17128
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - Os “socialismos”

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Os “socialismos”

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Gonzaga Bento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Nesta aula, a proposta é que a turma seja dividida em três grandes grupos que irão se auxiliar mutuamente na análise das fontes. No Google Sala de Aula, é possível criar atividades diferentes e destiná-las aos alunos escolhidos de maneira bastante simples, ou enviar os materiais e questionamentos por e-mail, Whatsapp, Facebook, entre outros.

Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicar. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Por escrito, encaminhe o objetivo da aula, os dois documentos com as capturas (ou prints) das duas reportagens e alguns questionamentos.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletir:
- O que as duas imagens têm em comum?
(As duas são reportagens, os dois falam de política, os dois falam de socialismo)
- O que as duas imagens têm de diferente?
(Enquanto Dayse Oliveira afirma que é preciso que haja rebelião e uma revolução socialista no Brasil, Eduardo Bolsonaro afirma que o Brasil já foi, em algum momento, um país socialista).

Questões para responder:
- É viável a implementação do socialismo no Brasil? De que forma?
- Há fundamento teórico ou prático sobre o que diz a candidata?
- Alguma vez o Brasil já foi socialista conforme apontado pelo deputado?

Dê um tempo para que os grupos possam refletir e responder. Eles podem enviar as respostas no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo, ou pelo Google Sala de Aula.

Você pode mandar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise das manchetes, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.

Problematização
Nesta etapa da aula, a proposta é que cada grupo receba uma fonte diferente, de forma que um grupo fique com o socialismo utópico, um grupo com o socialismo científico e outro com o socialismo real da União Soviética.

Encaminhe os textos e alguns questionamentos.

Questões para refletir:

Socialismo Utópico
- Pesquise e responda: O que significa utopia?
(Se preferir, você pode enviar a definição do termo de acordo com o Dicionário Priberam (disponível aqui).
- Por que este socialismo é chamado de utópico?
- Por que Marx criticou o socialismo utópico?
- O que pensava o Conde de Saint-Simon a respeito:
     a) Da propriedade privada;
     b) Do sistema capitalista;
     c) Das revoluções;
     d) Da interferência do Estado na economia.

Socialismo Científico
- Por que este socialismo é chamado de científico?
- Por que o socialismo científico é também chamado de marxismo?
- O que é a luta de classes, segundo Marx e Engels?
- De acordo com o texto, quais são as classes que lutam no sistema capitalista? Por que elas lutam entre si?
- Qual a diferença entre o socialismo e o comunismo, segundo o texto?
- O que propõe o socialismo científico a respeito:
     a) Dos meios de produção;
     b) Da propriedade privada;
     c) Das classes sociais;
     d) Da interferência do Estado na economia.

Socialismo real da URSS
- De que forma o regime socialista foi estabelecido da Rússia?
- O que foi a União soviética?
- Quais eram os ideais de Lênin? Esses ideais foram mantidos após o fim da guerra civil?
- De que maneira Stalin tratou a economia da URSS?
- Por que o socialismo adotado na URSS é chamado de socialismo real?

Questão para responder:

Socialismo utópico
- Quais as principais características do socialismo utópico?
- Como a fala da candidata, analisada anteriormente, pode se relacionar com o socialismo utópico?

Socialismo Científico
- Quais as principais características do socialismo científico?
- Como a fala da candidata, analisada anteriormente, pode se relacionar com o socialismo científico?

Socialismo real da URSS
- Quais as principais características do socialismo real da URSS?
- Como a fala da candidata, analisada anteriormente, pode se relacionar com o socialismo real da União Soviética?

Estabeleça um prazo para que os grupos possam refletir e responder aos questionamentos. Eles podem enviar as respostas no grupo da sala no Whatsapp, Facebook, e-mail ou pelo Google Sala de Aula.

Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Sistematização
Nesta etapa, a proposta é que os alunos apresentem e expliquem as características do socialismo que estudaram para o restante da turma. Eles podem escrever textos, gravar áudios ou vídeos explicando o tipo de socialismo que estudaram e se acham que seria possível implantá-lo no Brasil.

Outra alternativa para esse momento é marcar uma aula síncrona, para que os alunos possam compartilhar as concepções com você e os colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.

O livro “O Germinal”, romance histórico de Émile Zola, que aborda temas como socialismo e anarquismo está disponível para download no site da Biblioteca Pública Independente, no endereço (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_11UND02

(EF09HI11) Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Totalitarismos e conflitos mundiais do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas