Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno de classe ou uma folha para registro. Lápis grafite e de colorir.
Para você saber mais: Memória, cultura e poder na sociedade do esquecimento.
Disponível em <http://www.lite.fe.unicamp.br/revista/vonsimson.html > Acesso em 12/03/2019.
Patrimônio cultural. Disponível em <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/cultural-heritage/ > Acesso em 12/03/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete esse slide aos alunos e faça uma leitura coletiva do objetivo: a importância da memória e da manutenção dela para a preservação da cultura.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Divida os alunos antecipadamente em grupos de quatro alunos para essa aula e peça a eles para montarem em casa uma caixa com objetos, fotografias, livros, brinquedos que representem uma história, algum fato importante em sua vida. Em sala de aula, projete esse slide aos alunos que representa memórias, vivências que são significativas. Em seguida recolha as caixas e troque as caixas entre os grupos. Quando os alunos receberem as caixas, peça a eles que levante hipóteses sobre os objetos da caixa. Aquele objeto representa qual memória? Uma viagem? Uma brincadeira? Momentos com sua família? Amizade? Peça para os alunos lerem suas hipóteses e quando terminarem, o grupo que montou aquela caixa contará sua memória sobre os objetos, a importância dos objetos como lembrança de algum acontecimento, momento especial.
Se os alunos não puderem levar os materiais solicitados, peça as eles que os represente em forma de desenho. O importante é que todos participem e partilhem suas memórias.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Problematizar com os alunos memória individual da pessoa no primeiro slide. E a memória coletiva aqui representada com o quadro Independência ou morte de Pedro Américo a estátua de poeta Carlos Drummond de Andrade, e o Quilombo dos Palmares, um dos maiores quilombos que representa a resistência a escravidão, que podem ser registradas em forma de música, danças, poema, imagens, construções, fotografias, estátuas, brinquedos.
Qual a importância da memória coletiva para a formação de um patrimônio? E a do registro para a preservação da memória? Além do registro de que outra forma podemos saber das memórias? É importante que os alunos entendam que a memória pode ser registrada por fontes escritas e também através da oralidade, da história oral. Conduza para que os alunos percebam que os objetos que eles trouxeram são registros materiais que representam a memória e a história que os alunos contaram é um registro oral da memória.
Para você saber mais: Patrimônio cultural. Disponível em <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/cultural-heritage/ > Acesso em 12/03/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Diferencie o registro de sua memória que é individual, pessoal, com o registro de memórias de um grupo de pessoas e como isso vai contribuir para a preservação da memória coletiva.
A primeira imagem é um registro de memória pessoal, individual, como momentos com a família. A segunda imagem retrata o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte, interior de São Paulo, que é um registro de uma memória coletiva.
A memória de um povo está na língua, modo de fazer, se relacionar, suas vivências. Relacionar o indivíduo como parte do coletivo. Memórias para as gerações futuras. Relação passado, presente e futuro.
Peça para os alunos desenharem uma memória coletiva, que faz parte da história do lugar que ele vive, uma praça, igreja, parque, monumento. Ao final faça a comparação do registro da memória individual com a memória coletiva, produzida pelos alunos.
Para você saber mais: Memória, cultura e poder na sociedade do esquecimento. Disponível em <http://www.lite.fe.unicamp.br/revista/vonsimson.html > Acesso em 12/03/2019.