17161
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Serviços públicos: um direito de todos!

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Serviços públicos: um direito de todos!

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a utilização de folhas sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre serviços públicos para você se preparar para a aula:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre os tipos de serviços públicos ofertados pelo município onde a escola está localizada (saneamento básico, educação, saúde, segurança e transporte) e deixe os alunos falarem sobre o que sabem sobre esse tema.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

O direito aos serviços públicos é garantido ao cidadão pela Constituição de 1988.

Muitos serviços foram criados e melhorados para a população, mas muitas pessoas ainda não conseguem se beneficiar destes direitos.

  • Descreva os painéis para os alunos para que eles possam entender que um serviço só atende a toda população se este contempla 100% das localidades, e das comunidades.

Para você saber mais:

- a coleta de lixo, feita pelos funcionários responsáveis pela limpeza das vias públicas;

- a limpeza e varredura das ruas, calçadas e bueiros, feita pelos garis;

- manter em funcionamento as iluminações das cidades;

- construir e manter em condições de funcionamento os postos de saúde e os hospitais públicos;

- construir e manter em funcionamento creches, escolas e bibliotecas públicas;

- fazer a pavimentação de ruas;

- cuidar do saneamento básico da cidade;

- manter em perfeito funcionamento a estação de tratamento de água e esgoto;[...]” (Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/servicos-publicos.htm . Acesso em: 11 de março de 2019.)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

O direito aos serviços públicos é garantido ao cidadão pela Constituição de 1988.

Muitos serviços foram criados e melhorados para a população, mas muitas pessoas ainda não conseguem se beneficiar destes direitos.

  • Descreva os painéis para os alunos para que eles possam entender que um serviço só atende a toda população se este contempla 100% das localidades, e das comunidades.

Para você saber mais:

- a coleta de lixo, feita pelos funcionários responsáveis pela limpeza das vias públicas;

- a limpeza e varredura das ruas, calçadas e bueiros, feita pelos garis;

- manter em funcionamento as iluminações das cidades;

- construir e manter em condições de funcionamento os postos de saúde e os hospitais públicos;

- construir e manter em funcionamento creches, escolas e bibliotecas públicas;

- fazer a pavimentação de ruas;

- cuidar do saneamento básico da cidade;

- manter em perfeito funcionamento a estação de tratamento de água e esgoto;[...]” (Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/servicos-publicos.htm . Acesso em: 11 de março de 2019.)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

O direito aos serviços públicos é garantido ao cidadão pela Constituição de 1988.

Muitos serviços foram criados e melhorados para a população, mas muitas pessoas ainda não conseguem se beneficiar destes direitos.

  • Descreva os painéis para os alunos para que eles possam entender que um serviço só atende a toda população se este contempla 100% das localidades, e das comunidades.

Para você saber mais:

- a coleta de lixo, feita pelos funcionários responsáveis pela limpeza das vias públicas;

- a limpeza e varredura das ruas, calçadas e bueiros, feita pelos garis;

- manter em funcionamento as iluminações das cidades;

- construir e manter em condições de funcionamento os postos de saúde e os hospitais públicos;

- construir e manter em funcionamento creches, escolas e bibliotecas públicas;

- fazer a pavimentação de ruas;

- cuidar do saneamento básico da cidade;

- manter em perfeito funcionamento a estação de tratamento de água e esgoto;[...]” (Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/servicos-publicos.htm . Acesso em: 11 de março de 2019.)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente os três slides para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND02 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vNVm5qKZMb8tVxjaJxBZaHs7vWaTDtfxKjTggqJAFFmGqubH4GKAZP78bmUa/his3-08und02-slide-da-problematizacao.pdf
  • Peça aos alunos que observem as imagens de localidades do nosso país.
  • Diga que é possível verificar que em todas as comunidades mostradas (rural ou urbana) os serviços públicos essenciais não estão sendo oferecidos plenamente.
  • Peça aos alunos que citem o que não está sendo oferecido para cada comunidade:
  • Quilombo São José da Serra;
  • Centro urbano;
  • Comunidade indígena;
  • Favela no meio urbano;
  • Comunidade quilombola;
  • Comunidade rural.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Revista Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/2626/programa-instala-biblioteca-em-comunidade-quilombola . Acesso em: 11 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente os três slides para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND02 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vNVm5qKZMb8tVxjaJxBZaHs7vWaTDtfxKjTggqJAFFmGqubH4GKAZP78bmUa/his3-08und02-slide-da-problematizacao.pdf
  • Peça aos alunos que observem as imagens de localidades do nosso país.
  • Diga que é possível verificar que em todas as comunidades mostradas (rural ou urbana) os serviços públicos essenciais não estão sendo oferecidos plenamente.
  • Peça aos alunos que citem o que não está sendo oferecido para cada comunidade:
  • Quilombo São José da Serra;
  • Centro urbano;
  • Comunidade indígena;
  • Favela no meio urbano;
  • Comunidade quilombola;
  • Comunidade rural.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Revista Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/2626/programa-instala-biblioteca-em-comunidade-quilombola . Acesso em: 11 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente os três slides para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND02 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vNVm5qKZMb8tVxjaJxBZaHs7vWaTDtfxKjTggqJAFFmGqubH4GKAZP78bmUa/his3-08und02-slide-da-problematizacao.pdf
  • Peça aos alunos que observem as imagens de localidades do nosso país.
  • Diga que é possível verificar que em todas as comunidades mostradas (rural ou urbana) os serviços públicos essenciais não estão sendo oferecidos plenamente.
  • Peça aos alunos que citem o que não está sendo oferecido para cada comunidade:
  • Quilombo São José da Serra;
  • Centro urbano;
  • Comunidade indígena;
  • Favela no meio urbano;
  • Comunidade quilombola;
  • Comunidade rural.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Revista Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/2626/programa-instala-biblioteca-em-comunidade-quilombola . Acesso em: 11 de março de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND02 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z3wA5dMTZpgJDzvfd8HQxRYF9aTNEYVYjyDZpzEQBfvqMnukdRXX5kbs5MrA/his3-08und02-slide-da-sistematizacao.pdf
  • Após fazerem as comparações da prestação dos serviços básicos essenciais entre o meio rural e urbano, proponha as alunos produzirem um ”Jornal Mural” que será afixado no corredor da escola.
  • Entregue a cada aluno uma folha sulfite para a produção do texto.
  • Diga aos alunos que eles serão os jornalistas/repórteres e terão que criar matérias jornalísticas tomando como base as informações aprendidas nesta aula, na realidade da escola e na realidade de onde eles vivem.

Estes textos poderão ser: um texto sobre algum problema vivido pela comunidade (ou pela família deles) que seja relacionado com a falta ou a dificuldade de acesso aos serviços públicos (infraestrutura do posto de saúde do bairro, falta de tratamento da rede de esgoto do bairro, falta de policiamento nas ruas do bairro à noite ou no entorno da escola, má iluminação das ruas do bairro, falta de propostas de conservação das praças do bairro, dentre outros temas), um texto explicando um dos gráficos analisados, um texto com instruções de como exigir ou manter o direito aos serviços públicos, um texto com instruções de como usar com cidadania os serviços públicos, dentre outras ideias.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a utilização de folhas sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre serviços públicos para você se preparar para a aula:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre os tipos de serviços públicos ofertados pelo município onde a escola está localizada (saneamento básico, educação, saúde, segurança e transporte) e deixe os alunos falarem sobre o que sabem sobre esse tema.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

O direito aos serviços públicos é garantido ao cidadão pela Constituição de 1988.

Muitos serviços foram criados e melhorados para a população, mas muitas pessoas ainda não conseguem se beneficiar destes direitos.

  • Descreva os painéis para os alunos para que eles possam entender que um serviço só atende a toda população se este contempla 100% das localidades, e das comunidades.

Para você saber mais:

- a coleta de lixo, feita pelos funcionários responsáveis pela limpeza das vias públicas;

- a limpeza e varredura das ruas, calçadas e bueiros, feita pelos garis;

- manter em funcionamento as iluminações das cidades;

- construir e manter em condições de funcionamento os postos de saúde e os hospitais públicos;

- construir e manter em funcionamento creches, escolas e bibliotecas públicas;

- fazer a pavimentação de ruas;

- cuidar do saneamento básico da cidade;

- manter em perfeito funcionamento a estação de tratamento de água e esgoto;[...]” (Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/servicos-publicos.htm . Acesso em: 11 de março de 2019.)

Slide Plano Aula

Orientações:

O direito aos serviços públicos é garantido ao cidadão pela Constituição de 1988.

Muitos serviços foram criados e melhorados para a população, mas muitas pessoas ainda não conseguem se beneficiar destes direitos.

  • Descreva os painéis para os alunos para que eles possam entender que um serviço só atende a toda população se este contempla 100% das localidades, e das comunidades.

Para você saber mais:

- a coleta de lixo, feita pelos funcionários responsáveis pela limpeza das vias públicas;

- a limpeza e varredura das ruas, calçadas e bueiros, feita pelos garis;

- manter em funcionamento as iluminações das cidades;

- construir e manter em condições de funcionamento os postos de saúde e os hospitais públicos;

- construir e manter em funcionamento creches, escolas e bibliotecas públicas;

- fazer a pavimentação de ruas;

- cuidar do saneamento básico da cidade;

- manter em perfeito funcionamento a estação de tratamento de água e esgoto;[...]” (Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/servicos-publicos.htm . Acesso em: 11 de março de 2019.)

Slide Plano Aula

Orientações:

O direito aos serviços públicos é garantido ao cidadão pela Constituição de 1988.

Muitos serviços foram criados e melhorados para a população, mas muitas pessoas ainda não conseguem se beneficiar destes direitos.

  • Descreva os painéis para os alunos para que eles possam entender que um serviço só atende a toda população se este contempla 100% das localidades, e das comunidades.

Para você saber mais:

- a coleta de lixo, feita pelos funcionários responsáveis pela limpeza das vias públicas;

- a limpeza e varredura das ruas, calçadas e bueiros, feita pelos garis;

- manter em funcionamento as iluminações das cidades;

- construir e manter em condições de funcionamento os postos de saúde e os hospitais públicos;

- construir e manter em funcionamento creches, escolas e bibliotecas públicas;

- fazer a pavimentação de ruas;

- cuidar do saneamento básico da cidade;

- manter em perfeito funcionamento a estação de tratamento de água e esgoto;[...]” (Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/servicos-publicos.htm . Acesso em: 11 de março de 2019.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente os três slides para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND02 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vNVm5qKZMb8tVxjaJxBZaHs7vWaTDtfxKjTggqJAFFmGqubH4GKAZP78bmUa/his3-08und02-slide-da-problematizacao.pdf
  • Peça aos alunos que observem as imagens de localidades do nosso país.
  • Diga que é possível verificar que em todas as comunidades mostradas (rural ou urbana) os serviços públicos essenciais não estão sendo oferecidos plenamente.
  • Peça aos alunos que citem o que não está sendo oferecido para cada comunidade:
  • Quilombo São José da Serra;
  • Centro urbano;
  • Comunidade indígena;
  • Favela no meio urbano;
  • Comunidade quilombola;
  • Comunidade rural.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Revista Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/2626/programa-instala-biblioteca-em-comunidade-quilombola . Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente os três slides para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND02 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vNVm5qKZMb8tVxjaJxBZaHs7vWaTDtfxKjTggqJAFFmGqubH4GKAZP78bmUa/his3-08und02-slide-da-problematizacao.pdf
  • Peça aos alunos que observem as imagens de localidades do nosso país.
  • Diga que é possível verificar que em todas as comunidades mostradas (rural ou urbana) os serviços públicos essenciais não estão sendo oferecidos plenamente.
  • Peça aos alunos que citem o que não está sendo oferecido para cada comunidade:
  • Quilombo São José da Serra;
  • Centro urbano;
  • Comunidade indígena;
  • Favela no meio urbano;
  • Comunidade quilombola;
  • Comunidade rural.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Revista Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/2626/programa-instala-biblioteca-em-comunidade-quilombola . Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente os três slides para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND02 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vNVm5qKZMb8tVxjaJxBZaHs7vWaTDtfxKjTggqJAFFmGqubH4GKAZP78bmUa/his3-08und02-slide-da-problematizacao.pdf
  • Peça aos alunos que observem as imagens de localidades do nosso país.
  • Diga que é possível verificar que em todas as comunidades mostradas (rural ou urbana) os serviços públicos essenciais não estão sendo oferecidos plenamente.
  • Peça aos alunos que citem o que não está sendo oferecido para cada comunidade:
  • Quilombo São José da Serra;
  • Centro urbano;
  • Comunidade indígena;
  • Favela no meio urbano;
  • Comunidade quilombola;
  • Comunidade rural.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Revista Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/2626/programa-instala-biblioteca-em-comunidade-quilombola . Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND02 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z3wA5dMTZpgJDzvfd8HQxRYF9aTNEYVYjyDZpzEQBfvqMnukdRXX5kbs5MrA/his3-08und02-slide-da-sistematizacao.pdf
  • Após fazerem as comparações da prestação dos serviços básicos essenciais entre o meio rural e urbano, proponha as alunos produzirem um ”Jornal Mural” que será afixado no corredor da escola.
  • Entregue a cada aluno uma folha sulfite para a produção do texto.
  • Diga aos alunos que eles serão os jornalistas/repórteres e terão que criar matérias jornalísticas tomando como base as informações aprendidas nesta aula, na realidade da escola e na realidade de onde eles vivem.

Estes textos poderão ser: um texto sobre algum problema vivido pela comunidade (ou pela família deles) que seja relacionado com a falta ou a dificuldade de acesso aos serviços públicos (infraestrutura do posto de saúde do bairro, falta de tratamento da rede de esgoto do bairro, falta de policiamento nas ruas do bairro à noite ou no entorno da escola, má iluminação das ruas do bairro, falta de propostas de conservação das praças do bairro, dentre outros temas), um texto explicando um dos gráficos analisados, um texto com instruções de como exigir ou manter o direito aos serviços públicos, um texto com instruções de como usar com cidadania os serviços públicos, dentre outras ideias.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano :

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano