17171
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - Criacionismo e Evolucionismo

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Criacionismo e Evolucionismo

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Maria Lopes Moura

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: imagens, quadro, pincel e acessórios teatrais.

Material complementar:

Imagem 01- Criacionismo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nTHxFnVyY7XJCczDrP5DdHgTNGwSqnNwx3dFdrmUPWxDnFPFcYjnRgg3DJz2/his6-03und05-criacionismo.pdf

Imagem 02- Evolucionismo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9SN3cn2BncDKfMSR9MqUEj2hZzVWBJ9dBaEqMh5sPUxqSDk4yzSWtZgYataD/his6-03und05-evolucionismo.pdf

Funções de personagens- Júri simulado

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hNk25bhcrzYgrS2U3PHy9A429kk94hujqeutyzkdzqW5dxGktG6QQ2apDS6/his6-03und05-funcoes-juri-simulado.pdf

Modelo de ficha avaliativa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HXfutRVNmTyFJaw7AGvH2AgD4vVSQapgrwADJpk2UtRhaAJ8nJzUdeWrjF4j/his6-03und05-ficha-de-avaliacao.pdf

Para você saber mais:

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.

A criação de Adão. Europeana Collections. Disponível em : https://www.europeana.eu/portal/pt/record/9200579/vuzbn6pn.html?q=Michelangelo#dcId=1549720352559&p=26. Acesso 09 de Fev de 2019.

PINTO, Tales dos Santos. Evolucionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/evolucionismo.htm. Acesso 05 de mar de 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. A evolução do homem; Mundo Educação. Disponível em:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-evolucao-homem.htm. Acesso 04 de mar de 2019.

FERREIRA, Fabricio Alves. Design Inteligente; Brasil Escola. Disponível em : https://brasilescola.uol.com.br/biologia/design-inteligente.htm. Acesso 07 de mar de 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. Criacionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/criacionismo.htm. Acesso 07 de mar de 2019.

FAITANIN, Paulo. Michael Behe: Intelligent Design. Disponível em: http://www.aquinate.com.br/wp-content/uploads/2016/11/02-Michael-Behe-revisado.pdf. Acesso 07 de mar de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é contrapor as afirmações evolucionistas com as criacionistas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente à classe as imagens que se referem ao criacionismo e o evolucionismo. Imagens disponíveis aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nTHxFnVyY7XJCczDrP5DdHgTNGwSqnNwx3dFdrmUPWxDnFPFcYjnRgg3DJz2/his6-03und05-criacionismo.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9SN3cn2BncDKfMSR9MqUEj2hZzVWBJ9dBaEqMh5sPUxqSDk4yzSWtZgYataD/his6-03und05-evolucionismo.pdf

Elas podem ser projetadas, impressas ou mesmo os alunos poderão acessá-las pelo celular ou computador nos seguintes links:

https://www.europeana.eu/portal/pt/record/9200579/vuzbn6pn.html?q=Michelangelo#dcId=1549720352559&p=26

Peça que, individualmente, observe-as atentamente e responda:

  • Como as imagens narram a origem dos seres humanos? Explique sua resposta.

Nesse momento caminhe pela sala e auxilie os alunos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não fornecer respostas que interrompam o protagonismo do aluno.

Espera-se que recorram ao aprendizado das aulas HIS6_03UND03 e HIS6_03UND04 e percebam que a primeira imagem se refere ao criacionismo e a segunda ao evolucionismo. Na imagem 01 é possível visualizar um ser sobrenatural (Deus) em contato com o ser humano e na 02 ancestrais dos seres humanos dentro de um processo evolutivo.

Caso os alunos não identifiquem esses aspectos, direcione-os realizando perguntas, tais como:

  • Segundo as imagens, como originou-se o ser humano?

A intenção desta atividade é oferecer um contexto para a compreensão do criacionismo e do evolucionismo recorrendo ao conhecimento produzido em aulas anteriores.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Nesta etapa você fará uso da ferramenta pedagógica Júri Simulado que consiste em uma estratégia de ensino que transforma a sala de aula em um “pequeno tribunal” com algumas adaptações.

Divida a turma da seguinte forma:

  • Escolha um aluno para ser o juiz e outro o escrivão. Para a função de escrivão selecione um aluno que tenha facilidade para registrar e sistematizar os argumentos.

  • Com o restante da classe forme quatro grupos: promotoria, defesa, conselho de sentença e plenário.

Apresente para os alunos as funções do juiz, do escrivão e dos grupos. Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hNk25bhcrzYgrS2U3PHy9A429kk94hujqeutyzkdzqW5dxGktG6QQ2apDS6/his6-03und05-funcoes-juri-simulado.pdf

Funções

Juiz: responsável pela ordem e prosseguimento do Júri. Ele faz intervenções para que tudo aconteça de maneira organizada e apresenta o veredicto (deverá dizer qual equipe apresentou o argumento mais convincente).

Escrivão: responsável por elaborar um relatório com os argumentos apresentados.

Conselho de Sentença: Avaliar o desempenho da promotoria e defesa.

Plenário: Avaliar o desempenho da promotoria e defesa.

Promotoria: Apresentar argumentos a favor do evolucionismo.

Defesa: Apresentar argumentos em defesa do criacionismo .

Obs: por conta da temática as funções originais da defesa e promotoria em um júri simulado foram adaptadas.

Após a divisão das equipes, apresente a seguinte indagação:

“Criacionismo vs Evolucionismo, qual a origem da vida? ”

Você pode escrevê-la no quadro ou projetá-la.

Todos os alunos devem responder a indagação. No entanto, a equipe da promotoria deve apresentar argumentos a favor do evolucionismo e a equipe de defesa, argumentos a favor do criacionismo.

Para a elaboração dos argumentos ofereça fontes que auxiliem os alunos. Portanto, segue alguns links com materiais que darão esse suporte.

Material para o evolucionismo:

PINTO, Tales dos Santos. Evolucionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/evolucionismo.htm. Acesso 05 de mar de 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. A evolução do homem; Mundo Educação. Disponível em:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-evolucao-homem.htm. Acesso 04 de mar de 2019.

Material para o criacionismo:

FERREIRA, Fabricio Alves. Design Inteligente; Brasil Escola. Disponível em : https://brasilescola.uol.com.br/biologia/design-inteligente.htm. Acesso 07 de mar de 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. Criacionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/criacionismo.htm. Acesso 07 de mar de 2019.

FAITANIN, Paulo. Michael Behe: Intelligent Design. Disponível em: http://www.aquinate.com.br/wp-content/uploads/2016/11/02-Michael-Behe-revisado.pdf. Acesso 07 de mar de 2019.

Os alunos poderão pesquisar essas informações por meio do celular, computador ou biblioteca da escola. As aulas HIS6_03UND03 e HIS6_03UND04 também servirão de base para a elaboração.

É esperado que a promotoria apresente características do evolucionismo, citando as etapas evolutivas, usando como base os achados arqueológicos que denotam ancestrais do ser humano, tais como, Australopithecus, homo habilis, homo erectus, etc.

No que se refere a equipe de defesa a expectativa é que destaquem o criacionismo como uma explicação para a origem que envolve um pilar cultural, atribuindo a origem da vida e, logicamente, do ser humano a um Deus criador ou vários dependendo da cultura de um determinado povo. Eles também poderão valer-se da teoria do Design inteligente para elaborar seus argumentos.

Acompanhe o processo de produção dos argumentos, auxilie os alunos e tire dúvidas eventuais.

Também disponibilize aos alunos que não fazem parte da equipe de Defesa ou Promotoria os materiais de suporte para elaboração das respostas. No entanto, a resposta deles não será direcionada como no caso da promotoria e defesa. Eles poderão optar por qualquer uma das teorias que eles acreditem desde que apresentem argumentos.

Para você saber mais: Em temas que geram polêmicas a ferramenta pedagógica júri simulado é uma ótima opção para desenvolver a argumentação, oralidade e tomada decisão. É um instrumento que auxilia decisivamente no protagonismo do aluno. Durante a realização deste tipo de atividade é importante ter em mente que o objetivo não é dizer qual resposta é a “correta”. Segue alguns materiais que darão suporte para a compreensão desta temática.

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa você fará uso da ferramenta pedagógica Júri Simulado que consiste em uma estratégia de ensino que transforma a sala de aula em um “pequeno tribunal” com algumas adaptações.

Divida a turma da seguinte forma:

  • Escolha um aluno para ser o juiz e outro o escrivão. Para a função de escrivão selecione um aluno que tenha facilidade para registrar e sistematizar os argumentos.

  • Com o restante da classe forme quatro grupos: promotoria, defesa, conselho de sentença e plenário.

Apresente para os alunos as funções do juiz, do escrivão e dos grupos. Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hNk25bhcrzYgrS2U3PHy9A429kk94hujqeutyzkdzqW5dxGktG6QQ2apDS6/his6-03und05-funcoes-juri-simulado.pdf

Funções

Juiz: responsável pela ordem e prosseguimento do Júri. Ele faz intervenções para que tudo aconteça de maneira organizada e apresenta o veredicto (deverá dizer qual equipe apresentou o argumento mais convincente).

Escrivão: responsável por elaborar um relatório com os argumentos apresentados.

Conselho de Sentença: Avaliar o desempenho da promotoria e defesa.

Plenário: Avaliar o desempenho da promotoria e defesa.

Promotoria: Apresentar argumentos a favor do evolucionismo.

Defesa: Apresentar argumentos em defesa do criacionismo .

Obs: por conta da temática as funções originais da defesa e promotoria em um júri simulado foram adaptadas.

Após a divisão das equipes, apresente a seguinte indagação:

“Criacionismo vs Evolucionismo, qual a origem da vida? ”

Você pode escrevê-la no quadro ou projetá-la.

Todos os alunos devem responder a indagação. No entanto, a equipe da promotoria deve apresentar argumentos a favor do evolucionismo e a equipe de defesa, argumentos a favor do criacionismo.

Para a elaboração dos argumentos ofereça fontes que auxiliem os alunos. Portanto, segue alguns links com materiais que darão esse suporte.

Material para o evolucionismo:

PINTO, Tales dos Santos. Evolucionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/evolucionismo.htm. Acesso 05 de mar de 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. A evolução do homem; Mundo Educação. Disponível em:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-evolucao-homem.htm. Acesso 04 de mar de 2019.

Material para o criacionismo:

FERREIRA, Fabricio Alves. Design Inteligente; Brasil Escola. Disponível em : https://brasilescola.uol.com.br/biologia/design-inteligente.htm. Acesso 07 de mar de 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. Criacionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/criacionismo.htm. Acesso 07 de mar de 2019.

FAITANIN, Paulo. Michael Behe: Intelligent Design. Disponível em: http://www.aquinate.com.br/wp-content/uploads/2016/11/02-Michael-Behe-revisado.pdf. Acesso 07 de mar de 2019.

Os alunos poderão pesquisar essas informações por meio do celular, computador ou biblioteca da escola. As aulas HIS6_03UND03 e HIS6_03UND04 também servirão de base para a elaboração.

É esperado que a promotoria apresente características do evolucionismo, citando as etapas evolutivas, usando como base os achados arqueológicos que denotam ancestrais do ser humano, tais como, Australopithecus, homo habilis, homo erectus, etc.

No que se refere a equipe de defesa a expectativa é que destaquem o criacionismo como uma explicação para a origem que envolve um pilar cultural, atribuindo a origem da vida e, logicamente, do ser humano a um Deus criador ou vários dependendo da cultura de um determinado povo. Eles também poderão valer-se da teoria do Design inteligente para elaborar seus argumentos.

Acompanhe o processo de produção dos argumentos, auxilie os alunos e tire dúvidas eventuais.

Também disponibilize aos alunos que não fazem parte da equipe de Defesa ou Promotoria os materiais de suporte para elaboração das respostas. No entanto, a resposta deles não será direcionada como no caso da promotoria e defesa. Eles poderão optar por qualquer umas teorias que eles acreditem desde que apresentem argumentos.

Para você saber mais: Em temas que geram polêmicas a ferramenta pedagógica júri simulado é uma ótima opção para desenvolver a argumentação, oralidade e tomada decisão. É um instrumento que auxilia decisivamente no protagonismo do aluno. Durante a realização deste tipo de atividade é importante ter em mente que o objetivo não é dizer qual resposta é a “correta”. Segue alguns materiais que lhe darão suporte para a compreensão desta temática.

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: A turma permanecerá da maneira como está dividida. Em seguida, a equipe da promotoria e defesa deve apresentar, oralmente, para o júri os argumentos levantados por seu grupo. Após ouvir as argumentações, o conselho de sentença e o plenário avaliarão o desempenho e escolherão um representante de suas equipes para expor a avaliação. Modelo de ficha avaliativa disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HXfutRVNmTyFJaw7AGvH2AgD4vVSQapgrwADJpk2UtRhaAJ8nJzUdeWrjF4j/his6-03und05-ficha-de-avaliacao.pdf

Você pode projetar, imprimir ou escrever no quadro o modelo de ficha avaliativa para o conselho de sentença e plenário e solicitar que copiem em seus cadernos e façam o preenchimento durante a atividade.

Em uma próxima aula o juiz dará o seu veredicto (Deverá dizer qual equipe apresentou o argumento mais convincente) e o escrivão fará a leitura do relatório que produziu. Atenção, oriente o escrivão a citar os pontos principais das argumentações.

Ao término da leitura do relatório, a turma deve assiná-lo e você poderá fixá-lo no mural da sala.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: A turma permanecerá da maneira como está dividida. Em seguida, a equipe da promotoria e defesa deve apresentar, oralmente, para o júri os argumentos levantados por seu grupo. Após ouvir as argumentações, o conselho de sentença e o plenário avaliarão o desempenho e escolherão um representante de suas equipes para expor a avaliação. Modelo de ficha avaliativa disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HXfutRVNmTyFJaw7AGvH2AgD4vVSQapgrwADJpk2UtRhaAJ8nJzUdeWrjF4j/his6-03und05-ficha-de-avaliacao.pdf

Você pode projetar, imprimir ou escrever no quadro o modelo de ficha avaliativa para o conselho de sentença e plenário e solicitar que copiem em seus cadernos e façam o preenchimento durante a atividade.

Em uma próxima aula o juiz dará o seu veredicto (Deverá dizer qual equipe apresentou o argumento mais convincente) e o escrivão fará a leitura do relatório que produziu. Atenção, oriente o escrivão a citar os pontos principais das argumentações.

Ao término da leitura do relatório, a turma deve assiná-lo e você poderá fixá-lo no mural da sala.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: imagens, quadro, pincel e acessórios teatrais.

Material complementar:

Imagem 01- Criacionismo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nTHxFnVyY7XJCczDrP5DdHgTNGwSqnNwx3dFdrmUPWxDnFPFcYjnRgg3DJz2/his6-03und05-criacionismo.pdf

Imagem 02- Evolucionismo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9SN3cn2BncDKfMSR9MqUEj2hZzVWBJ9dBaEqMh5sPUxqSDk4yzSWtZgYataD/his6-03und05-evolucionismo.pdf

Funções de personagens- Júri simulado

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hNk25bhcrzYgrS2U3PHy9A429kk94hujqeutyzkdzqW5dxGktG6QQ2apDS6/his6-03und05-funcoes-juri-simulado.pdf

Modelo de ficha avaliativa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HXfutRVNmTyFJaw7AGvH2AgD4vVSQapgrwADJpk2UtRhaAJ8nJzUdeWrjF4j/his6-03und05-ficha-de-avaliacao.pdf

Para você saber mais:

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.

A criação de Adão. Europeana Collections. Disponível em : https://www.europeana.eu/portal/pt/record/9200579/vuzbn6pn.html?q=Michelangelo#dcId=1549720352559&p=26. Acesso 09 de Fev de 2019.

PINTO, Tales dos Santos. Evolucionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/evolucionismo.htm. Acesso 05 de mar de 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. A evolução do homem; Mundo Educação. Disponível em:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-evolucao-homem.htm. Acesso 04 de mar de 2019.

FERREIRA, Fabricio Alves. Design Inteligente; Brasil Escola. Disponível em : https://brasilescola.uol.com.br/biologia/design-inteligente.htm. Acesso 07 de mar de 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. Criacionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/criacionismo.htm. Acesso 07 de mar de 2019.

FAITANIN, Paulo. Michael Behe: Intelligent Design. Disponível em: http://www.aquinate.com.br/wp-content/uploads/2016/11/02-Michael-Behe-revisado.pdf. Acesso 07 de mar de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é contrapor as afirmações evolucionistas com as criacionistas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente à classe as imagens que se referem ao criacionismo e o evolucionismo. Imagens disponíveis aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nTHxFnVyY7XJCczDrP5DdHgTNGwSqnNwx3dFdrmUPWxDnFPFcYjnRgg3DJz2/his6-03und05-criacionismo.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9SN3cn2BncDKfMSR9MqUEj2hZzVWBJ9dBaEqMh5sPUxqSDk4yzSWtZgYataD/his6-03und05-evolucionismo.pdf

Elas podem ser projetadas, impressas ou mesmo os alunos poderão acessá-las pelo celular ou computador nos seguintes links:

https://www.europeana.eu/portal/pt/record/9200579/vuzbn6pn.html?q=Michelangelo#dcId=1549720352559&p=26

Peça que, individualmente, observe-as atentamente e responda:

  • Como as imagens narram a origem dos seres humanos? Explique sua resposta.

Nesse momento caminhe pela sala e auxilie os alunos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não fornecer respostas que interrompam o protagonismo do aluno.

Espera-se que recorram ao aprendizado das aulas HIS6_03UND03 e HIS6_03UND04 e percebam que a primeira imagem se refere ao criacionismo e a segunda ao evolucionismo. Na imagem 01 é possível visualizar um ser sobrenatural (Deus) em contato com o ser humano e na 02 ancestrais dos seres humanos dentro de um processo evolutivo.

Caso os alunos não identifiquem esses aspectos, direcione-os realizando perguntas, tais como:

  • Segundo as imagens, como originou-se o ser humano?

A intenção desta atividade é oferecer um contexto para a compreensão do criacionismo e do evolucionismo recorrendo ao conhecimento produzido em aulas anteriores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Nesta etapa você fará uso da ferramenta pedagógica Júri Simulado que consiste em uma estratégia de ensino que transforma a sala de aula em um “pequeno tribunal” com algumas adaptações.

Divida a turma da seguinte forma:

  • Escolha um aluno para ser o juiz e outro o escrivão. Para a função de escrivão selecione um aluno que tenha facilidade para registrar e sistematizar os argumentos.

  • Com o restante da classe forme quatro grupos: promotoria, defesa, conselho de sentença e plenário.

Apresente para os alunos as funções do juiz, do escrivão e dos grupos. Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hNk25bhcrzYgrS2U3PHy9A429kk94hujqeutyzkdzqW5dxGktG6QQ2apDS6/his6-03und05-funcoes-juri-simulado.pdf

Funções

Juiz: responsável pela ordem e prosseguimento do Júri. Ele faz intervenções para que tudo aconteça de maneira organizada e apresenta o veredicto (deverá dizer qual equipe apresentou o argumento mais convincente).

Escrivão: responsável por elaborar um relatório com os argumentos apresentados.

Conselho de Sentença: Avaliar o desempenho da promotoria e defesa.

Plenário: Avaliar o desempenho da promotoria e defesa.

Promotoria: Apresentar argumentos a favor do evolucionismo.

Defesa: Apresentar argumentos em defesa do criacionismo .

Obs: por conta da temática as funções originais da defesa e promotoria em um júri simulado foram adaptadas.

Após a divisão das equipes, apresente a seguinte indagação:

“Criacionismo vs Evolucionismo, qual a origem da vida? ”

Você pode escrevê-la no quadro ou projetá-la.

Todos os alunos devem responder a indagação. No entanto, a equipe da promotoria deve apresentar argumentos a favor do evolucionismo e a equipe de defesa, argumentos a favor do criacionismo.

Para a elaboração dos argumentos ofereça fontes que auxiliem os alunos. Portanto, segue alguns links com materiais que darão esse suporte.

Material para o evolucionismo:

PINTO, Tales dos Santos. Evolucionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/evolucionismo.htm. Acesso 05 de mar de 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. A evolução do homem; Mundo Educação. Disponível em:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-evolucao-homem.htm. Acesso 04 de mar de 2019.

Material para o criacionismo:

FERREIRA, Fabricio Alves. Design Inteligente; Brasil Escola. Disponível em : https://brasilescola.uol.com.br/biologia/design-inteligente.htm. Acesso 07 de mar de 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. Criacionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/criacionismo.htm. Acesso 07 de mar de 2019.

FAITANIN, Paulo. Michael Behe: Intelligent Design. Disponível em: http://www.aquinate.com.br/wp-content/uploads/2016/11/02-Michael-Behe-revisado.pdf. Acesso 07 de mar de 2019.

Os alunos poderão pesquisar essas informações por meio do celular, computador ou biblioteca da escola. As aulas HIS6_03UND03 e HIS6_03UND04 também servirão de base para a elaboração.

É esperado que a promotoria apresente características do evolucionismo, citando as etapas evolutivas, usando como base os achados arqueológicos que denotam ancestrais do ser humano, tais como, Australopithecus, homo habilis, homo erectus, etc.

No que se refere a equipe de defesa a expectativa é que destaquem o criacionismo como uma explicação para a origem que envolve um pilar cultural, atribuindo a origem da vida e, logicamente, do ser humano a um Deus criador ou vários dependendo da cultura de um determinado povo. Eles também poderão valer-se da teoria do Design inteligente para elaborar seus argumentos.

Acompanhe o processo de produção dos argumentos, auxilie os alunos e tire dúvidas eventuais.

Também disponibilize aos alunos que não fazem parte da equipe de Defesa ou Promotoria os materiais de suporte para elaboração das respostas. No entanto, a resposta deles não será direcionada como no caso da promotoria e defesa. Eles poderão optar por qualquer uma das teorias que eles acreditem desde que apresentem argumentos.

Para você saber mais: Em temas que geram polêmicas a ferramenta pedagógica júri simulado é uma ótima opção para desenvolver a argumentação, oralidade e tomada decisão. É um instrumento que auxilia decisivamente no protagonismo do aluno. Durante a realização deste tipo de atividade é importante ter em mente que o objetivo não é dizer qual resposta é a “correta”. Segue alguns materiais que darão suporte para a compreensão desta temática.

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa você fará uso da ferramenta pedagógica Júri Simulado que consiste em uma estratégia de ensino que transforma a sala de aula em um “pequeno tribunal” com algumas adaptações.

Divida a turma da seguinte forma:

  • Escolha um aluno para ser o juiz e outro o escrivão. Para a função de escrivão selecione um aluno que tenha facilidade para registrar e sistematizar os argumentos.

  • Com o restante da classe forme quatro grupos: promotoria, defesa, conselho de sentença e plenário.

Apresente para os alunos as funções do juiz, do escrivão e dos grupos. Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hNk25bhcrzYgrS2U3PHy9A429kk94hujqeutyzkdzqW5dxGktG6QQ2apDS6/his6-03und05-funcoes-juri-simulado.pdf

Funções

Juiz: responsável pela ordem e prosseguimento do Júri. Ele faz intervenções para que tudo aconteça de maneira organizada e apresenta o veredicto (deverá dizer qual equipe apresentou o argumento mais convincente).

Escrivão: responsável por elaborar um relatório com os argumentos apresentados.

Conselho de Sentença: Avaliar o desempenho da promotoria e defesa.

Plenário: Avaliar o desempenho da promotoria e defesa.

Promotoria: Apresentar argumentos a favor do evolucionismo.

Defesa: Apresentar argumentos em defesa do criacionismo .

Obs: por conta da temática as funções originais da defesa e promotoria em um júri simulado foram adaptadas.

Após a divisão das equipes, apresente a seguinte indagação:

“Criacionismo vs Evolucionismo, qual a origem da vida? ”

Você pode escrevê-la no quadro ou projetá-la.

Todos os alunos devem responder a indagação. No entanto, a equipe da promotoria deve apresentar argumentos a favor do evolucionismo e a equipe de defesa, argumentos a favor do criacionismo.

Para a elaboração dos argumentos ofereça fontes que auxiliem os alunos. Portanto, segue alguns links com materiais que darão esse suporte.

Material para o evolucionismo:

PINTO, Tales dos Santos. Evolucionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/evolucionismo.htm. Acesso 05 de mar de 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. A evolução do homem; Mundo Educação. Disponível em:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/a-evolucao-homem.htm. Acesso 04 de mar de 2019.

Material para o criacionismo:

FERREIRA, Fabricio Alves. Design Inteligente; Brasil Escola. Disponível em : https://brasilescola.uol.com.br/biologia/design-inteligente.htm. Acesso 07 de mar de 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. Criacionismo; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/criacionismo.htm. Acesso 07 de mar de 2019.

FAITANIN, Paulo. Michael Behe: Intelligent Design. Disponível em: http://www.aquinate.com.br/wp-content/uploads/2016/11/02-Michael-Behe-revisado.pdf. Acesso 07 de mar de 2019.

Os alunos poderão pesquisar essas informações por meio do celular, computador ou biblioteca da escola. As aulas HIS6_03UND03 e HIS6_03UND04 também servirão de base para a elaboração.

É esperado que a promotoria apresente características do evolucionismo, citando as etapas evolutivas, usando como base os achados arqueológicos que denotam ancestrais do ser humano, tais como, Australopithecus, homo habilis, homo erectus, etc.

No que se refere a equipe de defesa a expectativa é que destaquem o criacionismo como uma explicação para a origem que envolve um pilar cultural, atribuindo a origem da vida e, logicamente, do ser humano a um Deus criador ou vários dependendo da cultura de um determinado povo. Eles também poderão valer-se da teoria do Design inteligente para elaborar seus argumentos.

Acompanhe o processo de produção dos argumentos, auxilie os alunos e tire dúvidas eventuais.

Também disponibilize aos alunos que não fazem parte da equipe de Defesa ou Promotoria os materiais de suporte para elaboração das respostas. No entanto, a resposta deles não será direcionada como no caso da promotoria e defesa. Eles poderão optar por qualquer umas teorias que eles acreditem desde que apresentem argumentos.

Para você saber mais: Em temas que geram polêmicas a ferramenta pedagógica júri simulado é uma ótima opção para desenvolver a argumentação, oralidade e tomada decisão. É um instrumento que auxilia decisivamente no protagonismo do aluno. Durante a realização deste tipo de atividade é importante ter em mente que o objetivo não é dizer qual resposta é a “correta”. Segue alguns materiais que lhe darão suporte para a compreensão desta temática.

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

CRUZ, Marcelo Silveira da. Mitos-suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Disponível em : http://ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso 30 de Jan de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: A turma permanecerá da maneira como está dividida. Em seguida, a equipe da promotoria e defesa deve apresentar, oralmente, para o júri os argumentos levantados por seu grupo. Após ouvir as argumentações, o conselho de sentença e o plenário avaliarão o desempenho e escolherão um representante de suas equipes para expor a avaliação. Modelo de ficha avaliativa disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HXfutRVNmTyFJaw7AGvH2AgD4vVSQapgrwADJpk2UtRhaAJ8nJzUdeWrjF4j/his6-03und05-ficha-de-avaliacao.pdf

Você pode projetar, imprimir ou escrever no quadro o modelo de ficha avaliativa para o conselho de sentença e plenário e solicitar que copiem em seus cadernos e façam o preenchimento durante a atividade.

Em uma próxima aula o juiz dará o seu veredicto (Deverá dizer qual equipe apresentou o argumento mais convincente) e o escrivão fará a leitura do relatório que produziu. Atenção, oriente o escrivão a citar os pontos principais das argumentações.

Ao término da leitura do relatório, a turma deve assiná-lo e você poderá fixá-lo no mural da sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: A turma permanecerá da maneira como está dividida. Em seguida, a equipe da promotoria e defesa deve apresentar, oralmente, para o júri os argumentos levantados por seu grupo. Após ouvir as argumentações, o conselho de sentença e o plenário avaliarão o desempenho e escolherão um representante de suas equipes para expor a avaliação. Modelo de ficha avaliativa disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HXfutRVNmTyFJaw7AGvH2AgD4vVSQapgrwADJpk2UtRhaAJ8nJzUdeWrjF4j/his6-03und05-ficha-de-avaliacao.pdf

Você pode projetar, imprimir ou escrever no quadro o modelo de ficha avaliativa para o conselho de sentença e plenário e solicitar que copiem em seus cadernos e façam o preenchimento durante a atividade.

Em uma próxima aula o juiz dará o seu veredicto (Deverá dizer qual equipe apresentou o argumento mais convincente) e o escrivão fará a leitura do relatório que produziu. Atenção, oriente o escrivão a citar os pontos principais das argumentações.

Ao término da leitura do relatório, a turma deve assiná-lo e você poderá fixá-lo no mural da sala.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano :

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano