Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet ou webcam do computador para gravação de vídeos orientadores
- Optativas: Google Meet
Valor trabalhado
- Protagonismo
- Participação
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
Este plano de aula tem por objetivo que os estudantes saibam interpretar representações gráficas e cartográficas como elementos de localização. As atividades propostas deverão ser realizadas de forma assíncrona, com o auxílio da família. Para iniciar, grave um vídeo perguntando à turma o que imaginam que farão nesta aula: que tesouro será esse? Quem o deixou? Alimente a curiosidade deles.
Oriente-os a enviar as respostas por e-mail, WhatsApp ou na plataforma do Google Classroom, caso sua escola tenha adotado essa ferramenta. Se desejar, para dar um toque ainda mais divertido à caça ao tesouro, disponibilize para impressão chapéus e tapa-olhos. Há um modelo disponível disponível aqui.
Contextualização (20 minutos)
Motive as crianças, dramatizando a situação. Grave um vídeo, se puder caracterizado de pirata, dizendo que esteve ali há muitos anos para esconder um baú para ser encontrado por pessoas de bom coração. Para isso, você deixou pistas espalhadas nas casas dos alunos. Peça ajuda aos familiares para organizarem e entrarem na brincadeira.
Problematização (30 minutos)
Envie as imagens que constam no plano original desta aula. Pergunte aos estudantes se eles sabem o que são e o que significam as figuras. Diga-lhes que o pirata Barba Ruiva usou uma espécie de código para levar ao tesouro. Questione-os sobre o que podemos utilizar para encontrar o tesouro. Essa mediação pode ser realizada por WhatsApp ou por um momento de aula no Google Meet.
Depois de deixar as crianças pensarem, conte que a imagem da esquerda é um hieróglifo, a escrita antiga dos egípcios. Eles utilizavam combinações de símbolos para escrever suas mensagens e os códigos da esquerda foram utilizados pelo Barba Ruiva para espalhar as pistas.
Ação propositiva (60 minutos)
As pistas deverão estar distribuídas previamente pela casa dos estudantes. Você pode modificar o arquivo como quiser e achar necessário. Envie também um alfabeto de símbolos para cada criança. O material necessário para esta etapa está disponível aqui. Faça um vídeo explicativo para enviar aos familiares. Oriente que deixem pistas para todos os grupos, pois todos deverão ser capazes de completas a tarefa no seu tempo.
Sistematização (60 minutos)
Aqui os estudantes deverão ilustrar o percurso realizado, conforme indica a atividade disponível aqui. Verifique a capacidade de sequenciação das crianças bem como a de representação bidimensional dos espaços visitados. Caso não seja possível realizar a impressão, peça que as crianças reproduzam a atividade como mostrada no material enviado desenhando-a em uma folha de papel A4.
Convite às famílias
Professor, para o sucesso desta atividade, a família irá precisar auxiliar do começo ao fim. Por isso, faça vídeos claros e objetivos instruindo-os a organizarem a caça ao tesouro. Disponibilize um tempo para tirar todas as dúvidas e oriente que façam vídeos da realização das atividades com as crianças.