Entrevista
Plano de Aula
Plano de aula: Memórias: trabalho e lazer
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relações de trabalho e lazer
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: lápis e borracha, entrevista com dois professores da escola, um mais antigo na profissão e outro mais novo. O roteiro sugestivo de entrevista está no link abaixo pronto para impressão.
Material complementar:
- Entrevista para impressão:
- Folha de atividade da sistematização:
Para você saber mais:
DIAS, cleber. HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO LAZER.Recorde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1-26, jan./jun. 2018.
Disponível em:
https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/17878 Acesso em: 18/03/2019
DE SÁ, Kátia Oliveira. Lazer, Trabalho e Educação: pressupostos ontológicos dos estudos no lazer no Brasil.2003. Dissertação ( Mestrado em Educação)- Faculdade de educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador-Bahia.
Disponível em:
http://www.lepel.ufba.br/DISSERTA%C7%D5ES%20orient%20Celi/LAZER,%20TRABALHO%20E%20EDUCA%C7%C3O%20-%20PRESSUPOSTOS%20ONTOL%D3GICOS%20DO%20LAZER%20NO%20BRASIL%20-%20KATIA%20SA.pdf Acesso em: 18/03/2019
SILVA, T. V. da, OLIVEIRA F. A. de, ALEGRO, R. C . OFICINA DE ENTREVISTAS: MEMÓRIAS NA SALA DE AULA .
Disponível em:
http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/ARTIGOSANAIS_SEPECH/tatianevsilva.pdf Acesso em: 18/03/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente para os alunos o objetivo da aula. Se não for possível projetá-lo poderá ser copiado para o quadro da sala.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Contextualize a aula conversando com os alunos sobre as suas sensações sobre a hora do intervalo durante a rotina escolar. A ideia é que os alunos percebam que há relação entre cumprir com obrigações (assistir as aulas) e o momento de lazer e descanso ( o intervalo ou recreio). Para seguir com esta etapa propõe-se o roteiro abaixo:
- Peça aos alunos para lerem o slide e responderem a pergunta. ( espera-se que os alunos digam que gostam do intervalo).
- Aprofunde as respostas dos alunos pedindo que eles especifiquem que sentimentos tem com relação ao intervalo, ou seja, se quando chega o intervalo eles geralmente já estão se sentindo cansados? Precisando ir ao banheiro? Lanchar? Conversar com os amigos?
- Então pergunte como se sentem ao retornar do intervalo para a sala?
- Finalize perguntando se na opinião deles eles acreditam que no próximo ano escolar eles farão as mesmas coisas que fazem hoje durante o intervalo? Se acham que vai mudar? Se é possível se sentirem diferentes com relação a esse momento na rotina escolar? ( espera-se que os alunos respondam que é muito provável que façam e coisas diferentes no próximo ano e que se sintam de forma diferente também).
Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:
- Se não for possível projetar o slide acima copie o conteúdo para o quadro da sala de aula ou algum suporte disponível. Você poderá, inclusive, reproduzir o conteúdo oralmente.
- O roteiro sugerido poderá ser alterado de acordo com as especificidades da sua localidade e do ritmo dos alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para a etapa da problematização utilizaremos como fonte as entrevistas que você realizou com um professor antigo e um novo da escola que você trabalha. Com essas entrevistas os alunos poderão debater as relações entre trabalho e lazer percebendo as mudanças ou permanências nesse processo.
Para seguir com a problematização, sugere-se o roteiro abaixo:
- Peça aos alunos que se reúnam em equipes e em seguida leiam a pergunta que está no slide ( provavelmente os alunos responderão que não).
- Então pergunte para eles como eles podem afirmar que as formas de trabalho e de lazer não são iguais para todos ( aqui os alunos provavelmente darão exemplos de trabalhos e diversões distintas).
- Entregue para cada grupo uma cópia de cada uma das entrevistas feitas com os professores e peça que os grupos leiam e conversem entre si sobre as diferenças de trabalho e de lazer entre os entrevistados.
- Agora solicite que um representante de cada grupo diga quais as diferenças encontradas ( nesse momento os alunos poderão concordar ou discordar das diferenças, o importante é estimular um debate respeitoso).
- Continue a aula partindo das respostas dos alunos a última pergunta e então diga-lhes que assim como suas sensações com relação a hora do intervalo ou as aulas e o que fazem nesses momentos, está sujeito a mudanças ao longo do tempo, as formas de trabalho e de lazer também podem acontecer de forma diferente para cada pessoa, mas principalmente acontecem mudanças com o passar dos anos.
Ilustração: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 18/03/2019
Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:
- Não necessariamente você precisará trabalhar com os alunos uma profissão específica ou mesmo a de professor, se na sua localidade há formas de trabalho como o sazonal em lavouras, o familiar como agricultura e extrativismo e o autônomo como feirantes e comerciantes. A entrevista poderá ser com essas pessoas, pois o fundamental é fazer parte da realidade dos alunos.
- Se não for possível projetar o slide você poderá escrever em algum suporte a pergunta proposta ou mesmo manifestá-la oralmente pedindo que os alunos anotem.
- O roteiro proposto poderá ser modificado de acordo com a dinâmica e especificidades dos alunos.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para sistematizar os conhecimentos construídos propõem-se como atividade que os alunos preencham uma curta tabela com as informações que eles analisaram em grupo nas entrevistas. A atividade é individual.
- Explique a atividade aos alunos inclusive que é individual, mas que eles podem tirar dúvidas entre si e com você.
- Entregue para cada aluno uma folha de atividade da sistematização que está disponível para impressão.
- Após a realização da atividade disponibilize no mural da sala a produção dos alunos.
Ilustração: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 18/03/2019
- Folha de atividade da sistematização:
Para adequar esta etapa a sua realidade sugere-se:
- Se não for possível projetar o slide reproduza-o em cartaz ou outro suporte.
- Se não for possível fotocopiar a atividade para cada um dos alunos, copie no quadro da sala e peça que anotem em uma folha do caderno ou outra avulsa.
- Se algum aluno tiver dificuldade em escrever possibilite que ele faça a atividade oralmente.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer as mudanças nas formas de trabalho e lazer. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).
Via texto, áudio ou vídeo, questione os estudantes sobre o que sentiam na hora do recreio quando estavam em aula presencial. Peça que respondam via arquivo de áudio. Em seguida, questione novamente se eles acham que, quando a pandemia acabar e as aulas voltarem, o recreio será da mesma forma ou, se não for, o que será diferente. Novamente as respostas devem ser enviadas via áudio. Se a atividade for realizada em momento síncrono, estimule o debate.
Problematização
Apresente o slide 4 aos estudantes, peça que eles pensem na questão e respondam via áudio. Em seguida, peça que façam uma entrevista com um adulto da própria convivência e a gravem em vídeo, seguindo as questões abaixo:
- Qual o seu nome e idade?
- Em que você trabalha?
- Você gosta do seu trabalho?
- Como você gosta de se divertir?
Dê um tempo para que a atividade seja realizada. Peça que os estudantes compartilhem as entrevistas no grupo da turma e vejam as realizadas pelos colegas. Instigue-os a perceber que as formas de trabalho e de lazer podem acontecer de formas diferentes para cada pessoa, e que, principalmente, acontecem mudanças com o passar dos anos.
Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo, oriente os estudantes para a realização dessa etapa. Compartilhe o arquivo de sistematização e diga que devem escolher 5 vídeos para analisar. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma e dê feedback delas. Considere produzir e compartilhar com os estudantes um quiz no Kahoot (Veja aqui como fazer um).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “As cidades se transformam com o passar do tempo”, “Documentário: Ócio, lazer e tempo livre” e “Projeto No meu tempo - Lazer”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Flávia Vilhena
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A noção de espaço público e privado
Objeto (s) de conhecimento: A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
Palavras-Chave: Formas de Trabalho e Lazer; Ensino de História; Memória
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA