17174
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Estilos de vida e desigualdades na Europa medieval

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Estilos de vida e desigualdades na Europa medieval

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ivonilda Ferreira De Andrade

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador) e cópias impressas na quantidade necessária ao desenvolvimento da aula. Em caso de não dispor dos recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.

Material complementar:

Link para as imagens dos slides:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZCkjEHdUqhJZAaVgzQcuQBpPgK4YecZJSJRpD3TXTJtf4EtbydDMTc479E7B/his06-15und05-imagens-slides-contexto.pdf

Link para os textos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPrza8XSP6TnvyQWmXVW3vHmD4U7CaSa2GjmPyKCGzzvaFszrDMVctH6kJ8F/his06-15und05-textos-para-analise.pdf

Link para as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Cn9xKfY8czKX9eDGaRH99f3FzxZJVYkmVwMWu8qbAp6A4NuZcME6eScZ4vtC/his06-15und05-imagens-para-analise.pdf

Link para a Tabela de análise:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mB8vpsP8vQU7b3cm2qmNWamftSJGyjbKcEumVswFhbRkaB4BRME4uESekhAN/his06-15und05-tabela-de-analise.pdf

Link para o formulário da Carta de intenções:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EeWarnWbqKrypkRy9KNZJQEpwqu3svBXZZENAaRmBf79BGeWsGYTcrXHpuYb/his06-15und05-formulario-carta-de-intencoes.pdf

Para você saber mais:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.

O GLOBO. Os 26 mais ricos do mundo concentram a mesma riqueza dos 3,8 bilhões mais pobres. 22 jan. 2019. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/os-26-mais-ricos-do-mundo-concentram-mesma-riqueza -dos-38-bilhoes-mais-pobres-23391701>
Acesso em: 27 mar. 2019.

SILVEIRA, Daniel. Em um ano, aumenta em quase 2 milhões número de brasileiros em situação de pobreza, diz IBGE. G1. 05 dez. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/05/em-1-ano-aumenta-em-quase-2-milhoes- numero-de-brasileiros-em-situacao-de-pobreza-diz-ibge.ghtml>. Acesso em: 27 mar. 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário não ir diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (reconhecer as desigualdades evidenciadas nas indumentárias que representavam os diferentes grupos sociais no âmbito da sociedade medieval).

Divida a turma em grupos de três pessoas. Informe que deverão permanecer nesta formação até o fim da aula. Projete o slide e peça para responderem a pergunta. É esperado que falem a respeito de um universo de luxo e riqueza, no qual apenas algumas pessoas, com muitos recursos financeiros e prestígio podem transitar. Para estimular o pensamento dos estudantes, apresente as questões seguintes: (4 minutos)

  • O que vocês veem no slide?
  • O que estas imagens nos transmitem? O que mais chama a atenção?
  • O que está apresentado é algo a que todas as pessoas têm acesso? Por quê? Quem tem acesso?

A expectativa com o levantamento destas questões é que os estudantes identifiquem nas imagens o universo no qual poucas pessoas transitam, devido ao luxo e a riqueza que elas representam.

Após os registros desse primeiro momento, exiba as imagens do slide seguinte.

Link para as imagens dos slides:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZCkjEHdUqhJZAaVgzQcuQBpPgK4YecZJSJRpD3TXTJtf4EtbydDMTc479E7B/his06-15und05-imagens-slides-contexto.pdf

Referências das imagens usadas no slide 1- Contexto:

Sapato de couro. 23 mar. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1239584>. Acesso em: 20 mar. 2019.

Lamborghini. 13 mar. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1117118>. Acesso em: 20 mar. 2019.

Mansão. 3 mar. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/941269 >. Acesso em: 20 mar. 2019.

Vitrine. 19 dez. 2018. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1461177>. Acesso em: 20 mar. 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como projetar as imagens ou fazer a impressão, peça aos estudantes que falem um pouco sobre o
que eles acreditam fazer parte de um mundo cercado de luxo e riqueza, problematizando a restrição existente em seu acesso. Pode utilizar as questões sugeridas para nortear as discussões.

Para você saber mais:

O GLOBO. Os 26 mais ricos do mundo concentram a mesma riqueza dos 3,8 bilhões mais pobres. 22 jan. 2019. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/os-26-mais-ricos-do-mundo-concentram-mesma-riqueza -dos-38-bilhoes-mais-pobres-23391701>
Acesso em: 27 mar. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide e peça para responderem a pergunta.

As imagens são bem fortes e falam por si mesmas. É provável que os estudantes discutam acerca da pobreza vivenciada por milhões de pessoas e relacionem as imagens a esta realidade.

Pode estimular as respostas nesta direção, acrescentando as questões abaixo (6 minutos):

  • O que estas imagens nos dizem? Que realidade nos apresentam?
  • Como se sentem diante delas?
  • Essa realidade é a mesma do slide anterior? É possível fazer uma relação entre as duas? De que forma?
  • Vocês acreditam que este cenário é algo novo na sociedade? Por quê?
  • Vocês acreditam que seria possível modificar esta realidade? Vamos pensar sobre isso durante esta aula.

A expectativa com o levantamento destas questões é que os estudantes entendam que as imagens revelam a contradição de um mundo no qual a má distribuição da riqueza promove profundas desigualdades sociais, identificando a discrepância existente entre a vida desfrutada pelos mais ricos e a miserabilidade vivenciada por aqueles expropriados do acesso aos bens produzidos pela sociedade. Busca-se sensibilizá-los para uma reflexão sobre as desigualdades sociais como processo construído historicamente, desnaturalizando a pobreza, compreendendo-a como reflexo de modelos de organização social excludentes.

Ao término das discussões, passe para a etapa seguinte da aula.

Referências das imagens usadas no slide 2 - Contexto:

Habitação. 12 mar. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1113172 >. Acesso em: 15 mar. 2019.

Homem pobre. 01 out. 2018. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1523525>. Acesso em: 20 mar. 2019.

Mendigo. 20 fev. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/773807>. Acesso em: 20 mar. 2019.

Pés. 30 dez. 2016. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/129939>. Acesso em: 15 mar. 2019.

Como adequar à sua realidade: Da mesma forma que no momento anterior, peça agora aos estudantes para descreverem um cenário de pobreza, escassez e miséria, problematizando a existência de uma grande parcela da população brasileira nessa condição. Pode também utilizar as questões sugeridas para nortear as discussões.

Para você saber mais:

SILVEIRA, Daniel. Em um ano, aumenta em quase 2 milhões número de brasileiros em situação de pobreza, diz IBGE. G1. 5 dez. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/05/em-1-ano-aumenta-em-quase-2-milhoes- numero-de-brasileiros-em-situacao-de-pobreza-diz-ibge.ghtml>. Acesso em: 27 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula deverá distribuir a cada grupo os dois documentos para leitura dos textos e análise das imagens. Lembre-se de imprimir previamente todo o material na quantidade suficiente para atender a todos os grupos. É muito importante fornecer todas as informações necessárias antes de iniciar cada momento.

  • Distribua uma cópia dos dois arquivos para cada grupo. Explique que ambos deverão ser utilizados na atividade (1 minuto).
  • Chame a atenção para as palavras do Glossário como forma de facilitar a compreensão da leitura.
  • Projete o slide com os comandos.
  • Em seguida, distribua uma cópia da tabela de análise para os grupos.
  • Oriente-os a escolherem uma pessoa para cronometrar o tempo e outra para escrever na tabela as conclusões do grupo.
  • Explique que deverão fazer uma discussão e registrar as conclusões do grupo sobre cada uma das questões apresentadas.
  • Mostre cada parte, esclarecendo como deverão registrar as informações, chamando a atenção para as orientações que já estão no material
    (2 minutos).
  • Lembre-se que a análise de fontes documentais não é algo familiar para estudantes de 6º ano. Por isso, é muito importante acompanhar a atividade, estimulando a reflexão e orientando quanto ao uso do Glossário, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos alunos. Circule entre os grupos, auxiliando no que for necessário, estimulando-os a pensar, a buscar as respostas com o auxílio do material disponível.

Sugere-se o tempo de 17 minutos para leitura, análise e preenchimento da tabela.

Link para os textos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPrza8XSP6TnvyQWmXVW3vHmD4U7CaSa2GjmPyKCGzzvaFszrDMVctH6kJ8F/his06-15und05-textos-para-analise.pdf

Link para as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Cn9xKfY8czKX9eDGaRH99f3FzxZJVYkmVwMWu8qbAp6A4NuZcME6eScZ4vtC/his06-15und05-imagens-para-analise.pdf

Link para a Tabela de análise:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mB8vpsP8vQU7b3cm2qmNWamftSJGyjbKcEumVswFhbRkaB4BRME4uESekhAN/his06-15und05-tabela-de-analise.pdf

Obs.: Deixe que permaneçam, por enquanto, com todo o material utilizado/produzido durante a atividade.

Referências dos textos:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001.

VEYNE, Paul (org.). História da vida privada, 1: do Império Romano ao ano mil. Trad. Hildegard Feist; consultoria editorial Jonatas Batista Neto.
São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Referência das imagens:

CUTTS, Edward Lewes. Padres paroquiais (14780485354). 1898. Ilustração. Disponível em: <https://commons.wikimedia. org/w/index.php?title=Special:Search&limit=250&offset=0&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&search=middle+age+people&advancedSearch-current=%7B%7D&uselang=pt-br#/media/File:Parish_priests_and_their_people_in_the_Middle_Ages_in_England_(1898)_(14780485354).jpg> Acesso em: 15 mar. 2019.

CUTTS, Edward Lewes. Padres paroquiais (14782500932). 1898. Ilustração. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/ wikipedia/commons/6/6a/Parish_priests_and_their_people_in_the_Middle_Ages_in_England_%281898%29_%2814782500932%29.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 15 mar. 2019.

JACOB, P. L. Vida militar e religiosa na Idade Média e período renascentista. 1870. Ilustração. Disponível em: <https:// upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f0/Military_and_religious_life_in_the_Middle_Ages_and_at_the_period_of_the_Renaissance_%281870%29_%2814784664272%29.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 15 mar. 2019.

LIÉDET, Loyset. Assassinato de Étienne Marcel em 1358. Iluminura. Séc. XV. Disponível em: <https://upload.wikimedia. org/wikipedia/commons/8/83/Assassinat_Etienne_Marcel.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 15 mar. 2019.

LIÉDET, Loyset. Banquete de casamento. Iluminura. 1440. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ commons/a/a8/15th_century_French_banqueting.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 15 mar. 2019.

Para você saber mais:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Após finalizar a etapa anterior, peça que cada trio se coloque na condição de um grupo que tem o poder de influenciar na mudança da realidade na qual vivemos, considerando todas as informações discutidas durante a aula.

Lembre que os estudos feitos evidenciam que as desigualdades sociais vivenciadas pelas sociedades atuais se constituíram a partir de um longo processo histórico, que remonta a épocas bem distantes no tempo cronológico.

Assim sendo, oriente-os a escreverem uma “Carta de intenções”, na qual deverão colocar algumas ações que poderiam mudar o cenário das desigualdades sociais presentes no cotidiano das sociedades atuais (15 minutos).

Destaque que as propostas tanto podem envolver aspectos individuais quanto coletivos, mudanças de concepções, valores e atitudes, na direção de transformar a realidade à nossa volta.

Ao concluírem, peça que alguém, voluntariamente, ou por sua indicação, faça a leitura da carta do grupo, compartilhando com os colegas as propostas feitas.

Sugere-se que as demais cartas sejam recolhidas e que façam parte de um momento de retomada das discussões, consolidando as aprendizagens sobre o tema discutido.

Link para o formulário da Carta de intenções:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EeWarnWbqKrypkRy9KNZJQEpwqu3svBXZZENAaRmBf79BGeWsGYTcrXHpuYb/his06-15und05-formulario-carta-de-intencoes.pdf

Referência da imagem usada no slide da Sistematização:

Pensando. 11 fev. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/674034>. Acesso em: 15 mar. 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador) e cópias impressas na quantidade necessária ao desenvolvimento da aula. Em caso de não dispor dos recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.

Material complementar:

Link para as imagens dos slides:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZCkjEHdUqhJZAaVgzQcuQBpPgK4YecZJSJRpD3TXTJtf4EtbydDMTc479E7B/his06-15und05-imagens-slides-contexto.pdf

Link para os textos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPrza8XSP6TnvyQWmXVW3vHmD4U7CaSa2GjmPyKCGzzvaFszrDMVctH6kJ8F/his06-15und05-textos-para-analise.pdf

Link para as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Cn9xKfY8czKX9eDGaRH99f3FzxZJVYkmVwMWu8qbAp6A4NuZcME6eScZ4vtC/his06-15und05-imagens-para-analise.pdf

Link para a Tabela de análise:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mB8vpsP8vQU7b3cm2qmNWamftSJGyjbKcEumVswFhbRkaB4BRME4uESekhAN/his06-15und05-tabela-de-analise.pdf

Link para o formulário da Carta de intenções:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EeWarnWbqKrypkRy9KNZJQEpwqu3svBXZZENAaRmBf79BGeWsGYTcrXHpuYb/his06-15und05-formulario-carta-de-intencoes.pdf

Para você saber mais:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.

O GLOBO. Os 26 mais ricos do mundo concentram a mesma riqueza dos 3,8 bilhões mais pobres. 22 jan. 2019. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/os-26-mais-ricos-do-mundo-concentram-mesma-riqueza -dos-38-bilhoes-mais-pobres-23391701>
Acesso em: 27 mar. 2019.

SILVEIRA, Daniel. Em um ano, aumenta em quase 2 milhões número de brasileiros em situação de pobreza, diz IBGE. G1. 05 dez. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/05/em-1-ano-aumenta-em-quase-2-milhoes- numero-de-brasileiros-em-situacao-de-pobreza-diz-ibge.ghtml>. Acesso em: 27 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário não ir diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (reconhecer as desigualdades evidenciadas nas indumentárias que representavam os diferentes grupos sociais no âmbito da sociedade medieval).

Divida a turma em grupos de três pessoas. Informe que deverão permanecer nesta formação até o fim da aula. Projete o slide e peça para responderem a pergunta. É esperado que falem a respeito de um universo de luxo e riqueza, no qual apenas algumas pessoas, com muitos recursos financeiros e prestígio podem transitar. Para estimular o pensamento dos estudantes, apresente as questões seguintes: (4 minutos)

  • O que vocês veem no slide?
  • O que estas imagens nos transmitem? O que mais chama a atenção?
  • O que está apresentado é algo a que todas as pessoas têm acesso? Por quê? Quem tem acesso?

A expectativa com o levantamento destas questões é que os estudantes identifiquem nas imagens o universo no qual poucas pessoas transitam, devido ao luxo e a riqueza que elas representam.

Após os registros desse primeiro momento, exiba as imagens do slide seguinte.

Link para as imagens dos slides:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZCkjEHdUqhJZAaVgzQcuQBpPgK4YecZJSJRpD3TXTJtf4EtbydDMTc479E7B/his06-15und05-imagens-slides-contexto.pdf

Referências das imagens usadas no slide 1- Contexto:

Sapato de couro. 23 mar. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1239584>. Acesso em: 20 mar. 2019.

Lamborghini. 13 mar. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1117118>. Acesso em: 20 mar. 2019.

Mansão. 3 mar. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/941269 >. Acesso em: 20 mar. 2019.

Vitrine. 19 dez. 2018. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1461177>. Acesso em: 20 mar. 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como projetar as imagens ou fazer a impressão, peça aos estudantes que falem um pouco sobre o
que eles acreditam fazer parte de um mundo cercado de luxo e riqueza, problematizando a restrição existente em seu acesso. Pode utilizar as questões sugeridas para nortear as discussões.

Para você saber mais:

O GLOBO. Os 26 mais ricos do mundo concentram a mesma riqueza dos 3,8 bilhões mais pobres. 22 jan. 2019. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/os-26-mais-ricos-do-mundo-concentram-mesma-riqueza -dos-38-bilhoes-mais-pobres-23391701>
Acesso em: 27 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide e peça para responderem a pergunta.

As imagens são bem fortes e falam por si mesmas. É provável que os estudantes discutam acerca da pobreza vivenciada por milhões de pessoas e relacionem as imagens a esta realidade.

Pode estimular as respostas nesta direção, acrescentando as questões abaixo (6 minutos):

  • O que estas imagens nos dizem? Que realidade nos apresentam?
  • Como se sentem diante delas?
  • Essa realidade é a mesma do slide anterior? É possível fazer uma relação entre as duas? De que forma?
  • Vocês acreditam que este cenário é algo novo na sociedade? Por quê?
  • Vocês acreditam que seria possível modificar esta realidade? Vamos pensar sobre isso durante esta aula.

A expectativa com o levantamento destas questões é que os estudantes entendam que as imagens revelam a contradição de um mundo no qual a má distribuição da riqueza promove profundas desigualdades sociais, identificando a discrepância existente entre a vida desfrutada pelos mais ricos e a miserabilidade vivenciada por aqueles expropriados do acesso aos bens produzidos pela sociedade. Busca-se sensibilizá-los para uma reflexão sobre as desigualdades sociais como processo construído historicamente, desnaturalizando a pobreza, compreendendo-a como reflexo de modelos de organização social excludentes.

Ao término das discussões, passe para a etapa seguinte da aula.

Referências das imagens usadas no slide 2 - Contexto:

Habitação. 12 mar. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1113172 >. Acesso em: 15 mar. 2019.

Homem pobre. 01 out. 2018. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1523525>. Acesso em: 20 mar. 2019.

Mendigo. 20 fev. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/773807>. Acesso em: 20 mar. 2019.

Pés. 30 dez. 2016. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/129939>. Acesso em: 15 mar. 2019.

Como adequar à sua realidade: Da mesma forma que no momento anterior, peça agora aos estudantes para descreverem um cenário de pobreza, escassez e miséria, problematizando a existência de uma grande parcela da população brasileira nessa condição. Pode também utilizar as questões sugeridas para nortear as discussões.

Para você saber mais:

SILVEIRA, Daniel. Em um ano, aumenta em quase 2 milhões número de brasileiros em situação de pobreza, diz IBGE. G1. 5 dez. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/05/em-1-ano-aumenta-em-quase-2-milhoes- numero-de-brasileiros-em-situacao-de-pobreza-diz-ibge.ghtml>. Acesso em: 27 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula deverá distribuir a cada grupo os dois documentos para leitura dos textos e análise das imagens. Lembre-se de imprimir previamente todo o material na quantidade suficiente para atender a todos os grupos. É muito importante fornecer todas as informações necessárias antes de iniciar cada momento.

  • Distribua uma cópia dos dois arquivos para cada grupo. Explique que ambos deverão ser utilizados na atividade (1 minuto).
  • Chame a atenção para as palavras do Glossário como forma de facilitar a compreensão da leitura.
  • Projete o slide com os comandos.
  • Em seguida, distribua uma cópia da tabela de análise para os grupos.
  • Oriente-os a escolherem uma pessoa para cronometrar o tempo e outra para escrever na tabela as conclusões do grupo.
  • Explique que deverão fazer uma discussão e registrar as conclusões do grupo sobre cada uma das questões apresentadas.
  • Mostre cada parte, esclarecendo como deverão registrar as informações, chamando a atenção para as orientações que já estão no material
    (2 minutos).
  • Lembre-se que a análise de fontes documentais não é algo familiar para estudantes de 6º ano. Por isso, é muito importante acompanhar a atividade, estimulando a reflexão e orientando quanto ao uso do Glossário, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos alunos. Circule entre os grupos, auxiliando no que for necessário, estimulando-os a pensar, a buscar as respostas com o auxílio do material disponível.

Sugere-se o tempo de 17 minutos para leitura, análise e preenchimento da tabela.

Link para os textos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPrza8XSP6TnvyQWmXVW3vHmD4U7CaSa2GjmPyKCGzzvaFszrDMVctH6kJ8F/his06-15und05-textos-para-analise.pdf

Link para as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Cn9xKfY8czKX9eDGaRH99f3FzxZJVYkmVwMWu8qbAp6A4NuZcME6eScZ4vtC/his06-15und05-imagens-para-analise.pdf

Link para a Tabela de análise:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mB8vpsP8vQU7b3cm2qmNWamftSJGyjbKcEumVswFhbRkaB4BRME4uESekhAN/his06-15und05-tabela-de-analise.pdf

Obs.: Deixe que permaneçam, por enquanto, com todo o material utilizado/produzido durante a atividade.

Referências dos textos:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001.

VEYNE, Paul (org.). História da vida privada, 1: do Império Romano ao ano mil. Trad. Hildegard Feist; consultoria editorial Jonatas Batista Neto.
São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Referência das imagens:

CUTTS, Edward Lewes. Padres paroquiais (14780485354). 1898. Ilustração. Disponível em: <https://commons.wikimedia. org/w/index.php?title=Special:Search&limit=250&offset=0&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&search=middle+age+people&advancedSearch-current=%7B%7D&uselang=pt-br#/media/File:Parish_priests_and_their_people_in_the_Middle_Ages_in_England_(1898)_(14780485354).jpg> Acesso em: 15 mar. 2019.

CUTTS, Edward Lewes. Padres paroquiais (14782500932). 1898. Ilustração. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/ wikipedia/commons/6/6a/Parish_priests_and_their_people_in_the_Middle_Ages_in_England_%281898%29_%2814782500932%29.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 15 mar. 2019.

JACOB, P. L. Vida militar e religiosa na Idade Média e período renascentista. 1870. Ilustração. Disponível em: <https:// upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f0/Military_and_religious_life_in_the_Middle_Ages_and_at_the_period_of_the_Renaissance_%281870%29_%2814784664272%29.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 15 mar. 2019.

LIÉDET, Loyset. Assassinato de Étienne Marcel em 1358. Iluminura. Séc. XV. Disponível em: <https://upload.wikimedia. org/wikipedia/commons/8/83/Assassinat_Etienne_Marcel.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 15 mar. 2019.

LIÉDET, Loyset. Banquete de casamento. Iluminura. 1440. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ commons/a/a8/15th_century_French_banqueting.jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 15 mar. 2019.

Para você saber mais:

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf> Acesso em: 15 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Após finalizar a etapa anterior, peça que cada trio se coloque na condição de um grupo que tem o poder de influenciar na mudança da realidade na qual vivemos, considerando todas as informações discutidas durante a aula.

Lembre que os estudos feitos evidenciam que as desigualdades sociais vivenciadas pelas sociedades atuais se constituíram a partir de um longo processo histórico, que remonta a épocas bem distantes no tempo cronológico.

Assim sendo, oriente-os a escreverem uma “Carta de intenções”, na qual deverão colocar algumas ações que poderiam mudar o cenário das desigualdades sociais presentes no cotidiano das sociedades atuais (15 minutos).

Destaque que as propostas tanto podem envolver aspectos individuais quanto coletivos, mudanças de concepções, valores e atitudes, na direção de transformar a realidade à nossa volta.

Ao concluírem, peça que alguém, voluntariamente, ou por sua indicação, faça a leitura da carta do grupo, compartilhando com os colegas as propostas feitas.

Sugere-se que as demais cartas sejam recolhidas e que façam parte de um momento de retomada das discussões, consolidando as aprendizagens sobre o tema discutido.

Link para o formulário da Carta de intenções:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EeWarnWbqKrypkRy9KNZJQEpwqu3svBXZZENAaRmBf79BGeWsGYTcrXHpuYb/his06-15und05-formulario-carta-de-intencoes.pdf

Referência da imagem usada no slide da Sistematização:

Pensando. 11 fev. 2017. Fotografia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/674034>. Acesso em: 15 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano