17173
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

Plano de aula - A Grécia e a Roma Antiga no contexto mediterrânico

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre A Grécia e a Roma Antiga no contexto mediterrânico

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maiko Menassa 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI09, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas das imagens do texto e do Chat de História Antiga; projetor.

Material complementar:

Imagem 1 - Arte hitita

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFA9ABejJCCF96RZmy8MK7rZScBdvDyA6kcDMev8BZYncbKZjyvFCterJ28P/his6-09und01-imagem-1-arte-hitita.pdf

Imagem 2 - Vaso grego

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sWUSJK6BJRbtXZ3qtvwTwPyd8SCqvMSCaS7vzr66SvJCy5nUrWNFgnwAuD5z/his6-09und01-imagem-2-vaso-grego.pdf

Imagem 3 - Navio fenício

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3eGZJruKm3WSyFvsDq5QgVumA99Mya2RY7PuaVFXerCfnw2NkeKw4TnDvUG/his6-09und01-imagem-3-navio-fenicio.pdf

Trecho do livro História Antiga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/62qx3FyB5kXVU7PBctzQ3Tpv5fZMcpea99VKmCJfZAzKfu6yAeTVrRc5QUQg/his6-09und01-trecho-do-livro-historia-antiga.pdf

Chat de História Antiga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ekHhAkW6cSRTZSZ79D9dJbxWgC9PbnDrzmXcBHbZEge8m3yb3QVtDgMNMJW/his6-09und01-chat-da-historia-antiga.pdf

Este plano de aula foi concebido a partir de um pensamento de desconstrução da historiografia tradicional a respeito da história da Grécia e da Roma Antiga, que, por muito tempo, foram consideradas civilizações autossuficientes, raramente influenciadas por aspectos culturais de outros povos.
Entretanto, dadas as características do Mediterrâneo apontadas pela ecologia histórica e, considerando-se a conectividade entre as regiões mediterrânicas, consideramos que houve uma profunda interação entre os povos daquela região e que as antigas civilizações grega e romana se desenvolveram em meio a um contexto dinâmico de relacionamento entre as diferentes culturas. Portanto, evite antecipar informações e permita que esta desconstrução seja realizada, aos poucos, pelos alunos, conforme forem se apropriando das fontes e se envolvendo nas discussões.

Para você saber mais:

Sobre os processo de integração no Mediterrâneo:

GUARINELLO, Norberto Luiz. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Concurso de Livre-Docência na Área de História Antiga). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 205-215. Disponível em: https://www.academia.edu/9890350/Ensaios_sobre_Hist%C3%B3ria_Antiga. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre aspectos da formação do povo hitita:

BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre características da antiga cerâmica grega:

BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.

Documentário sobre a antiga civilização fenícia:

Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia - O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre as características climáticas da região do Mediterrâneo:

PLANTIER, Renato Duarte. Clima mediterrâneo: características e influências. Cultura Mix. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/clima-mediterraneo-caracteristicas-e-influencias. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre aspectos da agricultura na região do Mediterrâneo:

OLIVEIRA JR., Paulo H.B. Notas sobre a História da agricultura através do tempo. Rio de Janeiro: PTA-Projeto Tecnologias Alternativas, 1989. Disponível em: http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2014/09/Notas-sobre-a-hist%C3%B3ria-da-agricultura-atrav%C3%A9s-do-tempo.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Estudo sobre o “Mare Nostrum” - Roma e o Mediterrâneo:

SANTOS, Maria do Carmo Parente. Roma e o Mediterrâneo. NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade, 2018, vol. X, nº 1. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0Gn8YnNSbfoJ:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/nearco/article/download/35316/pdf+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 23 mar. 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos conheçam e consigam compreender o conceito de mediterranização, enfatizando o desenvolvimento da Grécia e da Roma Antiga em meio ao contexto mediterrânico.

Para você saber mais:

Sobre os processo de integração no Mediterrâneo:

GUARINELLO, Norberto Luiz. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Concurso de Livre-Docência na Área de História Antiga). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 205-215. Disponível em: https://www.academia.edu/9890350/Ensaios_sobre_Hist%C3%B3ria_Antiga. Acesso em: 23 mar. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para começar, proponha que os alunos se reúnam em trios. Em seguida, projete ou distribua para os grupos três imagens sobre objetos feitos por povos antigos:

Imagem 1 - Arte hitita, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFA9ABejJCCF96RZmy8MK7rZScBdvDyA6kcDMev8BZYncbKZjyvFCterJ28P/his6-09und01-imagem-1-arte-hitita.pdf.

Imagem 2 - Vaso grego, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sWUSJK6BJRbtXZ3qtvwTwPyd8SCqvMSCaS7vzr66SvJCy5nUrWNFgnwAuD5z/his6-09und01-imagem-2-vaso-grego.pdf

Imagem 3 - Navio fenício, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3eGZJruKm3WSyFvsDq5QgVumA99Mya2RY7PuaVFXerCfnw2NkeKw4TnDvUG/his6-09und01-imagem-3-navio-fenicio.pdf

Todas as imagens estarão acompanhadas de legendas explicativas que mencionam características não apenas dos objetos retratados mas também dos povos aos quais pertenciam. Peça aos alunos que observem cuidadosamente as imagens, que conversem com os colegas do grupo e, juntos, registrem no caderno respostas colaborativas para três questões propostas.

Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos identifiquem os nomes das sociedades antigas relacionadas aos objetos por meio da leitura do título da imagem e das legendas explicativas. Espera-se também que nesta questão os alunos consigam perceber que todos os três povos identificados tinham em comum o fato de ser banhados pelas águas do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos estejam com dificuldades nesta questão, peça para que observem não apenas as imagens mas todas as informações disponibilizadas no documento.

A expectativa para a segunda pergunta é que os alunos apresentem conhecimentos prévios acerca dos povos antigos identificados pela análise das imagens, mencionando se já tinham conhecimento de aspectos dos povos hitita, fenício e grego. É bastante provável que os alunos mencionem ter algum conhecimento sobretudo acerca da antiga sociedade grega, principalmente por questões de visibilidade midiática. Para estimular a discussão, pergunte com quais aspectos da história da Grécia Antiga eles já tiveram contato. Questione-os, ainda, sobre o porquê da cultura grega ser mais conhecida do que a cultura hitita, por exemplo. Questione-os sobre o porquê de muitas pessoas considerarem a antiga cultura grega como sendo “superior” às culturas de alguns povos vizinho no Mediterrâneo.

Espera-se que durante as discussões para a resolução da terceira questão os alunos consigam expor mais alguns conhecimentos acerca dos povos mediterrânicos e que analisem a possibilidade de estes povos terem se relacionado uns com os outros, principalmente por meio da navegação no
Mar Mediterrâneo. Caso julgue pertinente, durante os diálogos para esta questão, apresente à turma um mapa do mundo ou globo terrestre e oriente-os a observar as características geográficas da região mediterrânica. Pergunte se num contexto de intenso relacionamento, quais seriam as formas de transporte e quais as vias a ser utilizadas pelos povos antigos daquela região.

Após as discussões e os registros das respostas colaborativas, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem para a turma as resoluções para as três questões propostas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da formação do povo hitita:

BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre características da antiga cerâmica grega:

BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.

Documentário sobre a antiga civilização fenícia:

Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia-O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para começar, proponha que os alunos se reúnam em trios. Em seguida, projete ou distribua para os grupos três imagens sobre objetos feitos por povos antigos:

Imagem 1 - Arte hitita, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFA9ABejJCCF96RZmy8MK7rZScBdvDyA6kcDMev8BZYncbKZjyvFCterJ28P/his6-09und01-imagem-1-arte-hitita.pdf.

Imagem 2 - Vaso grego, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sWUSJK6BJRbtXZ3qtvwTwPyd8SCqvMSCaS7vzr66SvJCy5nUrWNFgnwAuD5z/his6-09und01-imagem-2-vaso-grego.pdf

Imagem 3 - Navio fenício, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3eGZJruKm3WSyFvsDq5QgVumA99Mya2RY7PuaVFXerCfnw2NkeKw4TnDvUG/his6-09und01-imagem-3-navio-fenicio.pdf

Todas as imagens estarão acompanhadas de legendas explicativas que mencionam características não apenas dos objetos retratados mas também dos povos aos quais pertenciam. Peça aos alunos que observem cuidadosamente as imagens, que conversem com os colegas do grupo e, juntos, registrem no caderno respostas colaborativas para três questões propostas.

Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos identifiquem os nomes das sociedades antigas relacionadas aos objetos por meio da leitura do título da imagem e das legendas explicativas. Espera-se, também, que nesta questão os alunos consigam perceber que todos os três povos identificados tinham em comum o fato de ser banhados pelas águas do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos estejam com dificuldades nesta questão, peça para que observem não apenas as imagens mas todas as informações disponibilizadas no documento.

A expectativa para a segunda pergunta é que os alunos apresentem conhecimentos prévios acerca dos povos antigos identificados pela análise das imagens, mencionando se já tinham conhecimento de aspectos dos povos hitita, fenício e grego. É bastante provável que os alunos mencionem ter algum conhecimento sobretudo acerca da antiga sociedade grega, principalmente por questões de visibilidade midiática. Para estimular a discussão, pergunte
com quais aspectos da História da Grécia Antiga eles já tiveram contato. Questione-os, ainda, sobre o porquê da cultura grega ser mais conhecida do que a cultura hitita, por exemplo. Questione-os sobre o porquê de muitas pessoas considerarem a antiga cultura grega como sendo “superior” às culturas de alguns povos vizinho no Mediterrâneo.

Espera-se que durante as discussões para a resolução da terceira questão, os alunos consigam expor mais alguns conhecimentos acerca dos povos mediterrânicos e que analisem a possibilidade de estes povos terem se relacionado uns com os outros, principalmente por meio da navegação no
Mar Mediterrâneo. Caso julgue pertinente, durante os diálogos para esta questão, apresente para a turma um mapa do mundo ou globo terrestre e oriente-os a observar as características geográficas da região mediterrânica. Pergunte se num contexto de intenso relacionamento, quais seriam as
formas de transporte e quais as vias a ser utilizadas pelos povos antigos daquela região.

Após as discussões e os registros das respostas colaborativas, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem para a turma as resoluções para as três questões propostas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da formação do povo hitita:

BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre características da antiga cerâmica grega:

BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.

Documentário sobre a antiga civilização fenícia:

Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia - O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para começar, proponha que os alunos se reúnam em trios. Em seguida, projete ou distribua para os grupos três imagens sobre objetos feitos por povos antigos:

Imagem 1 - Arte hitita, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFA9ABejJCCF96RZmy8MK7rZScBdvDyA6kcDMev8BZYncbKZjyvFCterJ28P/his6-09und01-imagem-1-arte-hitita.pdf.

Imagem 2 - Vaso grego, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sWUSJK6BJRbtXZ3qtvwTwPyd8SCqvMSCaS7vzr66SvJCy5nUrWNFgnwAuD5z/his6-09und01-imagem-2-vaso-grego.pdf

Imagem 3 - Navio fenício, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3eGZJruKm3WSyFvsDq5QgVumA99Mya2RY7PuaVFXerCfnw2NkeKw4TnDvUG/his6-09und01-imagem-3-navio-fenicio.pdf

Todas as imagens estarão acompanhadas de legendas explicativas que mencionam características não apenas dos objetos retratados mas também dos povos aos quais pertenciam. Peça aos alunos que observem cuidadosamente as imagens, que conversem com os colegas do grupo e, juntos, registrem no caderno respostas colaborativas para três questões propostas.

Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos identifiquem os nomes das sociedades antigas relacionadas aos objetos por meio da leitura do título da imagem e das legendas explicativas. Espera-se, também, que nesta questão os alunos consigam perceber que todos os três povos identificados tinham em comum o fato de ser banhados pelas águas do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos estejam com dificuldades nesta questão, peça para que observem não apenas as imagens, mas todas as informações disponibilizadas no documento.

A expectativa para a segunda pergunta é que os alunos apresentem conhecimentos prévios acerca dos povos antigos identificados pela análise das imagens, mencionando se já tinham conhecimento de aspectos dos povos hitita, fenício e grego. É bastante provável que os alunos mencionem ter algum conhecimento sobretudo acerca da antiga sociedade grega, principalmente por questões de visibilidade midiática. Para estimular a discussão, pergunte
com quais aspectos da História da Grécia antiga eles já tiveram contato. Questione-os, ainda, sobre o porquê de a cultura grega ser mais conhecida do que
a cultura hitita, por exemplo. Questione-os sobre o porquê de muitas pessoas considerarem a antiga cultura grega como sendo “superior” às culturas de alguns povos vizinho no Mediterrâneo.

Espera-se que durante as discussões para a resolução da terceira questão, os alunos consigam expor mais alguns conhecimentos acerca dos povos mediterrânicos e que analisem a possibilidade de estes povos terem se relacionado uns com os outros, principalmente por meio da navegação no
Mar Mediterrâneo. Caso julgue pertinente, durante os diálogos para esta questão, apresente à turma um mapa do mundo ou globo terrestre e oriente-os a observar as características geográficas da região mediterrânica. Pergunte se num contexto de intenso relacionamento, quais seriam as formas de transporte e quais as vias a ser utilizadas pelos povos antigos daquela região.

Após as discussões e os registros das respostas colaborativas, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem para a turma as resoluções para as três questões propostas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da formação do povo hitita:

BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre características da antiga cerâmica grega:

BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.

Documentário sobre a antiga civilização fenícia:

Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia - O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para começar, proponha que os alunos se reúnam em trios. Em seguida, projete ou distribua para os grupos três imagens sobre objetos feitos por povos antigos:

Imagem 1 - Arte hitita, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFA9ABejJCCF96RZmy8MK7rZScBdvDyA6kcDMev8BZYncbKZjyvFCterJ28P/his6-09und01-imagem-1-arte-hitita.pdf.

Imagem 2 - Vaso grego, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sWUSJK6BJRbtXZ3qtvwTwPyd8SCqvMSCaS7vzr66SvJCy5nUrWNFgnwAuD5z/his6-09und01-imagem-2-vaso-grego.pdf

Imagem 3 - Navio fenício, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3eGZJruKm3WSyFvsDq5QgVumA99Mya2RY7PuaVFXerCfnw2NkeKw4TnDvUG/his6-09und01-imagem-3-navio-fenicio.pdf

Todas as imagens estarão acompanhadas de legendas explicativas que mencionam características não apenas dos objetos retratados mas também dos povos aos quais pertenciam. Peça aos alunos que observem cuidadosamente as imagens, que conversem com os colegas do grupo e, juntos, registrem no caderno respostas colaborativas para três questões propostas.

Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos identifiquem os nomes das sociedades antigas relacionadas aos objetos por meio da leitura do título da imagem e das legendas explicativas. Espera-se, também, que nesta questão os alunos consigam perceber que todos os três povos identificados tinham em comum o fato de serem banhados pelas águas do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos estejam com dificuldades nesta questão,
peça para que observem não apenas as imagens, mas todas as informações disponibilizadas no documento.

A expectativa para a segunda pergunta é que os alunos apresentem conhecimentos prévios acerca dos povos antigos identificados pela análise das imagens, mencionando se já tinham conhecimento de aspectos dos povos hitita, fenício e grego. É bastante provável que os alunos mencionem ter algum conhecimento sobretudo acerca da antiga sociedade grega, principalmente por questões de visibilidade midiática. Para estimular a discussão, pergunte
com quais aspectos da história da Grécia Antiga eles já tiveram contato. Questione-os, ainda, sobre o porquê de a cultura grega ser mais conhecida do que
a cultura hitita, por exemplo. Questione-os sobre o porquê de muitas pessoas considerarem a antiga cultura grega como sendo “superior” às culturas de alguns povos vizinho no Mediterrâneo.

Espera-se que durante as discussões para a resolução da terceira questão os alunos consigam expor mais alguns conhecimentos acerca dos povos mediterrânicos e que analisem a possibilidade destes povos terem se relacionado uns com os outros, principalmente por meio da navegação no Mar Mediterrâneo. Caso julgue pertinente, durante os diálogos para esta questão, apresente para a turma um mapa do mundo ou globo terrestre e oriente-os
a observar as características geográficas da região mediterrânica. Pergunte se num contexto de intenso relacionamento, quais seriam as formas de transporte e quais as vias a ser utilizadas pelos povos antigos daquela região.

Após as discussões e os registros das respostas colaborativas, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem para a turma as resoluções para as três questões propostas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da formação do povo hitita:

BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre características da antiga cerâmica grega:

BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.

Documentário sobre a antiga civilização fenícia:

Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia - O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, peça para que leiam um trecho do livro: História Antiga. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/62qx3FyB5kXVU7PBctzQ3Tpv5fZMcpea99VKmCJfZAzKfu6yAeTVrRc5QUQg/his6-09und01-trecho-do-livro-historia-antiga.pdf. Em seguida, proponha que conversem com os
colegas do grupo e procurem elaborar explicações para três afirmativas propostas. Oriente-os a registrar as explicações no caderno.

Durante a primeira explicação, espera-se que os alunos consigam justificar a frase esclarecendo que os povos eram separados pela extensão do Mar Mediterrâneo, mas também eram aproximados, uma vez que a navegação por suas águas era mais rápida do que a viagem por terra, o que favorecia o contato mais frequente entre as diferentes culturas. Para estimular as discussões na elaboração desta explicação, pergunte aos alunos quais poderiam
ser os obstáculos para uma longa viagem por terra naquela época e quais seriam os desafios numa viagem marítima.

Para a explicação da segunda frase, a expectativa é que os alunos consigam clarificar que a irregularidade das chuvas na região do Mediterrâneo causavam uma consequente irregularidade na produção de alimentos e que, por isso, a relação com outros povos seria um fator decisivo para o imprescindível abastecimento das diferentes sociedades. Para instigar os alunos a esta reflexão, questione-os acerca da produção de alimentos na atualidade. Indague se acreditam que dependemos de uma ou diversas regiões para conseguir todos os produtos alimentares de que necessitamos. Questione-os se os produtos que encontram nos supermercados vieram de apenas uma ou diversas regiões do país. Pergunte, também, se todos os tipos de alimentos vegetais podem ser produzidos em qualquer dos diferentes tipos de clima das regiões do Brasil.

Para a elaboração da terceira explicação, a expectativa é que os alunos consigam perceber e esclarecer que, embora importantes e muito conhecidas no ocidente, as antigas sociedades grega e romana, assim como outros povos mediterrânicos, desenvolveram-se em meio a uma rede de conexões, influenciando e sendo influenciadas por aspectos culturais das sociedades vizinhas que estabeleciam frequente contato por meio do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos manifestem dificuldades em elaborar esta explicação, questione-os acerca da possibilidade de inter-relacionamento entre a Grécia e a Roma antiga com os diferentes povos do Mediterrâneo, uma vez que precisavam de alimentos em épocas de desabastecimento e uma vez que o Mar Mediterrâneo proporcionava um contato relativamente fácil ou, ao menos, com menores dificuldades do que aquele realizado por via terrestre.
Pergunte, ainda, se nestes encontros, além de suprimentos, que outros tipos de trocas culturais poderiam ocorrer.

Por fim, escolha três alunos de diferentes trios para que, respectivamente, apresentem à turma as explicações que construíram para as três afirmativas propostas.

Para você saber mais:

Sobre as características climáticas da região do Mediterrâneo:

PLANTIER, Renato Duarte. Clima mediterrâneo: características e influências. Cultura Mix. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/clima-mediterraneo-caracteristicas-e-influencias. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre aspectos da agricultura na região do Mediterrâneo:

OLIVEIRA JR., Paulo H.B. Notas sobre a História da agricultura através do tempo. Rio de Janeiro: PTA-Projeto Tecnologias Alternativas, 1989. Disponível em: http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2014/09/Notas-sobre-a-hist%C3%B3ria-da-agricultura-atrav%C3%A9s-do-tempo.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Estudo sobre o “Mare Nostrum” - Roma e o Mediterrâneo:

SANTOS, Maria do Carmo Parente. Roma e o Mediterrâneo. NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade, 2018, vol. X, nº 1. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0Gn8YnNSbfoJ:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/nearco/article/download/35316/pdf+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 23 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, peça para que leiam um trecho do livro História Antiga. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/62qx3FyB5kXVU7PBctzQ3Tpv5fZMcpea99VKmCJfZAzKfu6yAeTVrRc5QUQg/his6-09und01-trecho-do-livro-historia-antiga.pdf. Em seguida, proponha que conversem com
os colegas do grupo e procurem elaborar explicações para três afirmativas propostas. Oriente-os a registrar as explicações no caderno.

Durante a primeira explicação, espera-se que os alunos consigam justificar a frase esclarecendo que os povos eram separados pela extensão do Mar Mediterrâneo, mas também eram aproximados, uma vez que a navegação por suas águas era mais rápida do que a viagem por terra, o que favorecia o contato mais frequente entre as diferentes culturas. Para estimular as discussões na elaboração desta explicação, pergunte aos alunos quais poderiam
ser os obstáculos para uma longa viagem por terra naquela época e quais seriam os desafios numa viagem marítima.

Para a explicação da segunda frase, a expectativa é que os alunos consigam clarificar que a irregularidade das chuvas na região do Mediterrâneo causava uma consequente irregularidade na produção de alimentos e que, por isso, a relação com outros povos seria um fator decisivo para o imprescindível abastecimento das diferentes sociedades. Para instigar os alunos a esta reflexão, questione-os acerca da produção de alimentos na atualidade. Indague
se acreditam que dependemos de uma ou diversas regiões para conseguir todos os produtos alimentares de que necessitamos. Questione-os se os produtos que encontram nos supermercados vieram de apenas uma ou diversas regiões do país. Pergunte, também, se todos os tipos de alimentos vegetais podem ser produzidos em qualquer dos diferentes tipos de clima das regiões do Brasil.

Para a elaboração da terceira explicação, a expectativa é que os alunos consigam perceber e esclarecer que, embora importantes e muito conhecidas no Ocidente, as antigas sociedades grega e romana, assim como outros povos mediterrânicos, desenvolveram-se em meio a uma rede de conexões, influenciando e sendo influenciadas por aspectos culturais das sociedades vizinhas que estabeleciam frequente contato por meio do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos manifestem dificuldades em elaborar esta explicação, questione-os acerca da possibilidade de inter-relacionamento entre a Grécia e a Roma antiga com os diferentes povos do Mediterrâneo, uma vez que precisavam de alimentos em épocas de desabastecimento e uma vez que o mar Mediterrâneo proporcionava um contato relativamente fácil ou, ao menos, com menores dificuldades do que aquele realizado por via terrestre.
Pergunte, ainda, se nestes encontros, além de suprimentos, que outros tipos de trocas culturais poderiam ocorrer.

Por fim, escolha três alunos de diferentes trios para que, respectivamente, apresentem à turma as explicações que construíram para as três afirmativas propostas.

Para você saber mais:

Sobre as características climáticas da região do Mediterrâneo:

PLANTIER, Renato Duarte. Clima mediterrâneo: características e influências. Cultura Mix. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/clima-mediterraneo-caracteristicas-e-influencias. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre aspectos da agricultura na região do Mediterrâneo:

OLIVEIRA JR., Paulo H.B. Notas sobre a História da agricultura através do tempo. Rio de Janeiro: PTA-Projeto Tecnologias Alternativas, 1989. Disponível em: http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2014/09/Notas-sobre-a-hist%C3%B3ria-da-agricultura-atrav%C3%A9s-do-tempo.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Estudo sobre o “Mare Nostrum” - Roma e o Mediterrâneo:

SANTOS, Maria do Carmo Parente. Roma e o Mediterrâneo. NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade, 2018, vol. X, nº 1. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0Gn8YnNSbfoJ:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/nearco/article/download/35316/pdf+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua aos grupos uma folha com o Chat de História Antiga. O chat está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ekHhAkW6cSRTZSZ79D9dJbxWgC9PbnDrzmXcBHbZEge8m3yb3QVtDgMNMJW/his6-09und01-chat-da-historia-antiga.pdf. Oriente os alunos a conversar entre si e a desenvolver uma sequência para o diálogo entre os dois personagens do chat, considerando tudo o que aprenderam durante as duas primeiras etapas da aula, sobretudo a respeito do conceito de mediterranização.

O diálogo entre os dois personagens, que são retratados como dois estudantes adolescentes, inicia-se com a dúvida de um deles a respeito de História Antiga e, mais especificamente, a respeito do processo de mediterranização, em que as sociedades antigas da região do Mediterrâneo se formaram e se desenvolveram por meio de um contexto de intensas trocas culturais. Peça para que os alunos deem sequência ao diálogo de forma criativa, considerando estas características dos personagens e sendo fiéis ao contexto de um diálogo virtual, inclusive fazendo uso do “internetês”, isto é, da linguagem típica dos chats e outros mecanismos informais de diálogos via internet.

No fim desta atividade, escolha dois alunos de dois grupos diferentes para compartilhar com a turma a sequência do diálogo. Peça para que cada um leia a fala de um dos personagens, colocando o máximo de interpretação possível. Estimule-os a ser criativos nesta hora, explicando que ficará muito mais interessante se colocarem emoção nas falas dos personagens. Caso julgue pertinente, proponha aos alunos que elaborem um mural na sala e afixem nele os diálogos de todos os grupos, a fim de socializar suas construções com os colegas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua aos grupos uma folha com o Chat de História Antiga. O chat está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ekHhAkW6cSRTZSZ79D9dJbxWgC9PbnDrzmXcBHbZEge8m3yb3QVtDgMNMJW/his6-09und01-chat-da-historia-antiga.pdf. Oriente os alunos a conversar entre si e a desenvolver uma sequência para o diálogo entre os dois personagens do chat, considerando tudo o que aprenderam durante as duas primeiras etapas da aula, sobretudo a respeito do conceito de mediterranização.

O diálogo entre os dois personagens, que são retratados como dois estudantes adolescentes, inicia-se com a dúvida de um deles a respeito de História Antiga e, mais especificamente, a respeito do processo de mediterranização, em que as sociedades antigas da região do Mediterrâneo se formaram e se desenvolveram por meio de um contexto de intensas trocas culturais. Peça para que os alunos deem sequência ao diálogo de forma criativa, considerando estas características dos personagens e sendo fiéis ao contexto de um diálogo virtual, inclusive fazendo uso do “internetês”, isto é, da linguagem típica dos chats e outros mecanismos informais de diálogos via internet.

No fim desta atividade, escolha dois alunos de dois grupos diferentes para compartilharem com a turma a sequência do diálogo. Peça para que cada um leia a fala de um dos personagens, colocando o máximo de interpretação possível. Estimule-os a ser criativos nesta hora, explicando que ficará muito mais interessante se colocarem emoção nas falas dos personagens. Caso julgue pertinente, proponha aos alunos que elaborem um mural na sala e afixem nele os diálogos de todos os grupos, a fim de socializar suas construções com os colegas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI09, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas das imagens do texto e do Chat de História Antiga; projetor.

Material complementar:

Imagem 1 - Arte hitita

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFA9ABejJCCF96RZmy8MK7rZScBdvDyA6kcDMev8BZYncbKZjyvFCterJ28P/his6-09und01-imagem-1-arte-hitita.pdf

Imagem 2 - Vaso grego

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sWUSJK6BJRbtXZ3qtvwTwPyd8SCqvMSCaS7vzr66SvJCy5nUrWNFgnwAuD5z/his6-09und01-imagem-2-vaso-grego.pdf

Imagem 3 - Navio fenício

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3eGZJruKm3WSyFvsDq5QgVumA99Mya2RY7PuaVFXerCfnw2NkeKw4TnDvUG/his6-09und01-imagem-3-navio-fenicio.pdf

Trecho do livro História Antiga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/62qx3FyB5kXVU7PBctzQ3Tpv5fZMcpea99VKmCJfZAzKfu6yAeTVrRc5QUQg/his6-09und01-trecho-do-livro-historia-antiga.pdf

Chat de História Antiga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ekHhAkW6cSRTZSZ79D9dJbxWgC9PbnDrzmXcBHbZEge8m3yb3QVtDgMNMJW/his6-09und01-chat-da-historia-antiga.pdf

Este plano de aula foi concebido a partir de um pensamento de desconstrução da historiografia tradicional a respeito da história da Grécia e da Roma Antiga, que, por muito tempo, foram consideradas civilizações autossuficientes, raramente influenciadas por aspectos culturais de outros povos.
Entretanto, dadas as características do Mediterrâneo apontadas pela ecologia histórica e, considerando-se a conectividade entre as regiões mediterrânicas, consideramos que houve uma profunda interação entre os povos daquela região e que as antigas civilizações grega e romana se desenvolveram em meio a um contexto dinâmico de relacionamento entre as diferentes culturas. Portanto, evite antecipar informações e permita que esta desconstrução seja realizada, aos poucos, pelos alunos, conforme forem se apropriando das fontes e se envolvendo nas discussões.

Para você saber mais:

Sobre os processo de integração no Mediterrâneo:

GUARINELLO, Norberto Luiz. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Concurso de Livre-Docência na Área de História Antiga). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 205-215. Disponível em: https://www.academia.edu/9890350/Ensaios_sobre_Hist%C3%B3ria_Antiga. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre aspectos da formação do povo hitita:

BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre características da antiga cerâmica grega:

BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.

Documentário sobre a antiga civilização fenícia:

Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia - O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre as características climáticas da região do Mediterrâneo:

PLANTIER, Renato Duarte. Clima mediterrâneo: características e influências. Cultura Mix. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/clima-mediterraneo-caracteristicas-e-influencias. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre aspectos da agricultura na região do Mediterrâneo:

OLIVEIRA JR., Paulo H.B. Notas sobre a História da agricultura através do tempo. Rio de Janeiro: PTA-Projeto Tecnologias Alternativas, 1989. Disponível em: http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2014/09/Notas-sobre-a-hist%C3%B3ria-da-agricultura-atrav%C3%A9s-do-tempo.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Estudo sobre o “Mare Nostrum” - Roma e o Mediterrâneo:

SANTOS, Maria do Carmo Parente. Roma e o Mediterrâneo. NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade, 2018, vol. X, nº 1. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0Gn8YnNSbfoJ:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/nearco/article/download/35316/pdf+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 23 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos conheçam e consigam compreender o conceito de mediterranização, enfatizando o desenvolvimento da Grécia e da Roma Antiga em meio ao contexto mediterrânico.

Para você saber mais:

Sobre os processo de integração no Mediterrâneo:

GUARINELLO, Norberto Luiz. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Concurso de Livre-Docência na Área de História Antiga). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 205-215. Disponível em: https://www.academia.edu/9890350/Ensaios_sobre_Hist%C3%B3ria_Antiga. Acesso em: 23 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para começar, proponha que os alunos se reúnam em trios. Em seguida, projete ou distribua para os grupos três imagens sobre objetos feitos por povos antigos:

Imagem 1 - Arte hitita, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFA9ABejJCCF96RZmy8MK7rZScBdvDyA6kcDMev8BZYncbKZjyvFCterJ28P/his6-09und01-imagem-1-arte-hitita.pdf.

Imagem 2 - Vaso grego, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sWUSJK6BJRbtXZ3qtvwTwPyd8SCqvMSCaS7vzr66SvJCy5nUrWNFgnwAuD5z/his6-09und01-imagem-2-vaso-grego.pdf

Imagem 3 - Navio fenício, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3eGZJruKm3WSyFvsDq5QgVumA99Mya2RY7PuaVFXerCfnw2NkeKw4TnDvUG/his6-09und01-imagem-3-navio-fenicio.pdf

Todas as imagens estarão acompanhadas de legendas explicativas que mencionam características não apenas dos objetos retratados mas também dos povos aos quais pertenciam. Peça aos alunos que observem cuidadosamente as imagens, que conversem com os colegas do grupo e, juntos, registrem no caderno respostas colaborativas para três questões propostas.

Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos identifiquem os nomes das sociedades antigas relacionadas aos objetos por meio da leitura do título da imagem e das legendas explicativas. Espera-se também que nesta questão os alunos consigam perceber que todos os três povos identificados tinham em comum o fato de ser banhados pelas águas do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos estejam com dificuldades nesta questão, peça para que observem não apenas as imagens mas todas as informações disponibilizadas no documento.

A expectativa para a segunda pergunta é que os alunos apresentem conhecimentos prévios acerca dos povos antigos identificados pela análise das imagens, mencionando se já tinham conhecimento de aspectos dos povos hitita, fenício e grego. É bastante provável que os alunos mencionem ter algum conhecimento sobretudo acerca da antiga sociedade grega, principalmente por questões de visibilidade midiática. Para estimular a discussão, pergunte com quais aspectos da história da Grécia Antiga eles já tiveram contato. Questione-os, ainda, sobre o porquê da cultura grega ser mais conhecida do que a cultura hitita, por exemplo. Questione-os sobre o porquê de muitas pessoas considerarem a antiga cultura grega como sendo “superior” às culturas de alguns povos vizinho no Mediterrâneo.

Espera-se que durante as discussões para a resolução da terceira questão os alunos consigam expor mais alguns conhecimentos acerca dos povos mediterrânicos e que analisem a possibilidade de estes povos terem se relacionado uns com os outros, principalmente por meio da navegação no
Mar Mediterrâneo. Caso julgue pertinente, durante os diálogos para esta questão, apresente à turma um mapa do mundo ou globo terrestre e oriente-os a observar as características geográficas da região mediterrânica. Pergunte se num contexto de intenso relacionamento, quais seriam as formas de transporte e quais as vias a ser utilizadas pelos povos antigos daquela região.

Após as discussões e os registros das respostas colaborativas, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem para a turma as resoluções para as três questões propostas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da formação do povo hitita:

BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre características da antiga cerâmica grega:

BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.

Documentário sobre a antiga civilização fenícia:

Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia-O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para começar, proponha que os alunos se reúnam em trios. Em seguida, projete ou distribua para os grupos três imagens sobre objetos feitos por povos antigos:

Imagem 1 - Arte hitita, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFA9ABejJCCF96RZmy8MK7rZScBdvDyA6kcDMev8BZYncbKZjyvFCterJ28P/his6-09und01-imagem-1-arte-hitita.pdf.

Imagem 2 - Vaso grego, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sWUSJK6BJRbtXZ3qtvwTwPyd8SCqvMSCaS7vzr66SvJCy5nUrWNFgnwAuD5z/his6-09und01-imagem-2-vaso-grego.pdf

Imagem 3 - Navio fenício, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3eGZJruKm3WSyFvsDq5QgVumA99Mya2RY7PuaVFXerCfnw2NkeKw4TnDvUG/his6-09und01-imagem-3-navio-fenicio.pdf

Todas as imagens estarão acompanhadas de legendas explicativas que mencionam características não apenas dos objetos retratados mas também dos povos aos quais pertenciam. Peça aos alunos que observem cuidadosamente as imagens, que conversem com os colegas do grupo e, juntos, registrem no caderno respostas colaborativas para três questões propostas.

Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos identifiquem os nomes das sociedades antigas relacionadas aos objetos por meio da leitura do título da imagem e das legendas explicativas. Espera-se, também, que nesta questão os alunos consigam perceber que todos os três povos identificados tinham em comum o fato de ser banhados pelas águas do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos estejam com dificuldades nesta questão, peça para que observem não apenas as imagens mas todas as informações disponibilizadas no documento.

A expectativa para a segunda pergunta é que os alunos apresentem conhecimentos prévios acerca dos povos antigos identificados pela análise das imagens, mencionando se já tinham conhecimento de aspectos dos povos hitita, fenício e grego. É bastante provável que os alunos mencionem ter algum conhecimento sobretudo acerca da antiga sociedade grega, principalmente por questões de visibilidade midiática. Para estimular a discussão, pergunte
com quais aspectos da História da Grécia Antiga eles já tiveram contato. Questione-os, ainda, sobre o porquê da cultura grega ser mais conhecida do que a cultura hitita, por exemplo. Questione-os sobre o porquê de muitas pessoas considerarem a antiga cultura grega como sendo “superior” às culturas de alguns povos vizinho no Mediterrâneo.

Espera-se que durante as discussões para a resolução da terceira questão, os alunos consigam expor mais alguns conhecimentos acerca dos povos mediterrânicos e que analisem a possibilidade de estes povos terem se relacionado uns com os outros, principalmente por meio da navegação no
Mar Mediterrâneo. Caso julgue pertinente, durante os diálogos para esta questão, apresente para a turma um mapa do mundo ou globo terrestre e oriente-os a observar as características geográficas da região mediterrânica. Pergunte se num contexto de intenso relacionamento, quais seriam as
formas de transporte e quais as vias a ser utilizadas pelos povos antigos daquela região.

Após as discussões e os registros das respostas colaborativas, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem para a turma as resoluções para as três questões propostas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da formação do povo hitita:

BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre características da antiga cerâmica grega:

BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.

Documentário sobre a antiga civilização fenícia:

Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia - O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para começar, proponha que os alunos se reúnam em trios. Em seguida, projete ou distribua para os grupos três imagens sobre objetos feitos por povos antigos:

Imagem 1 - Arte hitita, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFA9ABejJCCF96RZmy8MK7rZScBdvDyA6kcDMev8BZYncbKZjyvFCterJ28P/his6-09und01-imagem-1-arte-hitita.pdf.

Imagem 2 - Vaso grego, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sWUSJK6BJRbtXZ3qtvwTwPyd8SCqvMSCaS7vzr66SvJCy5nUrWNFgnwAuD5z/his6-09und01-imagem-2-vaso-grego.pdf

Imagem 3 - Navio fenício, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3eGZJruKm3WSyFvsDq5QgVumA99Mya2RY7PuaVFXerCfnw2NkeKw4TnDvUG/his6-09und01-imagem-3-navio-fenicio.pdf

Todas as imagens estarão acompanhadas de legendas explicativas que mencionam características não apenas dos objetos retratados mas também dos povos aos quais pertenciam. Peça aos alunos que observem cuidadosamente as imagens, que conversem com os colegas do grupo e, juntos, registrem no caderno respostas colaborativas para três questões propostas.

Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos identifiquem os nomes das sociedades antigas relacionadas aos objetos por meio da leitura do título da imagem e das legendas explicativas. Espera-se, também, que nesta questão os alunos consigam perceber que todos os três povos identificados tinham em comum o fato de ser banhados pelas águas do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos estejam com dificuldades nesta questão, peça para que observem não apenas as imagens, mas todas as informações disponibilizadas no documento.

A expectativa para a segunda pergunta é que os alunos apresentem conhecimentos prévios acerca dos povos antigos identificados pela análise das imagens, mencionando se já tinham conhecimento de aspectos dos povos hitita, fenício e grego. É bastante provável que os alunos mencionem ter algum conhecimento sobretudo acerca da antiga sociedade grega, principalmente por questões de visibilidade midiática. Para estimular a discussão, pergunte
com quais aspectos da História da Grécia antiga eles já tiveram contato. Questione-os, ainda, sobre o porquê de a cultura grega ser mais conhecida do que
a cultura hitita, por exemplo. Questione-os sobre o porquê de muitas pessoas considerarem a antiga cultura grega como sendo “superior” às culturas de alguns povos vizinho no Mediterrâneo.

Espera-se que durante as discussões para a resolução da terceira questão, os alunos consigam expor mais alguns conhecimentos acerca dos povos mediterrânicos e que analisem a possibilidade de estes povos terem se relacionado uns com os outros, principalmente por meio da navegação no
Mar Mediterrâneo. Caso julgue pertinente, durante os diálogos para esta questão, apresente à turma um mapa do mundo ou globo terrestre e oriente-os a observar as características geográficas da região mediterrânica. Pergunte se num contexto de intenso relacionamento, quais seriam as formas de transporte e quais as vias a ser utilizadas pelos povos antigos daquela região.

Após as discussões e os registros das respostas colaborativas, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem para a turma as resoluções para as três questões propostas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da formação do povo hitita:

BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre características da antiga cerâmica grega:

BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.

Documentário sobre a antiga civilização fenícia:

Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia - O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para começar, proponha que os alunos se reúnam em trios. Em seguida, projete ou distribua para os grupos três imagens sobre objetos feitos por povos antigos:

Imagem 1 - Arte hitita, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFA9ABejJCCF96RZmy8MK7rZScBdvDyA6kcDMev8BZYncbKZjyvFCterJ28P/his6-09und01-imagem-1-arte-hitita.pdf.

Imagem 2 - Vaso grego, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sWUSJK6BJRbtXZ3qtvwTwPyd8SCqvMSCaS7vzr66SvJCy5nUrWNFgnwAuD5z/his6-09und01-imagem-2-vaso-grego.pdf

Imagem 3 - Navio fenício, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3eGZJruKm3WSyFvsDq5QgVumA99Mya2RY7PuaVFXerCfnw2NkeKw4TnDvUG/his6-09und01-imagem-3-navio-fenicio.pdf

Todas as imagens estarão acompanhadas de legendas explicativas que mencionam características não apenas dos objetos retratados mas também dos povos aos quais pertenciam. Peça aos alunos que observem cuidadosamente as imagens, que conversem com os colegas do grupo e, juntos, registrem no caderno respostas colaborativas para três questões propostas.

Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos identifiquem os nomes das sociedades antigas relacionadas aos objetos por meio da leitura do título da imagem e das legendas explicativas. Espera-se, também, que nesta questão os alunos consigam perceber que todos os três povos identificados tinham em comum o fato de serem banhados pelas águas do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos estejam com dificuldades nesta questão,
peça para que observem não apenas as imagens, mas todas as informações disponibilizadas no documento.

A expectativa para a segunda pergunta é que os alunos apresentem conhecimentos prévios acerca dos povos antigos identificados pela análise das imagens, mencionando se já tinham conhecimento de aspectos dos povos hitita, fenício e grego. É bastante provável que os alunos mencionem ter algum conhecimento sobretudo acerca da antiga sociedade grega, principalmente por questões de visibilidade midiática. Para estimular a discussão, pergunte
com quais aspectos da história da Grécia Antiga eles já tiveram contato. Questione-os, ainda, sobre o porquê de a cultura grega ser mais conhecida do que
a cultura hitita, por exemplo. Questione-os sobre o porquê de muitas pessoas considerarem a antiga cultura grega como sendo “superior” às culturas de alguns povos vizinho no Mediterrâneo.

Espera-se que durante as discussões para a resolução da terceira questão os alunos consigam expor mais alguns conhecimentos acerca dos povos mediterrânicos e que analisem a possibilidade destes povos terem se relacionado uns com os outros, principalmente por meio da navegação no Mar Mediterrâneo. Caso julgue pertinente, durante os diálogos para esta questão, apresente para a turma um mapa do mundo ou globo terrestre e oriente-os
a observar as características geográficas da região mediterrânica. Pergunte se num contexto de intenso relacionamento, quais seriam as formas de transporte e quais as vias a ser utilizadas pelos povos antigos daquela região.

Após as discussões e os registros das respostas colaborativas, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respetivamente, apresentem para a turma as resoluções para as três questões propostas.

Para você saber mais:

Sobre aspectos da formação do povo hitita:

BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre características da antiga cerâmica grega:

BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.

Documentário sobre a antiga civilização fenícia:

Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia - O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, peça para que leiam um trecho do livro: História Antiga. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/62qx3FyB5kXVU7PBctzQ3Tpv5fZMcpea99VKmCJfZAzKfu6yAeTVrRc5QUQg/his6-09und01-trecho-do-livro-historia-antiga.pdf. Em seguida, proponha que conversem com os
colegas do grupo e procurem elaborar explicações para três afirmativas propostas. Oriente-os a registrar as explicações no caderno.

Durante a primeira explicação, espera-se que os alunos consigam justificar a frase esclarecendo que os povos eram separados pela extensão do Mar Mediterrâneo, mas também eram aproximados, uma vez que a navegação por suas águas era mais rápida do que a viagem por terra, o que favorecia o contato mais frequente entre as diferentes culturas. Para estimular as discussões na elaboração desta explicação, pergunte aos alunos quais poderiam
ser os obstáculos para uma longa viagem por terra naquela época e quais seriam os desafios numa viagem marítima.

Para a explicação da segunda frase, a expectativa é que os alunos consigam clarificar que a irregularidade das chuvas na região do Mediterrâneo causavam uma consequente irregularidade na produção de alimentos e que, por isso, a relação com outros povos seria um fator decisivo para o imprescindível abastecimento das diferentes sociedades. Para instigar os alunos a esta reflexão, questione-os acerca da produção de alimentos na atualidade. Indague se acreditam que dependemos de uma ou diversas regiões para conseguir todos os produtos alimentares de que necessitamos. Questione-os se os produtos que encontram nos supermercados vieram de apenas uma ou diversas regiões do país. Pergunte, também, se todos os tipos de alimentos vegetais podem ser produzidos em qualquer dos diferentes tipos de clima das regiões do Brasil.

Para a elaboração da terceira explicação, a expectativa é que os alunos consigam perceber e esclarecer que, embora importantes e muito conhecidas no ocidente, as antigas sociedades grega e romana, assim como outros povos mediterrânicos, desenvolveram-se em meio a uma rede de conexões, influenciando e sendo influenciadas por aspectos culturais das sociedades vizinhas que estabeleciam frequente contato por meio do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos manifestem dificuldades em elaborar esta explicação, questione-os acerca da possibilidade de inter-relacionamento entre a Grécia e a Roma antiga com os diferentes povos do Mediterrâneo, uma vez que precisavam de alimentos em épocas de desabastecimento e uma vez que o Mar Mediterrâneo proporcionava um contato relativamente fácil ou, ao menos, com menores dificuldades do que aquele realizado por via terrestre.
Pergunte, ainda, se nestes encontros, além de suprimentos, que outros tipos de trocas culturais poderiam ocorrer.

Por fim, escolha três alunos de diferentes trios para que, respectivamente, apresentem à turma as explicações que construíram para as três afirmativas propostas.

Para você saber mais:

Sobre as características climáticas da região do Mediterrâneo:

PLANTIER, Renato Duarte. Clima mediterrâneo: características e influências. Cultura Mix. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/clima-mediterraneo-caracteristicas-e-influencias. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre aspectos da agricultura na região do Mediterrâneo:

OLIVEIRA JR., Paulo H.B. Notas sobre a História da agricultura através do tempo. Rio de Janeiro: PTA-Projeto Tecnologias Alternativas, 1989. Disponível em: http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2014/09/Notas-sobre-a-hist%C3%B3ria-da-agricultura-atrav%C3%A9s-do-tempo.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Estudo sobre o “Mare Nostrum” - Roma e o Mediterrâneo:

SANTOS, Maria do Carmo Parente. Roma e o Mediterrâneo. NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade, 2018, vol. X, nº 1. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0Gn8YnNSbfoJ:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/nearco/article/download/35316/pdf+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 23 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, peça para que leiam um trecho do livro História Antiga. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/62qx3FyB5kXVU7PBctzQ3Tpv5fZMcpea99VKmCJfZAzKfu6yAeTVrRc5QUQg/his6-09und01-trecho-do-livro-historia-antiga.pdf. Em seguida, proponha que conversem com
os colegas do grupo e procurem elaborar explicações para três afirmativas propostas. Oriente-os a registrar as explicações no caderno.

Durante a primeira explicação, espera-se que os alunos consigam justificar a frase esclarecendo que os povos eram separados pela extensão do Mar Mediterrâneo, mas também eram aproximados, uma vez que a navegação por suas águas era mais rápida do que a viagem por terra, o que favorecia o contato mais frequente entre as diferentes culturas. Para estimular as discussões na elaboração desta explicação, pergunte aos alunos quais poderiam
ser os obstáculos para uma longa viagem por terra naquela época e quais seriam os desafios numa viagem marítima.

Para a explicação da segunda frase, a expectativa é que os alunos consigam clarificar que a irregularidade das chuvas na região do Mediterrâneo causava uma consequente irregularidade na produção de alimentos e que, por isso, a relação com outros povos seria um fator decisivo para o imprescindível abastecimento das diferentes sociedades. Para instigar os alunos a esta reflexão, questione-os acerca da produção de alimentos na atualidade. Indague
se acreditam que dependemos de uma ou diversas regiões para conseguir todos os produtos alimentares de que necessitamos. Questione-os se os produtos que encontram nos supermercados vieram de apenas uma ou diversas regiões do país. Pergunte, também, se todos os tipos de alimentos vegetais podem ser produzidos em qualquer dos diferentes tipos de clima das regiões do Brasil.

Para a elaboração da terceira explicação, a expectativa é que os alunos consigam perceber e esclarecer que, embora importantes e muito conhecidas no Ocidente, as antigas sociedades grega e romana, assim como outros povos mediterrânicos, desenvolveram-se em meio a uma rede de conexões, influenciando e sendo influenciadas por aspectos culturais das sociedades vizinhas que estabeleciam frequente contato por meio do Mar Mediterrâneo. Caso os alunos manifestem dificuldades em elaborar esta explicação, questione-os acerca da possibilidade de inter-relacionamento entre a Grécia e a Roma antiga com os diferentes povos do Mediterrâneo, uma vez que precisavam de alimentos em épocas de desabastecimento e uma vez que o mar Mediterrâneo proporcionava um contato relativamente fácil ou, ao menos, com menores dificuldades do que aquele realizado por via terrestre.
Pergunte, ainda, se nestes encontros, além de suprimentos, que outros tipos de trocas culturais poderiam ocorrer.

Por fim, escolha três alunos de diferentes trios para que, respectivamente, apresentem à turma as explicações que construíram para as três afirmativas propostas.

Para você saber mais:

Sobre as características climáticas da região do Mediterrâneo:

PLANTIER, Renato Duarte. Clima mediterrâneo: características e influências. Cultura Mix. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/clima-mediterraneo-caracteristicas-e-influencias. Acesso em: 23 mar. 2019.

Sobre aspectos da agricultura na região do Mediterrâneo:

OLIVEIRA JR., Paulo H.B. Notas sobre a História da agricultura através do tempo. Rio de Janeiro: PTA-Projeto Tecnologias Alternativas, 1989. Disponível em: http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2014/09/Notas-sobre-a-hist%C3%B3ria-da-agricultura-atrav%C3%A9s-do-tempo.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.

Estudo sobre o “Mare Nostrum” - Roma e o Mediterrâneo:

SANTOS, Maria do Carmo Parente. Roma e o Mediterrâneo. NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade, 2018, vol. X, nº 1. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0Gn8YnNSbfoJ:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/nearco/article/download/35316/pdf+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 23 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua aos grupos uma folha com o Chat de História Antiga. O chat está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ekHhAkW6cSRTZSZ79D9dJbxWgC9PbnDrzmXcBHbZEge8m3yb3QVtDgMNMJW/his6-09und01-chat-da-historia-antiga.pdf. Oriente os alunos a conversar entre si e a desenvolver uma sequência para o diálogo entre os dois personagens do chat, considerando tudo o que aprenderam durante as duas primeiras etapas da aula, sobretudo a respeito do conceito de mediterranização.

O diálogo entre os dois personagens, que são retratados como dois estudantes adolescentes, inicia-se com a dúvida de um deles a respeito de História Antiga e, mais especificamente, a respeito do processo de mediterranização, em que as sociedades antigas da região do Mediterrâneo se formaram e se desenvolveram por meio de um contexto de intensas trocas culturais. Peça para que os alunos deem sequência ao diálogo de forma criativa, considerando estas características dos personagens e sendo fiéis ao contexto de um diálogo virtual, inclusive fazendo uso do “internetês”, isto é, da linguagem típica dos chats e outros mecanismos informais de diálogos via internet.

No fim desta atividade, escolha dois alunos de dois grupos diferentes para compartilhar com a turma a sequência do diálogo. Peça para que cada um leia a fala de um dos personagens, colocando o máximo de interpretação possível. Estimule-os a ser criativos nesta hora, explicando que ficará muito mais interessante se colocarem emoção nas falas dos personagens. Caso julgue pertinente, proponha aos alunos que elaborem um mural na sala e afixem nele os diálogos de todos os grupos, a fim de socializar suas construções com os colegas.

Slide Plano Aula

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua aos grupos uma folha com o Chat de História Antiga. O chat está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ekHhAkW6cSRTZSZ79D9dJbxWgC9PbnDrzmXcBHbZEge8m3yb3QVtDgMNMJW/his6-09und01-chat-da-historia-antiga.pdf. Oriente os alunos a conversar entre si e a desenvolver uma sequência para o diálogo entre os dois personagens do chat, considerando tudo o que aprenderam durante as duas primeiras etapas da aula, sobretudo a respeito do conceito de mediterranização.

O diálogo entre os dois personagens, que são retratados como dois estudantes adolescentes, inicia-se com a dúvida de um deles a respeito de História Antiga e, mais especificamente, a respeito do processo de mediterranização, em que as sociedades antigas da região do Mediterrâneo se formaram e se desenvolveram por meio de um contexto de intensas trocas culturais. Peça para que os alunos deem sequência ao diálogo de forma criativa, considerando estas características dos personagens e sendo fiéis ao contexto de um diálogo virtual, inclusive fazendo uso do “internetês”, isto é, da linguagem típica dos chats e outros mecanismos informais de diálogos via internet.

No fim desta atividade, escolha dois alunos de dois grupos diferentes para compartilharem com a turma a sequência do diálogo. Peça para que cada um leia a fala de um dos personagens, colocando o máximo de interpretação possível. Estimule-os a ser criativos nesta hora, explicando que ficará muito mais interessante se colocarem emoção nas falas dos personagens. Caso julgue pertinente, proponha aos alunos que elaborem um mural na sala e afixem nele os diálogos de todos os grupos, a fim de socializar suas construções com os colegas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades do 6º ano :

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano