17153
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Brinquedos do passado distante

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Brinquedos do passado distante

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Deise Silva Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Mapa-mundi, imagens que representam brinquedos e documentos/monumentos históricos, papel e lápis de cor

Material complementar:

Para você saber mais:

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.) O Brincar e suas Teorias. 1º. ed. São Paulo: Pioneira, 1998. v. unico. 172p. https://books.google.com.br/books?id=iK3UejO34YYC&lpg=PA17&dq=hist%C3%B3ria%20da%20brincadeira%20&lr&hl=pt-BR&pg=PA19#v=onepage&q&f=false Acesso em 11 de março de 2019

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Brinquedo: história, cultura, indústria e educação. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 4, p. 487-506, 2009. Disponível em: http://gorila.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1730/1176 Acesso em 11 de março de 2019

UJIIE, Najela Tavares. Brincar, brinquedo e brincadeira usos e significações. Analecta (UNICENTRO) , v. 9, p. 51-59, 2008. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/analecta/article/view/1743 Acesso em 11 de março de 2019

AMADO, João. A história dos brinquedos na antiguidade clássica. REVISTA GALEGA DE EDUCACIÓN, NÚM. 51,Tema: Os xoguetes tradicionais DECEMBRO, 2011. p. 24-27. Disponível em: http://www.nova-escola-galega.org/almacen/documentos/RGE%20Amado.pdf Acesso em 11 de março de 2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Use o mapa-mundi e as imagens dos documentos/monumentos.

  • Previamente: imprima e recorte as imagens dos documentos/monumentos; imprima também o mapa-mundi.
  • Na sala de aula: apresente aos alunos as imagens que representam os diferentes documentos/monumentos, e peça para que os alunos as localizem no mapa, justificando porque acreditam que aquele tipo de documento/monumento vem daquela parte do mundo.
  • Dialogue com os alunos para identificar quais aspectos destes documentos/monumentos apresentam semelhanças e diferenças entre si, e, para cada caso, explique quais elementos retratados nas imagens podem ser indícios da idade aproximada de cada um daqueles registros.
  • Peça para que os alunos indiquem quais são os aspectos que aproximam ou distanciam os documentos retratados nas imagens do tempo presente.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min

Orientações: Use o mapa mundi e as imagens dos brinquedos antigos.

  • Distribua as imagens impressas entre os alunos, para que eles vejam de perto cada item retratado nelas, se possível, projete-as também;
  • Em seguida, peça que escolham uma das imagens para localizar no mapa e no tempo seguindo os mesmos critérios usados no momento da contextualização e adicionando as seguintes questões para que os alunos possam responder em conjunto e por meio de debate:
  • Quem pode ter produzido o objeto retratado?
  • Quando este objeto pode ter sido produzido?
  • Onde este objeto pode ter sido produzido?
  • Como este objeto provavelmente foi produzido? É possível identificar os materiais de sua composição?
  • Por que este objeto foi produzido? Para que pode ter servido?

  • Faça este exercício com cada um dos objetos retratados nas imagens, até que todos tenham recebido uma interpretação feita pela turma em conjunto e por meio de debate.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 min

Orientações: Use aqui o papel e os lápis coloridos.

  • Coletivamente, a turma deve responder a questão: “quais brinquedos representam as nossas histórias agora?”
  • A partir das respostas dadas, peça que localizem no mapa o lugar onde eles estão no momento da aula e de onde vêm os brinquedos que escolheram para representar suas experiências no tempo presente;
  • Em seguida, parta das mesmas questões usadas na contextualização e na problematização para identificar estes brinquedos como documentos, seguindo o mesmo método de debate e decisão conjunta anteriormente usado.
  • O papel e os lápis coloridos serão as ferramentas de registro destes documentos, de modo que cada aluno possa desenhar os brinquedos escolhidos como documentos, sob sua própria perspectiva. Produzindo representações ligadas às interpretações por eles elaboradas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Mapa-mundi, imagens que representam brinquedos e documentos/monumentos históricos, papel e lápis de cor

Material complementar:

Para você saber mais:

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.) O Brincar e suas Teorias. 1º. ed. São Paulo: Pioneira, 1998. v. unico. 172p. https://books.google.com.br/books?id=iK3UejO34YYC&lpg=PA17&dq=hist%C3%B3ria%20da%20brincadeira%20&lr&hl=pt-BR&pg=PA19#v=onepage&q&f=false Acesso em 11 de março de 2019

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Brinquedo: história, cultura, indústria e educação. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 4, p. 487-506, 2009. Disponível em: http://gorila.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1730/1176 Acesso em 11 de março de 2019

UJIIE, Najela Tavares. Brincar, brinquedo e brincadeira usos e significações. Analecta (UNICENTRO) , v. 9, p. 51-59, 2008. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/analecta/article/view/1743 Acesso em 11 de março de 2019

AMADO, João. A história dos brinquedos na antiguidade clássica. REVISTA GALEGA DE EDUCACIÓN, NÚM. 51,Tema: Os xoguetes tradicionais DECEMBRO, 2011. p. 24-27. Disponível em: http://www.nova-escola-galega.org/almacen/documentos/RGE%20Amado.pdf Acesso em 11 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Use o mapa-mundi e as imagens dos documentos/monumentos.

  • Previamente: imprima e recorte as imagens dos documentos/monumentos; imprima também o mapa-mundi.
  • Na sala de aula: apresente aos alunos as imagens que representam os diferentes documentos/monumentos, e peça para que os alunos as localizem no mapa, justificando porque acreditam que aquele tipo de documento/monumento vem daquela parte do mundo.
  • Dialogue com os alunos para identificar quais aspectos destes documentos/monumentos apresentam semelhanças e diferenças entre si, e, para cada caso, explique quais elementos retratados nas imagens podem ser indícios da idade aproximada de cada um daqueles registros.
  • Peça para que os alunos indiquem quais são os aspectos que aproximam ou distanciam os documentos retratados nas imagens do tempo presente.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 min

Orientações: Use o mapa mundi e as imagens dos brinquedos antigos.

  • Distribua as imagens impressas entre os alunos, para que eles vejam de perto cada item retratado nelas, se possível, projete-as também;
  • Em seguida, peça que escolham uma das imagens para localizar no mapa e no tempo seguindo os mesmos critérios usados no momento da contextualização e adicionando as seguintes questões para que os alunos possam responder em conjunto e por meio de debate:
  • Quem pode ter produzido o objeto retratado?
  • Quando este objeto pode ter sido produzido?
  • Onde este objeto pode ter sido produzido?
  • Como este objeto provavelmente foi produzido? É possível identificar os materiais de sua composição?
  • Por que este objeto foi produzido? Para que pode ter servido?

  • Faça este exercício com cada um dos objetos retratados nas imagens, até que todos tenham recebido uma interpretação feita pela turma em conjunto e por meio de debate.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 min

Orientações: Use aqui o papel e os lápis coloridos.

  • Coletivamente, a turma deve responder a questão: “quais brinquedos representam as nossas histórias agora?”
  • A partir das respostas dadas, peça que localizem no mapa o lugar onde eles estão no momento da aula e de onde vêm os brinquedos que escolheram para representar suas experiências no tempo presente;
  • Em seguida, parta das mesmas questões usadas na contextualização e na problematização para identificar estes brinquedos como documentos, seguindo o mesmo método de debate e decisão conjunta anteriormente usado.
  • O papel e os lápis coloridos serão as ferramentas de registro destes documentos, de modo que cada aluno possa desenhar os brinquedos escolhidos como documentos, sob sua própria perspectiva. Produzindo representações ligadas às interpretações por eles elaboradas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano