17141
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Diferentes tipos de moradias

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre reconhecer os diferentes tipos de materiais utilizados na construção de uma moradia

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projetar os slides ou cópia das imagens.

Material complementar:

Cópia das cartas para o Jogo da Memória proposto na ação propositiva, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fAfw7X2E7g7zspBHUDm2ZmxraSq6Hgv2TwdxgN3rwr3UgK9pqscaWxxtDuNa/geo1-06und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Vídeo para a contextualização, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=Wmj2COW0veI

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema para os alunos e explique que durante a aula eles irão aprender sobre os diversos tipos de materiais com os quais são possíveis construir moradias.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o vídeo aos alunos, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=Wmj2COW0veI. Em seguida, questione-os: É possível existir uma casa assim?

Após o questionamento inicial, converse sobre a turma sobre o porquê não é possível existir uma casa assim. Aborde de forma superficial a necessidade de diversos tipos de materiais para se construir uma casa.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos e questione-os: Quais materiais vocês acham que foram utilizados para construir as três moradias?

Permita que os alunos se manifestem. Em seguida, continue questionando-os:

  • Quais materiais vocês observam que foram utilizados nas moradias?
  • Vocês conhecem outros materiais que podem ser utilizados para construir moradias?
  • O que mudou entre essas moradias, com o passar dos anos?

Deixe que os alunos se manifestem sobre o assunto e faça intervenções pontuais, caso seja necessário.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas e proponha um Jogo da Memória (disponível para impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fAfw7X2E7g7zspBHUDm2ZmxraSq6Hgv2TwdxgN3rwr3UgK9pqscaWxxtDuNa/geo1-06und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf). Explique a eles que o objetivo do jogo é relacionar a imagem da moradia ao material com o qual ela foi construída. O objetivo desta atividade é permitir que os alunos relacionem os tipos de materiais utilizados para construir as moradias que eles já conheciam e conhecer materiais novos, que não fazem parte de seu local de vivência. Por isso, é importante que você esteja atenta ao jogo entre as duplas, pois sua intervenção pode ser necessária neste momento.

Regras do jogo:

Cada dupla receberá as cartas do Jogo da memória. Em seguida eles deverão organizá-las em uma superfície, deixando as imagens viradas para baixo. Um aluno por vez deverá escolher duas cartas e virá-las. Se formar um par, elas são eliminadas. Caso contrário, elas deverão ser viradas novamente no mesmo lugar em que estavam. O objetivo do jogo é encontrar todas os pares e eliminar todas as cartas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: O objetivo dessa etapa é trazer o tema para a realidade de cada aluno. Para isso, comece questionando: Do que é feita a sua moradia?

Permita que os alunos exponham suas respostas e anote-as na lousa. Quando todos os alunos terminarem de se manifestar, faça um levantamento das respostas com os alunos e identifique quais são os tipos de moradias mais comuns no ambiente em que vivem. Você pode aproveitar para registrar essas informações no caderno de classe.

Aproveite esse momento para conversar com os alunos sobre os tipos de moradias que não apareceram durante o levantamento das respostas. Questione-os sobre quais motivos podem existir para que a moradia feita com esses materiais não façam parte de seu local de vivência, por exemplo: a casa de madeira, que é mais utilizada em locais frios; a casa de palha, que é bastante utilizada em aldeias indígenas que as constrói apenas com recursos retirados da natureza, etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projetar os slides ou cópia das imagens.

Material complementar:

Cópia das cartas para o Jogo da Memória proposto na ação propositiva, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fAfw7X2E7g7zspBHUDm2ZmxraSq6Hgv2TwdxgN3rwr3UgK9pqscaWxxtDuNa/geo1-06und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Vídeo para a contextualização, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=Wmj2COW0veI

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema para os alunos e explique que durante a aula eles irão aprender sobre os diversos tipos de materiais com os quais são possíveis construir moradias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o vídeo aos alunos, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=Wmj2COW0veI. Em seguida, questione-os: É possível existir uma casa assim?

Após o questionamento inicial, converse sobre a turma sobre o porquê não é possível existir uma casa assim. Aborde de forma superficial a necessidade de diversos tipos de materiais para se construir uma casa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos e questione-os: Quais materiais vocês acham que foram utilizados para construir as três moradias?

Permita que os alunos se manifestem. Em seguida, continue questionando-os:

  • Quais materiais vocês observam que foram utilizados nas moradias?
  • Vocês conhecem outros materiais que podem ser utilizados para construir moradias?
  • O que mudou entre essas moradias, com o passar dos anos?

Deixe que os alunos se manifestem sobre o assunto e faça intervenções pontuais, caso seja necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas e proponha um Jogo da Memória (disponível para impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fAfw7X2E7g7zspBHUDm2ZmxraSq6Hgv2TwdxgN3rwr3UgK9pqscaWxxtDuNa/geo1-06und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf). Explique a eles que o objetivo do jogo é relacionar a imagem da moradia ao material com o qual ela foi construída. O objetivo desta atividade é permitir que os alunos relacionem os tipos de materiais utilizados para construir as moradias que eles já conheciam e conhecer materiais novos, que não fazem parte de seu local de vivência. Por isso, é importante que você esteja atenta ao jogo entre as duplas, pois sua intervenção pode ser necessária neste momento.

Regras do jogo:

Cada dupla receberá as cartas do Jogo da memória. Em seguida eles deverão organizá-las em uma superfície, deixando as imagens viradas para baixo. Um aluno por vez deverá escolher duas cartas e virá-las. Se formar um par, elas são eliminadas. Caso contrário, elas deverão ser viradas novamente no mesmo lugar em que estavam. O objetivo do jogo é encontrar todas os pares e eliminar todas as cartas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: O objetivo dessa etapa é trazer o tema para a realidade de cada aluno. Para isso, comece questionando: Do que é feita a sua moradia?

Permita que os alunos exponham suas respostas e anote-as na lousa. Quando todos os alunos terminarem de se manifestar, faça um levantamento das respostas com os alunos e identifique quais são os tipos de moradias mais comuns no ambiente em que vivem. Você pode aproveitar para registrar essas informações no caderno de classe.

Aproveite esse momento para conversar com os alunos sobre os tipos de moradias que não apareceram durante o levantamento das respostas. Questione-os sobre quais motivos podem existir para que a moradia feita com esses materiais não façam parte de seu local de vivência, por exemplo: a casa de madeira, que é mais utilizada em locais frios; a casa de palha, que é bastante utilizada em aldeias indígenas que as constrói apenas com recursos retirados da natureza, etc.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano