Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reconheçam a importância da memória de um povo para a manutenção e preservação de sua cultura.
Altere a proposta de os alunos montarem uma caixa de memória pela construção de um arquivo contendo fotos dos objetos, fotografias de quando eram mais novos, livros, brinquedos e pequenos textos (escritos em tiras de papel) sobre algum fato importante. Todo este material não poderá ser nominado. Assim que o arquivo estiver pronto, os alunos deverão enviar para seu whatsapp ou e-mail. Você deve enviar aleatoriamente estes arquivos para os alunos, pedir que eles observem o material enviado e levantem hipóteses sobre a história da pessoa que possui/possui aquelas referências. A partir daqui, dê sequência ao que está definido nesta etapa.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas.
Caso ache interessante, envie para os alunos o link (disponível aqui) para ilustrar um pouco mais esse tema.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa, mas faça-a de forma assíncrona, dando maior tempo para os alunos elaborarem a atividade proposta. Agende uma videoconferência para que socializem o trabalho executado e o que aprenderam, mas se coloque como mediador e norteador destas socializações.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que a família se envolva na produção trabalho, contribuindo com detalhes sobre a história da cidade onde moram e do lugar escolhido pelo aluno para representar.
Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta
Código: HIS5_07UND10
(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
AULA 01
AULA 08
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes