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Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - A internet como marco na história da humanidade

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre A internet como marco na história da humanidade

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anderson Luís Gonçalves Nascimento

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: quadro, pincel para quadro ou giz, lápis de escrever, borracha e cópias do arquivo “HIS4_02UND10 - SISTEMATIZAÇÃO - tabela de comparação entre as atividades”. A quantidade de cópias será de acordo com a quantidade de grupos na turma (grupos com 4 componentes).

Se não for usar a projeção, será necessário mapa-mundi político ou globo, além das impressões dos arquivos, da etapa da Problematização, descritos logo abaixo, exceto o “HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - telefones e celulares”, que dependerá se você vai querer ou não apresentar as imagens para a turma, conforme comentado nas orientações.

Material complementar:

“HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - telégrafo”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mhaNcxGAFwKegS6433jNDhh5QXH8vQbcYbbDGCjyWRF6xgdbtsQc2ArNWfCh/his4-02und10-problematizacao-telegrafo.pdf

“HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - telefones e celulares”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CUhUjEvcc3eFvs9DFPzyd6z7zZ4XAv9F7ZZ4AJvKMwjECyTkwtgaWDFgyp2j/his4-02und10-problematizacao-telefones-e-celulares.pdf

“HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - mensagem na atualidade”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sABqWSy4cHXngS2JqDWsuZgGqwanwUvWggxpvDpm3TuNGXcFaHnenY5cCqVQ/his4-02und10-problematizacao-mensagem-na-atualidade.pdf

“HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - charge”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvzPXp5RBUWyENEB4Apn5GKTCkhy7dTsE6uXPMzYcCgJF2RXUNkkn2BVvzsA/his4-02und10-problematizacao-charge.pdf

“HIS4_02UND10 - SISTEMATIZAÇÃO - tabela de comparação entre as atividades”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3bqHwvaKuwhSmJVcdbCSGEbRGuMujFPeng5x48hTtf7uCDcB5YbaQKMyKZjy/his4-02und10-sistematizacao-tabela-de-comparacao-entre-as-atividades.pdf

Para você saber mais:

Sobre o telégrafo e o código Morse, assista ao vídeo “Código Morse e a era da informação - Ciência da Computação - Khan Academy”, por canal Khan Academy Brasil, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=XS5UYf80Bfo>, acesso em 14 de março de 2019.

Leia “Hoje na História: 1838 - Samuel Morse demonstra o telégrafo”, por Max Altman, disponível em <https://operamundi.uol.com.br/historia/2456/hoje-na-historia-1838-samuel-morse-demonstra-o-telegrafo>, acesso em 14 de março de 2019.

Leia a notícia “O telégrafo, a invenção que deu início à era da informação”, por Blog Oficial da Kaspersky Lab, tradução de Juliana Costa Santos Dias, disponível em <https://www.kaspersky.com.br/blog/telegraph-grandpa-of-internet/5431/>, acesso em 14 de março de 2019.

Sobre a história da internet, leia a reportagem “A invenção da internet”, por Revista Isto É, disponível em <https://istoe.com.br/invencao-da-internet/>, acesso em 11 de março de 2019.

Leia também a notícia “Internet foi criada em 1969 com o nome de "Arpanet" nos EUA”, por Leonardo Werner Silva, da Folha de S. Paulo, disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34809.shtml>, acesso em 11 de março de 2019.

Leia também a reportagem “Brasil ganha 10 milhões de usuários da internet em um ano”, por Deutsche Welle, disponível em <https://www.dw.com/pt-br/brasil-ganha-10-milh%C3%B5es-de-usu%C3%A1rios-da-internet-em-um-ano/a-46819847>, acesso em 11 de março de 2019.

Sobre as consequências do uso da internet, assista a reportagem “Sempre online: quais as consequências no cérebro?”, por Sigrid Lauff, da DW Brasil, disponível em <https://www.dw.com/pt-br/sempre-online-quais-as-consequ%C3%AAncias-no-c%C3%A9rebro/av-47570106>, acesso em 11 de março de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Antes de começar sua aula com a leitura do objetivo, organize seus alunos em grupos de 4 componentes. Separe-os de acordo com os conceitos de agrupamento produtivo.

Apresente o objetivo a eles escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Pergunte se conhecem a internet, se já usaram ou usam, para que, quando, com quem, e se acham que a internet contribuiu para que as pessoas mudassem o jeito de viver, ou seja, como eles acham que as pessoas se relacionavam (faziam amizade, mandavam mensagens, compartilhavam suas fotos e vídeos) antes da internet ser inventada e popularizada.

Depois das hipóteses, pergunte também o que eles acham que significa a palavra “marco” para a história e se eles se lembram de algum fato ou evento que marcou e mudou a história da humanidade.

Essas respostas servem para aproximar os alunos do assunto, não necessitando de que sejam adequadas.

Para você saber mais: Sobre agrupamento produtivo, leia a notícia escrita por Bianca Bibiano e Beatriz Santomauro. “Como agrupo meus alunos?”. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos>. Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide, ou desenhe no quadro pontos e traços do Código Morse para formar a sigla SOS (... _ _ _ …). Fale que você está mostrando uma mensagem que pode ser decodificada a quilômetros de distância, pois é feita com uma lanterna grande e potente, apagando e acendendo a luz. Além disso, fale que ela é uma mensagem que pode ser entendida em qualquer lugar do mundo. Fale também que essa mensagem é transmitida em momentos de pedido de socorro.

Pergunte: sendo uma mensagem, qual ideia vocês acham que ela está transmitindo para as pessoas que a estão vendo?

Com as hipóteses e com mais as suas perguntas-desafiadoras (como: repararam que tem uma sequência? Qual? Tem parte repetida nela? O que ela poderia significar? Seria algum código? Existe algum código que significa um pedido de socorro?), estimule os alunos para que cheguem à conclusão de que a mensagem é um pedido de SOS (de socorro, de emergência).

Pergunte também: Como será que as pessoas faziam essa mensagem? Para que faziam? Quando faziam?

Se algum aluno souber as respostas, peça que compartilhe com os colegas. Se os alunos, seja por qual for o motivo, não quiserem dar suas hipóteses, fale que eles poderão encontrar soluções para essas perguntas no decorrer da aula.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Sinal internacional de SOS. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:SOS_SOS_SOS_jaune_optique.gif>. Acesso em 13 de março de 2019.

Para fazer o pedido de SOS, você pode realizar de outras maneiras, que não seja projetando ou desenhando no quadro. Use uma lanterna, escureça o ambiente em que estiver e faça a mensagem apagando e acendendo a luz, como da imagem do slide. Ou ainda, faça a mensagem de maneira sonora, usando sons curtos e longos para transmitir a mensagem de SOS.

Para você saber mais: Sobre o código Morse, leia o artigo “Código Morse”, por Wagner de Cerqueria e Francisco, pelo site Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/codigo-morse.htm>. Acesso em 08 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Mostre as imagens projetando esse slide ou expondo para toda a turma as imagens impressas do arquivo “HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - telégrafo”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mhaNcxGAFwKegS6433jNDhh5QXH8vQbcYbbDGCjyWRF6xgdbtsQc2ArNWfCh/his4-02und10-problematizacao-telegrafo.pdf

Pergunte: o que vocês acham que tem a ver a mensagem que vocês descobriram, de SOS, com estas imagens? Como vocês acham que eram chamadas as máquinas destas imagens?

Com as hipóteses, mostra que a mensagem de SOS, feita por pontos e traços ou com a luz de curta e longa duração, podia ser feita por pessoas nessas máquinas, emitindo sons curtos e longos. Outra pessoa, em outra máquina distante daquela, ouvia esses sons e transformava o código em mensagem para todos entenderem. Essa máquina era conhecida como telégrafo.

Pergunte: existem diferenças entre as duas máquinas? Uma poderia ser mais moderna do que a outra? Por que vocês acham isso? Será que essa modernidade tem a ver com o tempo em que foram usadas? Quais poderiam ter sido as pessoas e de quais lugares eram quando usaram o telégrafo?

Com as hipóteses mostre que existem diferenças entre os telégrafos, pois o da imagem 1 tem mais botões e parece ser maior que o da imagem 2, parecendo também ser mais moderno, com mais tecnologias e recursos do que o outro, e isso tem a ver com o tempo em que foram usados, pois o da imagem 1 foi usado em 1953 e o da imagem 2 foi usado em 1900, ou seja, antes. Os telégrafos foram usados em quase todos os países do mundo, principalmente pelos trabalhadores que precisavam se comunicar em grandes distâncias, como os que trabalhavam em ferrovia e navegação, além de ter sido muito usado em guerras.

Complemente as conclusões falando que na imagem 1, a pessoa é um marinheiro trabalhando dentro de uma embarcação, recebendo ou enviando um telegrama (mensagem pelo telégrafo), do país da Noruega (mostrar a localização desse país num mapa-múndi, globo ou pelo Google Maps, disponível em <https://www.google.com.br/maps/place/Noruega/@21.2282878,-20.6335997,2.95z/data=!4m5!3m4!1s0x461268458f4de5bf:0xa1b03b9db864d02b!8m2!3d60.472024!4d8.468946?hl=pt-BR&authuser=0>). E que, na imagem 2, é a fotografia de um telégrafo usado pelos trabalhadores de uma ferrovia alemã, por volta de 1900 (mostrar a localização desse país num mapa-mundi, globo ou pelo Google Maps, disponível em <https://www.google.com.br/maps/place/Alemanha/@19.5808787,-21.4557761,3.67z/data=!4m5!3m4!1s0x479a721ec2b1be6b:0x75e85d6b8e91e55b!8m2!3d51.165691!4d10.451526?hl=pt-BR>).

Pergunte também: será que todas as pessoas tinham condições de enviar e receber mensagens?

Mostre que, como era necessária uma pessoa para decifrar as mensagens, nem todas podiam ter contato direto com as máquinas. Além do que, foram mais usadas por militares e por empresários de vários países do que por civis.

Explique, caso nenhum aluno tenha perguntado antes, que o telégrafo foi patenteado e desenvolvido por um artista chamado Samuel Morse, dos Estados Unidos, por volta dos anos 1840. Localize os Estados Unidos num mapa-mundi, globo ou pelo Google Maps, disponível em <https://www.google.com.br/maps/place/Washington,+D.C.,+Distrito+de+Columbia,+EUA/@14.5885602,-49.3857447,3.88z/data=!4m5!3m4!1s0x89b7c6de5af6e45b:0xc2524522d4885d2a!8m2!3d38.9071923!4d-77.0368707?hl=pt-BR&authuser=0>.

Pergunte aos alunos como eles acham que as pessoas mandavam e recebiam mensagens antes dos telégrafos, e se as mensagens chegavam rapidamente ao seu destino.

Mostre que as mensagens, para chegarem em longas distâncias, poderiam ser passadas de pessoa a pessoa montadas em cavalos, ou sendo transportadas por carroças, embarcações e trens a vapor, e ainda assim, não chegavam em pouco tempo, podendo demorar dias. Reforce que depois da invenção do telégrafo, houve uma grande mudança no jeito de algumas pessoas se comunicarem porque as mensagens chegavam muito mais rapidamente ao seu destino.

Depois, informe que, a partir dos telégrafos, as tecnologias foram se desenvolvendo cada vez mais, fazendo com que a mensagem escrita pudesse ser transmitida pela oralidade, por meio do telefone, inventado e desenvolvido por volta dos anos 1860-70.

Pergunte se atualmente as pessoas ainda usam o telégrafo para mandar mensagens ou se existem outras maneiras. Depois das opiniões, pergunte também se elas ainda usam muito o telefone fixo para enviar ou receber mensagens ou se o celular é o aparelho mais utilizado para isso. Se for preciso, mostre as diferenças entre os telefones fixos e os celulares, apresentando as imagens do arquivo “HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - telefones e celulares”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CUhUjEvcc3eFvs9DFPzyd6z7zZ4XAv9F7ZZ4AJvKMwjECyTkwtgaWDFgyp2j/his4-02und10-problematizacao-telefones-e-celulares.pdf

Fonte da imagem 1: Wikimedia Commons. Marinheiro norueguês no telégrafo, em 1953. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Motortorpedob%C3%A5ter_1_FPB_Sqn_%C3%B8velse_Mariner_-_L0021_357bFo30141605100185.jpg>. Acesso em 13 de março de 2019.

Fonte da imagem 2: Wikimedia Commons. Chave telegráfica usada numa ferrovia, por volta de 1900. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Morsetaste.jpg>. Acesso em 13 de março de 2019.

Para você saber mais: Sobre o telégrafo e o código Morse, assista ao vídeo “Código Morse e a era da informação - Ciência da Computação - Khan Academy”, por canal Khan Academy Brasil, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=XS5UYf80Bfo>, acesso em 14 de março de 2019.

Leia “Hoje na História: 1838 - Samuel Morse demonstra o telégrafo”, por Max Altman, disponível em <https://operamundi.uol.com.br/historia/2456/hoje-na-historia-1838-samuel-morse-demonstra-o-telegrafo>, acesso em 14 de março de 2019.

Leia a notícia “O telégrafo, a invenção que deu início à era da informação”, por Blog Oficial da Kaspersky Lab, tradução de Juliana Costa Santos Dias, disponível em <https://www.kaspersky.com.br/blog/telegraph-grandpa-of-internet/5431/>, acesso em 14 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Antes de fazer mais questionamentos com as hipóteses da pergunta anterior - como são mandadas ou enviadas as mensagens atualmente - apresente as imagens, projetando este slide ou expondo as fotografias impressas do arquivo “HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - mensagem na atualidade”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sABqWSy4cHXngS2JqDWsuZgGqwanwUvWggxpvDpm3TuNGXcFaHnenY5cCqVQ/his4-02und10-problematizacao-mensagem-na-atualidade.pdf

Faça novamente a pergunta e peça para que relacionem com as imagens expostas. Mostre que atualmente um grande quantidade de pessoas podem enviar e receber mensagens por meio do aparelho celular, muitos deles conhecidos por smartphones. Depois pergunte: vocês acham que a internet tem alguma coisa a ver com isso?

Mostre que a internet possibilitou o acesso de muita gente às comunicações à distância, e que isso também aconteceu com as informações, já que muitas pessoas tiveram mais acesso às notícias, enciclopédias, curiosidades de outros lugares, vídeos e imagens de diferentes lugares do mundo, entre outras.

Pergunte: se o telégrafo começou a funcionar por volta dos anos 1840 e em 1953 vimos uma fotografia de marinheiro norueguês ainda usando esse aparelho, quando vocês acham que começou a funcionar a internet? De qual país vocês acham que era a pessoa que inventou a internet? Para que será que a inventaram?

Com as hipóteses e seus estímulos, mostre que a internet começou a ser desenvolvida desde 1969, por professores da Universidade da Califórnia, com o uso para troca de mensagens entre militares e cientistas, pois caso houvesse uma guerra e bombardeios, destruindo um dos pontos de comunicação, as trocas não seriam interrompidas. Isso aconteceu nos Estados Unidos. Mostre novamente a localização desse país num mapa-mundi, globo ou pelo Google Maps, disponível em <https://www.google.com.br/maps/place/Universidade+da+Calif%C3%B3rnia/@9.9294478,-74.892499,3.55z/data=!4m5!3m4!1s0x808f7718c522d7c1:0xda8034ea3b6b3289!8m2!3d37.8718992!4d-122.2585399?hl=pt-BR&authuser=0>.

Pergunte também: sabendo que somente os militares e os cientistas podiam usar a internet, quando vocês acham que as outras pessoas puderam usar também, para enviar mensagens, por exemplo? Mostre que a internet só começou a ter uso comercial e particular 20 anos depois, alcançando maior número de pessoas quase 50 anos depois.

Explique que, segundo dados do IBGE de 2017, (quase 50 anos depois), aproximadamente 126 milhões de pessoas brasileiras têm acesso a internet, e grande parte delas, por meio do celular. Lembrando que o Brasil tem aproximadamente 181 milhões de pessoas com mais de 10 anos.

Pergunte: vocês acham que esse dado mostra que mais pessoas tiveram acesso à comunicação rápida e informações mesmo em longas distâncias? Possivelmente eles responderão que sim. Peça para comprovarem com os números da estatística citada.

Depois pergunte: será que essa comunicação rápida contribuiu para mudanças no jeito de viver e de se relacionar das pessoas, se tornando um marco na história delas?

Estimule para que dêem suas hipóteses, que possivelmente serão mostrando os benefícios do uso da internet: pessoas de lugares diferentes e muito distantes podendo se comunicar em questões de segundos; notícias de outros países podendo chegar rapidamente; essas notícias e mensagens podendo informar e confortar parentes e amigos; culturas sendo conhecidas, difundidas e respeitadas; entre outras.

Fonte da imagem 1: Wikimedia Commons. Ciclista no centro de Haia, Países Baixos, 2013. Por João Pimentel Ferreira. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bicycle_in_The_Hague_47.JPG>. Acesso em 13 de março de 2019.

Fonte da imagem 2: Wikimedia Commons. Grupo de pessoas usando smartphones. Por Rawpixel Ltd. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Allonsmartphones.jpeg>. Acesso em 13 de março de 2019.

Como adequar à sua realidade: Como está escrito na reportagem “Brasil ganha 10 milhões de usuários da internet em um ano”, por Deutsche Welle, disponível em <https://www.dw.com/pt-br/brasil-ganha-10-milh%C3%B5es-de-usu%C3%A1rios-da-internet-em-um-ano/a-46819847>, acesso em 11 de março de 2019, em 2017 existiram quase 30% de brasileiros sem acesso à internet. Se esse for o caso da sua região, converse, informe e apresente, você, os pontos positivos do uso da internet, discutindo soluções para que esse acesso aconteça também para as pessoas a margem da “Era digital”.

Para você saber mais: Sobre a história da internet, leia a reportagem “A invenção da internet”, por Revista Isto É, disponível em <https://istoe.com.br/invencao-da-internet/>, acesso em 11 de março de 2019.

Também leia a notícia “Internet foi criada em 1969 com o nome de "Arpanet" nos EUA”, por Leonardo Werner Silva, da Folha de S. Paulo, disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34809.shtml>, acesso em 11 de março de 2019.

Também leia a reportagem “Brasil ganha 10 milhões de usuários da internet em um ano”, por Deutsche Welle, disponível em <https://www.dw.com/pt-br/brasil-ganha-10-milh%C3%B5es-de-usu%C3%A1rios-da-internet-em-um-ano/a-46819847>, acesso em 11 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Antes de apresentar as imagens pergunte: mas será que toda mudança só traz benefícios? Estimule-os para que dêem suas hipóteses e compartilhem seu conhecimento.

Apresente a imagem que é de um vídeo sobre uma reportagem que mostra as consequências de ficar o tempo todo acessado a internet. Projete o slide ou exponha a imagem impressa do arquivo “HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - charge”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvzPXp5RBUWyENEB4Apn5GKTCkhy7dTsE6uXPMzYcCgJF2RXUNkkn2BVvzsA/his4-02und10-problematizacao-charge.pdf

Fale que, para a reportagem, feita na Alemanha, foram entrevistados um neurocientista (um cientista que estuda como o cérebro funciona) e uma antropóloga (que estuda o comportamento do ser humano). Explique que eles citaram mudanças, por causa da quantidade de tempo gasto na internet, que não são benéficas para o comportamento de muitas pessoas. Fale também que, enquanto dura a reportagem, a mão de um cartunista aparece desenhando charges, como a da imagem.

Então pergunte: já que o cartunista fez a charge de acordo com as falas do neurocientista e da antropóloga, que mensagem vocês acham que eles quiseram passar? Vocês acham que existem outros tipos de mudanças negativas com o uso da internet?

Estimule-os para que dêem suas hipóteses, mostrando que, com o uso da internet, muitas pessoas gastam tempo demais com ela, expondo suas opiniões, suas atividades, seus cotidianos, ficando preso à ideia de ter de fazer sempre aquilo, um pensamento neurótico, como um animal de circo ou zoológico, preso em sua jaula, andando de um lado para o outro.

Faça no quadro uma lista com as mudanças negativas no comportamento humano com o uso da internet, a partir das respostas dos alunos.

Explique que, no vídeo, também foi informado pelo neurocientista sobre as consequências no cérebro por causa do muito tempo usado com a internet. Ele explicou que o tempo que as pessoas dão atenção a uma informação diminuiu, porque elas vão rapidamente de um tema ao outro, não priorizando assuntos, deixando de selecionar o que é importante do que não é.

Fonte da imagem 1: Canal DW Brasil. Sempre online: quais as consequências no cérebro? Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=JBaJD_4rQow>. Acesso em 13 de março de 2019.

Para você saber mais: Sobre as consequências do uso da internet, assista a reportagem “Sempre online: quais as consequências no cérebro?”, por Sigrid Lauff, da DW Brasil, disponível em <https://www.dw.com/pt-br/sempre-online-quais-as-consequ%C3%AAncias-no-c%C3%A9rebro/av-47570106>, acesso em 11 de março de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue uma cópia do arquivo “HIS4_02UND10 - SISTEMATIZAÇÃO - tabela de comparação entre as atividades”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3bqHwvaKuwhSmJVcdbCSGEbRGuMujFPeng5x48hTtf7uCDcB5YbaQKMyKZjy/his4-02und10-sistematizacao-tabela-de-comparacao-entre-as-atividades.pdf, para cada grupo, que foi organizado antes do começo da aula.

Projete o slide e faça a leitura das etapas da atividade ou apenas explique, sem necessidade de projeção, as orientações abaixo. Fale que, assim como enviar e receber uma mensagem é como fazer uma atividade ou um trabalho, e que isso pode ser feito usando internet ou não, os alunos deverão comparar um mesmo tipo de atividade, mas com descrições diferentes.

Por exemplo: atividade que se usa internet, da atualidade, seria enviar e-mail, que é uma correspondência; mesma atividade sem internet, como antigamente, seria enviar uma carta de papel contratando o serviço de carteiros.

Depois, o grupo deverá registrar o que ou por que seria bom realizar essa atividade sem internet e no outro campo, o que ou por que seria ruim realizar essa atividade sem internet.

Complemente que, mesmo que na atualidade existam atividades possíveis de se fazer pela internet, ainda têm muitas pessoas que fazem como antigamente, por várias razões, não achando ser necessário o uso dessa rede de comunicação em seus cotidianos. Por exemplo, os envios e recebimentos de cartas de papel, entregues por profissionais conhecidos como “carteiros”.

Preenchida toda a tabela, sorteie a sequência de apresentação de cada grupo, que deverá mostrar sua produção para a turma.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: quadro, pincel para quadro ou giz, lápis de escrever, borracha e cópias do arquivo “HIS4_02UND10 - SISTEMATIZAÇÃO - tabela de comparação entre as atividades”. A quantidade de cópias será de acordo com a quantidade de grupos na turma (grupos com 4 componentes).

Se não for usar a projeção, será necessário mapa-mundi político ou globo, além das impressões dos arquivos, da etapa da Problematização, descritos logo abaixo, exceto o “HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - telefones e celulares”, que dependerá se você vai querer ou não apresentar as imagens para a turma, conforme comentado nas orientações.

Material complementar:

“HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - telégrafo”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mhaNcxGAFwKegS6433jNDhh5QXH8vQbcYbbDGCjyWRF6xgdbtsQc2ArNWfCh/his4-02und10-problematizacao-telegrafo.pdf

“HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - telefones e celulares”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CUhUjEvcc3eFvs9DFPzyd6z7zZ4XAv9F7ZZ4AJvKMwjECyTkwtgaWDFgyp2j/his4-02und10-problematizacao-telefones-e-celulares.pdf

“HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - mensagem na atualidade”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sABqWSy4cHXngS2JqDWsuZgGqwanwUvWggxpvDpm3TuNGXcFaHnenY5cCqVQ/his4-02und10-problematizacao-mensagem-na-atualidade.pdf

“HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - charge”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvzPXp5RBUWyENEB4Apn5GKTCkhy7dTsE6uXPMzYcCgJF2RXUNkkn2BVvzsA/his4-02und10-problematizacao-charge.pdf

“HIS4_02UND10 - SISTEMATIZAÇÃO - tabela de comparação entre as atividades”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3bqHwvaKuwhSmJVcdbCSGEbRGuMujFPeng5x48hTtf7uCDcB5YbaQKMyKZjy/his4-02und10-sistematizacao-tabela-de-comparacao-entre-as-atividades.pdf

Para você saber mais:

Sobre o telégrafo e o código Morse, assista ao vídeo “Código Morse e a era da informação - Ciência da Computação - Khan Academy”, por canal Khan Academy Brasil, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=XS5UYf80Bfo>, acesso em 14 de março de 2019.

Leia “Hoje na História: 1838 - Samuel Morse demonstra o telégrafo”, por Max Altman, disponível em <https://operamundi.uol.com.br/historia/2456/hoje-na-historia-1838-samuel-morse-demonstra-o-telegrafo>, acesso em 14 de março de 2019.

Leia a notícia “O telégrafo, a invenção que deu início à era da informação”, por Blog Oficial da Kaspersky Lab, tradução de Juliana Costa Santos Dias, disponível em <https://www.kaspersky.com.br/blog/telegraph-grandpa-of-internet/5431/>, acesso em 14 de março de 2019.

Sobre a história da internet, leia a reportagem “A invenção da internet”, por Revista Isto É, disponível em <https://istoe.com.br/invencao-da-internet/>, acesso em 11 de março de 2019.

Leia também a notícia “Internet foi criada em 1969 com o nome de "Arpanet" nos EUA”, por Leonardo Werner Silva, da Folha de S. Paulo, disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34809.shtml>, acesso em 11 de março de 2019.

Leia também a reportagem “Brasil ganha 10 milhões de usuários da internet em um ano”, por Deutsche Welle, disponível em <https://www.dw.com/pt-br/brasil-ganha-10-milh%C3%B5es-de-usu%C3%A1rios-da-internet-em-um-ano/a-46819847>, acesso em 11 de março de 2019.

Sobre as consequências do uso da internet, assista a reportagem “Sempre online: quais as consequências no cérebro?”, por Sigrid Lauff, da DW Brasil, disponível em <https://www.dw.com/pt-br/sempre-online-quais-as-consequ%C3%AAncias-no-c%C3%A9rebro/av-47570106>, acesso em 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Antes de começar sua aula com a leitura do objetivo, organize seus alunos em grupos de 4 componentes. Separe-os de acordo com os conceitos de agrupamento produtivo.

Apresente o objetivo a eles escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Pergunte se conhecem a internet, se já usaram ou usam, para que, quando, com quem, e se acham que a internet contribuiu para que as pessoas mudassem o jeito de viver, ou seja, como eles acham que as pessoas se relacionavam (faziam amizade, mandavam mensagens, compartilhavam suas fotos e vídeos) antes da internet ser inventada e popularizada.

Depois das hipóteses, pergunte também o que eles acham que significa a palavra “marco” para a história e se eles se lembram de algum fato ou evento que marcou e mudou a história da humanidade.

Essas respostas servem para aproximar os alunos do assunto, não necessitando de que sejam adequadas.

Para você saber mais: Sobre agrupamento produtivo, leia a notícia escrita por Bianca Bibiano e Beatriz Santomauro. “Como agrupo meus alunos?”. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos>. Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide, ou desenhe no quadro pontos e traços do Código Morse para formar a sigla SOS (... _ _ _ …). Fale que você está mostrando uma mensagem que pode ser decodificada a quilômetros de distância, pois é feita com uma lanterna grande e potente, apagando e acendendo a luz. Além disso, fale que ela é uma mensagem que pode ser entendida em qualquer lugar do mundo. Fale também que essa mensagem é transmitida em momentos de pedido de socorro.

Pergunte: sendo uma mensagem, qual ideia vocês acham que ela está transmitindo para as pessoas que a estão vendo?

Com as hipóteses e com mais as suas perguntas-desafiadoras (como: repararam que tem uma sequência? Qual? Tem parte repetida nela? O que ela poderia significar? Seria algum código? Existe algum código que significa um pedido de socorro?), estimule os alunos para que cheguem à conclusão de que a mensagem é um pedido de SOS (de socorro, de emergência).

Pergunte também: Como será que as pessoas faziam essa mensagem? Para que faziam? Quando faziam?

Se algum aluno souber as respostas, peça que compartilhe com os colegas. Se os alunos, seja por qual for o motivo, não quiserem dar suas hipóteses, fale que eles poderão encontrar soluções para essas perguntas no decorrer da aula.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Sinal internacional de SOS. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:SOS_SOS_SOS_jaune_optique.gif>. Acesso em 13 de março de 2019.

Para fazer o pedido de SOS, você pode realizar de outras maneiras, que não seja projetando ou desenhando no quadro. Use uma lanterna, escureça o ambiente em que estiver e faça a mensagem apagando e acendendo a luz, como da imagem do slide. Ou ainda, faça a mensagem de maneira sonora, usando sons curtos e longos para transmitir a mensagem de SOS.

Para você saber mais: Sobre o código Morse, leia o artigo “Código Morse”, por Wagner de Cerqueria e Francisco, pelo site Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/codigo-morse.htm>. Acesso em 08 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Mostre as imagens projetando esse slide ou expondo para toda a turma as imagens impressas do arquivo “HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - telégrafo”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mhaNcxGAFwKegS6433jNDhh5QXH8vQbcYbbDGCjyWRF6xgdbtsQc2ArNWfCh/his4-02und10-problematizacao-telegrafo.pdf

Pergunte: o que vocês acham que tem a ver a mensagem que vocês descobriram, de SOS, com estas imagens? Como vocês acham que eram chamadas as máquinas destas imagens?

Com as hipóteses, mostra que a mensagem de SOS, feita por pontos e traços ou com a luz de curta e longa duração, podia ser feita por pessoas nessas máquinas, emitindo sons curtos e longos. Outra pessoa, em outra máquina distante daquela, ouvia esses sons e transformava o código em mensagem para todos entenderem. Essa máquina era conhecida como telégrafo.

Pergunte: existem diferenças entre as duas máquinas? Uma poderia ser mais moderna do que a outra? Por que vocês acham isso? Será que essa modernidade tem a ver com o tempo em que foram usadas? Quais poderiam ter sido as pessoas e de quais lugares eram quando usaram o telégrafo?

Com as hipóteses mostre que existem diferenças entre os telégrafos, pois o da imagem 1 tem mais botões e parece ser maior que o da imagem 2, parecendo também ser mais moderno, com mais tecnologias e recursos do que o outro, e isso tem a ver com o tempo em que foram usados, pois o da imagem 1 foi usado em 1953 e o da imagem 2 foi usado em 1900, ou seja, antes. Os telégrafos foram usados em quase todos os países do mundo, principalmente pelos trabalhadores que precisavam se comunicar em grandes distâncias, como os que trabalhavam em ferrovia e navegação, além de ter sido muito usado em guerras.

Complemente as conclusões falando que na imagem 1, a pessoa é um marinheiro trabalhando dentro de uma embarcação, recebendo ou enviando um telegrama (mensagem pelo telégrafo), do país da Noruega (mostrar a localização desse país num mapa-múndi, globo ou pelo Google Maps, disponível em <https://www.google.com.br/maps/place/Noruega/@21.2282878,-20.6335997,2.95z/data=!4m5!3m4!1s0x461268458f4de5bf:0xa1b03b9db864d02b!8m2!3d60.472024!4d8.468946?hl=pt-BR&authuser=0>). E que, na imagem 2, é a fotografia de um telégrafo usado pelos trabalhadores de uma ferrovia alemã, por volta de 1900 (mostrar a localização desse país num mapa-mundi, globo ou pelo Google Maps, disponível em <https://www.google.com.br/maps/place/Alemanha/@19.5808787,-21.4557761,3.67z/data=!4m5!3m4!1s0x479a721ec2b1be6b:0x75e85d6b8e91e55b!8m2!3d51.165691!4d10.451526?hl=pt-BR>).

Pergunte também: será que todas as pessoas tinham condições de enviar e receber mensagens?

Mostre que, como era necessária uma pessoa para decifrar as mensagens, nem todas podiam ter contato direto com as máquinas. Além do que, foram mais usadas por militares e por empresários de vários países do que por civis.

Explique, caso nenhum aluno tenha perguntado antes, que o telégrafo foi patenteado e desenvolvido por um artista chamado Samuel Morse, dos Estados Unidos, por volta dos anos 1840. Localize os Estados Unidos num mapa-mundi, globo ou pelo Google Maps, disponível em <https://www.google.com.br/maps/place/Washington,+D.C.,+Distrito+de+Columbia,+EUA/@14.5885602,-49.3857447,3.88z/data=!4m5!3m4!1s0x89b7c6de5af6e45b:0xc2524522d4885d2a!8m2!3d38.9071923!4d-77.0368707?hl=pt-BR&authuser=0>.

Pergunte aos alunos como eles acham que as pessoas mandavam e recebiam mensagens antes dos telégrafos, e se as mensagens chegavam rapidamente ao seu destino.

Mostre que as mensagens, para chegarem em longas distâncias, poderiam ser passadas de pessoa a pessoa montadas em cavalos, ou sendo transportadas por carroças, embarcações e trens a vapor, e ainda assim, não chegavam em pouco tempo, podendo demorar dias. Reforce que depois da invenção do telégrafo, houve uma grande mudança no jeito de algumas pessoas se comunicarem porque as mensagens chegavam muito mais rapidamente ao seu destino.

Depois, informe que, a partir dos telégrafos, as tecnologias foram se desenvolvendo cada vez mais, fazendo com que a mensagem escrita pudesse ser transmitida pela oralidade, por meio do telefone, inventado e desenvolvido por volta dos anos 1860-70.

Pergunte se atualmente as pessoas ainda usam o telégrafo para mandar mensagens ou se existem outras maneiras. Depois das opiniões, pergunte também se elas ainda usam muito o telefone fixo para enviar ou receber mensagens ou se o celular é o aparelho mais utilizado para isso. Se for preciso, mostre as diferenças entre os telefones fixos e os celulares, apresentando as imagens do arquivo “HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - telefones e celulares”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CUhUjEvcc3eFvs9DFPzyd6z7zZ4XAv9F7ZZ4AJvKMwjECyTkwtgaWDFgyp2j/his4-02und10-problematizacao-telefones-e-celulares.pdf

Fonte da imagem 1: Wikimedia Commons. Marinheiro norueguês no telégrafo, em 1953. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Motortorpedob%C3%A5ter_1_FPB_Sqn_%C3%B8velse_Mariner_-_L0021_357bFo30141605100185.jpg>. Acesso em 13 de março de 2019.

Fonte da imagem 2: Wikimedia Commons. Chave telegráfica usada numa ferrovia, por volta de 1900. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Morsetaste.jpg>. Acesso em 13 de março de 2019.

Para você saber mais: Sobre o telégrafo e o código Morse, assista ao vídeo “Código Morse e a era da informação - Ciência da Computação - Khan Academy”, por canal Khan Academy Brasil, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=XS5UYf80Bfo>, acesso em 14 de março de 2019.

Leia “Hoje na História: 1838 - Samuel Morse demonstra o telégrafo”, por Max Altman, disponível em <https://operamundi.uol.com.br/historia/2456/hoje-na-historia-1838-samuel-morse-demonstra-o-telegrafo>, acesso em 14 de março de 2019.

Leia a notícia “O telégrafo, a invenção que deu início à era da informação”, por Blog Oficial da Kaspersky Lab, tradução de Juliana Costa Santos Dias, disponível em <https://www.kaspersky.com.br/blog/telegraph-grandpa-of-internet/5431/>, acesso em 14 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Antes de fazer mais questionamentos com as hipóteses da pergunta anterior - como são mandadas ou enviadas as mensagens atualmente - apresente as imagens, projetando este slide ou expondo as fotografias impressas do arquivo “HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - mensagem na atualidade”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sABqWSy4cHXngS2JqDWsuZgGqwanwUvWggxpvDpm3TuNGXcFaHnenY5cCqVQ/his4-02und10-problematizacao-mensagem-na-atualidade.pdf

Faça novamente a pergunta e peça para que relacionem com as imagens expostas. Mostre que atualmente um grande quantidade de pessoas podem enviar e receber mensagens por meio do aparelho celular, muitos deles conhecidos por smartphones. Depois pergunte: vocês acham que a internet tem alguma coisa a ver com isso?

Mostre que a internet possibilitou o acesso de muita gente às comunicações à distância, e que isso também aconteceu com as informações, já que muitas pessoas tiveram mais acesso às notícias, enciclopédias, curiosidades de outros lugares, vídeos e imagens de diferentes lugares do mundo, entre outras.

Pergunte: se o telégrafo começou a funcionar por volta dos anos 1840 e em 1953 vimos uma fotografia de marinheiro norueguês ainda usando esse aparelho, quando vocês acham que começou a funcionar a internet? De qual país vocês acham que era a pessoa que inventou a internet? Para que será que a inventaram?

Com as hipóteses e seus estímulos, mostre que a internet começou a ser desenvolvida desde 1969, por professores da Universidade da Califórnia, com o uso para troca de mensagens entre militares e cientistas, pois caso houvesse uma guerra e bombardeios, destruindo um dos pontos de comunicação, as trocas não seriam interrompidas. Isso aconteceu nos Estados Unidos. Mostre novamente a localização desse país num mapa-mundi, globo ou pelo Google Maps, disponível em <https://www.google.com.br/maps/place/Universidade+da+Calif%C3%B3rnia/@9.9294478,-74.892499,3.55z/data=!4m5!3m4!1s0x808f7718c522d7c1:0xda8034ea3b6b3289!8m2!3d37.8718992!4d-122.2585399?hl=pt-BR&authuser=0>.

Pergunte também: sabendo que somente os militares e os cientistas podiam usar a internet, quando vocês acham que as outras pessoas puderam usar também, para enviar mensagens, por exemplo? Mostre que a internet só começou a ter uso comercial e particular 20 anos depois, alcançando maior número de pessoas quase 50 anos depois.

Explique que, segundo dados do IBGE de 2017, (quase 50 anos depois), aproximadamente 126 milhões de pessoas brasileiras têm acesso a internet, e grande parte delas, por meio do celular. Lembrando que o Brasil tem aproximadamente 181 milhões de pessoas com mais de 10 anos.

Pergunte: vocês acham que esse dado mostra que mais pessoas tiveram acesso à comunicação rápida e informações mesmo em longas distâncias? Possivelmente eles responderão que sim. Peça para comprovarem com os números da estatística citada.

Depois pergunte: será que essa comunicação rápida contribuiu para mudanças no jeito de viver e de se relacionar das pessoas, se tornando um marco na história delas?

Estimule para que dêem suas hipóteses, que possivelmente serão mostrando os benefícios do uso da internet: pessoas de lugares diferentes e muito distantes podendo se comunicar em questões de segundos; notícias de outros países podendo chegar rapidamente; essas notícias e mensagens podendo informar e confortar parentes e amigos; culturas sendo conhecidas, difundidas e respeitadas; entre outras.

Fonte da imagem 1: Wikimedia Commons. Ciclista no centro de Haia, Países Baixos, 2013. Por João Pimentel Ferreira. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bicycle_in_The_Hague_47.JPG>. Acesso em 13 de março de 2019.

Fonte da imagem 2: Wikimedia Commons. Grupo de pessoas usando smartphones. Por Rawpixel Ltd. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Allonsmartphones.jpeg>. Acesso em 13 de março de 2019.

Como adequar à sua realidade: Como está escrito na reportagem “Brasil ganha 10 milhões de usuários da internet em um ano”, por Deutsche Welle, disponível em <https://www.dw.com/pt-br/brasil-ganha-10-milh%C3%B5es-de-usu%C3%A1rios-da-internet-em-um-ano/a-46819847>, acesso em 11 de março de 2019, em 2017 existiram quase 30% de brasileiros sem acesso à internet. Se esse for o caso da sua região, converse, informe e apresente, você, os pontos positivos do uso da internet, discutindo soluções para que esse acesso aconteça também para as pessoas a margem da “Era digital”.

Para você saber mais: Sobre a história da internet, leia a reportagem “A invenção da internet”, por Revista Isto É, disponível em <https://istoe.com.br/invencao-da-internet/>, acesso em 11 de março de 2019.

Também leia a notícia “Internet foi criada em 1969 com o nome de "Arpanet" nos EUA”, por Leonardo Werner Silva, da Folha de S. Paulo, disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34809.shtml>, acesso em 11 de março de 2019.

Também leia a reportagem “Brasil ganha 10 milhões de usuários da internet em um ano”, por Deutsche Welle, disponível em <https://www.dw.com/pt-br/brasil-ganha-10-milh%C3%B5es-de-usu%C3%A1rios-da-internet-em-um-ano/a-46819847>, acesso em 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Antes de apresentar as imagens pergunte: mas será que toda mudança só traz benefícios? Estimule-os para que dêem suas hipóteses e compartilhem seu conhecimento.

Apresente a imagem que é de um vídeo sobre uma reportagem que mostra as consequências de ficar o tempo todo acessado a internet. Projete o slide ou exponha a imagem impressa do arquivo “HIS4_02UND10 - PROBLEMATIZAÇÃO - charge”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvzPXp5RBUWyENEB4Apn5GKTCkhy7dTsE6uXPMzYcCgJF2RXUNkkn2BVvzsA/his4-02und10-problematizacao-charge.pdf

Fale que, para a reportagem, feita na Alemanha, foram entrevistados um neurocientista (um cientista que estuda como o cérebro funciona) e uma antropóloga (que estuda o comportamento do ser humano). Explique que eles citaram mudanças, por causa da quantidade de tempo gasto na internet, que não são benéficas para o comportamento de muitas pessoas. Fale também que, enquanto dura a reportagem, a mão de um cartunista aparece desenhando charges, como a da imagem.

Então pergunte: já que o cartunista fez a charge de acordo com as falas do neurocientista e da antropóloga, que mensagem vocês acham que eles quiseram passar? Vocês acham que existem outros tipos de mudanças negativas com o uso da internet?

Estimule-os para que dêem suas hipóteses, mostrando que, com o uso da internet, muitas pessoas gastam tempo demais com ela, expondo suas opiniões, suas atividades, seus cotidianos, ficando preso à ideia de ter de fazer sempre aquilo, um pensamento neurótico, como um animal de circo ou zoológico, preso em sua jaula, andando de um lado para o outro.

Faça no quadro uma lista com as mudanças negativas no comportamento humano com o uso da internet, a partir das respostas dos alunos.

Explique que, no vídeo, também foi informado pelo neurocientista sobre as consequências no cérebro por causa do muito tempo usado com a internet. Ele explicou que o tempo que as pessoas dão atenção a uma informação diminuiu, porque elas vão rapidamente de um tema ao outro, não priorizando assuntos, deixando de selecionar o que é importante do que não é.

Fonte da imagem 1: Canal DW Brasil. Sempre online: quais as consequências no cérebro? Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=JBaJD_4rQow>. Acesso em 13 de março de 2019.

Para você saber mais: Sobre as consequências do uso da internet, assista a reportagem “Sempre online: quais as consequências no cérebro?”, por Sigrid Lauff, da DW Brasil, disponível em <https://www.dw.com/pt-br/sempre-online-quais-as-consequ%C3%AAncias-no-c%C3%A9rebro/av-47570106>, acesso em 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue uma cópia do arquivo “HIS4_02UND10 - SISTEMATIZAÇÃO - tabela de comparação entre as atividades”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3bqHwvaKuwhSmJVcdbCSGEbRGuMujFPeng5x48hTtf7uCDcB5YbaQKMyKZjy/his4-02und10-sistematizacao-tabela-de-comparacao-entre-as-atividades.pdf, para cada grupo, que foi organizado antes do começo da aula.

Projete o slide e faça a leitura das etapas da atividade ou apenas explique, sem necessidade de projeção, as orientações abaixo. Fale que, assim como enviar e receber uma mensagem é como fazer uma atividade ou um trabalho, e que isso pode ser feito usando internet ou não, os alunos deverão comparar um mesmo tipo de atividade, mas com descrições diferentes.

Por exemplo: atividade que se usa internet, da atualidade, seria enviar e-mail, que é uma correspondência; mesma atividade sem internet, como antigamente, seria enviar uma carta de papel contratando o serviço de carteiros.

Depois, o grupo deverá registrar o que ou por que seria bom realizar essa atividade sem internet e no outro campo, o que ou por que seria ruim realizar essa atividade sem internet.

Complemente que, mesmo que na atualidade existam atividades possíveis de se fazer pela internet, ainda têm muitas pessoas que fazem como antigamente, por várias razões, não achando ser necessário o uso dessa rede de comunicação em seus cotidianos. Por exemplo, os envios e recebimentos de cartas de papel, entregues por profissionais conhecidos como “carteiros”.

Preenchida toda a tabela, sorteie a sequência de apresentação de cada grupo, que deverá mostrar sua produção para a turma.

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