17163
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - A diversão do Cinema

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre A diversão do Cinema

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e borracha, material de colorir.

Material complementar:

  • Folha de debate da problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pEq5cPyrpPT4vQ6qsxjTySb26ajuMJgmNrdcYaFcDgqfp3pzyG8sGqehhuME/his3-12und02-folha-de-debate-problematizacao.pdf

  • Folha de Atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qracQ9pmQV7JDVK9NXamjSaSTJDqdd2vkdvFpe6Aut8njDR85syBMnqwj3vG/his3-12und02-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

  • Imagens Para Impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ch4XmYnYYqYx5cTS49V4mrVhHThfGbJDegzXvYaysrPVugRY7txXeVFHgc89/his3-12und02-imagens-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

SILVA JUNIOR, Nelson. Cinema Brasileiro primeiros anos: origens e história.Encontro Regional Sul História da Mídia. 2016.

Disponível em:

http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-regionais/sul/6o-encontro-2016/historia-da-midia-audiovisual-e-visual/cinema-brasileiro-primeiros-anos-origens-e-historia/view Acesso em: 21/03/2019

PIMENTEL, Rodrigues Juliano. Cinema brasileiro de 1964-1968: um possível panorama histórico e digital?.Associação Brasileira de Pesquisa de História da Mídia.

Disponível em:

http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/10o-encontro-2015/gt-historia-da-midia-audiovisual-e-visual/cinema-brasileiro-de-1964-1968-um-possivel-panorama-historico-e-digital/view Acesso em: 21/03/2019

YOUTUBE:Reportagem sobre a restauração de cinemas antigos nos Estados Unidos e no Rio de janeiro.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=uvXMOxHZHTA Acesso em: 21/03/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o slide aos alunos e se não for possível projetar escreva-o em algum suporte na sala que fique visível para os alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa inicie uma conversa com os alunos sobre os filmes que eles gostam de assistir e como eles assistem. Assim poderá ser feita uma contextualização,para a aula, partindo do que é conhecido pelos alunos.

Propõem-se o roteiro abaixo:

  • Peça aos alunos para observarem a imagem no slide acima e pergunte aos alunos do que eles acham que as pessoas estão fazendo.
  • Como espera-se que eles respondam que elas estão no cinema e vendo filme, peça que agora leiam a pergunta que também está no slide.
  • Provavelmente os alunos ficarão agitados e com muitos relatos de seus filmes prediletos para contar. Organize esse momento para que eles possam falar sobre seus filmes, mas sempre respeitando a vez do outro.
  • Agora pergunte se já foram ao cinema e de que outra forma eles costumam assistir aos filmes ( provavelmente os alunos citarão internet, TV, canais de filmes em TV a cabo, dispositivos móveis etc.).
  • Finalize perguntando como eles acham que as pessoas faziam para ver filmes alguns anos atrás ( aproveite esse momento para continuar a aula na próxima etapa).

Ilustração: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 21/03/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar a sua realidade, sugere-se:

  • Se não for possível projetar o slide, você poderá copiar a pergunta para o quadro da sala ou mesmo produzir um cartaz usando também a imagem acima que estará disponível para impressão.

  • Se na sua localidade não há acesso a cinemas e portanto não é comum para os seus alunos o que é retratado na imagem, você poderá trabalhar com eventos comunitários, como cinema ao ar livre que acontecem em lugares públicos.

  • O roteiro proposto poderá ser alterado de acordo com a dinâmica e interesse dos seu alunos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Para continuidade da aula propõem-se trabalhar com um vídeo, sobre cinemas antigos de Recife como fonte histórica. Os alunos poderão conhecer como eram organizados os cinemas antigos e comparar com a estrutura dos cinemas de hoje e as outras formas de acesso a esse tipo de lazer que é assistir filmes. Sugere-se como atividade reunir os alunos em equipes e entregar para equipe uma folha de atividade onde eles receberão perguntas geradoras de um debate sobre o tema. Para a realização desta atividade sugere-se o roteiro abaixo:

  • Peça aos alunos para se organizarem em equipes e entregue para as equipes a folha de debate da problematização.
  • Leia com os alunos a folha de debate da problematização e explique que eles deverão assistir ao vídeo e ficar atentos sobre informações que auxiliarão nas respostas das perguntas da atividade.
  • Agora inicie a exibição do vídeo e, durante, pause o vídeo para chamar a atenção dos alunos para a estrutura física dos cinemas, a forma de divulgação dos filmes na fachada dos prédios, a variedade de filmes e o fato de que os cinemas não passavam os mesmos filmes. Em geral, permita que os alunos possam analisar as cenas com fotografias antigas.
  • Terminado o vídeo cada equipe terá um tempo para conversar entre si sobre as questões da folha de atividade e logo em seguida peça que os alunos compartilhem as suas conclusões e assim abra um debate sobre o tema. Nesta folha de debate eles terão que conversar sobre características do cinema antigo cuja as informações encontram no vídeo , e as características do cinema e outras formas de ver filmes atualmente. As informações para essa segunda etapa podem ser encontradas no texto base da folha de debate e da própria vivência dos alunos.
  • Explique aos alunos que com o advento de novas tecnologias como a TV seguido da própria modernização do cinema, internet com suportes como tablets, computadores e celulares e ainda plataformas de filmes e séries. O cinema sofreu mudanças significativas ainda que não tenha perdido totalmente o espaço.
  • Aproveite dinâmicas assim para mostrar aos alunos a importância de respeitar as opiniões dos colegas.

  • Folha de debate da problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pEq5cPyrpPT4vQ6qsxjTySb26ajuMJgmNrdcYaFcDgqfp3pzyG8sGqehhuME/his3-12und02-folha-de-debate-problematizacao.pdf

Fonte: Vídeo: YOUTUBE. A História dos Antigos Cinemas de Recife.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=Eq9awZ8NQh8 Acesso em: 21/03/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:

  • Se não for possível trabalhar com vídeo como fonte histórica use outros tipos como fotografias de cinemas antigos, reportagens de jornais antigos sobre cinemas em si e divulgação de filmes da época, entrevistas com funcionários e dono desses cinemas e até visitas a cinemas da sua localidade. Em muitas cidades há cinemas antigos em funcionamento. Se houver filmes adequados à faixa etária dos alunos seria uma experiência maravilhosa levá-los para assistir.

  • Se não for possível fotocopiar a folha de debate da problematização você poderá disponibilizar as questões em um suporte da sala que seja visível aos alunos.

  • O vídeo usado nesta etapa fala sobre a experiência da cidade de Recife, mas de há mídias e informações acessíveis sobre cinemas da sua cidade, você poderá trabalhar com a sua história local.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para sistematizar os conhecimentos construídos nesta aula propõem-se como atividade que os alunos façam uma ilustração comparativa do cinema de antigamente e do cinema atual. Para isso eles deverão ter como base a folha de debate da etapa anterior. Para a realização desta etapa, sugere-se:

  • Explique aos alunos no que consiste a atividade e que ela será individual.
  • Distribua a folha de atividade da sistematização e o material de colorir.
  • Após a atividade exponha a produção dos alunos no mural na sala.

  • Folha de Atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qracQ9pmQV7JDVK9NXamjSaSTJDqdd2vkdvFpe6Aut8njDR85syBMnqwj3vG/his3-12und02-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Ilustração: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 21/03/2019

Se não for possível fotocopiar a folha de atividade da sistematização explique a atividade aos alunos e peça que eles a realizem em uma folha do caderno ou outra avulsa.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e borracha, material de colorir.

Material complementar:

  • Folha de debate da problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pEq5cPyrpPT4vQ6qsxjTySb26ajuMJgmNrdcYaFcDgqfp3pzyG8sGqehhuME/his3-12und02-folha-de-debate-problematizacao.pdf

  • Folha de Atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qracQ9pmQV7JDVK9NXamjSaSTJDqdd2vkdvFpe6Aut8njDR85syBMnqwj3vG/his3-12und02-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

  • Imagens Para Impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ch4XmYnYYqYx5cTS49V4mrVhHThfGbJDegzXvYaysrPVugRY7txXeVFHgc89/his3-12und02-imagens-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

SILVA JUNIOR, Nelson. Cinema Brasileiro primeiros anos: origens e história.Encontro Regional Sul História da Mídia. 2016.

Disponível em:

http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-regionais/sul/6o-encontro-2016/historia-da-midia-audiovisual-e-visual/cinema-brasileiro-primeiros-anos-origens-e-historia/view Acesso em: 21/03/2019

PIMENTEL, Rodrigues Juliano. Cinema brasileiro de 1964-1968: um possível panorama histórico e digital?.Associação Brasileira de Pesquisa de História da Mídia.

Disponível em:

http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/10o-encontro-2015/gt-historia-da-midia-audiovisual-e-visual/cinema-brasileiro-de-1964-1968-um-possivel-panorama-historico-e-digital/view Acesso em: 21/03/2019

YOUTUBE:Reportagem sobre a restauração de cinemas antigos nos Estados Unidos e no Rio de janeiro.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=uvXMOxHZHTA Acesso em: 21/03/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o slide aos alunos e se não for possível projetar escreva-o em algum suporte na sala que fique visível para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa inicie uma conversa com os alunos sobre os filmes que eles gostam de assistir e como eles assistem. Assim poderá ser feita uma contextualização,para a aula, partindo do que é conhecido pelos alunos.

Propõem-se o roteiro abaixo:

  • Peça aos alunos para observarem a imagem no slide acima e pergunte aos alunos do que eles acham que as pessoas estão fazendo.
  • Como espera-se que eles respondam que elas estão no cinema e vendo filme, peça que agora leiam a pergunta que também está no slide.
  • Provavelmente os alunos ficarão agitados e com muitos relatos de seus filmes prediletos para contar. Organize esse momento para que eles possam falar sobre seus filmes, mas sempre respeitando a vez do outro.
  • Agora pergunte se já foram ao cinema e de que outra forma eles costumam assistir aos filmes ( provavelmente os alunos citarão internet, TV, canais de filmes em TV a cabo, dispositivos móveis etc.).
  • Finalize perguntando como eles acham que as pessoas faziam para ver filmes alguns anos atrás ( aproveite esse momento para continuar a aula na próxima etapa).

Ilustração: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 21/03/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar a sua realidade, sugere-se:

  • Se não for possível projetar o slide, você poderá copiar a pergunta para o quadro da sala ou mesmo produzir um cartaz usando também a imagem acima que estará disponível para impressão.

  • Se na sua localidade não há acesso a cinemas e portanto não é comum para os seus alunos o que é retratado na imagem, você poderá trabalhar com eventos comunitários, como cinema ao ar livre que acontecem em lugares públicos.

  • O roteiro proposto poderá ser alterado de acordo com a dinâmica e interesse dos seu alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Para continuidade da aula propõem-se trabalhar com um vídeo, sobre cinemas antigos de Recife como fonte histórica. Os alunos poderão conhecer como eram organizados os cinemas antigos e comparar com a estrutura dos cinemas de hoje e as outras formas de acesso a esse tipo de lazer que é assistir filmes. Sugere-se como atividade reunir os alunos em equipes e entregar para equipe uma folha de atividade onde eles receberão perguntas geradoras de um debate sobre o tema. Para a realização desta atividade sugere-se o roteiro abaixo:

  • Peça aos alunos para se organizarem em equipes e entregue para as equipes a folha de debate da problematização.
  • Leia com os alunos a folha de debate da problematização e explique que eles deverão assistir ao vídeo e ficar atentos sobre informações que auxiliarão nas respostas das perguntas da atividade.
  • Agora inicie a exibição do vídeo e, durante, pause o vídeo para chamar a atenção dos alunos para a estrutura física dos cinemas, a forma de divulgação dos filmes na fachada dos prédios, a variedade de filmes e o fato de que os cinemas não passavam os mesmos filmes. Em geral, permita que os alunos possam analisar as cenas com fotografias antigas.
  • Terminado o vídeo cada equipe terá um tempo para conversar entre si sobre as questões da folha de atividade e logo em seguida peça que os alunos compartilhem as suas conclusões e assim abra um debate sobre o tema. Nesta folha de debate eles terão que conversar sobre características do cinema antigo cuja as informações encontram no vídeo , e as características do cinema e outras formas de ver filmes atualmente. As informações para essa segunda etapa podem ser encontradas no texto base da folha de debate e da própria vivência dos alunos.
  • Explique aos alunos que com o advento de novas tecnologias como a TV seguido da própria modernização do cinema, internet com suportes como tablets, computadores e celulares e ainda plataformas de filmes e séries. O cinema sofreu mudanças significativas ainda que não tenha perdido totalmente o espaço.
  • Aproveite dinâmicas assim para mostrar aos alunos a importância de respeitar as opiniões dos colegas.

  • Folha de debate da problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pEq5cPyrpPT4vQ6qsxjTySb26ajuMJgmNrdcYaFcDgqfp3pzyG8sGqehhuME/his3-12und02-folha-de-debate-problematizacao.pdf

Fonte: Vídeo: YOUTUBE. A História dos Antigos Cinemas de Recife.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=Eq9awZ8NQh8 Acesso em: 21/03/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:

  • Se não for possível trabalhar com vídeo como fonte histórica use outros tipos como fotografias de cinemas antigos, reportagens de jornais antigos sobre cinemas em si e divulgação de filmes da época, entrevistas com funcionários e dono desses cinemas e até visitas a cinemas da sua localidade. Em muitas cidades há cinemas antigos em funcionamento. Se houver filmes adequados à faixa etária dos alunos seria uma experiência maravilhosa levá-los para assistir.

  • Se não for possível fotocopiar a folha de debate da problematização você poderá disponibilizar as questões em um suporte da sala que seja visível aos alunos.

  • O vídeo usado nesta etapa fala sobre a experiência da cidade de Recife, mas de há mídias e informações acessíveis sobre cinemas da sua cidade, você poderá trabalhar com a sua história local.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para sistematizar os conhecimentos construídos nesta aula propõem-se como atividade que os alunos façam uma ilustração comparativa do cinema de antigamente e do cinema atual. Para isso eles deverão ter como base a folha de debate da etapa anterior. Para a realização desta etapa, sugere-se:

  • Explique aos alunos no que consiste a atividade e que ela será individual.
  • Distribua a folha de atividade da sistematização e o material de colorir.
  • Após a atividade exponha a produção dos alunos no mural na sala.

  • Folha de Atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qracQ9pmQV7JDVK9NXamjSaSTJDqdd2vkdvFpe6Aut8njDR85syBMnqwj3vG/his3-12und02-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Ilustração: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 21/03/2019

Se não for possível fotocopiar a folha de atividade da sistematização explique a atividade aos alunos e peça que eles a realizem em uma folha do caderno ou outra avulsa.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano :

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano