Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Janaina Pinheiro Vece
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente
Objetivos específicos
Desenvolver e registrar as estratégias pessoais utilizadas na resolução de problemas.
Conceito-chave
Resolução de problemas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente a personagem Bia às crianças e leia, em voz alta, cada pergunta do balão de fala e dê oportunidades para que as crianças respondam e conversem a respeito. Conduza a discussão mantendo o foco nos diferentes tipos de problemas e nos enunciados de problemas que apresentam dicas e pistas para resolvê-los, como, por exemplo: problemas de lógica, adivinhas e charadas.
Propósito: Retomar os conhecimentos sobre os diferente tipos de problemas.
Discuta com a turma:
- Quais problemas você já resolveu na escola? E fora da escola, você já resolveu algum problema?
- O que é um detetive? O que ele faz?
- Você sabe dizer como o detetive faz para resolver um problema?
- Você conhece algum tipo de problema que apresenta pistas ou dicas no enunciado? Será que todos os problemas são assim?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Para o desenvolvimento da aula, organize as crianças em duplas produtivas. Proponha a leitura compartilhada do problema, você pode ler em voz alta para a turma ou solicitar às crianças que leem fluentemente. No coletivo, procure explorar e dar ênfase em algumas informações importantes para a compreensão e resolução do problema, sendo elas: os nomes e as características das crianças (cor do cabelo, tipo de roupa e etc.) e as pistas (dicas) que remetem ao lugar que será ocupado pela criança na fila. Reserve um tempo para que as duplas possam resolver o problema (no caderno ou numa folha à parte). Nesse momento, é importante andar pela sala para acompanhar as discussões das crianças e identificar as dificuldades e os erros que surgirem. Para saber como conduzir esse momento leia o guia de intervenção do plano. Para dar sequência à aula, aproveite o momento para escolher algumas duplas para socializarem suas respostas e registros, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias e resultados.
Propósito: Desenvolver e registrar as estratégias pessoais utilizadas na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- Qual é o nome de cada criança? Quem é a Carol? E o João?
- Você sabe dizer qual é a ordem que as crianças estão apresentadas na ilustração?
- Descreva para mim as caracterísitcas da Carol: Qual é a cor do cabelo dela? É curto ou comprido? Como ela está vestida? Qual é a cor da roupa dela? (Faça isso com todas os personagens ilustrados).
- Você se lembra da primeira pista do problema? E da segunda pista? E a terceira?...
Materiais complementares para impressão:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Inicie o momento de discussão das soluções lendo o balão de fala da personagem Bia. Convide as duplas selecionadas para socializarem na lousa como fizeram para resolver o problema, e as respostas que encontraram. Durante a condução desta etapa da aula, é de suma importância que você faça boas perguntas, estabeleça um diálogo com as crianças valorizando suas estratégias de resolução.
Para saber mais sobre a importância da discussão das soluções, clique aqui e leia o artigo “O diálogo e a ação de perguntar na Educação Matemática” da pesquisadora Raquel Milani.
Propósito: Comunicar estratégias de resolução por meio da linguagem oral e apresentar resultados diferentes para o mesmo problema.
Discuta com a turma:
- Como você fez para resolver o problema? Fale como você pensou.
- Como você registrou a resolução do problema?
- As pistas ajudaram a resolver o problema?
- Qual pista você achou mais fácil? Por quê? E a mais difícil?
- Se compararmos todos os registros é possível identificar alguma criança que manteve o mesmo lugar na fila? Você sabe explicar porque isso aconteceu?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia em voz alta o balão de fala da personagem e converse com as crianças a respeito das diferentes estratégias de resolução do problema, bem como, sobre as respostas possíveis para uma mesma situação.
Propósito: Conversar sobre o que foi aprendido durante a aula.
Discuta com a turma:
- Quem gostou da aula de hoje? O que você aprendeu?
- Quais estratégias sua dupla usou para resolver o problema?
- Qual estratégia diferente da sua dupla você usaria para resolver o problema?
- O que você achou de ler e interpretar as pistas para resolver o problema?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Para o desenvolvimento da atividade de Raio-X, a orientação é que as crianças sejam organizadas individualmente. Leia o enunciado da situação problema em voz alta e peça para que resolvam de acordo com as suas estratégias e representações pessoais. Procure observar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas pela turma. Deixe para intervir depois que as crianças concluírem a atividade, a partir da socialização de alguns registros.
Propósito: Avaliar se o objetivo da aula foi alcançado.
Discuta com a turma:
- Qual é a pergunta do problema?
- Qual é o nome de cada criança?
- Qual é a pista para descobrir a fruta preferida de cada criança?
- Quais estratégias posso utilizar para resolver o problema?
Materiais complementares para impressão: