17129
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - A inflação no Brasil e o Plano Real

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A inflação no Brasil e o Plano Real

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Abreu Figueira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI24, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O plano de aula em questão tem como objetivo compreender os efeitos da inflação na sociedade brasileira no período dos anos de 1990 a 1994.

Materiais necessários: Quadro para apresentação das perguntas que irão nortear a aula ou data show para exibição dos slides com o objetivo e perguntas. Cópias dos textos 1, 2, 3 e 4 para os grupos. O texto 1 pode ser exibido ou até mesmo escrito no quadro. Folhas A4 e canetinhas para a Sistematização.

Material complementar:

Documento 1 - Contexto: O que é a inflação?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YYh6x8jzYXHh86NM9qWNTTEGe2VAr4BGrbndBq5xAQSjFsKmcv82hWBzbg2Z/his9-24und01-o-que-e-inflacao.pdf

Documento 2 - Problematização: Gráfico do IPCA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39RGPN6UXPDGEAUPJ8WR89TM4QfJyBm6CkpYHmVzf7QdEA69PGBdy9n3U8y5/variacao-do-ipca.pdf

Documento 3 - Problematização: Reportagem sobre inflação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a85fhyKC5xbXQMj2bw3Y6Qk5HSgsqnEaCfs9QrR6SARA7ZruVcSVu2kqK4Xq/his9-24und01-inflacao-no-cotidiano.pdf

Documento 4 - Problematização: Vídeo 20 anos do Plano Real: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jIRzw5ChqJ0 Acesso em: 5/4/2019.

Para você saber mais:

Sobre o Plano Real: http://20anosdoreal.epocanegocios.globo.com/

Plano Real e a batalha contra a inflação: http://memorialdademocracia.com.br/card/plano-real-vence-batalha-contra-a-inflacao

Hiperinflação e os planos econômicos: http://memorialdademocracia.com.br/hiperinflacao

Definições e características do Plano Real: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/plano-real

Implementação do Plano Real e características da época anterior: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/planoreal

Sobre o uso de tirinhas em sala de aula: https://novaescola.org.br/conteudo/11835/tirinhas-humor-nas-aulas

Referências bibliográficas:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

FRANCO, Gustavo Henrique Barroso. O Plano Real e outros ensaios. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. 358 p.

RANGEL, Ignácio. A inflação brasileira. 3 ed. São Paulo : Brasiliense, 1978. 150 p.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula para turma. Você pode escrever no quadro, projetar ou ler para a turma. O importante neste momento é que os alunos saibam o que será trabalhado na aula e qual o objetivo de aprendizado. A intenção nesta parte inicial é que os alunos saibam qual o objetivo da aula e o que deverão aprender no fim desta. Mas é muito importante que o professor não antecipe nenhuma questão ou reflexão específica que será tratada durante a aula, permitindo que os alunos sejam protagonistas na construção do conhecimento.

Esta aula possui como objetivo que os alunos compreendam os impactos da inflação na sociedade brasileira no período dos anos de 1990 a 1994.

Para você saber mais:

Sobre o Plano Real: http://20anosdoreal.epocanegocios.globo.com/

Plano Real e a batalha contra a inflação: http://memorialdademocracia.com.br/card/plano-real-vence-batalha-contra-a-inflacao

Hiperinflação e os planos econômicos: http://memorialdademocracia.com.br/hiperinflacao

Definições e características do Plano Real: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/plano-real

Implementação do Plano Real e características da época anterior: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/planoreal

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em trios, escreva no quadro a palavra Inflação e pergunte aos alunos o que seria inflação? Após algumas opiniões dos alunos, peça que um aluno leia o texto do documento 1, sobre o que é a inflação para turma.

Documento 1 - Contexto: O que é a inflação?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YYh6x8jzYXHh86NM9qWNTTEGe2VAr4BGrbndBq5xAQSjFsKmcv82hWBzbg2Z/his9-24und01-o-que-e-inflacao.pdf

É esperado que os alunos digam que inflação é aumento dos preços dos produtos que ocorre em momentos de crise. Com a leitura do significado o professor pode auxiliar os alunos do debate sobre como funciona a inflação e como ela está presente em nossa sociedade.

Como adequar à sua realidade: Caso o país esteja enfrentando alguma situação de alta da inflação, separe manchetes de jornais locais, apresentando para os alunos a relevância e a atualidade do tema.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Disponibilize para os trios ou projete com o data show o documento 2 com o gráfico do IPCA. Peça que os trios analisem os dados de antes e depois do plano Real. Como estava a inflação antes e depois do Plano Real?

Esta fase deve durar em torno de 7 minutos.

Peça que um trio responda como era a inflação antes e outro trio responda como ficou a inflação após o Plano Real.

É esperado que os alunos percebam que a inflação antes do Plano Real chegou a bater mais de 728% ao ano, e após a implantação do Plano Real diminuiu para casa dos 7% ao ano.

Documento 2 - Problematização: Gráfico do IPCA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39RGPN6UXPDGEAUPJ8WR89TM4QfJyBm6CkpYHmVzf7QdEA69PGBdy9n3U8y5/variacao-do-ipca.pdf

Para você saber mais:

Sobre o Plano Real: http://20anosdoreal.epocanegocios.globo.com/

Plano Real e a batalha contra a inflação: http://memorialdademocracia.com.br/card/plano-real-vence-batalha-contra-a-inflacao

Hiperinflação e os planos econômicos: http://memorialdademocracia.com.br/hiperinflacao

Definições e características do Plano Real: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/plano-real

Implementação do Plano Real e características da época anterior: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/planoreal

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Disponibilize para os trios uma cópia do documento 3 e reproduza o vídeo com utilização de um data show ou aparelho de televisão, peça que os trios leiam e observem a imagem presente na reportagem e as informações do vídeo.

Peça que os alunos comparem as duas fontes e respondam: Como a inflação impactou a vida do brasileiro comum? Quais as principais medidas que a população adotou durante o período da inflação?

Peça a dois alunos que leiam as considerações do seu trio sobre as questões acima.

Esta fase deve durar em torno de 13 minutos.

É esperado que os alunos percebam que a inflação impactou diretamente na vida dos brasileiros, aumentando os preços de itens básicos como alimentos e combustível, as remarcações dos preços ocorriam toda semana, às vezes até no mesmo dia, e muitos itens passaram a faltar nos mercados. Como medidas que a população fazia podem citar a antecipação na compra do combustível antes da remarcação semanal e a utilização de freezer e de despensas em casa para estocar alimentos.

Documento 3 - Problematização: Reportagem sobre inflação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a85fhyKC5xbXQMj2bw3Y6Qk5HSgsqnEaCfs9QrR6SARA7ZruVcSVu2kqK4Xq/his9-24und01-inflacao-no-cotidiano.pdf

Documento 4 - Problematização: Vídeo 20 anos do Plano Real: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jIRzw5ChqJ0 Acesso em: 5/4/2019.

Como adequar à sua realidade:

Caso o professor não tenha acesso a data show ou tv para exibição de vídeo sugiro substituí-lo pela reportagem disponível em: http://20anosdoreal.epocanegocios.globo.com/ Acesso em: 5/4/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que os trios elaborem uma tirinha sobre o impacto da inflação no cotidiano da sociedade ou retomando o documento 4, como a sociedade reagiu à alta da inflação, ou sobre a esperança presente com o Plano Real.

Partindo da reflexão feita na etapa da Problematização e da discussão em torno das fontes, peça que os alunos expressem sua opinião por meio de uma tirinha, abaixo seguem algumas dicas de como orientar os alunos na elaboração.

Para fechar a Sistematização peça que dois alunos apresentem suas tirinhas para os demais alunos. As tirinhas podem ser coladas depois e expostas em uma cartaz para que todos vejam ou compartilhada nas redes sociais da escola e no site.

Para orientar os alunos na elaboração das tirinhas é importante destacar que a tirinha possui duas formas de linguagem: a verbal e a não verbal e que se divide em quadros, é aconselhado lembrar aos alunos exemplos famosos de tirinhas, como a da Turma da Mônica e as tirinhas de jornal, para que se recordem da forma como se apresentam. O ideal é que os grupos elaborem tirinhas de três a quatro quadros, mas o professor pode deixar livre para que
os alunos decidam e contem sua história com criatividade e humor.

As tirinhas são definidas por Sérgio Roberto Costa como um:

Segmento ou fragmento de HQs, geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação. Circula em jornais ou revistas, numa só faixa horizontal de mais ou menos 14 cm x 4 cm, em geral, na seção “Quadrinhos” do caderno de diversões, amenidades ou também conhecido como recreativo, onde se podem encontrar Cruzadas, Horóscopo, HQs etc.”

Fonte: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Para você saber mais:

Sobre o uso de tirinhas em sala de aula: https://novaescola.org.br/conteudo/11835/tirinhas-humor-nas-aulas

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI24, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O plano de aula em questão tem como objetivo compreender os efeitos da inflação na sociedade brasileira no período dos anos de 1990 a 1994.

Materiais necessários: Quadro para apresentação das perguntas que irão nortear a aula ou data show para exibição dos slides com o objetivo e perguntas. Cópias dos textos 1, 2, 3 e 4 para os grupos. O texto 1 pode ser exibido ou até mesmo escrito no quadro. Folhas A4 e canetinhas para a Sistematização.

Material complementar:

Documento 1 - Contexto: O que é a inflação?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YYh6x8jzYXHh86NM9qWNTTEGe2VAr4BGrbndBq5xAQSjFsKmcv82hWBzbg2Z/his9-24und01-o-que-e-inflacao.pdf

Documento 2 - Problematização: Gráfico do IPCA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39RGPN6UXPDGEAUPJ8WR89TM4QfJyBm6CkpYHmVzf7QdEA69PGBdy9n3U8y5/variacao-do-ipca.pdf

Documento 3 - Problematização: Reportagem sobre inflação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a85fhyKC5xbXQMj2bw3Y6Qk5HSgsqnEaCfs9QrR6SARA7ZruVcSVu2kqK4Xq/his9-24und01-inflacao-no-cotidiano.pdf

Documento 4 - Problematização: Vídeo 20 anos do Plano Real: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jIRzw5ChqJ0 Acesso em: 5/4/2019.

Para você saber mais:

Sobre o Plano Real: http://20anosdoreal.epocanegocios.globo.com/

Plano Real e a batalha contra a inflação: http://memorialdademocracia.com.br/card/plano-real-vence-batalha-contra-a-inflacao

Hiperinflação e os planos econômicos: http://memorialdademocracia.com.br/hiperinflacao

Definições e características do Plano Real: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/plano-real

Implementação do Plano Real e características da época anterior: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/planoreal

Sobre o uso de tirinhas em sala de aula: https://novaescola.org.br/conteudo/11835/tirinhas-humor-nas-aulas

Referências bibliográficas:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

FRANCO, Gustavo Henrique Barroso. O Plano Real e outros ensaios. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. 358 p.

RANGEL, Ignácio. A inflação brasileira. 3 ed. São Paulo : Brasiliense, 1978. 150 p.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula para turma. Você pode escrever no quadro, projetar ou ler para a turma. O importante neste momento é que os alunos saibam o que será trabalhado na aula e qual o objetivo de aprendizado. A intenção nesta parte inicial é que os alunos saibam qual o objetivo da aula e o que deverão aprender no fim desta. Mas é muito importante que o professor não antecipe nenhuma questão ou reflexão específica que será tratada durante a aula, permitindo que os alunos sejam protagonistas na construção do conhecimento.

Esta aula possui como objetivo que os alunos compreendam os impactos da inflação na sociedade brasileira no período dos anos de 1990 a 1994.

Para você saber mais:

Sobre o Plano Real: http://20anosdoreal.epocanegocios.globo.com/

Plano Real e a batalha contra a inflação: http://memorialdademocracia.com.br/card/plano-real-vence-batalha-contra-a-inflacao

Hiperinflação e os planos econômicos: http://memorialdademocracia.com.br/hiperinflacao

Definições e características do Plano Real: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/plano-real

Implementação do Plano Real e características da época anterior: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/planoreal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em trios, escreva no quadro a palavra Inflação e pergunte aos alunos o que seria inflação? Após algumas opiniões dos alunos, peça que um aluno leia o texto do documento 1, sobre o que é a inflação para turma.

Documento 1 - Contexto: O que é a inflação?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YYh6x8jzYXHh86NM9qWNTTEGe2VAr4BGrbndBq5xAQSjFsKmcv82hWBzbg2Z/his9-24und01-o-que-e-inflacao.pdf

É esperado que os alunos digam que inflação é aumento dos preços dos produtos que ocorre em momentos de crise. Com a leitura do significado o professor pode auxiliar os alunos do debate sobre como funciona a inflação e como ela está presente em nossa sociedade.

Como adequar à sua realidade: Caso o país esteja enfrentando alguma situação de alta da inflação, separe manchetes de jornais locais, apresentando para os alunos a relevância e a atualidade do tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Disponibilize para os trios ou projete com o data show o documento 2 com o gráfico do IPCA. Peça que os trios analisem os dados de antes e depois do plano Real. Como estava a inflação antes e depois do Plano Real?

Esta fase deve durar em torno de 7 minutos.

Peça que um trio responda como era a inflação antes e outro trio responda como ficou a inflação após o Plano Real.

É esperado que os alunos percebam que a inflação antes do Plano Real chegou a bater mais de 728% ao ano, e após a implantação do Plano Real diminuiu para casa dos 7% ao ano.

Documento 2 - Problematização: Gráfico do IPCA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/39RGPN6UXPDGEAUPJ8WR89TM4QfJyBm6CkpYHmVzf7QdEA69PGBdy9n3U8y5/variacao-do-ipca.pdf

Para você saber mais:

Sobre o Plano Real: http://20anosdoreal.epocanegocios.globo.com/

Plano Real e a batalha contra a inflação: http://memorialdademocracia.com.br/card/plano-real-vence-batalha-contra-a-inflacao

Hiperinflação e os planos econômicos: http://memorialdademocracia.com.br/hiperinflacao

Definições e características do Plano Real: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/plano-real

Implementação do Plano Real e características da época anterior: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/planoreal

Slide Plano Aula

Orientações: Disponibilize para os trios uma cópia do documento 3 e reproduza o vídeo com utilização de um data show ou aparelho de televisão, peça que os trios leiam e observem a imagem presente na reportagem e as informações do vídeo.

Peça que os alunos comparem as duas fontes e respondam: Como a inflação impactou a vida do brasileiro comum? Quais as principais medidas que a população adotou durante o período da inflação?

Peça a dois alunos que leiam as considerações do seu trio sobre as questões acima.

Esta fase deve durar em torno de 13 minutos.

É esperado que os alunos percebam que a inflação impactou diretamente na vida dos brasileiros, aumentando os preços de itens básicos como alimentos e combustível, as remarcações dos preços ocorriam toda semana, às vezes até no mesmo dia, e muitos itens passaram a faltar nos mercados. Como medidas que a população fazia podem citar a antecipação na compra do combustível antes da remarcação semanal e a utilização de freezer e de despensas em casa para estocar alimentos.

Documento 3 - Problematização: Reportagem sobre inflação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a85fhyKC5xbXQMj2bw3Y6Qk5HSgsqnEaCfs9QrR6SARA7ZruVcSVu2kqK4Xq/his9-24und01-inflacao-no-cotidiano.pdf

Documento 4 - Problematização: Vídeo 20 anos do Plano Real: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jIRzw5ChqJ0 Acesso em: 5/4/2019.

Como adequar à sua realidade:

Caso o professor não tenha acesso a data show ou tv para exibição de vídeo sugiro substituí-lo pela reportagem disponível em: http://20anosdoreal.epocanegocios.globo.com/ Acesso em: 5/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que os trios elaborem uma tirinha sobre o impacto da inflação no cotidiano da sociedade ou retomando o documento 4, como a sociedade reagiu à alta da inflação, ou sobre a esperança presente com o Plano Real.

Partindo da reflexão feita na etapa da Problematização e da discussão em torno das fontes, peça que os alunos expressem sua opinião por meio de uma tirinha, abaixo seguem algumas dicas de como orientar os alunos na elaboração.

Para fechar a Sistematização peça que dois alunos apresentem suas tirinhas para os demais alunos. As tirinhas podem ser coladas depois e expostas em uma cartaz para que todos vejam ou compartilhada nas redes sociais da escola e no site.

Para orientar os alunos na elaboração das tirinhas é importante destacar que a tirinha possui duas formas de linguagem: a verbal e a não verbal e que se divide em quadros, é aconselhado lembrar aos alunos exemplos famosos de tirinhas, como a da Turma da Mônica e as tirinhas de jornal, para que se recordem da forma como se apresentam. O ideal é que os grupos elaborem tirinhas de três a quatro quadros, mas o professor pode deixar livre para que
os alunos decidam e contem sua história com criatividade e humor.

As tirinhas são definidas por Sérgio Roberto Costa como um:

Segmento ou fragmento de HQs, geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação. Circula em jornais ou revistas, numa só faixa horizontal de mais ou menos 14 cm x 4 cm, em geral, na seção “Quadrinhos” do caderno de diversões, amenidades ou também conhecido como recreativo, onde se podem encontrar Cruzadas, Horóscopo, HQs etc.”

Fonte: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Para você saber mais:

Sobre o uso de tirinhas em sala de aula: https://novaescola.org.br/conteudo/11835/tirinhas-humor-nas-aulas

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 do 9º ano :

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano