17125
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > História: tempo, espaço e formas de registros

Plano de aula - A evolução do ser humano

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre A evolução do ser humano

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Maria Lopes Moura

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividades, textos, pincel e quadro.

Material complementar:

Mapa ilustrativo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf

Modelo de linha do tempo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf

Quadro informativo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMnCSNBFXKRN7MZAbkHKNN5DJHMmbeyRSUA85QZ9RRwzcMAA5ygm2Kk4xZxa/his6-03und04-quadro-informativo.pdf

Notícia 01- Desenho Rupestre, África do sul (2018)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KaDSPBWfAqFxhcu5m2MZr6UmkF9CfbZcDP8pxBdgf7yTxRGwhssF3ZEzp3QH/his6-03und04-noticia-01.pdf

Notícia 02- Artefatos em caverna, Quênia (2018)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JfZAY6nnaSSYC7Pb6Ha9M8SFUY7qjtTDz9F2kWqvEVCEvsqwsY4aGWf8gn55/his6-03und04-noticia-02.pdf

Notícia 03- Fóssil, África do norte (2015)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egM62PktBhKf3GPT7ymQyk7XJzNFVECtx99BMQDtd4nxrUpZFweMHjRDQhhB/his6-03und04-noticia-03.pdf

Dicas para o jogo “adivinhe a palavra”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C89XHXXZnYWSTspdm6wYA2Jm4WkNYdVmayH568eZF6eTjwm6CMTHgXRpSYzz/his6-03und04-dicas.pdf

Para você saber mais:

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.

Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.

SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é identificar a evolução da espécie humana e o papel do continente africano. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, projete ou entregue cópias do mapa ilustrativo.

Mapa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf

Não sendo possível reproduzir o mapa ou projetar, você pode optar por desenhá-lo ou mesmo poderá mostrar em um planisfério o continente africano e escrever no quadro as informações apresentadas, conforme o modelo.

Peça para que um estudante faça a leitura do mapa ilustrativo. Logo após, solicite a produção de uma linha do tempo com as datas e as informações do mapa ilustrativo. Ao término os estudantes deverão escrever um pequeno parágrafo com as diferenças entre os ancestrais dos seres humanos.

Modelo de linha do tempo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf

Durante esse momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

A expectativa é que conheçam a hipótese da evolução humana a partir dos referidos achados arqueológicos. Ao registrarem as datas e as informações perceberão as transformações ocorridas entre os ancestrais dos seres humanos. Provavelmente, citarão as habilidades que uns passaram a possuir, denotando dessa forma uma evolução.

Caso eles não ressaltem esses aspectos direcione-os realizando perguntas, tais como:

  • Os ancestrais dos seres humanos possuíam as mesmas habilidades?
  • Eles tinham as mesmas características?

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, projete ou entregue cópias do mapa ilustrativo.

Mapa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf

Não sendo possível reproduzir o mapa ou projetar, você pode optar por desenhá-lo ou mesmo poderá mostrar em um planisfério o continente africano e escrever no quadro as informações apresentadas, conforme o modelo.

Peça para que um estudante faça a leitura do mapa ilustrativo. Logo após, solicite a produção de uma linha do tempo com as datas e as informações do mapa ilustrativo. Ao término os estudantes deverão escrever um pequeno parágrafo com as diferenças entre os ancestrais dos seres humanos.

Modelo de linha do tempo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf

Durante esse momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

A expectativa é que conheçam a hipótese da evolução humana a partir dos referidos achados arqueológicos. Ao registrarem as datas e as informações perceberão as transformações ocorridas entre os ancestrais dos seres humanos. Provavelmente, citarão as habilidades que uns passaram a possuir, denotando dessa forma uma evolução.

Caso eles não ressaltem esses aspectos direcione-os realizando perguntas, tais como:

  • Os ancestrais dos seres humanos possuíam as mesmas habilidades?
  • Eles tinham as mesmas características?

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, projete ou entregue cópias do mapa ilustrativo.

Mapa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf

Não sendo possível reproduzir o mapa ou projetar, você pode optar por desenhá-lo ou mesmo poderá mostrar em um planisfério o continente africano e escrever no quadro as informações apresentadas, conforme o modelo.

Peça para que um estudante faça a leitura do mapa ilustrativo. Logo após, solicite a produção de uma linha do tempo com as datas e as informações do mapa ilustrativo. Ao término os estudantes deverão escrever um pequeno parágrafo com as diferenças entre os ancestrais dos seres humanos.

Modelo de linha do tempo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf

Durante esse momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

A expectativa é que conheçam a hipótese da evolução humana a partir dos referidos achados arqueológicos. Ao registrarem as datas e as informações perceberão as transformações ocorridas entre os ancestrais dos seres humanos. Provavelmente, citarão as habilidades que uns passaram a possuir, denotando dessa forma uma evolução.

Caso eles não ressaltem esses aspectos direcione-os realizando perguntas, tais como:

  • Os ancestrais dos seres humanos possuíam as mesmas habilidades?
  • Eles tinham as mesmas características?

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, projete ou entregue cópias do mapa ilustrativo.

Mapa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf

Não sendo possível reproduzir o mapa ou projetar, você pode optar por desenhá-lo ou mesmo poderá mostrar em um planisfério o continente africano e escrever no quadro as informações apresentadas, conforme o modelo.

Peça para que um estudante faça a leitura do mapa ilustrativo. Logo após, solicite a produção de uma linha do tempo com as datas e as informações do mapa ilustrativo. Ao término os estudantes deverão escrever um pequeno parágrafo com as diferenças entre os ancestrais dos seres humanos.

Modelo de linha do tempo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf

Durante esse momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

A expectativa é que conheçam a hipótese da evolução humana a partir dos referidos achados arqueológicos. Ao registrarem as datas e as informações perceberão as transformações ocorridas entre os ancestrais dos seres humanos. Provavelmente, citarão as habilidades que uns passaram a possuir, denotando dessa forma uma evolução.

Caso eles não ressaltem esses aspectos direcione-os realizando perguntas, tais como:

  • Os ancestrais dos seres humanos possuíam as mesmas habilidades?
  • Eles tinham as mesmas características?

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KaDSPBWfAqFxhcu5m2MZr6UmkF9CfbZcDP8pxBdgf7yTxRGwhssF3ZEzp3QH/his6-03und04-noticia-01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JfZAY6nnaSSYC7Pb6Ha9M8SFUY7qjtTDz9F2kWqvEVCEvsqwsY4aGWf8gn55/his6-03und04-noticia-02.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egM62PktBhKf3GPT7ymQyk7XJzNFVECtx99BMQDtd4nxrUpZFweMHjRDQhhB/his6-03und04-noticia-03.pdf

Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMnCSNBFXKRN7MZAbkHKNN5DJHMmbeyRSUA85QZ9RRwzcMAA5ygm2Kk4xZxa/his6-03und04-quadro-informativo.pdf

Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:

  • “A África é o berço da humanidade”

A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.

Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:

  • A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?

  • Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?

Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.

Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.

A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.

G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.

Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.

SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KaDSPBWfAqFxhcu5m2MZr6UmkF9CfbZcDP8pxBdgf7yTxRGwhssF3ZEzp3QH/his6-03und04-noticia-01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JfZAY6nnaSSYC7Pb6Ha9M8SFUY7qjtTDz9F2kWqvEVCEvsqwsY4aGWf8gn55/his6-03und04-noticia-02.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egM62PktBhKf3GPT7ymQyk7XJzNFVECtx99BMQDtd4nxrUpZFweMHjRDQhhB/his6-03und04-noticia-03.pdf

Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMnCSNBFXKRN7MZAbkHKNN5DJHMmbeyRSUA85QZ9RRwzcMAA5ygm2Kk4xZxa/his6-03und04-quadro-informativo.pdf

Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:

  • “A África é o berço da humanidade”

A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.

Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:

  • A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?

  • Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?

Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.

Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.

A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.

G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.

Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.

SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KaDSPBWfAqFxhcu5m2MZr6UmkF9CfbZcDP8pxBdgf7yTxRGwhssF3ZEzp3QH/his6-03und04-noticia-01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JfZAY6nnaSSYC7Pb6Ha9M8SFUY7qjtTDz9F2kWqvEVCEvsqwsY4aGWf8gn55/his6-03und04-noticia-02.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egM62PktBhKf3GPT7ymQyk7XJzNFVECtx99BMQDtd4nxrUpZFweMHjRDQhhB/his6-03und04-noticia-03.pdf

Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMnCSNBFXKRN7MZAbkHKNN5DJHMmbeyRSUA85QZ9RRwzcMAA5ygm2Kk4xZxa/his6-03und04-quadro-informativo.pdf

Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:

  • “A África é o berço da humanidade”

A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.

Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:

  • A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?

  • Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?

Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.

Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.

A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.

G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.

Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.

SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KaDSPBWfAqFxhcu5m2MZr6UmkF9CfbZcDP8pxBdgf7yTxRGwhssF3ZEzp3QH/his6-03und04-noticia-01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JfZAY6nnaSSYC7Pb6Ha9M8SFUY7qjtTDz9F2kWqvEVCEvsqwsY4aGWf8gn55/his6-03und04-noticia-02.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egM62PktBhKf3GPT7ymQyk7XJzNFVECtx99BMQDtd4nxrUpZFweMHjRDQhhB/his6-03und04-noticia-03.pdf

Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMnCSNBFXKRN7MZAbkHKNN5DJHMmbeyRSUA85QZ9RRwzcMAA5ygm2Kk4xZxa/his6-03und04-quadro-informativo.pdf

Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:

  • “A África é o berço da humanidade”

A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.

Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:

  • A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?

  • Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?

Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.

Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.

A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.

G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.

Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.

SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KaDSPBWfAqFxhcu5m2MZr6UmkF9CfbZcDP8pxBdgf7yTxRGwhssF3ZEzp3QH/his6-03und04-noticia-01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JfZAY6nnaSSYC7Pb6Ha9M8SFUY7qjtTDz9F2kWqvEVCEvsqwsY4aGWf8gn55/his6-03und04-noticia-02.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egM62PktBhKf3GPT7ymQyk7XJzNFVECtx99BMQDtd4nxrUpZFweMHjRDQhhB/his6-03und04-noticia-03.pdf

Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMnCSNBFXKRN7MZAbkHKNN5DJHMmbeyRSUA85QZ9RRwzcMAA5ygm2Kk4xZxa/his6-03und04-quadro-informativo.pdf

Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:

  • “A África é o berço da humanidade”

A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.

Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:

  • A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?

  • Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?

Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.

Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.

A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.

G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.

Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.

SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Os alunos participarão do jogo “adivinhe a palavra”. O Jogo consiste em acertar a palavra proposta. Cada equipe receberá uma dica da palavra que deve acertar.

Divida a turma em duas equipes. Para economizar tempo apenas separe a classe em lado esquerdo e direito. Dessa forma, os alunos não irão precisar transitar pela sala.

Para começar defina qual equipe irá iniciar (você pode fazer um sorteio ou definir valendo-se da brincadeira “par ou ímpar”). Após esse momento, apresente a dica da palavra 01 para a primeira equipe. Leia a dica para que todos da turma escutem, se desejar escreva-a no quadro. A dica será a quantidade de letra e a temática da palavra. Se desejar as dicas podem ser impressas em formato de cartões. Dicas disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C89XHXXZnYWSTspdm6wYA2Jm4WkNYdVmayH568eZF6eTjwm6CMTHgXRpSYzz/his6-03und04-dicas.pdf

1.Dica: Ancestral do ser humano- 16 letras.

(Resposta: Australopithecus)

Para acertar a palavra os alunos poderão citar até 4 letras, você deve registrar no quadro as letras citadas por eles que façam parte da palavra, conforme o exemplo:

Supondo que citem letra A:

  • A __ __ __ __ A __ __ __ __ __ __ __ __ __ _

Ao final de 4 letras citadas eles devem dizer qual é a palavra. Caso não saibam, a equipe oposta poderá responder e terá a chance de citar mais 2 letras para tentar acertar a palavra.

Siga o jogo normalmente, alterando a oportunidade entre as equipes.

Sugestões de palavras:

2. Dominava o fogo - 11 letras (Resposta: Homo erectus)

3. Continente- 6 letras (Resposta: África)

4. Achado Arqueológico: 15 letras (Resposta: Desenho rupestre)

Observação: Avise às equipes quando a resposta se referir a duas palavras.

Se preferir pode adicionar ao jogo outras palavras relacionadas a temática trabalhada.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividades, textos, pincel e quadro.

Material complementar:

Mapa ilustrativo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf

Modelo de linha do tempo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf

Quadro informativo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMnCSNBFXKRN7MZAbkHKNN5DJHMmbeyRSUA85QZ9RRwzcMAA5ygm2Kk4xZxa/his6-03und04-quadro-informativo.pdf

Notícia 01- Desenho Rupestre, África do sul (2018)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KaDSPBWfAqFxhcu5m2MZr6UmkF9CfbZcDP8pxBdgf7yTxRGwhssF3ZEzp3QH/his6-03und04-noticia-01.pdf

Notícia 02- Artefatos em caverna, Quênia (2018)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JfZAY6nnaSSYC7Pb6Ha9M8SFUY7qjtTDz9F2kWqvEVCEvsqwsY4aGWf8gn55/his6-03und04-noticia-02.pdf

Notícia 03- Fóssil, África do norte (2015)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egM62PktBhKf3GPT7ymQyk7XJzNFVECtx99BMQDtd4nxrUpZFweMHjRDQhhB/his6-03und04-noticia-03.pdf

Dicas para o jogo “adivinhe a palavra”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C89XHXXZnYWSTspdm6wYA2Jm4WkNYdVmayH568eZF6eTjwm6CMTHgXRpSYzz/his6-03und04-dicas.pdf

Para você saber mais:

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.

Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.

SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é identificar a evolução da espécie humana e o papel do continente africano. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, projete ou entregue cópias do mapa ilustrativo.

Mapa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf

Não sendo possível reproduzir o mapa ou projetar, você pode optar por desenhá-lo ou mesmo poderá mostrar em um planisfério o continente africano e escrever no quadro as informações apresentadas, conforme o modelo.

Peça para que um estudante faça a leitura do mapa ilustrativo. Logo após, solicite a produção de uma linha do tempo com as datas e as informações do mapa ilustrativo. Ao término os estudantes deverão escrever um pequeno parágrafo com as diferenças entre os ancestrais dos seres humanos.

Modelo de linha do tempo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf

Durante esse momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

A expectativa é que conheçam a hipótese da evolução humana a partir dos referidos achados arqueológicos. Ao registrarem as datas e as informações perceberão as transformações ocorridas entre os ancestrais dos seres humanos. Provavelmente, citarão as habilidades que uns passaram a possuir, denotando dessa forma uma evolução.

Caso eles não ressaltem esses aspectos direcione-os realizando perguntas, tais como:

  • Os ancestrais dos seres humanos possuíam as mesmas habilidades?
  • Eles tinham as mesmas características?

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, projete ou entregue cópias do mapa ilustrativo.

Mapa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf

Não sendo possível reproduzir o mapa ou projetar, você pode optar por desenhá-lo ou mesmo poderá mostrar em um planisfério o continente africano e escrever no quadro as informações apresentadas, conforme o modelo.

Peça para que um estudante faça a leitura do mapa ilustrativo. Logo após, solicite a produção de uma linha do tempo com as datas e as informações do mapa ilustrativo. Ao término os estudantes deverão escrever um pequeno parágrafo com as diferenças entre os ancestrais dos seres humanos.

Modelo de linha do tempo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf

Durante esse momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

A expectativa é que conheçam a hipótese da evolução humana a partir dos referidos achados arqueológicos. Ao registrarem as datas e as informações perceberão as transformações ocorridas entre os ancestrais dos seres humanos. Provavelmente, citarão as habilidades que uns passaram a possuir, denotando dessa forma uma evolução.

Caso eles não ressaltem esses aspectos direcione-os realizando perguntas, tais como:

  • Os ancestrais dos seres humanos possuíam as mesmas habilidades?
  • Eles tinham as mesmas características?

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, projete ou entregue cópias do mapa ilustrativo.

Mapa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf

Não sendo possível reproduzir o mapa ou projetar, você pode optar por desenhá-lo ou mesmo poderá mostrar em um planisfério o continente africano e escrever no quadro as informações apresentadas, conforme o modelo.

Peça para que um estudante faça a leitura do mapa ilustrativo. Logo após, solicite a produção de uma linha do tempo com as datas e as informações do mapa ilustrativo. Ao término os estudantes deverão escrever um pequeno parágrafo com as diferenças entre os ancestrais dos seres humanos.

Modelo de linha do tempo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf

Durante esse momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

A expectativa é que conheçam a hipótese da evolução humana a partir dos referidos achados arqueológicos. Ao registrarem as datas e as informações perceberão as transformações ocorridas entre os ancestrais dos seres humanos. Provavelmente, citarão as habilidades que uns passaram a possuir, denotando dessa forma uma evolução.

Caso eles não ressaltem esses aspectos direcione-os realizando perguntas, tais como:

  • Os ancestrais dos seres humanos possuíam as mesmas habilidades?
  • Eles tinham as mesmas características?

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, projete ou entregue cópias do mapa ilustrativo.

Mapa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf

Não sendo possível reproduzir o mapa ou projetar, você pode optar por desenhá-lo ou mesmo poderá mostrar em um planisfério o continente africano e escrever no quadro as informações apresentadas, conforme o modelo.

Peça para que um estudante faça a leitura do mapa ilustrativo. Logo após, solicite a produção de uma linha do tempo com as datas e as informações do mapa ilustrativo. Ao término os estudantes deverão escrever um pequeno parágrafo com as diferenças entre os ancestrais dos seres humanos.

Modelo de linha do tempo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf

Durante esse momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

A expectativa é que conheçam a hipótese da evolução humana a partir dos referidos achados arqueológicos. Ao registrarem as datas e as informações perceberão as transformações ocorridas entre os ancestrais dos seres humanos. Provavelmente, citarão as habilidades que uns passaram a possuir, denotando dessa forma uma evolução.

Caso eles não ressaltem esses aspectos direcione-os realizando perguntas, tais como:

  • Os ancestrais dos seres humanos possuíam as mesmas habilidades?
  • Eles tinham as mesmas características?

SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KaDSPBWfAqFxhcu5m2MZr6UmkF9CfbZcDP8pxBdgf7yTxRGwhssF3ZEzp3QH/his6-03und04-noticia-01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JfZAY6nnaSSYC7Pb6Ha9M8SFUY7qjtTDz9F2kWqvEVCEvsqwsY4aGWf8gn55/his6-03und04-noticia-02.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egM62PktBhKf3GPT7ymQyk7XJzNFVECtx99BMQDtd4nxrUpZFweMHjRDQhhB/his6-03und04-noticia-03.pdf

Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMnCSNBFXKRN7MZAbkHKNN5DJHMmbeyRSUA85QZ9RRwzcMAA5ygm2Kk4xZxa/his6-03und04-quadro-informativo.pdf

Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:

  • “A África é o berço da humanidade”

A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.

Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:

  • A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?

  • Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?

Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.

Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.

A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.

G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.

Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.

SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KaDSPBWfAqFxhcu5m2MZr6UmkF9CfbZcDP8pxBdgf7yTxRGwhssF3ZEzp3QH/his6-03und04-noticia-01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JfZAY6nnaSSYC7Pb6Ha9M8SFUY7qjtTDz9F2kWqvEVCEvsqwsY4aGWf8gn55/his6-03und04-noticia-02.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egM62PktBhKf3GPT7ymQyk7XJzNFVECtx99BMQDtd4nxrUpZFweMHjRDQhhB/his6-03und04-noticia-03.pdf

Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMnCSNBFXKRN7MZAbkHKNN5DJHMmbeyRSUA85QZ9RRwzcMAA5ygm2Kk4xZxa/his6-03und04-quadro-informativo.pdf

Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:

  • “A África é o berço da humanidade”

A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.

Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:

  • A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?

  • Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?

Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.

Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.

A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.

G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.

Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.

SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KaDSPBWfAqFxhcu5m2MZr6UmkF9CfbZcDP8pxBdgf7yTxRGwhssF3ZEzp3QH/his6-03und04-noticia-01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JfZAY6nnaSSYC7Pb6Ha9M8SFUY7qjtTDz9F2kWqvEVCEvsqwsY4aGWf8gn55/his6-03und04-noticia-02.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egM62PktBhKf3GPT7ymQyk7XJzNFVECtx99BMQDtd4nxrUpZFweMHjRDQhhB/his6-03und04-noticia-03.pdf

Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMnCSNBFXKRN7MZAbkHKNN5DJHMmbeyRSUA85QZ9RRwzcMAA5ygm2Kk4xZxa/his6-03und04-quadro-informativo.pdf

Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:

  • “A África é o berço da humanidade”

A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.

Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:

  • A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?

  • Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?

Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.

Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.

A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.

G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.

Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.

SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KaDSPBWfAqFxhcu5m2MZr6UmkF9CfbZcDP8pxBdgf7yTxRGwhssF3ZEzp3QH/his6-03und04-noticia-01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JfZAY6nnaSSYC7Pb6Ha9M8SFUY7qjtTDz9F2kWqvEVCEvsqwsY4aGWf8gn55/his6-03und04-noticia-02.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egM62PktBhKf3GPT7ymQyk7XJzNFVECtx99BMQDtd4nxrUpZFweMHjRDQhhB/his6-03und04-noticia-03.pdf

Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMnCSNBFXKRN7MZAbkHKNN5DJHMmbeyRSUA85QZ9RRwzcMAA5ygm2Kk4xZxa/his6-03und04-quadro-informativo.pdf

Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:

  • “A África é o berço da humanidade”

A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.

Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:

  • A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?

  • Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?

Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.

Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.

A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.

G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.

Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.

SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KaDSPBWfAqFxhcu5m2MZr6UmkF9CfbZcDP8pxBdgf7yTxRGwhssF3ZEzp3QH/his6-03und04-noticia-01.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JfZAY6nnaSSYC7Pb6Ha9M8SFUY7qjtTDz9F2kWqvEVCEvsqwsY4aGWf8gn55/his6-03und04-noticia-02.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/egM62PktBhKf3GPT7ymQyk7XJzNFVECtx99BMQDtd4nxrUpZFweMHjRDQhhB/his6-03und04-noticia-03.pdf

Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMnCSNBFXKRN7MZAbkHKNN5DJHMmbeyRSUA85QZ9RRwzcMAA5ygm2Kk4xZxa/his6-03und04-quadro-informativo.pdf

Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:

  • “A África é o berço da humanidade”

A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.

Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:

  • A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?

  • Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?

Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.

Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.

A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.

G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.

Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.

SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Os alunos participarão do jogo “adivinhe a palavra”. O Jogo consiste em acertar a palavra proposta. Cada equipe receberá uma dica da palavra que deve acertar.

Divida a turma em duas equipes. Para economizar tempo apenas separe a classe em lado esquerdo e direito. Dessa forma, os alunos não irão precisar transitar pela sala.

Para começar defina qual equipe irá iniciar (você pode fazer um sorteio ou definir valendo-se da brincadeira “par ou ímpar”). Após esse momento, apresente a dica da palavra 01 para a primeira equipe. Leia a dica para que todos da turma escutem, se desejar escreva-a no quadro. A dica será a quantidade de letra e a temática da palavra. Se desejar as dicas podem ser impressas em formato de cartões. Dicas disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C89XHXXZnYWSTspdm6wYA2Jm4WkNYdVmayH568eZF6eTjwm6CMTHgXRpSYzz/his6-03und04-dicas.pdf

1.Dica: Ancestral do ser humano- 16 letras.

(Resposta: Australopithecus)

Para acertar a palavra os alunos poderão citar até 4 letras, você deve registrar no quadro as letras citadas por eles que façam parte da palavra, conforme o exemplo:

Supondo que citem letra A:

  • A __ __ __ __ A __ __ __ __ __ __ __ __ __ _

Ao final de 4 letras citadas eles devem dizer qual é a palavra. Caso não saibam, a equipe oposta poderá responder e terá a chance de citar mais 2 letras para tentar acertar a palavra.

Siga o jogo normalmente, alterando a oportunidade entre as equipes.

Sugestões de palavras:

2. Dominava o fogo - 11 letras (Resposta: Homo erectus)

3. Continente- 6 letras (Resposta: África)

4. Achado Arqueológico: 15 letras (Resposta: Desenho rupestre)

Observação: Avise às equipes quando a resposta se referir a duas palavras.

Se preferir pode adicionar ao jogo outras palavras relacionadas a temática trabalhada.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE História: tempo, espaço e formas de registros do 6º ano :

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano