17155
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Glossário da família

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Glossário da família

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Carlos De Melo Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva.

Para você saber mais:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

É importante que você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.

Sobre a família e relações de parentesco: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332007000200002 (Acesso em 25 de abril de 2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte às crianças quais são as pessoas que compõem sua família e sua relação de parentesco com ela própria e tendo outras pessoas da família como referência, por exemplo: a avó materna é mãe da sua mãe e do seu tio, assim como seu tio é irmão da sua mãe, a criança é filha, sobrinha, neta, dependendo da pessoa tomada como referência.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: este é o retrato da Família Radcliffe do artista Thomas Hudson, pintado em 1742. Observando a obra é possível perceber algumas características desta família. Pergunte às crianças algumas coisas:

- Esta família se parece com as famílias que você conhece atualmente?

- Quais são as semelhanças e diferenças observadas?

- Quais são os membros de uma família representados na imagem?

Organize um quadro comparativo com uma coluna para o registro das características das famílias de antigamente e outra para o registro das características das famílias da atualidade.

Caso a imagem não possa ser projetada, você poderá imprimi-la neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FFTsCxzkyCN6dTqvrhHjuXxVfCFNsAVHEPpkkPy73CqnhNVm9UDJRXgfd45N/his1-07und10.pdf

Esta imagem é a nossa fonte de análise. A intenção com o seu uso é que os alunos possam perceber e comparar a família retratada e as famílias contemporâneas, com suas múltiplas configurações. Não queremos mensurar, mas estabelecer um comparativo e que as crianças percebam que há diferenças.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: a partir do trecho do livro “História meio ao contrário de autoria de Ana Maria Machado”, proponha uma conversa fazendo com que as crianças estabeleçam comparações, relacionem as famílias e suas características e reflitam sobre a composição das mesmas:

“Todas as pessoas se casam? E quando se casam, todas vivem felizes para sempre?”;

“‘ Para sempre’ é uma expressão coerente quando nos referimos à constituição familiar?”;

“Você concorda que a história dos filhos começa com a história dos pais? Por quê?”;

“Os membros das famílias são sempre os mesmos?” ;

“Os membros das famílias sempre têm a mesmo tipo de comportamento?”;

“As pessoas da mesma família podem ser parecidas? Também podem ser diferentes?”;

“As famílias são todas iguais?”;

“Qual o sentimento mais importante que caracteriza e une as pessoas de uma família?;

“ Quem são as pessoas que formam as famílias?”.

Registre os comentários acerca desta última questão numa lista.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: organize a sala em grupos de quatro alunos e retome a lista de pessoas que formam as famílias levantadas na problematização. Proponha a construção de um glossário de membros da família, onde irão elaborar explicações para definir quem são os integrantes da sua família conforme sua compreensão, porém garantindo alguma particularidade sobre os mesmos. Por exemplo: Avó - a mãe da mãe ou a mãe do pai. Aquela que deixa a gente comer doce antes do jantar…”; “Irmão - aquele com quem eu tenho que dividir tudo, até a minha mãe e o meu pai.”; “Madrasta - Ela vive com meu pai, me leva para a escola e me dá carinho.”

Apresente para a turma alguns exemplos de glossário para que consigam compreender mais concretamente o que irão produzir. Distribua uma quantidade equivalente de membros da família para cada grupo pensar e elaborar sua definição. É importante que cada grupo tenha um aluno responsável pela escrita do que ficou definido em conjunto.

Caso a escrita não seja possível, as definições podem ser feitas de forma coletiva oralmente e o professor escrever no quadro ou em cartaz. Organize uma socialização das produções de cada grupo e abra espaço para sugestões e adequações que se façam necessárias. Registre as versões finais das definições em cartolina.

Solicite que as crianças ilustrem as pessoas da família em forma de retratos no tamanho de ¼ da folha de sulfite e utilize estas ilustrações na composição do cartaz na cartolina. Coloque esta produção num mural em espaço de circulação da escola para que alunos e familiares tenham a oportunidade de apreciar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva.

Para você saber mais:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

É importante que você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.

Sobre a família e relações de parentesco: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332007000200002 (Acesso em 25 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte às crianças quais são as pessoas que compõem sua família e sua relação de parentesco com ela própria e tendo outras pessoas da família como referência, por exemplo: a avó materna é mãe da sua mãe e do seu tio, assim como seu tio é irmão da sua mãe, a criança é filha, sobrinha, neta, dependendo da pessoa tomada como referência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: este é o retrato da Família Radcliffe do artista Thomas Hudson, pintado em 1742. Observando a obra é possível perceber algumas características desta família. Pergunte às crianças algumas coisas:

- Esta família se parece com as famílias que você conhece atualmente?

- Quais são as semelhanças e diferenças observadas?

- Quais são os membros de uma família representados na imagem?

Organize um quadro comparativo com uma coluna para o registro das características das famílias de antigamente e outra para o registro das características das famílias da atualidade.

Caso a imagem não possa ser projetada, você poderá imprimi-la neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FFTsCxzkyCN6dTqvrhHjuXxVfCFNsAVHEPpkkPy73CqnhNVm9UDJRXgfd45N/his1-07und10.pdf

Esta imagem é a nossa fonte de análise. A intenção com o seu uso é que os alunos possam perceber e comparar a família retratada e as famílias contemporâneas, com suas múltiplas configurações. Não queremos mensurar, mas estabelecer um comparativo e que as crianças percebam que há diferenças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: a partir do trecho do livro “História meio ao contrário de autoria de Ana Maria Machado”, proponha uma conversa fazendo com que as crianças estabeleçam comparações, relacionem as famílias e suas características e reflitam sobre a composição das mesmas:

“Todas as pessoas se casam? E quando se casam, todas vivem felizes para sempre?”;

“‘ Para sempre’ é uma expressão coerente quando nos referimos à constituição familiar?”;

“Você concorda que a história dos filhos começa com a história dos pais? Por quê?”;

“Os membros das famílias são sempre os mesmos?” ;

“Os membros das famílias sempre têm a mesmo tipo de comportamento?”;

“As pessoas da mesma família podem ser parecidas? Também podem ser diferentes?”;

“As famílias são todas iguais?”;

“Qual o sentimento mais importante que caracteriza e une as pessoas de uma família?;

“ Quem são as pessoas que formam as famílias?”.

Registre os comentários acerca desta última questão numa lista.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: organize a sala em grupos de quatro alunos e retome a lista de pessoas que formam as famílias levantadas na problematização. Proponha a construção de um glossário de membros da família, onde irão elaborar explicações para definir quem são os integrantes da sua família conforme sua compreensão, porém garantindo alguma particularidade sobre os mesmos. Por exemplo: Avó - a mãe da mãe ou a mãe do pai. Aquela que deixa a gente comer doce antes do jantar…”; “Irmão - aquele com quem eu tenho que dividir tudo, até a minha mãe e o meu pai.”; “Madrasta - Ela vive com meu pai, me leva para a escola e me dá carinho.”

Apresente para a turma alguns exemplos de glossário para que consigam compreender mais concretamente o que irão produzir. Distribua uma quantidade equivalente de membros da família para cada grupo pensar e elaborar sua definição. É importante que cada grupo tenha um aluno responsável pela escrita do que ficou definido em conjunto.

Caso a escrita não seja possível, as definições podem ser feitas de forma coletiva oralmente e o professor escrever no quadro ou em cartaz. Organize uma socialização das produções de cada grupo e abra espaço para sugestões e adequações que se façam necessárias. Registre as versões finais das definições em cartolina.

Solicite que as crianças ilustrem as pessoas da família em forma de retratos no tamanho de ¼ da folha de sulfite e utilize estas ilustrações na composição do cartaz na cartolina. Coloque esta produção num mural em espaço de circulação da escola para que alunos e familiares tenham a oportunidade de apreciar.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano