17169
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - O bullying e seu impacto na vida em sociedade

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre O bullying e seu impacto na vida em sociedade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que ações de bullying favorecem a divisão e a disseminação de conceitos errados dentro de uma sociedade.

Agende uma videoconferência e compartilhe com os alunos os slides propostos para a discussão, e exiba o vídeo. Siga as orientações definidas para esta etapa.

Posteriormente, você pode enviar todo o material usado nesta etapa (imagens e links), para que os alunos façam a reflexão e análise sobre o tema.

Problematização
Envie, antecipadamente, todos o material (texto, links e as orientações para que os alunos manipulem o material e tenham embasamento para facilitar o momento de discussão).

Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa.

Sistematização
Envie o material do jogo 'Eu penso sobre bullying" para que os alunos façam a confecção e joguem com a família.

Agende uma videoconferência, posteriormente, para que os alunos conversem um pouco mais sobre o tema, sobre como foi trabalhar junto com a família (através do jogo) e se, a partir deste aprendizado, terão posturas diferentes. Neste momento, seja mediador e norteador para um aprendizado efetivo.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, construindo o jogo de tabuleiro, jogando com os alunos e abrindo um espaço para dialogarem sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_09UND01

(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas