17170
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Sociedade e consumo: da necessidade ao consumismo

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Sociedade e consumo: da necessidade ao consumismo

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, computador, folhas de papel branco, canetas hidrográficas, lápis de cor.

Material complementar:

A sociedade de consumo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8kRwkGHr8bU8MaxwtqsaAF4T2ttJvMTU7G63rSYrH7RCDVSv5DT5Xwgf82h9/his5-09und02-a-sociedade-de-consumo.pdf

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: leia esse slide para os alunos de forma que os levem a refletir sobre o consumo no seu cotidiano. Fazer os seguintes questionamentos:

  • O que é consumo?
  • Por que precisamos consumir?
  • Temos a necessidade de estar sempre consumindo?

Para você saber mais: É importante saber diferenciar consumismo de materialismo. Para isso sugiro a leitura de:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete esse slide para os alunos e faça uma leitura de imagens com a turma.

  • Celular ou smartphone - o celular hoje se torna um produto de desejo da maioria das pessoas, sejam elas adultos, crianças ou idosos, é algo que foi incorporado ao cotidiano e não há vislumbre de vida social sem ele. Imagem disponível em: Banco de imagens.
  • Coleção de relógios - a imagem reflete uma noção exagerada do consumo, um mesmo modelo de relógio mas com cores variadas, o que chamamos de coleção. O que de fato leva uma pessoa a possuir tanto objetos “iguais”? Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/89564. Acesso em 21 de março de 2019.
  • Cupom fiscal - a imagem representa um cupom fiscal de compra de vários produtos, e mostra que a compra foi extensa. Seria possível definir quais os motivos dessa compra? Disponível em: https://pxhere.com/es/photo/704023. Acesso em 21 de março de 2019.
  • Homem pulando de alegria com sacolas - o ato de consumir hoje constitui mais do que uma necessidade, mas também uma realização emocional, muitas pessoas conseguem aliar a sua felicidade ao seu poder de compra. Disponível em: https://www.publicdomainpictures.net/pt/view-image.php?image=246385&picture=homem-presente-felicidade. Acesso em 21 de março de 2019.
  • Mulher com várias sacolas - na sociedade moderna a mulher é considerada um símbolo do consumo exagerado, porque as mulheres têm muitos sapatos, coleções de acessórios e maquiagens. E a imagem reflete mais uma vez a alegria em estar comprando. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/mulher-fazer-compras-compras-feliz-169286/. Acesso em 21 de março de 2019.

É possível optar por trazer objetos que representam desejos de consumo dos alunos de sua turma. Ou ainda propor aos alunos uma exposição de objetos que eles gostem de comprar.

Para você saber mais:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e entregue o material complementar impresso.

A sociedade de consumo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8kRwkGHr8bU8MaxwtqsaAF4T2ttJvMTU7G63rSYrH7RCDVSv5DT5Xwgf82h9/his5-09und02-a-sociedade-de-consumo.pdf

A proposta dessa atividade é fazer uma leitura crítica sobre como acontecimentos do início do século XX afetaram a forma de consumir das sociedades modernas. O aluno deverá perceber qual o motivo do crescimento exagerado do consumo.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: essa atividade terá dois momentos:

  • Primeiro momento (10 minutos) - Discussão em forma de debate - divida a turma em dois grandes grupos, um grupo vai defender a forma de consumo do mercado capitalista e o segundo grupo vai defender um consumo consciente. Orienta os alunos a levantarem argumentos consistentes para o debate.
  • Segundo momento (10 minutos) - Elaboração de um painel sobre o consumo consciente - a elaboração desse painel terá como base a imagem do lixo gerado pelo consumismo exagerado, e os alunos devem pensar numa forma de como trabalhar o consumo consciente.

Para a elaboração do painel os alunos podem acessar a internet para pesquisarem sobre campanhas já publicadas sobre o consumo consciente.

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, computador, folhas de papel branco, canetas hidrográficas, lápis de cor.

Material complementar:

A sociedade de consumo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8kRwkGHr8bU8MaxwtqsaAF4T2ttJvMTU7G63rSYrH7RCDVSv5DT5Xwgf82h9/his5-09und02-a-sociedade-de-consumo.pdf

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: leia esse slide para os alunos de forma que os levem a refletir sobre o consumo no seu cotidiano. Fazer os seguintes questionamentos:

  • O que é consumo?
  • Por que precisamos consumir?
  • Temos a necessidade de estar sempre consumindo?

Para você saber mais: É importante saber diferenciar consumismo de materialismo. Para isso sugiro a leitura de:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete esse slide para os alunos e faça uma leitura de imagens com a turma.

  • Celular ou smartphone - o celular hoje se torna um produto de desejo da maioria das pessoas, sejam elas adultos, crianças ou idosos, é algo que foi incorporado ao cotidiano e não há vislumbre de vida social sem ele. Imagem disponível em: Banco de imagens.
  • Coleção de relógios - a imagem reflete uma noção exagerada do consumo, um mesmo modelo de relógio mas com cores variadas, o que chamamos de coleção. O que de fato leva uma pessoa a possuir tanto objetos “iguais”? Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/89564. Acesso em 21 de março de 2019.
  • Cupom fiscal - a imagem representa um cupom fiscal de compra de vários produtos, e mostra que a compra foi extensa. Seria possível definir quais os motivos dessa compra? Disponível em: https://pxhere.com/es/photo/704023. Acesso em 21 de março de 2019.
  • Homem pulando de alegria com sacolas - o ato de consumir hoje constitui mais do que uma necessidade, mas também uma realização emocional, muitas pessoas conseguem aliar a sua felicidade ao seu poder de compra. Disponível em: https://www.publicdomainpictures.net/pt/view-image.php?image=246385&picture=homem-presente-felicidade. Acesso em 21 de março de 2019.
  • Mulher com várias sacolas - na sociedade moderna a mulher é considerada um símbolo do consumo exagerado, porque as mulheres têm muitos sapatos, coleções de acessórios e maquiagens. E a imagem reflete mais uma vez a alegria em estar comprando. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/mulher-fazer-compras-compras-feliz-169286/. Acesso em 21 de março de 2019.

É possível optar por trazer objetos que representam desejos de consumo dos alunos de sua turma. Ou ainda propor aos alunos uma exposição de objetos que eles gostem de comprar.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e entregue o material complementar impresso.

A sociedade de consumo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8kRwkGHr8bU8MaxwtqsaAF4T2ttJvMTU7G63rSYrH7RCDVSv5DT5Xwgf82h9/his5-09und02-a-sociedade-de-consumo.pdf

A proposta dessa atividade é fazer uma leitura crítica sobre como acontecimentos do início do século XX afetaram a forma de consumir das sociedades modernas. O aluno deverá perceber qual o motivo do crescimento exagerado do consumo.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: essa atividade terá dois momentos:

  • Primeiro momento (10 minutos) - Discussão em forma de debate - divida a turma em dois grandes grupos, um grupo vai defender a forma de consumo do mercado capitalista e o segundo grupo vai defender um consumo consciente. Orienta os alunos a levantarem argumentos consistentes para o debate.
  • Segundo momento (10 minutos) - Elaboração de um painel sobre o consumo consciente - a elaboração desse painel terá como base a imagem do lixo gerado pelo consumismo exagerado, e os alunos devem pensar numa forma de como trabalhar o consumo consciente.

Para a elaboração do painel os alunos podem acessar a internet para pesquisarem sobre campanhas já publicadas sobre o consumo consciente.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano