17131
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - Che Guevara e a Revolução Cubana

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Che Guevara e a Revolução Cubana

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI28, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).

Contexto:

Imagem Seu Madruga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BmAE6tQNnBHZwtWqTxJkjSfz7MJQSuWP3jp3sXVEREGstV4qudwj2q9N5zTh/contexto-1.pdf

Manchete site G1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g3HM93DA43y85HBSFPvpRfeTUgZbTJvDenPdRNh8EQEDFtgSMp2nFvHpYrcc/manchete-site-g1.pdf

Selo com rosto de Che Guevara é sucesso de vendas na Irlanda. G1, 13 de outubro de 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/selo-com-rosto-de-che-guevara-e-sucesso-de-vendas-na-irlanda.ghtml Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

Problematização:

Link do texto: Che Guevara

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6zKSNCEf2KKJKdDG4NBMgXCDtcYpcgPpSVbt3etEvgrqUp8BFKcjg6dQcBUd/che-guevara.pdf

Link do texto: Revolução Cubana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ksu9SVAMecdCVpQJnfSVyY6AXbJa6b5c59uEQvV2uxJaVyzpCRukv4vkf76/revolucao-cubana.pdf

Link do texto: Iconografia - Iconologia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/49SSKz5fUZKmFdYAupgnPcu25w2aBUttrgPMCFs6QEeFq5AP6jQty9yK3vmf/iconografia-iconologia.pdf

Sistematização:

Link para camiseta:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rbAyzWAucnCpM7KapBwdt8yhQ5g2T93k8ERAQfJBNCebz7H2CemucyAW7k93/moldes-para-camiseta.pdf

Para você saber mais:

“Guerrilheiro heroico”. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=alberto+korda&title=Special%3ASearch&go=Vai#/media/File:Guerrillero_Heroico_signed_by_Alberto_Korda.jpeg) Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.

MARTINS, Luís Carlos dos Passos. LIEBEL, Vinícius. A Revolução Cubana e sua recepções: imprensa e academia. In: Revista Contemporânea – dossiê guerras e revoluções no século XX. Ano 5, n° 8, 2015, vol.2. p 2 e 3. Disponível em: http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/14_luis_carlos_dos_passos_martins_vinicius_liebel_.pdf Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2004. Coleção Revoluções do século XX.

SILVA, Kalina Vanderlei. SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.

Sistematização:

Link com a imagem das camisetas da personagem “Seu Madruga” (título do arquivo: Seu Madruga e Che Guevara):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9CqCH6YNVbcuVJvvgwR6qfZBPTAeSThzgCn2zraXthJPRdQQGnn29hVUa5QA/seu-madruga-e-che-guevara.pdf

FERNANDES, Cláudio. Guerrilha. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/guerrilha.htm Acesso em: 12 de março de 2019.

Para você saber mais:

Morte de Ramón Valdés, o Seu Madruga de Chaves, completa 30 anos; veja curiosidades do ator. G1. Publicado em 9/8/2018, por G1. https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2018/08/09/morte-de-ramon-valdes-o-seu-madruga-de-chaves-completa-30-anos-veja-curiosidades-do-ator.ghtml Acesso em: 7/4/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações para o professor: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais:

MARTINS, Luís Carlos dos Passos. LIEBEL, Vinícius. A Revolução Cubana e suas recepções: imprensa e academia. In: Revista Contemporânea – dossiê guerras e revoluções no século XX. Ano 5, n° 8, 2015, vol.2. p 2 e 3. Disponível em: http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/14_luis_carlos_dos_passos_martins_vinicius_liebel_.pdf Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2004. Coleção Revoluções do século XX.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema. Para isso inicie a atividade apresentando o meme apresentado no slide. Pergunte se a turma reconhece o personagem retratado e quem seria ele. Boa parte deve lembrar do Seu Madruga, personagem do seriado mexicano Chaves, veiculado na TV aberta no Brasil desde a década de 80. Neste momento questione sobre a pose da personagem e sobre por que ele está sem o tradicional chapéu, substituído por uma boina com uma estrela vermelha.

Muitas respostas podem ser dadas pela turma neste momento, o importante aqui é aguçar a curiosidade dos alunos sobre a personagem histórica a ser retratada nesta aula. Permita que a turma elabore hipóteses sobre a boina e a pose do Seu Madruga, sem antecipar a resposta.

Caso algum aluno relacione a imagem com Che Guevara, pergunte a este aluno se conhece a história de Che Guevara, onde ouviu falar, leu, ou assistiu sobre ele, e por que acha que associaram a imagem do Seu Madruga à do personagem histórico.

Link para a imagem do slide:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BmAE6tQNnBHZwtWqTxJkjSfz7MJQSuWP3jp3sXVEREGstV4qudwj2q9N5zTh/contexto-1.pdf

Para você saber mais:

Sobre o seriado Chaves:

https://www.sbt.com.br/series/chaves

https://rd1.com.br/nos-47-anos-de-chaves-confira-32-curiosidades-sobre-o-seriado/

http://cultura.culturamix.com/curiosidades/curiosidades-sobre-o-seriado-chaves

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de iniciar a atividade destinada à Problematização, projete a foto de Alberto Korda intitulada por ele de “Guerrillero Heroico”. Peça para que os alunos observem a fotografia e pergunte se em algum momento viram esta imagem. Analise rapidamente a fotografia orientando a observação. Os alunos devem atentar para os detalhes da boina e da estrela (característica que marca o estereótipo do mito Che Guevara). Muitos irão perceber a semelhança com o meme anterior, questione se o meme está “imitando” esta personagem e peça que a turma descreva esta fotografia. Oriente o debate com os alunos para que reparem que o semblante da fotografia se apresenta de forma mais imponente (relembrando o título dado à fotografia).

Finalize o debate informando sobre quem é a personagem retratada.

Abaixo transcrevemos parte do verbete sobre ele disponível na Enciclopédia Latino-Americana, você pode ler para a turma na íntegra ou apenas os trechos que julgar necessário, a intenção é fornecer alguns dados biográficos, sem mencionar detalhadamente a atuação política de Guevara.

Ernesto Guevara de la Serna nasceu em 14 de junho de 1928 em Rosario (Argentina), em uma família de maior nível social do que econômico. Seus pais foram transigentes com ele porque desde pequeno padecia de forte asma, que lhe exigia conter as energias, o que acentuou seu gosto pela leitura. Quando concluiu o colégio, em 1946, mudou-se para Buenos Aires, onde trabalhou como laboratorista de solo e começou a cursar Engenharia, mas, em 1947, mudou para Medicina. Jogava rugby e xadrez e viajou de moto 4.500 km para conhecer seu país. Em 1951, trabalhou como enfermeiro em navios mercantes, sempre sem deixar de estudar. No fim deste ano, partiu de moto com seu amigo Alberto Granado, em uma viagem de oito meses pela América do Sul, o que o ajudou a encontrar sua vocação. Formou-se em Medicina e partiu novamente, em julho de 1953. Desejava lutar contra a injustiça social e ser um médico benfeitor. Percorreu a Bolívia, o Peru, o Equador, o Panamá, a Costa Rica, e chegou à Guatemala cada vez mais interessado na política popular. Vivia pobremente, como sempre, e começou a participar de um movimento que foi destruído pela CIA. Com a queda do governo de Jacobo Guzmán Arbenz, Ernesto foi para o México em setembro de 1954, onde arrumou alguns trabalhos esporádicos até julho de 1955, quando conheceu Fidel Castro. Ficaram amigos e logo ele começou a participar do Movimento Revolucionário 26 de julho (MR-26 de julho), compartilhando treinamentos, penalidades e perseguições.

Texto extraído de Enciclopédia Latino-Americana: http://latinoamericana.wiki.br/verbetes/c/che-guevara-ernesto

Link Guerrilheiro heróico:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/apsWGUw7qtDrVP8hYQHza5VqZEcH779E7SPPfYScuuq3CR8Q6nrv9fZ8kFWu/guerrilheiro-heroico.pdf

FERNANDES, Cláudio. Guerrilha. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/guerrilha.htm Acesso em: 12 de março de 2019.

“Guerrilheiro heroico”. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=alberto+korda&title=Special%3ASearch&go=Vai#/media/File:Guerrillero_Heroico_signed_by_Alberto_Korda.jpeg Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.

Para saber mais:

ANDERSON, Jon Lee. Che Guevara, Uma biografia. São Paulo: Objetiva, 1997.

GUEVARA, Ernesto. De moto pela América do Sul - Diário de viagem. Rio de Janeiro: Editora Sá, 2001.

Filme Diários de motocicleta (Brasil, 2004). Direção de Walter Salles. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=5UH7BN2RTDc

Sobre a fotografia: http://midianinja.org/news/a-historia-por-tras-da-foto-mais-famosa-de-che-guevara/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: O objetivo desta etapa da aula é construir o contexto histórico da Revolução Cubana, apresentar sua relação com Che Guevara e debater sobre sua representação (ícone/símbolo) na sociedade atual.

Caso julgue necessário, você pode retomar com a turma alguns pontos a respeito do Contexto, destacando a construção ideológica do contexto histórico denominado Guerra Fria que divide o mundo em dois sistemas políticos e econômicos distintos: capitalismo e socialismo. Portanto, Che Guevara, ícone do socialismo, será representado pela guerrilha e a Revolução Cubana. Este é um dos fatores de influência para os movimentos que criticam as ditaduras latino-americanas, o imperialismo estadunidense na América Latina e que representam ações contestadoras do status quo (contexto cultural, político e social vigentes e que seguem padrões socialmente construídos).

Divida os alunos em grupos, máximo de três integrantes, e distribua os textos impressos. Cada grupo deverá ler um conjunto de três textos que compõem esta etapa da aula. Projete ou escreva no quadros a as orientações da atividade e leia para a classe. A ideia é produzir tópicos que estabeleçam relações entre a Revolução Cubana e a construção do ícone Che Guevara na atualidade.

Para isto peça aos alunos que construam tópicos contendo as informações sobre a Revolução Cubana e de Che Guevara como ícone. As perguntas norteadoras estão no slide e os textos disponíveis por meio dos links abaixo. Em seguida peça para que escolham um dos integrantes do grupo para ser o orador. O aluno que fará o papel de orador tem a função de apresentar os tópicos construídos por seu grupo aos integrantes dos demais grupos. A ideia é a colaboração entre os grupos para aprimorar os tópicos construídos. Por isso os alunos podem acrescentar informações nos tópicos apresentados pelo orador. Enquanto os alunos desenvolvem a atividade circule entre os grupos. Pode ser que haja dúvidas principalmente sobre o texto que servirá de base para a construção dos tópicos. Controle o tempo.

Link do texto 1: Che Guevara

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6zKSNCEf2KKJKdDG4NBMgXCDtcYpcgPpSVbt3etEvgrqUp8BFKcjg6dQcBUd/che-guevara.pdf

Link do texto 2: Revolução Cubana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ksu9SVAMecdCVpQJnfSVyY6AXbJa6b5c59uEQvV2uxJaVyzpCRukv4vkf76/revolucao-cubana.pdf

Link do texto 3: Iconografia - Iconologia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/49SSKz5fUZKmFdYAupgnPcu25w2aBUttrgPMCFs6QEeFq5AP6jQty9yK3vmf/iconografia-iconologia.pdf

Observação: Está em negrito o parágrafo que apresenta o conceito de ícone proposto para esta atividade.

Para você saber mais:

MARTINS, Luís Carlos dos Passos. LIEBEL, Vinícius. A Revolução Cubana e suas recepções: imprensa e academia. In: Revista Contemporânea – dossiê guerras e revoluções no século XX. Ano 5, n° 8, 2015, vol.2. p 2 e 3. Disponível em: http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/14_luis_carlos_dos_passos_martins_vinicius_liebel_.pdf Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2004. Coleção Revoluções do século XX.

SILVA, Kalina Vanderlei. SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para isso a turma deverá produzir uma propaganda de uma marca de roupas que pretende vender camisetas com reproduções e releituras da foto Guerrilheiro heróico. Cada trio deve produzir um anúncio deste produto explicando por que o imaginário em torno da figura de Che Guevara torna-se relevante em nossa sociedade atual, tanto que se torna um produto comercial (está disponível abaixo um link com exemplos). Informe que a primeira imagem do Contexto (Seu Madruga) está presente também em diferentes produtos e muitas releituras da foto de Che são utilizadas tanto como expressão artística tanto como produto.

O que representa na atualidade usar a imagem do Guerrilheiro heróico da Revolução Cubana?

Este deve ser o tema central da campanha da marca fictícia. Cada trio deverá produzir um anúncio de uma camiseta que terá reprodução da foto de
Che Guevara. O trio pode propor uma frase para acompanhar a imagem no produto ou não, mas o anúncio deve ter um slogan e um pequeno texto para atrair os compradores. Neste texto, peça que usem como argumentos os tópicos levantados pelo grupo na Sistematização. A propaganda deve ser convincente, pode ter algum tom satírico também, mas principalmente deve explicar a importância da imagem de Che Guevara.

Link com a imagem das camisetas da personagem “Seu Madruga” (título do arquivo: Seu Madruga e Che Guevara):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9CqCH6YNVbcuVJvvgwR6qfZBPTAeSThzgCn2zraXthJPRdQQGnn29hVUa5QA/seu-madruga-e-che-guevara.pdf

Link para molde de camisetas que pode ser impresso e disponibilizado como base para os trios

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rbAyzWAucnCpM7KapBwdt8yhQ5g2T93k8ERAQfJBNCebz7H2CemucyAW7k93/moldes-para-camiseta.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI28, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).

Contexto:

Imagem Seu Madruga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BmAE6tQNnBHZwtWqTxJkjSfz7MJQSuWP3jp3sXVEREGstV4qudwj2q9N5zTh/contexto-1.pdf

Manchete site G1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g3HM93DA43y85HBSFPvpRfeTUgZbTJvDenPdRNh8EQEDFtgSMp2nFvHpYrcc/manchete-site-g1.pdf

Selo com rosto de Che Guevara é sucesso de vendas na Irlanda. G1, 13 de outubro de 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/selo-com-rosto-de-che-guevara-e-sucesso-de-vendas-na-irlanda.ghtml Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

Problematização:

Link do texto: Che Guevara

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6zKSNCEf2KKJKdDG4NBMgXCDtcYpcgPpSVbt3etEvgrqUp8BFKcjg6dQcBUd/che-guevara.pdf

Link do texto: Revolução Cubana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ksu9SVAMecdCVpQJnfSVyY6AXbJa6b5c59uEQvV2uxJaVyzpCRukv4vkf76/revolucao-cubana.pdf

Link do texto: Iconografia - Iconologia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/49SSKz5fUZKmFdYAupgnPcu25w2aBUttrgPMCFs6QEeFq5AP6jQty9yK3vmf/iconografia-iconologia.pdf

Sistematização:

Link para camiseta:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rbAyzWAucnCpM7KapBwdt8yhQ5g2T93k8ERAQfJBNCebz7H2CemucyAW7k93/moldes-para-camiseta.pdf

Para você saber mais:

“Guerrilheiro heroico”. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=alberto+korda&title=Special%3ASearch&go=Vai#/media/File:Guerrillero_Heroico_signed_by_Alberto_Korda.jpeg) Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.

MARTINS, Luís Carlos dos Passos. LIEBEL, Vinícius. A Revolução Cubana e sua recepções: imprensa e academia. In: Revista Contemporânea – dossiê guerras e revoluções no século XX. Ano 5, n° 8, 2015, vol.2. p 2 e 3. Disponível em: http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/14_luis_carlos_dos_passos_martins_vinicius_liebel_.pdf Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2004. Coleção Revoluções do século XX.

SILVA, Kalina Vanderlei. SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.

Sistematização:

Link com a imagem das camisetas da personagem “Seu Madruga” (título do arquivo: Seu Madruga e Che Guevara):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9CqCH6YNVbcuVJvvgwR6qfZBPTAeSThzgCn2zraXthJPRdQQGnn29hVUa5QA/seu-madruga-e-che-guevara.pdf

FERNANDES, Cláudio. Guerrilha. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/guerrilha.htm Acesso em: 12 de março de 2019.

Para você saber mais:

Morte de Ramón Valdés, o Seu Madruga de Chaves, completa 30 anos; veja curiosidades do ator. G1. Publicado em 9/8/2018, por G1. https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2018/08/09/morte-de-ramon-valdes-o-seu-madruga-de-chaves-completa-30-anos-veja-curiosidades-do-ator.ghtml Acesso em: 7/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações para o professor: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais:

MARTINS, Luís Carlos dos Passos. LIEBEL, Vinícius. A Revolução Cubana e suas recepções: imprensa e academia. In: Revista Contemporânea – dossiê guerras e revoluções no século XX. Ano 5, n° 8, 2015, vol.2. p 2 e 3. Disponível em: http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/14_luis_carlos_dos_passos_martins_vinicius_liebel_.pdf Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2004. Coleção Revoluções do século XX.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema. Para isso inicie a atividade apresentando o meme apresentado no slide. Pergunte se a turma reconhece o personagem retratado e quem seria ele. Boa parte deve lembrar do Seu Madruga, personagem do seriado mexicano Chaves, veiculado na TV aberta no Brasil desde a década de 80. Neste momento questione sobre a pose da personagem e sobre por que ele está sem o tradicional chapéu, substituído por uma boina com uma estrela vermelha.

Muitas respostas podem ser dadas pela turma neste momento, o importante aqui é aguçar a curiosidade dos alunos sobre a personagem histórica a ser retratada nesta aula. Permita que a turma elabore hipóteses sobre a boina e a pose do Seu Madruga, sem antecipar a resposta.

Caso algum aluno relacione a imagem com Che Guevara, pergunte a este aluno se conhece a história de Che Guevara, onde ouviu falar, leu, ou assistiu sobre ele, e por que acha que associaram a imagem do Seu Madruga à do personagem histórico.

Link para a imagem do slide:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BmAE6tQNnBHZwtWqTxJkjSfz7MJQSuWP3jp3sXVEREGstV4qudwj2q9N5zTh/contexto-1.pdf

Para você saber mais:

Sobre o seriado Chaves:

https://www.sbt.com.br/series/chaves

https://rd1.com.br/nos-47-anos-de-chaves-confira-32-curiosidades-sobre-o-seriado/

http://cultura.culturamix.com/curiosidades/curiosidades-sobre-o-seriado-chaves

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de iniciar a atividade destinada à Problematização, projete a foto de Alberto Korda intitulada por ele de “Guerrillero Heroico”. Peça para que os alunos observem a fotografia e pergunte se em algum momento viram esta imagem. Analise rapidamente a fotografia orientando a observação. Os alunos devem atentar para os detalhes da boina e da estrela (característica que marca o estereótipo do mito Che Guevara). Muitos irão perceber a semelhança com o meme anterior, questione se o meme está “imitando” esta personagem e peça que a turma descreva esta fotografia. Oriente o debate com os alunos para que reparem que o semblante da fotografia se apresenta de forma mais imponente (relembrando o título dado à fotografia).

Finalize o debate informando sobre quem é a personagem retratada.

Abaixo transcrevemos parte do verbete sobre ele disponível na Enciclopédia Latino-Americana, você pode ler para a turma na íntegra ou apenas os trechos que julgar necessário, a intenção é fornecer alguns dados biográficos, sem mencionar detalhadamente a atuação política de Guevara.

Ernesto Guevara de la Serna nasceu em 14 de junho de 1928 em Rosario (Argentina), em uma família de maior nível social do que econômico. Seus pais foram transigentes com ele porque desde pequeno padecia de forte asma, que lhe exigia conter as energias, o que acentuou seu gosto pela leitura. Quando concluiu o colégio, em 1946, mudou-se para Buenos Aires, onde trabalhou como laboratorista de solo e começou a cursar Engenharia, mas, em 1947, mudou para Medicina. Jogava rugby e xadrez e viajou de moto 4.500 km para conhecer seu país. Em 1951, trabalhou como enfermeiro em navios mercantes, sempre sem deixar de estudar. No fim deste ano, partiu de moto com seu amigo Alberto Granado, em uma viagem de oito meses pela América do Sul, o que o ajudou a encontrar sua vocação. Formou-se em Medicina e partiu novamente, em julho de 1953. Desejava lutar contra a injustiça social e ser um médico benfeitor. Percorreu a Bolívia, o Peru, o Equador, o Panamá, a Costa Rica, e chegou à Guatemala cada vez mais interessado na política popular. Vivia pobremente, como sempre, e começou a participar de um movimento que foi destruído pela CIA. Com a queda do governo de Jacobo Guzmán Arbenz, Ernesto foi para o México em setembro de 1954, onde arrumou alguns trabalhos esporádicos até julho de 1955, quando conheceu Fidel Castro. Ficaram amigos e logo ele começou a participar do Movimento Revolucionário 26 de julho (MR-26 de julho), compartilhando treinamentos, penalidades e perseguições.

Texto extraído de Enciclopédia Latino-Americana: http://latinoamericana.wiki.br/verbetes/c/che-guevara-ernesto

Link Guerrilheiro heróico:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/apsWGUw7qtDrVP8hYQHza5VqZEcH779E7SPPfYScuuq3CR8Q6nrv9fZ8kFWu/guerrilheiro-heroico.pdf

FERNANDES, Cláudio. Guerrilha. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/guerrilha.htm Acesso em: 12 de março de 2019.

“Guerrilheiro heroico”. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=alberto+korda&title=Special%3ASearch&go=Vai#/media/File:Guerrillero_Heroico_signed_by_Alberto_Korda.jpeg Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.

Para saber mais:

ANDERSON, Jon Lee. Che Guevara, Uma biografia. São Paulo: Objetiva, 1997.

GUEVARA, Ernesto. De moto pela América do Sul - Diário de viagem. Rio de Janeiro: Editora Sá, 2001.

Filme Diários de motocicleta (Brasil, 2004). Direção de Walter Salles. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=5UH7BN2RTDc

Sobre a fotografia: http://midianinja.org/news/a-historia-por-tras-da-foto-mais-famosa-de-che-guevara/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: O objetivo desta etapa da aula é construir o contexto histórico da Revolução Cubana, apresentar sua relação com Che Guevara e debater sobre sua representação (ícone/símbolo) na sociedade atual.

Caso julgue necessário, você pode retomar com a turma alguns pontos a respeito do Contexto, destacando a construção ideológica do contexto histórico denominado Guerra Fria que divide o mundo em dois sistemas políticos e econômicos distintos: capitalismo e socialismo. Portanto, Che Guevara, ícone do socialismo, será representado pela guerrilha e a Revolução Cubana. Este é um dos fatores de influência para os movimentos que criticam as ditaduras latino-americanas, o imperialismo estadunidense na América Latina e que representam ações contestadoras do status quo (contexto cultural, político e social vigentes e que seguem padrões socialmente construídos).

Divida os alunos em grupos, máximo de três integrantes, e distribua os textos impressos. Cada grupo deverá ler um conjunto de três textos que compõem esta etapa da aula. Projete ou escreva no quadros a as orientações da atividade e leia para a classe. A ideia é produzir tópicos que estabeleçam relações entre a Revolução Cubana e a construção do ícone Che Guevara na atualidade.

Para isto peça aos alunos que construam tópicos contendo as informações sobre a Revolução Cubana e de Che Guevara como ícone. As perguntas norteadoras estão no slide e os textos disponíveis por meio dos links abaixo. Em seguida peça para que escolham um dos integrantes do grupo para ser o orador. O aluno que fará o papel de orador tem a função de apresentar os tópicos construídos por seu grupo aos integrantes dos demais grupos. A ideia é a colaboração entre os grupos para aprimorar os tópicos construídos. Por isso os alunos podem acrescentar informações nos tópicos apresentados pelo orador. Enquanto os alunos desenvolvem a atividade circule entre os grupos. Pode ser que haja dúvidas principalmente sobre o texto que servirá de base para a construção dos tópicos. Controle o tempo.

Link do texto 1: Che Guevara

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6zKSNCEf2KKJKdDG4NBMgXCDtcYpcgPpSVbt3etEvgrqUp8BFKcjg6dQcBUd/che-guevara.pdf

Link do texto 2: Revolução Cubana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ksu9SVAMecdCVpQJnfSVyY6AXbJa6b5c59uEQvV2uxJaVyzpCRukv4vkf76/revolucao-cubana.pdf

Link do texto 3: Iconografia - Iconologia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/49SSKz5fUZKmFdYAupgnPcu25w2aBUttrgPMCFs6QEeFq5AP6jQty9yK3vmf/iconografia-iconologia.pdf

Observação: Está em negrito o parágrafo que apresenta o conceito de ícone proposto para esta atividade.

Para você saber mais:

MARTINS, Luís Carlos dos Passos. LIEBEL, Vinícius. A Revolução Cubana e suas recepções: imprensa e academia. In: Revista Contemporânea – dossiê guerras e revoluções no século XX. Ano 5, n° 8, 2015, vol.2. p 2 e 3. Disponível em: http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/14_luis_carlos_dos_passos_martins_vinicius_liebel_.pdf Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2004. Coleção Revoluções do século XX.

SILVA, Kalina Vanderlei. SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para isso a turma deverá produzir uma propaganda de uma marca de roupas que pretende vender camisetas com reproduções e releituras da foto Guerrilheiro heróico. Cada trio deve produzir um anúncio deste produto explicando por que o imaginário em torno da figura de Che Guevara torna-se relevante em nossa sociedade atual, tanto que se torna um produto comercial (está disponível abaixo um link com exemplos). Informe que a primeira imagem do Contexto (Seu Madruga) está presente também em diferentes produtos e muitas releituras da foto de Che são utilizadas tanto como expressão artística tanto como produto.

O que representa na atualidade usar a imagem do Guerrilheiro heróico da Revolução Cubana?

Este deve ser o tema central da campanha da marca fictícia. Cada trio deverá produzir um anúncio de uma camiseta que terá reprodução da foto de
Che Guevara. O trio pode propor uma frase para acompanhar a imagem no produto ou não, mas o anúncio deve ter um slogan e um pequeno texto para atrair os compradores. Neste texto, peça que usem como argumentos os tópicos levantados pelo grupo na Sistematização. A propaganda deve ser convincente, pode ter algum tom satírico também, mas principalmente deve explicar a importância da imagem de Che Guevara.

Link com a imagem das camisetas da personagem “Seu Madruga” (título do arquivo: Seu Madruga e Che Guevara):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9CqCH6YNVbcuVJvvgwR6qfZBPTAeSThzgCn2zraXthJPRdQQGnn29hVUa5QA/seu-madruga-e-che-guevara.pdf

Link para molde de camisetas que pode ser impresso e disponibilizado como base para os trios

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rbAyzWAucnCpM7KapBwdt8yhQ5g2T93k8ERAQfJBNCebz7H2CemucyAW7k93/moldes-para-camiseta.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano :

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI28 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano