Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, WhatsApp, YouTube.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, .
Contexto
Neste plano o objetivo é destacar memórias pessoais e coletivas sobre as comemorações ocorridas na escola ao longo do ano. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Envie para seus alunos o vídeo com a história de “Guilherme Augusto Araújo Fernandes” (disponível aqui). Caso não seja possível, mande um áudio contando a história ou peça para os estudantes e as famílias lerem a história (disponível aqui). Envie um áudio, peça que os alunos assistam ao vídeo e pensem sobre as seguintes questões:
- Qual a ideia que cada personagem tinha sobre a memória?
- As memórias de D. Antônia eram as mesmas do menino? Por quê?
- Como ela se sentiu ao recuperar a memória?
- O que vocês acham que é a memória?
- Por que ela é importante?
Peça para os estudantes comentarem as questões via áudio. Você pode gravar um vídeo falando das suas memórias em relação a seus objetos pessoais: um brinquedo, um filme ou música que lembra alguém ou algum momento, fotos etc. Você pode seguir as instruções do plano para ampliar.
Problematização
Peça, via áudio, que os estudantes lembrem as comemorações da escola, como Dia Nacional do Livro Infantil, Dia do Meio Ambiente, Festa Junina, Dia do Professor, Feira de Ciências ou outras comemorações locais. Os estudantes irão gravar áudios com relatos das vivências nessas datas. Se possível, peça que gravem vídeos com fotografias das respectivas participações nelas e compartilhem no grupo da escola. Caso seja em momento síncrono, peça que façam comentários durante a aula.
Sistematização
Peça que os estudantes gravem, individualmente, vídeos ou áudios respondendo as questões abaixo:
- O que as comemorações da escola têm de diferente das outras (da casa, da família, da cidade etc.)?
- Qual a relação entre as nossas memórias e a nossa história?
Cuide para apontar um feedback aos estudantes das atividades propostas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar assistindo a vídeos com os estudantes. Sobre memória, é possível assistir “Cadê minha memória?” (disponível aqui) e “Histórias sobre memórias” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02 e com outros componentes curriculares EF08LI18, EF01GE03, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR12, EF15AR13, EF15AR14, EF15AR25, EF69AR10, EF69AR13, EF12EF11 e EF03ER04.
Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira
Código: HIS1_08UND10
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
AULA 03
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes