10320
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Seguindo pistas e resolvendo problemas

POR: Janaina Pinheiro Vece  17/07/2018
Código: MAT1_11RDP06

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano de aula alinhado à BNCC:

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre resolução de problemas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente

Objetivos específicos

Desenvolver e registrar as estratégias pessoais utilizadas na resolução de problemas.



Conceito-chave

Resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente a personagem Bia às crianças e leia, em voz alta, cada pergunta do balão de fala e dê oportunidades para que as crianças respondam e conversem a respeito. Conduza a discussão mantendo o foco nos diferentes tipos de problemas e nos enunciados de problemas que apresentam dicas e pistas para resolvê-los, como, por exemplo: problemas de lógica, adivinhas e charadas.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre os diferente tipos de problemas.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas você já resolveu na escola? E fora da escola, você já resolveu algum problema?
  • O que é um detetive? O que ele faz?
  • Você sabe dizer como o detetive faz para resolver um problema?
  • Você conhece algum tipo de problema que apresenta pistas ou dicas no enunciado? Será que todos os problemas são assim?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Para o desenvolvimento da aula, organize as crianças em duplas produtivas. Proponha a leitura compartilhada do problema, você pode ler em voz alta para a turma ou solicitar às crianças que leem fluentemente. No coletivo, procure explorar e dar ênfase em algumas informações importantes para a compreensão e resolução do problema, sendo elas: os nomes e as características das crianças (cor do cabelo, tipo de roupa e etc.) e as pistas (dicas) que remetem ao lugar que será ocupado pela criança na fila. Reserve um tempo para que as duplas possam resolver o problema (no caderno ou numa folha à parte). Nesse momento, é importante andar pela sala para acompanhar as discussões das crianças e identificar as dificuldades e os erros que surgirem. Para saber como conduzir esse momento leia o guia de intervenção do plano. Para dar sequência à aula, aproveite o momento para escolher algumas duplas para socializarem suas respostas e registros, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias e resultados.

Propósito: Desenvolver e registrar as estratégias pessoais utilizadas na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual é o nome de cada criança? Quem é a Carol? E o João?
  • Você sabe dizer qual é a ordem que as crianças estão apresentadas na ilustração?
  • Descreva para mim as caracterísitcas da Carol: Qual é a cor do cabelo dela? É curto ou comprido? Como ela está vestida? Qual é a cor da roupa dela? (Faça isso com todas os personagens ilustrados).
  • Você se lembra da primeira pista do problema? E da segunda pista? E a terceira?...

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Inicie o momento de discussão das soluções lendo o balão de fala da personagem Bia. Convide as duplas selecionadas para socializarem na lousa como fizeram para resolver o problema, e as respostas que encontraram. Durante a condução desta etapa da aula, é de suma importância que você faça boas perguntas, estabeleça um diálogo com as crianças valorizando suas estratégias de resolução.

Para saber mais sobre a importância da discussão das soluções, clique aqui e leia o artigo “O diálogo e a ação de perguntar na Educação Matemática” da pesquisadora Raquel Milani.

Propósito: Comunicar estratégias de resolução por meio da linguagem oral e apresentar resultados diferentes para o mesmo problema.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para resolver o problema? Fale como você pensou.
  • Como você registrou a resolução do problema?
  • As pistas ajudaram a resolver o problema?
  • Qual pista você achou mais fácil? Por quê? E a mais difícil?
  • Se compararmos todos os registros é possível identificar alguma criança que manteve o mesmo lugar na fila? Você sabe explicar porque isso aconteceu?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta o balão de fala da personagem e converse com as crianças a respeito das diferentes estratégias de resolução do problema, bem como, sobre as respostas possíveis para uma mesma situação.

Propósito: Conversar sobre o que foi aprendido durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem gostou da aula de hoje? O que você aprendeu?
  • Quais estratégias sua dupla usou para resolver o problema?
  • Qual estratégia diferente da sua dupla você usaria para resolver o problema?
  • O que você achou de ler e interpretar as pistas para resolver o problema?

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Para o desenvolvimento da atividade de Raio-X, a orientação é que as crianças sejam organizadas individualmente. Leia o enunciado da situação problema em voz alta e peça para que resolvam de acordo com as suas estratégias e representações pessoais. Procure observar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas pela turma. Deixe para intervir depois que as crianças concluírem a atividade, a partir da socialização de alguns registros.

Propósito: Avaliar se o objetivo da aula foi alcançado.

Discuta com a turma:

  • Qual é a pergunta do problema?
  • Qual é o nome de cada criança?
  • Qual é a pista para descobrir a fruta preferida de cada criança?
  • Quais estratégias posso utilizar para resolver o problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente

Objetivos específicos

Desenvolver e registrar as estratégias pessoais utilizadas na resolução de problemas.



Conceito-chave

Resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes