10320
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Seguindo pistas e resolvendo problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre resolução de problemas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janaina Pinheiro Vece 

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens ou impressões das atividades e comandas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, Whatsapp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Retomada
A ideia da retomada é uma conversa sobre os tipos de problemas que os alunos já resolveram, sobre o que é ser “detetive” e resolver problemas com pistas. A sugestão para aulas síncronas é que siga as orientações do plano.

Para aulas assíncronas, envie as questões para que os alunos possam pensar sobre e trocar ideias com um familiar que possa acompanhar a disciplina.

Atividade principal
Se a aula for síncrona, apresente o problema aos alunos e realize a atividade de acordo com as indicações do plano de aula, exceto a parte da formação de duplas para a resolução. Todavia, se a aula for assíncrona, encaminhe a atividade aos alunos por imagem ou impressa. Se possível, envie as orientações e questões por mensagem de voz, vídeo ou escritas, para que possam refletir sobre o problema.

Peça para registrarem as características de cada personagem antes de resolverem. Para tanto, você pode enviar uma tabela (veja abaixo). Oriente as famílias para que conversem com as crianças sobre o problema através das questões propostas nas orientações:
- Qual é o nome de cada criança? Quem é a Carol? E o João?
- Você sabe dizer qual é a ordem que as crianças estão apresentadas na ilustração?
- Descreva para mim as caracterísitcas da Carol: qual é a cor do cabelo dela? É curto ou comprido? Como ela está vestida? Qual é a cor da roupa dela? E dos outros?
- Complete o quadro. Você se lembra da primeira pista do problema? E da segunda pista? E a terceira?

Escreva as características de cada personagem:

 

Discussão das soluções e Encerramento
Caso realize uma aula assíncrona, envie as seguintes questões para que os alunos respondam e te enviem juntamente com a resolução do problema:
     - Como você fez para resolver o problema?
     - O que você achou das pistas do enunciado? Elas ajudaram a resolver o problema?
     - Você fez mais de uma solução? Pode pensar em outra resposta?

Depois de receber as atividades e questões respondidas, encaminhe de volta com uma devolutiva (por meio digital ou escrita) contendo possibilidades de solução e estratégias. Aproveite para colocar um encerramento com base no slide de encerramento do plano de aula.

Na aula síncrona, peça para alguns alunos apresentarem soluções e proponha as questões da sessão “Discuta com a turma”, presentes nas orientações ao professor. Encerre com o slide de encerramento.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se isso não for viável, poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide para as famílias acompanharem a aula e “brincar de detetives” (especialmente nos momentos assíncronos). Sempre enalteça a participação dos familiares nas oportunidades de aprendizagem. Esse acompanhamento ajuda o aluno a se organizar e valorizar as próprias produções.

Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos, discutindo e registrando as características dos personagens, incentivando a buscarem mais de uma solução e registrarem.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_11RDP06

(EF01MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas