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Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Importantes figuras religiosas

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Importantes figuras religiosas

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Ferreira Bustamante Fonseca

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesse plano os alunos irão entrar em contato com a biografia de algumas figuras religiosas importantes. Irão identificar quais os papéis delas dentro das religiões e a sua relação com o divino que dá forma para essas religiões.

Materiais necessários: Papel para a elaboração do cartão ou post- its, canetas e uma fita para colar.

Material complementar:

Fichas de biografias: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/djgDUSzVFBvWRVDGx5wvR6DbBFV6T5WnvRsAWg64G9qvbmknnB2wdCRnmdbd/his5-03und04-biografias.pdf

Modelos para os cartões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8QXD8f3f4RkUmWYcD46wfsZucscrz5mSMEZhEas9kHPj7FwB3BhC4NJwWV9j/his5-03und04-modelo-tabela.pdf

Para você saber mais:

  • Para esse plano foram utilizados os livros:

GAARDER, Jostein. O livro das religiões, São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.

  • Além deles você também pode encontrar boas informações e dados bibliográficos nas seguintes obras:

WILKINSON, Philip O livro Ilustrado das religiões: o fascinante universo das crenças e doutrinas que acompanham os homens através dos tempos. São Paulo: Publifolha, 2000

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a aula para os alunos dizendo que vocês irão conhecer a história de alguns importante líderes religiosos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.

Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.

Na ordem dos slides as imagens correspondem a:

Martinho Lutero - fundação do protestantismo

Jesus Cristo - cristianismo

Maomé - islamismo

Mãe Meninha do Gantois - umbanda

Confúcio - confucionismo

Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.

Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.

Na ordem dos slides as imagens correspondem a:

Martinho Lutero - fundação do protestantismo

Jesus Cristo - cristianismo

Maomé - islamismo

Mãe Meninha do Gantois - umbanda

Confúcio - confucionismo

Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.

Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.

Na ordem dos slides as imagens correspondem a:

Martinho Lutero - fundação do protestantismo

Jesus Cristo - cristianismo

Maomé - islamismo

Mãe Meninha do Gantois - umbanda

Confúcio - confucionismo

Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.

Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.

Na ordem dos slides as imagens correspondem a:

Martinho Lutero - fundação do protestantismo

Jesus Cristo - cristianismo

Maomé - islamismo

Mãe Meninha do Gantois - umbanda

Confúcio - confucionismo

Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.

Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.

Na ordem dos slides as imagens correspondem a:

Martinho Lutero - fundação do protestantismo

Jesus Cristo - cristianismo

Maomé - islamismo

Mãe Meninha do Gantois - umbanda

Confúcio - confucionismo

Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Diga que nessa aula eles irão analisar a biografia dessas importantes figuras para a religião católica, judaica, islâmica, budista e confucionista. Explique que biografias são textos que contam a vida das pessoas, o que elas fizeram enquanto vivas, onde nasceram e quando morreram, entre outros aspectos do cotidiano delas. Para isso, forme cinco grupos na sala. Cada um deles deve receber uma das fichas disponíveis nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/djgDUSzVFBvWRVDGx5wvR6DbBFV6T5WnvRsAWg64G9qvbmknnB2wdCRnmdbd/his5-03und04-biografias.pdf

Peça para que eles destaquem no texto o nome do dono da biografia estudada, a época e o local em que nasceu e viveu. As perguntas das fichas não precisam ser registradas. Elas servem para que eles debatam sobre as informações discutidas no texto. Deixe que eles leiam e discutam por 10 minutos. Inicie um debate coletivo, perguntando se todos os homens cujas imagens foram vistas nos slides foram contempladas. Peça para que os grupos falem um pouco do que foi debatido frente às questões. É essencial garantir a habilidade oral dos alunos, por isso é interessante que todos possam falar e que você controle o tempo de cada exposição.

Faça pontuações e problematizações também. Nos ensinamentos de Confúcio encontramos a relação da política com a religião, e a função reguladora que podemos encontrar nos movimentos religiosos. Pode relacionar também a ideia de Jesus como um judeu revolucionário, que desejava contrariar as regras. Além de se relacionarem com a política, as religiões também se relacionavam entre si, como no caso do cristianismo, judaísmo e islamismo. Essa relação se deve a trocas entre os habitantes das regiões onde nasceram essas religiões. Para encerrar a reflexão, pergunte como o budismo se relaciona com esses aspectos sociais e políticos. Diga que o desprendimento da vida material é a base do budismo, que não se liga com o que vivemos na terra, mas com o que trazemos de nossas vidas passadas. Por isso muitos dizem que o budismo pode ser considerado mais como uma filosofia do que como uma religião, pois cada um constrói um caminho para chegar à felicidade, sem seguir regras de comportamento. Conte que o confucionismo também é considerado como uma filosofia por alguns estudiosos, e pergunte porque. Diga que a inexistência de um deus para os confucionistas faz com que as consequências de nossas ações sejam nossa responsabilidade, e não de algo externo a nós.

Para encerrar essa aula, pergunte em quais textos podemos encontrar a palavra profeta, e o que eles acham que ela significa. Explique que entre as religiões monoteístas, os profetas são uma forma de se ligar com o divino, com Deus. Eles são intermediários que trazem a verdade de Deus para a Terra, e por isso essas religiões precisam de leis. As leis permitem que nós, humanos, tenhamos uma vida tranquila, seguindo as ordens de Deus e sendo protegidos por ele.

Nesse aula é possível analisar coletivamente ou individualmente as biografias. Caso ache mais proveitoso para sua turma, organize as informações dos textos em slides e discuta as questões coletivamente. Você pode ainda utilizar essas informações das biografias pedindo para que os alunos façam registro das respostas, ou propondo um registro comparativo entre duas ou mais biografias. É possível criar muitas estratégias para essa parte da aula, que pode ser feita inclusive sem o apoio audiovisual. Caso tenha em sua escola um espaço onde é possível sentar com os alunos em roda essa é uma boa oportunidade. As rodas de conversa são ideais para que os alunos aprendam a respeitar as opiniões e momentos de fala dos colegas, trabalhando não só a habilidade oral como também o respeito.

Para você saber mais:

  • Para saber mais sobre a origem dessas religiões sugerimos as obras:

GAARDER, Jostein. O livro das religiões, São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Diga que nessa aula eles irão analisar a biografia dessas importantes figuras para a religião católica, judaica, islâmica, budista e confucionista. Explique que biografias são textos que contam a vida das pessoas, o que elas fizeram enquanto vivas, onde nasceram e quando morreram, entre outros aspectos do cotidiano delas. Para isso, forme cinco grupos na sala. Cada um deles deve receber uma das fichas disponíveis nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/djgDUSzVFBvWRVDGx5wvR6DbBFV6T5WnvRsAWg64G9qvbmknnB2wdCRnmdbd/his5-03und04-biografias.pdf

Peça para que eles destaquem no texto o nome do dono da biografia estudada, a época e o local em que nasceu e viveu. As perguntas das fichas não precisam ser registradas. Elas servem para que eles debatam sobre as informações discutidas no texto. Deixe que eles leiam e discutam por 10 minutos. Inicie um debate coletivo, perguntando se todos os homens cujas imagens foram vistas nos slides foram contempladas. Peça para que os grupos falem um pouco do que foi debatido frente às questões. É essencial garantir a habilidade oral dos alunos, por isso é interessante que todos possam falar e que você controle o tempo de cada exposição.

Faça pontuações e problematizações também. Nos ensinamentos de Confúcio encontramos a relação da política com a religião, e a função reguladora que podemos encontrar nos movimentos religiosos. Pode relacionar também a ideia de Jesus como um judeu revolucionário, que desejava contrariar as regras. Além de se relacionarem com a política, as religiões também se relacionavam entre si, como no caso do cristianismo, judaísmo e islamismo. Essa relação se deve a trocas entre os habitantes das regiões onde nasceram essas religiões. Para encerrar a reflexão, pergunte como o budismo se relaciona com esses aspectos sociais e políticos. Diga que o desprendimento da vida material é a base do budismo, que não se liga com o que vivemos na terra, mas com o que trazemos de nossas vidas passadas. Por isso muitos dizem que o budismo pode ser considerado mais como uma filosofia do que como uma religião, pois cada um constrói um caminho para chegar à felicidade, sem seguir regras de comportamento. Conte que o confucionismo também é considerado como uma filosofia por alguns estudiosos, e pergunte porque. Diga que a inexistência de um deus para os confucionistas faz com que as consequências de nossas ações sejam nossa responsabilidade, e não de algo externo a nós.

Para encerrar essa aula, pergunte em quais textos podemos encontrar a palavra profeta, e o que eles acham que ela significa. Explique que entre as religiões monoteístas, os profetas são uma forma de se ligar com o divino, com Deus. Eles são intermediários que trazem a verdade de Deus para a Terra, e por isso essas religiões precisam de leis. As leis permitem que nós, humanos, tenhamos uma vida tranquila, seguindo as ordens de Deus e sendo protegidos por ele.

Nesse aula é possível analisar coletivamente ou individualmente as biografias. Caso ache mais proveitoso para sua turma, organize as informações dos textos em slides e discuta as questões coletivamente. Você pode ainda utilizar essas informações das biografias pedindo para que os alunos façam registro das respostas, ou propondo um registro comparativo entre duas ou mais biografias. É possível criar muitas estratégias para essa parte da aula, que pode ser feita inclusive sem o apoio audiovisual. Caso tenha em sua escola um espaço onde é possível sentar com os alunos em roda essa é uma boa oportunidade. As rodas de conversa são ideais para que os alunos aprendam a respeitar as opiniões e momentos de fala dos colegas, trabalhando não só a habilidade oral como também o respeito.

Para você saber mais:

  • Para saber mais sobre a origem dessas religiões sugerimos as obras:

GAARDER, Jostein. O livro das religiões, São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Através do mapa, construa um painel com informações sucintas sobre as biografias estudadas. Através das informações, cada grupo deve criar uma pequena ficha (tamanho de um cartão para que não fique difícil visualizar, caso queira um modelo pode acessar esse link e imprimir essa página: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8QXD8f3f4RkUmWYcD46wfsZucscrz5mSMEZhEas9kHPj7FwB3BhC4NJwWV9j/his5-03und04-modelo-tabela.pdf ) com informações sobre a pesquisa.

Fatores como o nome da pessoa estudada, a época em que viveu e a corrente religiosa a qual pertence são interessantes. Depois disso, peça para que cada grupo localize no mapa onde eles nasceram e fixe o cartão no local. Como o mapa estará projetado no slide você pode fixar o cartão nessa tela “virtual”. Discuta como as religiões monoteístas estudadas tem origem em locais próximos, assim como o budismo e o confucionismo se localizam no oriente. Explique que esses dois grupos de vertentes religiosas influenciaram umas às outras com o passar a história desses lugares, e por isso tem aspectos similares.

Você pode fazer a atividade pedindo para que os alunos ilustrem alguma passagem interessante do texto no cartão. Caso tenha um mapa-múndi como recurso em sua escola é interessante também apresentá-lo aos alunos.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesse plano os alunos irão entrar em contato com a biografia de algumas figuras religiosas importantes. Irão identificar quais os papéis delas dentro das religiões e a sua relação com o divino que dá forma para essas religiões.

Materiais necessários: Papel para a elaboração do cartão ou post- its, canetas e uma fita para colar.

Material complementar:

Fichas de biografias: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/djgDUSzVFBvWRVDGx5wvR6DbBFV6T5WnvRsAWg64G9qvbmknnB2wdCRnmdbd/his5-03und04-biografias.pdf

Modelos para os cartões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8QXD8f3f4RkUmWYcD46wfsZucscrz5mSMEZhEas9kHPj7FwB3BhC4NJwWV9j/his5-03und04-modelo-tabela.pdf

Para você saber mais:

  • Para esse plano foram utilizados os livros:

GAARDER, Jostein. O livro das religiões, São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.

  • Além deles você também pode encontrar boas informações e dados bibliográficos nas seguintes obras:

WILKINSON, Philip O livro Ilustrado das religiões: o fascinante universo das crenças e doutrinas que acompanham os homens através dos tempos. São Paulo: Publifolha, 2000

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a aula para os alunos dizendo que vocês irão conhecer a história de alguns importante líderes religiosos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.

Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.

Na ordem dos slides as imagens correspondem a:

Martinho Lutero - fundação do protestantismo

Jesus Cristo - cristianismo

Maomé - islamismo

Mãe Meninha do Gantois - umbanda

Confúcio - confucionismo

Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.

Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.

Na ordem dos slides as imagens correspondem a:

Martinho Lutero - fundação do protestantismo

Jesus Cristo - cristianismo

Maomé - islamismo

Mãe Meninha do Gantois - umbanda

Confúcio - confucionismo

Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.

Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.

Na ordem dos slides as imagens correspondem a:

Martinho Lutero - fundação do protestantismo

Jesus Cristo - cristianismo

Maomé - islamismo

Mãe Meninha do Gantois - umbanda

Confúcio - confucionismo

Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.

Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.

Na ordem dos slides as imagens correspondem a:

Martinho Lutero - fundação do protestantismo

Jesus Cristo - cristianismo

Maomé - islamismo

Mãe Meninha do Gantois - umbanda

Confúcio - confucionismo

Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie esta aula perguntando aos alunos se eles já viram essas imagens e o que elas representam. Não diga se eles acertaram, caso falem que elas são representações de Buda. Pergunte aos alunos: essas imagens representam uma pessoa? É um deus ou um santo? Qual a sua história? Ele existiu? Deixe que eles tragam as informações que conhecem sobre o tema, problematizando a figura de Buda e seu caráter místico. Explique para os alunos que essa é uma imagem de Buda, um importante líder das fundações da religião budista. Mostre os próximos slides, perguntando se eles são capazes de reconhecer quem está representado nessas imagens.

Pergunte se eles conseguem relacionar essas pessoas com alguma religião.

Na ordem dos slides as imagens correspondem a:

Martinho Lutero - fundação do protestantismo

Jesus Cristo - cristianismo

Maomé - islamismo

Mãe Meninha do Gantois - umbanda

Confúcio - confucionismo

Caso queira facilitar a investigação dos alunos nomeie as pessoas representadas, pedindo para que eles identifiquem somente a quais religiões eles se relacionam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Diga que nessa aula eles irão analisar a biografia dessas importantes figuras para a religião católica, judaica, islâmica, budista e confucionista. Explique que biografias são textos que contam a vida das pessoas, o que elas fizeram enquanto vivas, onde nasceram e quando morreram, entre outros aspectos do cotidiano delas. Para isso, forme cinco grupos na sala. Cada um deles deve receber uma das fichas disponíveis nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/djgDUSzVFBvWRVDGx5wvR6DbBFV6T5WnvRsAWg64G9qvbmknnB2wdCRnmdbd/his5-03und04-biografias.pdf

Peça para que eles destaquem no texto o nome do dono da biografia estudada, a época e o local em que nasceu e viveu. As perguntas das fichas não precisam ser registradas. Elas servem para que eles debatam sobre as informações discutidas no texto. Deixe que eles leiam e discutam por 10 minutos. Inicie um debate coletivo, perguntando se todos os homens cujas imagens foram vistas nos slides foram contempladas. Peça para que os grupos falem um pouco do que foi debatido frente às questões. É essencial garantir a habilidade oral dos alunos, por isso é interessante que todos possam falar e que você controle o tempo de cada exposição.

Faça pontuações e problematizações também. Nos ensinamentos de Confúcio encontramos a relação da política com a religião, e a função reguladora que podemos encontrar nos movimentos religiosos. Pode relacionar também a ideia de Jesus como um judeu revolucionário, que desejava contrariar as regras. Além de se relacionarem com a política, as religiões também se relacionavam entre si, como no caso do cristianismo, judaísmo e islamismo. Essa relação se deve a trocas entre os habitantes das regiões onde nasceram essas religiões. Para encerrar a reflexão, pergunte como o budismo se relaciona com esses aspectos sociais e políticos. Diga que o desprendimento da vida material é a base do budismo, que não se liga com o que vivemos na terra, mas com o que trazemos de nossas vidas passadas. Por isso muitos dizem que o budismo pode ser considerado mais como uma filosofia do que como uma religião, pois cada um constrói um caminho para chegar à felicidade, sem seguir regras de comportamento. Conte que o confucionismo também é considerado como uma filosofia por alguns estudiosos, e pergunte porque. Diga que a inexistência de um deus para os confucionistas faz com que as consequências de nossas ações sejam nossa responsabilidade, e não de algo externo a nós.

Para encerrar essa aula, pergunte em quais textos podemos encontrar a palavra profeta, e o que eles acham que ela significa. Explique que entre as religiões monoteístas, os profetas são uma forma de se ligar com o divino, com Deus. Eles são intermediários que trazem a verdade de Deus para a Terra, e por isso essas religiões precisam de leis. As leis permitem que nós, humanos, tenhamos uma vida tranquila, seguindo as ordens de Deus e sendo protegidos por ele.

Nesse aula é possível analisar coletivamente ou individualmente as biografias. Caso ache mais proveitoso para sua turma, organize as informações dos textos em slides e discuta as questões coletivamente. Você pode ainda utilizar essas informações das biografias pedindo para que os alunos façam registro das respostas, ou propondo um registro comparativo entre duas ou mais biografias. É possível criar muitas estratégias para essa parte da aula, que pode ser feita inclusive sem o apoio audiovisual. Caso tenha em sua escola um espaço onde é possível sentar com os alunos em roda essa é uma boa oportunidade. As rodas de conversa são ideais para que os alunos aprendam a respeitar as opiniões e momentos de fala dos colegas, trabalhando não só a habilidade oral como também o respeito.

Para você saber mais:

  • Para saber mais sobre a origem dessas religiões sugerimos as obras:

GAARDER, Jostein. O livro das religiões, São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Diga que nessa aula eles irão analisar a biografia dessas importantes figuras para a religião católica, judaica, islâmica, budista e confucionista. Explique que biografias são textos que contam a vida das pessoas, o que elas fizeram enquanto vivas, onde nasceram e quando morreram, entre outros aspectos do cotidiano delas. Para isso, forme cinco grupos na sala. Cada um deles deve receber uma das fichas disponíveis nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/djgDUSzVFBvWRVDGx5wvR6DbBFV6T5WnvRsAWg64G9qvbmknnB2wdCRnmdbd/his5-03und04-biografias.pdf

Peça para que eles destaquem no texto o nome do dono da biografia estudada, a época e o local em que nasceu e viveu. As perguntas das fichas não precisam ser registradas. Elas servem para que eles debatam sobre as informações discutidas no texto. Deixe que eles leiam e discutam por 10 minutos. Inicie um debate coletivo, perguntando se todos os homens cujas imagens foram vistas nos slides foram contempladas. Peça para que os grupos falem um pouco do que foi debatido frente às questões. É essencial garantir a habilidade oral dos alunos, por isso é interessante que todos possam falar e que você controle o tempo de cada exposição.

Faça pontuações e problematizações também. Nos ensinamentos de Confúcio encontramos a relação da política com a religião, e a função reguladora que podemos encontrar nos movimentos religiosos. Pode relacionar também a ideia de Jesus como um judeu revolucionário, que desejava contrariar as regras. Além de se relacionarem com a política, as religiões também se relacionavam entre si, como no caso do cristianismo, judaísmo e islamismo. Essa relação se deve a trocas entre os habitantes das regiões onde nasceram essas religiões. Para encerrar a reflexão, pergunte como o budismo se relaciona com esses aspectos sociais e políticos. Diga que o desprendimento da vida material é a base do budismo, que não se liga com o que vivemos na terra, mas com o que trazemos de nossas vidas passadas. Por isso muitos dizem que o budismo pode ser considerado mais como uma filosofia do que como uma religião, pois cada um constrói um caminho para chegar à felicidade, sem seguir regras de comportamento. Conte que o confucionismo também é considerado como uma filosofia por alguns estudiosos, e pergunte porque. Diga que a inexistência de um deus para os confucionistas faz com que as consequências de nossas ações sejam nossa responsabilidade, e não de algo externo a nós.

Para encerrar essa aula, pergunte em quais textos podemos encontrar a palavra profeta, e o que eles acham que ela significa. Explique que entre as religiões monoteístas, os profetas são uma forma de se ligar com o divino, com Deus. Eles são intermediários que trazem a verdade de Deus para a Terra, e por isso essas religiões precisam de leis. As leis permitem que nós, humanos, tenhamos uma vida tranquila, seguindo as ordens de Deus e sendo protegidos por ele.

Nesse aula é possível analisar coletivamente ou individualmente as biografias. Caso ache mais proveitoso para sua turma, organize as informações dos textos em slides e discuta as questões coletivamente. Você pode ainda utilizar essas informações das biografias pedindo para que os alunos façam registro das respostas, ou propondo um registro comparativo entre duas ou mais biografias. É possível criar muitas estratégias para essa parte da aula, que pode ser feita inclusive sem o apoio audiovisual. Caso tenha em sua escola um espaço onde é possível sentar com os alunos em roda essa é uma boa oportunidade. As rodas de conversa são ideais para que os alunos aprendam a respeitar as opiniões e momentos de fala dos colegas, trabalhando não só a habilidade oral como também o respeito.

Para você saber mais:

  • Para saber mais sobre a origem dessas religiões sugerimos as obras:

GAARDER, Jostein. O livro das religiões, São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BANON, Patrick Para conhecer melhor as religiões. Claro Enigma, 2010.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Através do mapa, construa um painel com informações sucintas sobre as biografias estudadas. Através das informações, cada grupo deve criar uma pequena ficha (tamanho de um cartão para que não fique difícil visualizar, caso queira um modelo pode acessar esse link e imprimir essa página: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8QXD8f3f4RkUmWYcD46wfsZucscrz5mSMEZhEas9kHPj7FwB3BhC4NJwWV9j/his5-03und04-modelo-tabela.pdf ) com informações sobre a pesquisa.

Fatores como o nome da pessoa estudada, a época em que viveu e a corrente religiosa a qual pertence são interessantes. Depois disso, peça para que cada grupo localize no mapa onde eles nasceram e fixe o cartão no local. Como o mapa estará projetado no slide você pode fixar o cartão nessa tela “virtual”. Discuta como as religiões monoteístas estudadas tem origem em locais próximos, assim como o budismo e o confucionismo se localizam no oriente. Explique que esses dois grupos de vertentes religiosas influenciaram umas às outras com o passar a história desses lugares, e por isso tem aspectos similares.

Você pode fazer a atividade pedindo para que os alunos ilustrem alguma passagem interessante do texto no cartão. Caso tenha um mapa-múndi como recurso em sua escola é interessante também apresentá-lo aos alunos.

Slide Plano Aula

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