9497
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - Diferentes espaços e direções

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Relacionar pessoa e objeto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Antunes Caregnato

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_13GEO03

Recursos:
- Necessários: Um meio de comunicação com os alunos (WhatsApp, Google ClassRoom, ou envio das tarefas impressas pelos responsáveis); material do aluno.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e Discussão das soluções

Atividade principal
Realize uma conversa inicial pelo WhatsApp sobre o caminho que fazem para chegar até a escola, por onde passam, ruas e avenidas, estabelecimentos comerciais, praças, etc. Explique que com esta aula aprenderão a localizar-se e deslocar-se reconhecendo as direções: direita/esquerda. Pergunte se sabem como ficam posicionados em relação à casa dos vizinhos, por exemplo. Este momento serve para levantar os conhecimentos prévios e perceber seus diferentes pontos de vista. Utilize os termos perto, longe, frente, atrás, centro, direita, esquerda, etc.
     - O que tem no lado direito da sua casa? E no esquerdo?
     - Na rua há vários elementos e objetos. O que tem na frente de sua casa? E atrás? Do outro lado da rua?
     - Quais os pontos de destaque da sua rua?
     - Como é o trajeto que você faz para chegar até a escola?

Você pode enviar estas questões junto com a atividade principal, entregue impressas aos responsáveis, ou poste na sua sala no Google Classroom. A sugestão original é que você conte a história “Se eu fosse muito magrinho” (autor António Mota, ilustrador Rui Castro). O propósito é falar numa linguagem que se aproxime do universo literário da criança com o intuito de desenvolver a percepção espacial de forma lúdica. Mas se preferir, pode partir direto para a atividade principal. Neste caso adapte o enunciado da questão. Você também pode fotografar a imagem do slide 5 e enviar no grupo para os alunos. Encaminhe as imagens e os questionamentos junto com as consignas da tarefa. Os alunos podem fazer o registro por escrito ou usando o Google Documentos e compartilhar com você.

Discussão das soluções
Permita que os alunos descrevam os trajetos socializando com a turma no grupo de whatsApp. Há várias possibilidades de comparação por meio da análise das respostas deles, considerando os pontos de referência e os deslocamentos. Você pode enviar as perguntas para eles no grupo por mensagem ou gravar áudio, e eles podem responder da mesma forma. Pode acontecer de responderem “vai, daí vira e vai” ou “vai reto até encontrar a vaca no caminho daí vira” sem utilizar o vocabulário adequado ao deslocamento e posicionamento dos elementos de referência. Neste sentido faça referência ao uso dos termos à direita, à esquerda, em frente, acima, abaixo, por meio de questionamentos como “Explique para nós: antes de chegar na vaquinha, você precisa mudar de direção e vai escolher à direita ou à esquerda?” ou “A árvore é um obstáculo ou é uma referência?”
Instigue-os na comparação dos caminhos descritos pelos colegas e estimule as explicações de cada aluno para que se sintam à vontade em expor seus pensamentos:
     - Ao escolher o caminho 1, acha que há muitos obstáculos? É um caminho fácil ou difícil de seguir? O que dificultou ou facilitou?
     - Ao descrever os caminhos 2 e 3, vocês acham que conseguiriam chegar facilmente na escola prestando atenção nas direções que os colegas explicaram?
Se você não tiver acesso ao WhatsApp, você pode devolver a tarefa com as descrições que eles fizeram, inserindo as diferentes respostas e algumas perguntas comparativas que os façam pensar sobre a situação. Se estiver usando o Google Documentos, faça os comentários com estas questões.

Encerramento
Encerre a atividade fazendo-os refletir que dependendo da posição que ocupam em relação aos desenhos, o sentido e direção também mudam. Retome que os termos "frente/atrás", "direita/esquerda" alteram de acordo com a mudança do ponto de referência. Pode enviar este encerramento junto com a devolutiva da tarefa, ou escrevê-lo nos comentários.

Raio X
Esta atividade serve para avaliar a aprendizagem da aula. Encaminhe o documento impresso ou use o slide 8 apresentando a situação aos alunos e solicitando que a realizem, e depois que devolvam para você.

Convite às famílias
Convide a família a participar junto com os alunos da etapa da Atividade Principal. Você pode enviar um texto junto com a atividade ou um áudio no grupo da turma, solicitando o apoio dos responsáveis.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_13GEO03

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas