Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre o consumismo das sociedades no decorrer do século XX.
Agende uma videoconferência e, antes de mostrar os slides ou fazer os questionamentos propostos no Objetivo, abra uma discussão com a turma sobre o que eles gostam de consumir, o que desejam comprar e ter. Em seguida, faça as perguntas do Objeto e conduza a aula com as orientações definidas.
Problematização
Envie, antecipadamente, todo o material (texto e as orientações para que os alunos manipulem o material e tenham embasamento para facilitar o momento de discussão).
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa.
Caso ache interessante, envie os links a seguir que mostram como as pessoas reagem quando o consumismo toma conta - link 1 (disponível aqui) e link 2 (disponível aqui). Você pode substituir estes links por situações que aconteceram/acontecem em sua cidade.
Sistematização
A atividade proposta nesta etapa deverá ser divida em três momentos para a execução:
- Em um momento assíncrono, defina os grupos e envie a cada grupo o material necessário para análise e para os alunos se prepararem para o momento do debate.
- Em um momento síncrono, onde os acontecerá o debate, agende uma videoconferência.
- Em um último momento, de forma assíncrona, os alunos construirão o painel proposto nesta etapa.
Você pode indicar aos alunos que façam a atividade com os recursos que possuem, ou indicar digitais, como Word, PowerPoint e Padlet. Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem os painéis e conversem um pouco sobre o que aprenderam com esse tema. Neste momento, seja mediador e norteador para um aprendizado efetivo.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, fazendo uma análise crítica sobre como é a forma de consumo que praticam e se é possível fazer adaptações para atingir um consumo consciente.