Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o slide aos alunos e se não for possível projetar escreva-o em algum suporte na sala que fique visível para os alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa inicie uma conversa com os alunos sobre os filmes que eles gostam de assistir e como eles assistem. Assim poderá ser feita uma contextualização,para a aula, partindo do que é conhecido pelos alunos.
Propõem-se o roteiro abaixo:
- Peça aos alunos para observarem a imagem no slide acima e pergunte aos alunos do que eles acham que as pessoas estão fazendo.
- Como espera-se que eles respondam que elas estão no cinema e vendo filme, peça que agora leiam a pergunta que também está no slide.
- Provavelmente os alunos ficarão agitados e com muitos relatos de seus filmes prediletos para contar. Organize esse momento para que eles possam falar sobre seus filmes, mas sempre respeitando a vez do outro.
- Agora pergunte se já foram ao cinema e de que outra forma eles costumam assistir aos filmes ( provavelmente os alunos citarão internet, TV, canais de filmes em TV a cabo, dispositivos móveis etc.).
- Finalize perguntando como eles acham que as pessoas faziam para ver filmes alguns anos atrás ( aproveite esse momento para continuar a aula na próxima etapa).
Ilustração: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 21/03/2019
Como adequar à sua realidade: Para adequar a sua realidade, sugere-se:
- Se não for possível projetar o slide, você poderá copiar a pergunta para o quadro da sala ou mesmo produzir um cartaz usando também a imagem acima que estará disponível para impressão.
- Se na sua localidade não há acesso a cinemas e portanto não é comum para os seus alunos o que é retratado na imagem, você poderá trabalhar com eventos comunitários, como cinema ao ar livre que acontecem em lugares públicos.
- O roteiro proposto poderá ser alterado de acordo com a dinâmica e interesse dos seu alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Para continuidade da aula propõem-se trabalhar com um vídeo, sobre cinemas antigos de Recife como fonte histórica. Os alunos poderão conhecer como eram organizados os cinemas antigos e comparar com a estrutura dos cinemas de hoje e as outras formas de acesso a esse tipo de lazer que é assistir filmes. Sugere-se como atividade reunir os alunos em equipes e entregar para equipe uma folha de atividade onde eles receberão perguntas geradoras de um debate sobre o tema. Para a realização desta atividade sugere-se o roteiro abaixo:
- Peça aos alunos para se organizarem em equipes e entregue para as equipes a folha de debate da problematização.
- Leia com os alunos a folha de debate da problematização e explique que eles deverão assistir ao vídeo e ficar atentos sobre informações que auxiliarão nas respostas das perguntas da atividade.
- Agora inicie a exibição do vídeo e, durante, pause o vídeo para chamar a atenção dos alunos para a estrutura física dos cinemas, a forma de divulgação dos filmes na fachada dos prédios, a variedade de filmes e o fato de que os cinemas não passavam os mesmos filmes. Em geral, permita que os alunos possam analisar as cenas com fotografias antigas.
- Terminado o vídeo cada equipe terá um tempo para conversar entre si sobre as questões da folha de atividade e logo em seguida peça que os alunos compartilhem as suas conclusões e assim abra um debate sobre o tema. Nesta folha de debate eles terão que conversar sobre características do cinema antigo cuja as informações encontram no vídeo , e as características do cinema e outras formas de ver filmes atualmente. As informações para essa segunda etapa podem ser encontradas no texto base da folha de debate e da própria vivência dos alunos.
- Explique aos alunos que com o advento de novas tecnologias como a TV seguido da própria modernização do cinema, internet com suportes como tablets, computadores e celulares e ainda plataformas de filmes e séries. O cinema sofreu mudanças significativas ainda que não tenha perdido totalmente o espaço.
- Aproveite dinâmicas assim para mostrar aos alunos a importância de respeitar as opiniões dos colegas.
- Folha de debate da problematização:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pEq5cPyrpPT4vQ6qsxjTySb26ajuMJgmNrdcYaFcDgqfp3pzyG8sGqehhuME/his3-12und02-folha-de-debate-problematizacao.pdf
Fonte: Vídeo: YOUTUBE. A História dos Antigos Cinemas de Recife.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=Eq9awZ8NQh8 Acesso em: 21/03/2019
Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:
- Se não for possível trabalhar com vídeo como fonte histórica use outros tipos como fotografias de cinemas antigos, reportagens de jornais antigos sobre cinemas em si e divulgação de filmes da época, entrevistas com funcionários e dono desses cinemas e até visitas a cinemas da sua localidade. Em muitas cidades há cinemas antigos em funcionamento. Se houver filmes adequados à faixa etária dos alunos seria uma experiência maravilhosa levá-los para assistir.
- Se não for possível fotocopiar a folha de debate da problematização você poderá disponibilizar as questões em um suporte da sala que seja visível aos alunos.
- O vídeo usado nesta etapa fala sobre a experiência da cidade de Recife, mas de há mídias e informações acessíveis sobre cinemas da sua cidade, você poderá trabalhar com a sua história local.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para sistematizar os conhecimentos construídos nesta aula propõem-se como atividade que os alunos façam uma ilustração comparativa do cinema de antigamente e do cinema atual. Para isso eles deverão ter como base a folha de debate da etapa anterior. Para a realização desta etapa, sugere-se:
- Explique aos alunos no que consiste a atividade e que ela será individual.
- Distribua a folha de atividade da sistematização e o material de colorir.
- Após a atividade exponha a produção dos alunos no mural na sala.
- Folha de Atividade da Sistematização:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qracQ9pmQV7JDVK9NXamjSaSTJDqdd2vkdvFpe6Aut8njDR85syBMnqwj3vG/his3-12und02-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf
Ilustração: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 21/03/2019
Se não for possível fotocopiar a folha de atividade da sistematização explique a atividade aos alunos e peça que eles a realizem em uma folha do caderno ou outra avulsa.