17129
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - A inflação no Brasil e o Plano Real

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A inflação no Brasil e o Plano Real

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Abreu Figueira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e a questão disparadora para que os alunos debatam. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- O que é inflação?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e debater as ideias a respeito do tema. Em seguida, encaminhe o texto que explica brevemente o significado deste termo e questione:

- A definição de inflação apresentada é diferente da sua resposta? No que?

Problematização
Nesta etapa você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode agrupá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Você pode encaminhar primeiramente o gráfico do IPCA com o questionamento proposto, aguardar as respostas e depois enviar a reportagem sobre a inflação e o vídeo com os questionamentos ou encaminhá-los todos de uma vez, informando a melhor ordem para que analisem as fontes.

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.

Outra opção para esse momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder os questionamentos e discutir as respostas, enquanto você esclarece dúvidas e pontua informações.

Sistematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem fazer as tirinhas em papel e enviar fotografias das produções, ou podem fazê-las no computador, utilizando softwares ou aplicativos que permitem edição de vídeo e imagem, como o Google Apresentações.

Os alunos podem enviar as tirinhas para o grupo da sala, para que você e os colegas possam ver, e postar nas redes sociais com uma hashtag que eles escolherem, para divulgar as produções.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilhar as criações com os familiares.

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações:disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_24UND01

(EF09HI24) Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores democráticos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas