Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papel, lápis de cor e mapa da cidade.
Material complementar:
Imprima o modelo disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aD5SH8bCYYSMTUz9qPN3b9QERa46K2Hgj8rWZChKyn6gBYTaAxfe3EM8Cq6x/his2-01und02-modelo-contextualizacao.pdf
Imprima as imagens deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NWfn9VnQrubrJeTNHrBVunmCffx32BS6kUNp7PKa7R53ENGNDTsdXgT7bkE6/his2-01und02-imagens-para-colagem.pdf
Para você saber mais:
Sobre história local e patrimônio:
- BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. 2ª Parte. Capítulo I. 3. Cotidiano e história local. In: _______ Ensino de História [livro eletrônico]: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez. 2018. s/p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=N3dZDwAAQBAJ&lpg=PT5&ots=Ew0AY8Zlzg&dq=mapas%20no%20ensino%20de%20hist%C3%B3ria&lr&hl=pt-BR&pg=PT3#v=onepage&q&f=false
- MATTOZZI, Ivo. Currículo de história e educação para o patrimônio. In: Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 135-155, jun. 2008. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/558614/mod_resource/content/0/MATOZZI_Ivo.pdf Acesso em 28 de março de 2019
- MOREIRA, Carla. O entendimento do património no contexto local. In: Revista Oppidum, Portugal, Lousada, n.1, p. 127-140. 2006. Disponível em: https://www.rotadoromanico.com/SiteCollectionDocuments/Romanico_Mais%20Informacao/Revista%20OPPIDUM/O_entendimento_do_Patrim%C3%B3nio_no_contexto_local_pp.127-140.pdf
A respeito do uso da cartografia na história:
- CINTRA, Jorge Pimentel. A Cartografia digital como ferramenta para a Cartografia histórica de cidades. In: III Simpósio Luso Brasileiro de Cartografia Histórica, 2009, Ouro Preto. Anais do III SLBCH. Belo Horizonte: Centro de Referência em Cartografia Histórica, 2009. v. 1. p. 1-15. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jorge_Cintra/publication/267788187_A_Cartografia_digital_como_ferramenta_para_a_Cartografia_historica/links/552bae510cf21acb091e5a33.pdf
Sobre cartografia social e história:
- PRADO FILHO, Kleber; TETI, Marcela Montalvão. A cartografia como método para as ciências humanas e sociais. Revista Barbarói (UNISC. Online) , v. 1, p. 45-59, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782013000100004
A respeito da acessibilidade dos mapas usados:
- LOCH, Ruth Emília Nogueira. Cartografia Tátil: mapas para deficientes visuais. Portal de Cartografia , v. 1, n. 1, 2008. p. 35-58. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia/article/view/1362/1087
Objetivo
Tempo sugerido: 5 min
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 30 min
Orientações: Neste momento os alunos devem identificar os meios de transporte e as rotas que eles usam para se locomover de casa até a escola. Em que bairro moram? Quais são os horários de sair de casa? Quantos e quais meios de transporte são necessárias para chegar até a escola? Quem eles encontram ao longo do caminho? Que paisagens eles vêem ao longo do caminho?
Cada aluno deve estabelecer sua rota como uma linha horizontal sobre papel ofício, usando marcos de diferentes cores para indicar as características de cada caminho até a escola.
É importante nesse momento que eles percebam a memória pessoal como fonte de informações.
Você deve usar: Imprima o modelo disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aD5SH8bCYYSMTUz9qPN3b9QERa46K2Hgj8rWZChKyn6gBYTaAxfe3EM8Cq6x/his2-01und02-modelo-contextualizacao.pdf
Use revistas ou jornais disponíveis para recorte, ou imprima as imagens deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NWfn9VnQrubrJeTNHrBVunmCffx32BS6kUNp7PKa7R53ENGNDTsdXgT7bkE6/his2-01und02-imagens-para-colagem.pdf
Use revistas ou jornais disponíveis para recorte no lugar das imagens disponíveis no arquivo. Você pode ainda fotografar imagens da região do entorno da escola, e imprimi-las, isso proporciona um reconhecimento maior do ambiente por parte dos alunos, já que os cenários retratados lhes são comuns. O objetivo desta aula fica melhor explicitado desta forma.
Problematização
Tempo sugerido: 40 min
Orientações: Usando um mapa da cidade onde se encontra a escola, os alunos devem identificar as rotas que traçaram anteriormente, nas ruas ali representadas, apontando características das interações sociais em seus roteiros, marcando os lugares onde encontram outras crianças que vão para o mesmo ou para outros destinos, onde se despedem dos pais ou responsáveis pelo seu transporte até lá, se existem praças, parques ou outros marcos que lhes chamam atenção ao longo do percurso.
A fonte continua sendo o relato das memórias pessoais, desta vez, acrescida de informações básicas dos endereços das crianças (bastam a rua e o bairro). O foco desta atividade é perceber a presença de marcos sociais no traçado urbano.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha acesso a mapas impressos da cidade a qual pertence a escola, você pode acessar o Google Maps e utilizá-lo como recurso em sala de aula, seja imprimindo o perímetro desejado ou, se possível, executando esta atividade de problematização com os alunos de modo online no laboratório da escola. Em ambos os casos você precisará acessar:https://www.google.com/maps colocar o endereço do aluno no espaço disponível para a busca e em seguida clicar no botão “rotas” (losango azul com uma seta branca indicando uma curva à direita) e digitar o endereço da escola no campo que aparecerá.
No caso de algumas cidades é possível obter resultados de rotas e horários do transporte público entre as localidades indicadas, em outros casos estas informações não estão disponíveis. É possível ainda acessar imagens de satélite (através do ícone localizado no canto inferior esquerdo) e usar o ícone representado por uma figura humanoide no canto inferior direito da tela, este é o link para o Google Street View, que permite navegar através de imagens das ruas da cidade, possibilitando a construção de um trajeto mais exato por cada aluno.
Recomendamos ainda que o mapa seja o abrangente em relação ao território da cidade, incluindo as zonas rurais e urbanas, de modo a abarcar as diferentes realidades locais dos alunos.
Para você saber mais:
Sobre a recomendação da atenção aos marcos e processos sociais de construção dos espaços, recomenda-se a leitura de:
- CERTEAU, Michel de. Capítulo VII - Caminhadas pela cidade p.157-177. In: ______ A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2014.
- DURAN, Marília Claret Geraes. Maneiras de pensar o cotidiano com Michel de Certeau. Revista Diálogo Educacional (PUCPR) , v. 7, p. 115-128, 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v7i22.4177
- JOSGRILBERG, Fabio Botelho. O lugar praticado. In: ______ Cotidiano e invenção: os espaços de Michel de Certeau. 1. ed. São Paulo: Escrituras, 2005. v. 1. p. 73-86. Disponível em:
Sistematização
Tempo sugerido: 25min
Orientações:
- Neste momento, cada criança deve falar a respeito do seu caminho até a escola, identificando-o no mapa e indicando características dos marcos sociais anteriormente estabelecidos, sempre que possível, estabelecendo as diferenças e semelhanças em relação às rotas de seus colegas de turma.
- Os alunos podem ainda comparar os itinerários que executam agora com os que fazem para ir a outros lugares ou no ano anterior: o que mudou? As paisagens são as mesmas? Os meios de transporte eram diferentes dos usados agora? Os diferentes deslocamentos têm a mesma duração? As pessoas ao longo dos caminhos são as mesmas?