17164
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - A internet como marco na história da humanidade

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre A internet como marco na história da humanidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anderson Luís Gonçalves Nascimento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é facilitar a compreensão de que a invenção da internet se tornou um marco histórico devido a grande influência dela sobre as mudanças nas relações humanas. Inicie a aula enviando a mensagem de SOS para o WhatsApp do grupo da turma e peça que tentem decifrar do que se trata a mensagem. Agende uma videoconferência para dar sequência às orientações. Caso ninguém chegue a uma resposta, dê a devida explicação e siga a sequência de orientações propostas. Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através do e-mail ou Google Classroom. Envie, também, o link do Código Morse, as orientações de observação e o questionamento para resolução. Caso ache necessário, defina uma data para a entrega da resolução das atividade propostas

Problematização
Siga a sequência das orientações utilizando os links e arquivos definidos. Caso faça uma aula assíncrona, envie todo o material juntamente com as orientações e as informações adicionais que constam nesta etapa.
Proponha aos alunos que também elaborem uma charge sobre o tema estudado. Informe que não importa se têm ou não facilidade de desenhar, mas, sim, o que eles querem expressar com a mensagem.

Sistematização
Caso realize esta atividade de forma síncrona, utilize o recurso mural colaborativo, no Padlet, para o trabalho em grupo. Siga as orientações propostas. Ao final, peça aos alunos para apresentarem os murais.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que os familiares deixem de lado todos os aparelhos eletrônicos e sentem para conversar, brincar, assistir filmes e comer pipoca, ou seja, passarem momentos divertidos juntos.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_02UND10

(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas