Problematização - pesquisa
Plano de Aula
Plano de aula: Origens: o nome de nosso município
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Acontecimentos locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, Quadro, impressão do material complementar, cartolina e papel kraft para composição de painel informativo e pesquisa realizada antecipadamente sobre a origem do município, cópias das certidões de nascimento, informações adicionais sobre a origem do município e fotografias ( a fim de complementar a pesquisa que as crianças farão em casa).
Organize as crianças previamente em duplas para otimizar o tempo de aula.
Peça antecipadamente e com tempo hábil as cópias de certidão de nascimento e a pesquisa da origem do nome do município.
Material complementar:
Pesquisa sobre a origem do município, enviar antecipadamente
Slides para impressão na falta de projetor
Problematização
Sistematização
Para você saber mais:
Fonte: InfoEscola. “Ouro Preto”. Disponível em <https://www.infoescola.com/minas-gerais/ouro-preto/> Acesso em 30 de março de 2019
Fonte: Museu da Inconfidência. “Sala da mineração”. Disponível em <http://www.museudainconfidencia.gov.br/pt_BR/museu/sala-por-sala/v/sala-da-mineracao> Acesso em 30 de março de 2019
Fonte: Rede Globo. “Com rico acervo histórico e cultural, Ouro Preto é Patrimônio Mundial”. Disponível em <http://redeglobo.globo.com/acao/noticia/2013/09/com-rico-acervo-historico-e-cultural-ouro-preto-e-patrimonio-mundial.html> Acesso em 30 de março de 2019
Fonte: Unesco. “Cidade Histórica de Ouro Preto”. Disponível em <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/list-of-world-heritage-in-brazil/historic-town-of-ouro-preto/> Acesso em 30 de março de 2019
Fonte: Revista GTLex. “Cultura e Identidade no estudo dos nomes dos lugares”. Disponível em < http://www.seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/31752> Acesso em 30 de março de 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a aula pedindo às crianças que peguem suas cópias da certidão de nascimento e localizem, pintando, o seu próprio nome.
Facilite com perguntas que os façam refletir sobre a importância do nome e a função social e histórica do mesmo.
- Quem aqui tem nome?
- Quem deu seu nome para você?
- Seu nome tem algum significado?
- Quando as pessoas te chamam ou precisam identificar você numa conversa, como elas fazem?
- Quais outros nomes temos na certidão de nascimento?
É possível que as crianças identifiquem os nomes de seus pais e de outras pessoas. Peça que pintem da mesma cor com que pintaram seu próprio nome.
- Estes são nomes de pessoas, certo?
- Há outros nomes que não são nomes de pessoas?
- Onde você nasceu? Tem esta informação na certidão?
Peça às crianças para pintarem o nome do município onde nasceram de uma cor diferente e conversem sobre a existência de nomes de pessoas e nomes de lugares.
- Mas, se os nomes das crianças ao nascerem são seus familiares que dão… quando se trata de lugares, como acontece a origem do nome?
- De onde vem o nome do seu município?
- Será que nosso município já era chamado desta forma em outras épocas e quando outros grupos viviam aqui?
Para você saber mais:
Fonte: Revista GTLex. “Cultura e Identidade no estudo dos nomes dos lugares”. Disponível em < http://www.seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/31752> Acesso em 30 de março de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Converse com as crianças sobre a origem do nome do município em que a escola está localizada, que assim como as pessoas, os lugares como estados, países e municípios, possuem um nome próprio. Explore com as crianças perguntas que as façam levantar hipóteses, pensar sobre o assunto, sem a intenção de se estabelecer o que é certo ou errado, mas sim de movimentar possibilidades e facilitar o diálogo.
- De onde surge o nome dos municípios?
- Os municípios sempre foram chamados desta forma?
Peça às crianças para pensarem sobre a origem do município de Ouro Preto, este exemplificará como o nome do município possui uma história e será isto que as crianças poderão investigar sobre seu próprio município A partir da pesquisa que trouxeram. Peça que as crianças compartilhem o que descobriram com a pesquisa, realizem a leitura em voz alta das pesquisas e conversem sobre. É possível complementar com alguma informação que considere pertinente, por exemplo:
“Contam as histórias, que são comuns nestas terras, que um homem, ao meter sua gamela no ribeirão Tripuí para beber água, retirou do fundo do ribeirão umas pedras escuras que guardou consigo e levou para Taubaté, interior de São Paulo. As pedras chegaram então às mãos do Governador Artur de Sá e Menezes, no Rio de Janeiro, que identifica o tão esperado ouro.”
Fonte: Infoescola. “Ouro Preto”. Disponível em <https://www.infoescola.com/minas-gerais/ouro-preto/> Acesso em 30 de março de 2019.
Retome perguntas da pesquisa e incentive o diálogo.
- Qual o nome deste município?
- Ele sempre foi chamado assim?
- Antes de ser chamado desta forma ele era considerado município?
- Qual nome tinha antes? E agora?
- Por que foi chamado assim?
- Nomes de lugares mudam?
- O nome tem relação com algo que ocorreu?
Com esta reflexão e investigação, explore com as crianças hipóteses de que o nome do local onde vivem pode já ter sido outro e que hoje este lugar é chamado assim pois teve influência do povo que lá já viveu ou de algum acontecimento que ocorreu em alguma época. Converse com as crianças sobre a história do local, como as pessoas se relacionavam com este local na época. No caso de Ouro Preto, temos a forte presença das expedições e o impacto que a descoberta de metais preciosos, em especial o ouro, causou na região não só com a descoberta da riqueza mas também atraindo bandeirantes e pessoas de todo lugar, causando impactos e modificando o ambiente natural, causando disputas, conflitos e pobreza devido o aumento da população que buscava pelo ouro.
Isto não só contribui com a origem do nome mas com o que Ouro Preto é hoje, palco de significativos fatos históricos do Brasil, o município abriga em si fontes históricas reconhecidas mundialmente (como as obras de Aleijadinho) tornando-se com isto, entre outros aspectos, Patrimônio da Cultural da Humanidade reconhecido pela Organização das Nações Unidas em 1980 e atraindo pessoas do mundo todo e tornando-se hoje uma cidade turística. Seja no Brasil Colônia ou hoje, Ouro Preto continua atraindo pessoas ainda que seja por motivos diferentes.
Fonte: Wikimedia Commons. “Ouro Preto”. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ouro_Preto1.jpg> Acesso em 02 de abril de 2019
Explore com as crianças esta mudança no tempo histórico, o que fez com que o município tivesse este nome e se ainda é significativo no tempo atual. Quais são os diferenciais do município que faz com que possam contar a história do local mas também colabora para que possam fazer história, quais os acontecimentos atuais que fazem história hoje em dia?
Como adequar à sua realidade:
É possível realizar esta aula a partir da pesquisa realizada pelas crianças e de informações complementares que possa levar para a turma sobre seu próprio município. Realize esta aula junto com a investigação de Ouro Preto (exemplificado nesta aula) ou concentrando-se apenas em seu município, substituindo inclusive os textos complementares e as fotografias pelas fontes e informações de sua localidade. Cabe destacar que nem sempre o município onde a criança estuda e está localizada a escola seja o mesmo de seu nascimento, por isto o foco será o município da escola por ser comum a todos.
Há possibilidade de resgatar o patrimônio histórico e as fontes de modo mais concreto, realizando visita ao museu local.
Para você saber mais:
Fonte: Rede Globo. “Com rico acervo histórico e cultural, Ouro Preto é Patrimônio Mundial”. Disponível em <http://redeglobo.globo.com/acao/noticia/2013/09/com-rico-acervo-historico-e-cultural-ouro-preto-e-patrimonio-mundial.html> Acesso em 30 de março de 2019
Problematização
Orientações: Converse com as crianças sobre a origem do nome do município em que a escola está localizada, que assim como as pessoas, os lugares como estados, países e municípios, possuem um nome próprio. Explore com as crianças perguntas que as façam levantar hipóteses, pensar sobre o assunto, sem a intenção de se estabelecer o que é certo ou errado, mas sim de movimentar possibilidades e facilitar o diálogo.
- De onde surge o nome dos municípios?
- Os municípios sempre foram chamados desta forma?
Peça às crianças para pensarem sobre a origem do município de Ouro Preto, este exemplificará como o nome do município possui uma história e será isto que as crianças poderão investigar sobre seu próprio município A partir da pesquisa que trouxeram. Peça que as crianças compartilhem o que descobriram com a pesquisa, realizem a leitura em voz alta das pesquisas e conversem sobre. É possível complementar com alguma informação que considere pertinente, por exemplo:
“Contam as histórias, que são comuns nestas terras, que um homem, ao meter sua gamela no ribeirão Tripuí para beber água, retirou do fundo do ribeirão umas pedras escuras que guardou consigo e levou para Taubaté, interior de São Paulo. As pedras chegaram então às mãos do Governador Artur de Sá e Menezes, no Rio de Janeiro, que identifica o tão esperado ouro.”
Fonte: Infoescola. “Ouro Preto”. Disponível em <https://www.infoescola.com/minas-gerais/ouro-preto/> Acesso em 30 de março de 2019.
Retome perguntas da pesquisa e incentive o diálogo.
- Qual o nome deste município?
- Ele sempre foi chamado assim?
- Antes de ser chamado desta forma ele era considerado município?
- Qual nome tinha antes? E agora?
- Por que foi chamado assim?
- Nomes de lugares mudam?
- O nome tem relação com algo que ocorreu?
Com esta reflexão e investigação, explore com as crianças hipóteses de que o nome do local onde vivem pode já ter sido outro e que hoje este lugar é chamado assim pois teve influência do povo que lá já viveu ou de algum acontecimento que ocorreu em alguma época. Converse com as crianças sobre a história do local, como as pessoas se relacionavam com este local na época. No caso de Ouro Preto, temos a forte presença das expedições e o impacto que a descoberta de metais preciosos, em especial o ouro, causou na região não só com a descoberta da riqueza mas também atraindo bandeirantes e pessoas de todo lugar, causando impactos e modificando o ambiente natural, causando disputas, conflitos e pobreza devido o aumento da população que buscava pelo ouro.
Isto não só contribui com a origem do nome mas com o que Ouro Preto é hoje, palco de significativos fatos históricos do Brasil, o município abriga em si fontes históricas reconhecidas mundialmente (como as obras de Aleijadinho) tornando-se com isto, entre outros aspectos, Patrimônio da Cultural da Humanidade reconhecido pela Organização das Nações Unidas em 1980 e atraindo pessoas do mundo todo e tornando-se hoje uma cidade turística. Seja no Brasil Colônia ou hoje, Ouro Preto continua atraindo pessoas ainda que seja por motivos diferentes.
Fonte: Wikimedia Commons. “Ouro Preto”. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ouro_Preto1.jpg> Acesso em 02 de abril de 2019
Explore com as crianças esta mudança no tempo histórico, o que fez com que o município tivesse este nome e se ainda é significativo no tempo atual. Quais são os diferenciais do município que faz com que possam contar a história do local mas também colabora para que possam fazer história, quais os acontecimentos atuais que fazem história hoje em dia?
Como adequar à sua realidade:
É possível realizar esta aula a partir da pesquisa realizada pelas crianças e de informações complementares que possa levar para a turma sobre seu próprio município. Realize esta aula junto com a investigação de Ouro Preto (exemplificado nesta aula) ou concentrando-se apenas em seu município, substituindo inclusive os textos complementares e as fotografias pelas fontes e informações de sua localidade. Cabe destacar que nem sempre o município onde a criança estuda e está localizada a escola seja o mesmo de seu nascimento, por isto o foco será o município da escola por ser comum a todos.
Há possibilidade de resgatar o patrimônio histórico e as fontes de modo mais concreto, realizando visita ao museu local.
Para você saber mais:
Fonte: Rede Globo. “Com rico acervo histórico e cultural, Ouro Preto é Patrimônio Mundial”. Disponível em <http://redeglobo.globo.com/acao/noticia/2013/09/com-rico-acervo-historico-e-cultural-ouro-preto-e-patrimonio-mundial.html> Acesso em 30 de março de 2019
ao/noticia/2013/09/com-rico-acervo-historico-e-cultural-ouro-preto-e-patrimonio-mundial.html> Acesso em 30 de março de 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Inicie com as crianças a produção do informativo no cartaz, nesta aula inicie com as informações e conclusões da turma sobre a origem do nome do município, sobre a história do local e fatos que chamaram mais a atenção deles, destaque também como o município é conhecido hoje em dia considerando que poderá apontar atrativos do local como o turismo.
Escolham título para o informativo e produzam texto coletivo sobre a origem do nome do Município e sobre o que compreenderam das influências que das pessoas e dos acontecimentos na criação e nas mudanças no decorrer dos tempos.
Divida-os em grupos para que cada grupo possa contribuir com algo no informativo, por exemplo: gráfico de locais preferidos da turma no município, na escolha de fotografias, imagens e na produção de legendas sas mesmas, produção de texto sobre o que aprenderam sobre a origem do nome de seu próprio município, produção de depoimentos sobre o que gostam no município em que vivem, relatos sobre como vêem a cidade em que vivem e ilustrações da mesma.
Este informativo não será finalizado neste momento, proponha às crianças colocar o informativo em local de acesso de outras crianças e funcionários da escola para que estes também possam contribuir com ilustrações e relatos sobre a percepção de seu próprio município, curiosidades sobre o munícipio, lista de nomes e significados (além do município) dos bairros.
Este informativo não será finalizado nesta aula, A partir dele é possível aprofundar as investigações, as próprias crianças poderão acrescentar, no decorrer de aula posteriores, outras informações que considerarem oportunas neste informativo que ficará exposto para a escola. É interessante criar espaço para realizar uma produção colaborativa convidando funcionários, outras turmas, pais e membros da comunidade para complementar com informações, relatos e fotografias.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, print.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer a identidade local através da história da origem do município. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Envie para os estudantes as seguintes questões:
- De onde vem o nome do seu município?
- Será que nosso município já era chamado desta forma em outras épocas e quando outros grupos viviam aqui?
Peça que os estudantes realizem pesquisas sobre a origem do nome da sua cidade. Peça que compartilhem os resultados das pesquisas no grupo da escola.
Problematização
Retome a pesquisa e incentive o diálogo no grupo. Faça algumas perguntas e determine que alguns estudantes respondam-nas via arquivo de áudio:
- Qual o nome deste município?
- Ele sempre foi chamado assim?
- Antes de ser chamado desta forma, ele era considerado município?
- Qual nome tinha antes? E agora?
- Por que foi chamado assim?
- Nomes de lugares mudam? O nome tem relação com algo que ocorreu?
Faça as questões circularem no grupo de modo que a maioria dos estudantes seja contemplada. Você pode adaptar as questões e dialogar com o patrimônio cultural.
Sistematização
Via arquivo de áudio, oriente os estudantes para a produção de um cartão postal. Diga a eles que, nesse cartão postal, eles deverão fazer um desenho de um ponto histórico da cidade e, no verso, contar um pouco da história do lugar. As produções devem ser compartilhadas no grupo da escola ou adicionadas a um mural no Padlet (veja aqui como fazer um). Dê feedback das atividades aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “História dos objetos e dos antepassados”, “Homem coleciona objetos antigos”, “Loja de Antiguidades em Alfenas”
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI0, EF02HI02, EF02HI03, EF04HI01, EF04HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF69LP44, EF08LI18, EF15AR17, EF03GE03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF35EF09, EF35EF010, EF35EF12, EF35EF15, EF67EF17.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Pamela Ferreira
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
Objeto (s) de conhecimento: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive
Palavras-Chave: Município; Nome; Origem; Identidade; Lugar
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