Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet e Google Classroom.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer o ambiente até a escola como lugar das nossas experiências e memórias. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Para esta aula, solicite que os estudantes respondam o arquivo de contextualização (disponível aqui). Peça para que respondam no caderno e enviem as respostas por fotografia para o grupo da turma.
Problematização
Disponibilize o mapa do bairro da escola para os estudantes via print de tela ou arquivo de PDF. Solicite que identifiquem o caminho que percorrem até chegar na escola. Estimule o uso das memórias deles. Se for possível, peça que imprimam e marquem o caminho que perfazem e enviem a foto da atividade respondida para você. Caso não seja possível, peça que, por arquivo de áudio, descrevam por onde passam.
Sistematização
Peça que, em dupla e por chats privados, os estudantes possam comparar os trajetos que fazem. Dê um tempo para que respondam as seguintes questões:
- O que muda nas paisagens e o que permanece?
- Os trajetos são iguais?
Analise as respostas e promova um feedback das atividades dos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre trajetos é possível estudar a “Vídeo aula de geografia sobre trajeto” (disponível aqui) e “Trajeto casa-escola” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03, EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.