17162
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - Memórias: trabalho e lazer

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Memórias: trabalho e lazer

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: lápis e borracha, entrevista com dois professores da escola, um mais antigo na profissão e outro mais novo. O roteiro sugestivo de entrevista está no link abaixo pronto para impressão.

Material complementar:

  • Entrevista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hydpVyDZGz57eyMT7mqpjQ64VyrjaWPxgyxmX74Y9tMytJJ7yv9BQDvKmfze/his3-12und01-entrevista.pdf

  • Folha de atividade da sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GzhFwRNs3rCjG8pxmZUpGgWrwr9tDgDDUJnXUGws4bqbrgyNbq7rv7TTSAt5/his3-12und01-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

DIAS, cleber. HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO LAZER.Recorde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1-26, jan./jun. 2018.

Disponível em:

https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/17878 Acesso em: 18/03/2019

DE SÁ, Kátia Oliveira. Lazer, Trabalho e Educação: pressupostos ontológicos dos estudos no lazer no Brasil.2003. Dissertação ( Mestrado em Educação)- Faculdade de educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador-Bahia.

Disponível em:

http://www.lepel.ufba.br/DISSERTA%C7%D5ES%20orient%20Celi/LAZER,%20TRABALHO%20E%20EDUCA%C7%C3O%20-%20PRESSUPOSTOS%20ONTOL%D3GICOS%20DO%20LAZER%20NO%20BRASIL%20-%20KATIA%20SA.pdf Acesso em: 18/03/2019

SILVA, T. V. da, OLIVEIRA F. A. de, ALEGRO, R. C . OFICINA DE ENTREVISTAS: MEMÓRIAS NA SALA DE AULA .

Disponível em:

http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/ARTIGOSANAIS_SEPECH/tatianevsilva.pdf Acesso em: 18/03/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para os alunos o objetivo da aula. Se não for possível projetá-lo poderá ser copiado para o quadro da sala.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Contextualize a aula conversando com os alunos sobre as suas sensações sobre a hora do intervalo durante a rotina escolar. A ideia é que os alunos percebam que há relação entre cumprir com obrigações (assistir as aulas) e o momento de lazer e descanso ( o intervalo ou recreio). Para seguir com esta etapa propõe-se o roteiro abaixo:

  • Peça aos alunos para lerem o slide e responderem a pergunta. ( espera-se que os alunos digam que gostam do intervalo).
  • Aprofunde as respostas dos alunos pedindo que eles especifiquem que sentimentos tem com relação ao intervalo, ou seja, se quando chega o intervalo eles geralmente já estão se sentindo cansados? Precisando ir ao banheiro? Lanchar? Conversar com os amigos?
  • Então pergunte como se sentem ao retornar do intervalo para a sala?
  • Finalize perguntando se na opinião deles eles acreditam que no próximo ano escolar eles farão as mesmas coisas que fazem hoje durante o intervalo? Se acham que vai mudar? Se é possível se sentirem diferentes com relação a esse momento na rotina escolar? ( espera-se que os alunos respondam que é muito provável que façam e coisas diferentes no próximo ano e que se sintam de forma diferente também).

Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:

  • Se não for possível projetar o slide acima copie o conteúdo para o quadro da sala de aula ou algum suporte disponível. Você poderá, inclusive, reproduzir o conteúdo oralmente.

  • O roteiro sugerido poderá ser alterado de acordo com as especificidades da sua localidade e do ritmo dos alunos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para a etapa da problematização utilizaremos como fonte as entrevistas que você realizou com um professor antigo e um novo da escola que você trabalha. Com essas entrevistas os alunos poderão debater as relações entre trabalho e lazer percebendo as mudanças ou permanências nesse processo.

Para seguir com a problematização, sugere-se o roteiro abaixo:

  • Peça aos alunos que se reúnam em equipes e em seguida leiam a pergunta que está no slide ( provavelmente os alunos responderão que não).
  • Então pergunte para eles como eles podem afirmar que as formas de trabalho e de lazer não são iguais para todos ( aqui os alunos provavelmente darão exemplos de trabalhos e diversões distintas).
  • Entregue para cada grupo uma cópia de cada uma das entrevistas feitas com os professores e peça que os grupos leiam e conversem entre si sobre as diferenças de trabalho e de lazer entre os entrevistados.
  • Agora solicite que um representante de cada grupo diga quais as diferenças encontradas ( nesse momento os alunos poderão concordar ou discordar das diferenças, o importante é estimular um debate respeitoso).
  • Continue a aula partindo das respostas dos alunos a última pergunta e então diga-lhes que assim como suas sensações com relação a hora do intervalo ou as aulas e o que fazem nesses momentos, está sujeito a mudanças ao longo do tempo, as formas de trabalho e de lazer também podem acontecer de forma diferente para cada pessoa, mas principalmente acontecem mudanças com o passar dos anos.

Ilustração: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 18/03/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:

  • Não necessariamente você precisará trabalhar com os alunos uma profissão específica ou mesmo a de professor, se na sua localidade há formas de trabalho como o sazonal em lavouras, o familiar como agricultura e extrativismo e o autônomo como feirantes e comerciantes. A entrevista poderá ser com essas pessoas, pois o fundamental é fazer parte da realidade dos alunos.

  • Se não for possível projetar o slide você poderá escrever em algum suporte a pergunta proposta ou mesmo manifestá-la oralmente pedindo que os alunos anotem.

  • O roteiro proposto poderá ser modificado de acordo com a dinâmica e especificidades dos alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para sistematizar os conhecimentos construídos propõem-se como atividade que os alunos preencham uma curta tabela com as informações que eles analisaram em grupo nas entrevistas. A atividade é individual.

  • Explique a atividade aos alunos inclusive que é individual, mas que eles podem tirar dúvidas entre si e com você.
  • Entregue para cada aluno uma folha de atividade da sistematização que está disponível para impressão.
  • Após a realização da atividade disponibilize no mural da sala a produção dos alunos.

Ilustração: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 18/03/2019

  • Folha de atividade da sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GzhFwRNs3rCjG8pxmZUpGgWrwr9tDgDDUJnXUGws4bqbrgyNbq7rv7TTSAt5/his3-12und01-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para adequar esta etapa a sua realidade sugere-se:

  • Se não for possível projetar o slide reproduza-o em cartaz ou outro suporte.
  • Se não for possível fotocopiar a atividade para cada um dos alunos, copie no quadro da sala e peça que anotem em uma folha do caderno ou outra avulsa.
  • Se algum aluno tiver dificuldade em escrever possibilite que ele faça a atividade oralmente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: lápis e borracha, entrevista com dois professores da escola, um mais antigo na profissão e outro mais novo. O roteiro sugestivo de entrevista está no link abaixo pronto para impressão.

Material complementar:

  • Entrevista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hydpVyDZGz57eyMT7mqpjQ64VyrjaWPxgyxmX74Y9tMytJJ7yv9BQDvKmfze/his3-12und01-entrevista.pdf

  • Folha de atividade da sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GzhFwRNs3rCjG8pxmZUpGgWrwr9tDgDDUJnXUGws4bqbrgyNbq7rv7TTSAt5/his3-12und01-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

DIAS, cleber. HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO LAZER.Recorde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1-26, jan./jun. 2018.

Disponível em:

https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/17878 Acesso em: 18/03/2019

DE SÁ, Kátia Oliveira. Lazer, Trabalho e Educação: pressupostos ontológicos dos estudos no lazer no Brasil.2003. Dissertação ( Mestrado em Educação)- Faculdade de educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador-Bahia.

Disponível em:

http://www.lepel.ufba.br/DISSERTA%C7%D5ES%20orient%20Celi/LAZER,%20TRABALHO%20E%20EDUCA%C7%C3O%20-%20PRESSUPOSTOS%20ONTOL%D3GICOS%20DO%20LAZER%20NO%20BRASIL%20-%20KATIA%20SA.pdf Acesso em: 18/03/2019

SILVA, T. V. da, OLIVEIRA F. A. de, ALEGRO, R. C . OFICINA DE ENTREVISTAS: MEMÓRIAS NA SALA DE AULA .

Disponível em:

http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/ARTIGOSANAIS_SEPECH/tatianevsilva.pdf Acesso em: 18/03/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para os alunos o objetivo da aula. Se não for possível projetá-lo poderá ser copiado para o quadro da sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Contextualize a aula conversando com os alunos sobre as suas sensações sobre a hora do intervalo durante a rotina escolar. A ideia é que os alunos percebam que há relação entre cumprir com obrigações (assistir as aulas) e o momento de lazer e descanso ( o intervalo ou recreio). Para seguir com esta etapa propõe-se o roteiro abaixo:

  • Peça aos alunos para lerem o slide e responderem a pergunta. ( espera-se que os alunos digam que gostam do intervalo).
  • Aprofunde as respostas dos alunos pedindo que eles especifiquem que sentimentos tem com relação ao intervalo, ou seja, se quando chega o intervalo eles geralmente já estão se sentindo cansados? Precisando ir ao banheiro? Lanchar? Conversar com os amigos?
  • Então pergunte como se sentem ao retornar do intervalo para a sala?
  • Finalize perguntando se na opinião deles eles acreditam que no próximo ano escolar eles farão as mesmas coisas que fazem hoje durante o intervalo? Se acham que vai mudar? Se é possível se sentirem diferentes com relação a esse momento na rotina escolar? ( espera-se que os alunos respondam que é muito provável que façam e coisas diferentes no próximo ano e que se sintam de forma diferente também).

Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:

  • Se não for possível projetar o slide acima copie o conteúdo para o quadro da sala de aula ou algum suporte disponível. Você poderá, inclusive, reproduzir o conteúdo oralmente.

  • O roteiro sugerido poderá ser alterado de acordo com as especificidades da sua localidade e do ritmo dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para a etapa da problematização utilizaremos como fonte as entrevistas que você realizou com um professor antigo e um novo da escola que você trabalha. Com essas entrevistas os alunos poderão debater as relações entre trabalho e lazer percebendo as mudanças ou permanências nesse processo.

Para seguir com a problematização, sugere-se o roteiro abaixo:

  • Peça aos alunos que se reúnam em equipes e em seguida leiam a pergunta que está no slide ( provavelmente os alunos responderão que não).
  • Então pergunte para eles como eles podem afirmar que as formas de trabalho e de lazer não são iguais para todos ( aqui os alunos provavelmente darão exemplos de trabalhos e diversões distintas).
  • Entregue para cada grupo uma cópia de cada uma das entrevistas feitas com os professores e peça que os grupos leiam e conversem entre si sobre as diferenças de trabalho e de lazer entre os entrevistados.
  • Agora solicite que um representante de cada grupo diga quais as diferenças encontradas ( nesse momento os alunos poderão concordar ou discordar das diferenças, o importante é estimular um debate respeitoso).
  • Continue a aula partindo das respostas dos alunos a última pergunta e então diga-lhes que assim como suas sensações com relação a hora do intervalo ou as aulas e o que fazem nesses momentos, está sujeito a mudanças ao longo do tempo, as formas de trabalho e de lazer também podem acontecer de forma diferente para cada pessoa, mas principalmente acontecem mudanças com o passar dos anos.

Ilustração: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 18/03/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:

  • Não necessariamente você precisará trabalhar com os alunos uma profissão específica ou mesmo a de professor, se na sua localidade há formas de trabalho como o sazonal em lavouras, o familiar como agricultura e extrativismo e o autônomo como feirantes e comerciantes. A entrevista poderá ser com essas pessoas, pois o fundamental é fazer parte da realidade dos alunos.

  • Se não for possível projetar o slide você poderá escrever em algum suporte a pergunta proposta ou mesmo manifestá-la oralmente pedindo que os alunos anotem.

  • O roteiro proposto poderá ser modificado de acordo com a dinâmica e especificidades dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para sistematizar os conhecimentos construídos propõem-se como atividade que os alunos preencham uma curta tabela com as informações que eles analisaram em grupo nas entrevistas. A atividade é individual.

  • Explique a atividade aos alunos inclusive que é individual, mas que eles podem tirar dúvidas entre si e com você.
  • Entregue para cada aluno uma folha de atividade da sistematização que está disponível para impressão.
  • Após a realização da atividade disponibilize no mural da sala a produção dos alunos.

Ilustração: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 18/03/2019

  • Folha de atividade da sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GzhFwRNs3rCjG8pxmZUpGgWrwr9tDgDDUJnXUGws4bqbrgyNbq7rv7TTSAt5/his3-12und01-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para adequar esta etapa a sua realidade sugere-se:

  • Se não for possível projetar o slide reproduza-o em cartaz ou outro suporte.
  • Se não for possível fotocopiar a atividade para cada um dos alunos, copie no quadro da sala e peça que anotem em uma folha do caderno ou outra avulsa.
  • Se algum aluno tiver dificuldade em escrever possibilite que ele faça a atividade oralmente.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano :

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano