para desenvolvê-la com seus alunos, você pode trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize o meme sobre o “1o campeonato de surf da Terra Plana”. Os alunos devem refletir:
- O que está acontecendo na imagem?
- Você sabe quem defendia a teoria de que a Terra é plana?
- Qual é teoria mais comprovada pela ciência hoje em dia: Terra plana ou esférica?

Para promover a interação entre a turma, uma opção é organizar uma enquete virtual sobre as percepções atuais da ciência quanto ao formato da Terra. Veja como fazê-la utilizando o Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).

Problematização
Disponibilize aos alunos o documento “Atividades 1 - Mapas”. Explique que eles devem fazer a análise considerando como era o pensamento europeu no contexto próximo do preríodo que chegaram à América. Os alunos devem responder as questões no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula.

Disponibilize a “Atividade 2 - Os habitantes do além-mar”. Para fazer a análise, eles devem considerar que representam a mesma visão que os europeus tinham de povos e seres que viviam em outras terras e mares. Com base nisso, os estudantes devem responder as questões e registrá-las.

Para que conheçam mais sobre o tema, indique que acessem: “8 mapas medievais e renascentistas recheados de monstros marinhos”. Hypescience, 11/09/2013. Disponível aqui.

Incentive-os a compartilhar as percepções com os colegas por meio de troca de mensagens no Whatsapp, participação em videoconferência ou em enquetes, como:
- Como os europeus imaginavam os povos e regiões diferentes deles? Como nos sentimos diante do desconhecido ou diferente?

Sistematização
Oriente os alunos a produzirem os mapas que representem os próprios imaginários. Para isso, sugira que usem referências de lugares que conhecem e apontem outros que já ouviram falar, inserindo legendas com explicações de como imaginam que sejam. Dê opções de como produzi-los:
- Desenho manual ou digital (pode ser feito com o Paintbrush - veja como usá-lo aqui).
- Colagens sobre mapas já existentes, feitos manual ou digitalmente. Para isso, é possível usar o design Mapa do Padlet (veja aqui como usá-lo aqui).

Incentive o compartilhamento entre os colegas, para que analisem se também possuem visões em comum ou percepções diferentes sobre algum lugar. Poderão acrescentar ou modificar as informações do mapa, conforme novas informações e percepções são obtidas. Para promover essa interação entre os alunos, é interessante que você crie um mural virtual no Padlet (veja aqui como usá-lo aqui), para que eles postem os trabalhos e comentem os demais.

Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre o imaginário dos europeus no contexto das expansões marítimas, indique a leitura da matéria: Colombo acreditava que encontraria monstros pelo Novo Mundo”. Galileu, 08/10/2018. Disponível aqui. Também é interessante que conheçam os mapas produzidos pelos alunos, conhecendo e dialogando a respeito das percepções de mundo.


Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_06UND01

(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.


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