Mapa ilustrativo
Plano de Aula
Plano de aula: A evolução do ser humano
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Surgimento da espécie humana
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Atividades, textos, pincel e quadro.
Material complementar:
Mapa ilustrativo
Modelo de linha do tempo
Quadro informativo
Notícia 01- Desenho Rupestre, África do sul (2018)
Notícia 02- Artefatos em caverna, Quênia (2018)
Notícia 03- Fóssil, África do norte (2015)
Dicas para o jogo “adivinhe a palavra”
Para você saber mais:
SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.
G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.
Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.
SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é identificar a evolução da espécie humana e o papel do continente africano. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.
Contexto
Tempo sugerido: 12
Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, projete ou entregue cópias do mapa ilustrativo.
Mapa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf
Não sendo possível reproduzir o mapa ou projetar, você pode optar por desenhá-lo ou mesmo poderá mostrar em um planisfério o continente africano e escrever no quadro as informações apresentadas, conforme o modelo.
Peça para que um estudante faça a leitura do mapa ilustrativo. Logo após, solicite a produção de uma linha do tempo com as datas e as informações do mapa ilustrativo. Ao término os estudantes deverão escrever um pequeno parágrafo com as diferenças entre os ancestrais dos seres humanos.
Modelo de linha do tempo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf
Durante esse momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.
A expectativa é que conheçam a hipótese da evolução humana a partir dos referidos achados arqueológicos. Ao registrarem as datas e as informações perceberão as transformações ocorridas entre os ancestrais dos seres humanos. Provavelmente, citarão as habilidades que uns passaram a possuir, denotando dessa forma uma evolução.
Caso eles não ressaltem esses aspectos direcione-os realizando perguntas, tais como:
- Os ancestrais dos seres humanos possuíam as mesmas habilidades?
- Eles tinham as mesmas características?
SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12
Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, projete ou entregue cópias do mapa ilustrativo.
Mapa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf
Não sendo possível reproduzir o mapa ou projetar, você pode optar por desenhá-lo ou mesmo poderá mostrar em um planisfério o continente africano e escrever no quadro as informações apresentadas, conforme o modelo.
Peça para que um estudante faça a leitura do mapa ilustrativo. Logo após, solicite a produção de uma linha do tempo com as datas e as informações do mapa ilustrativo. Ao término os estudantes deverão escrever um pequeno parágrafo com as diferenças entre os ancestrais dos seres humanos.
Modelo de linha do tempo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf
Durante esse momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.
A expectativa é que conheçam a hipótese da evolução humana a partir dos referidos achados arqueológicos. Ao registrarem as datas e as informações perceberão as transformações ocorridas entre os ancestrais dos seres humanos. Provavelmente, citarão as habilidades que uns passaram a possuir, denotando dessa forma uma evolução.
Caso eles não ressaltem esses aspectos direcione-os realizando perguntas, tais como:
- Os ancestrais dos seres humanos possuíam as mesmas habilidades?
- Eles tinham as mesmas características?
SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12
Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, projete ou entregue cópias do mapa ilustrativo.
Mapa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf
Não sendo possível reproduzir o mapa ou projetar, você pode optar por desenhá-lo ou mesmo poderá mostrar em um planisfério o continente africano e escrever no quadro as informações apresentadas, conforme o modelo.
Peça para que um estudante faça a leitura do mapa ilustrativo. Logo após, solicite a produção de uma linha do tempo com as datas e as informações do mapa ilustrativo. Ao término os estudantes deverão escrever um pequeno parágrafo com as diferenças entre os ancestrais dos seres humanos.
Modelo de linha do tempo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf
Durante esse momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.
A expectativa é que conheçam a hipótese da evolução humana a partir dos referidos achados arqueológicos. Ao registrarem as datas e as informações perceberão as transformações ocorridas entre os ancestrais dos seres humanos. Provavelmente, citarão as habilidades que uns passaram a possuir, denotando dessa forma uma evolução.
Caso eles não ressaltem esses aspectos direcione-os realizando perguntas, tais como:
- Os ancestrais dos seres humanos possuíam as mesmas habilidades?
- Eles tinham as mesmas características?
SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12
Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, projete ou entregue cópias do mapa ilustrativo.
Mapa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VWKrW6pRfBgn9nZuMZQGzMmaaKRTsBrsnPCKDyUaqaR6HywGkrGTC8sPAYnM/his6-03und04-mapa-ilustrativo.pdf
Não sendo possível reproduzir o mapa ou projetar, você pode optar por desenhá-lo ou mesmo poderá mostrar em um planisfério o continente africano e escrever no quadro as informações apresentadas, conforme o modelo.
Peça para que um estudante faça a leitura do mapa ilustrativo. Logo após, solicite a produção de uma linha do tempo com as datas e as informações do mapa ilustrativo. Ao término os estudantes deverão escrever um pequeno parágrafo com as diferenças entre os ancestrais dos seres humanos.
Modelo de linha do tempo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZURa5dF8WMAjcKz4ubzg5mPfEANKYnVmJyRsur5G4Zc4kSUQ5Gywz4NVf6Nw/his6-03und04-modelo-de-linha-do-tempo.pdf
Durante esse momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.
A expectativa é que conheçam a hipótese da evolução humana a partir dos referidos achados arqueológicos. Ao registrarem as datas e as informações perceberão as transformações ocorridas entre os ancestrais dos seres humanos. Provavelmente, citarão as habilidades que uns passaram a possuir, denotando dessa forma uma evolução.
Caso eles não ressaltem esses aspectos direcione-os realizando perguntas, tais como:
- Os ancestrais dos seres humanos possuíam as mesmas habilidades?
- Eles tinham as mesmas características?
SILVA, Ricardo Fernandes; PIGNATA, Maria Isabel Barnez. Charles Darwin e a teoria da evolução. Disponível em : https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/TCEM2014-Biologia-RicardoFernandesSilva.pdf. Acesso 03 de fev de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:
Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:
Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:
- “A África é o berço da humanidade”
A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.
Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:
- A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?
- Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?
Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.
Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.
A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.
G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.
Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.
SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:
Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:
Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:
- “A África é o berço da humanidade”
A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.
Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:
- A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?
- Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?
Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.
Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.
A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.
G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.
Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.
SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:
Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:
Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:
- “A África é o berço da humanidade”
A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.
Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:
- A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?
- Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?
Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.
Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.
A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.
G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.
Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.
SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:
Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:
Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:
- “A África é o berço da humanidade”
A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.
Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:
- A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?
- Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?
Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.
Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.
A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.
G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.
Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.
SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Apresente para os alunos as três notícias dos achados arqueológicos. Notícias disponíveis aqui:
Elas podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro. Selecione quatro alunos para fazerem a leitura das notícias à classe. Não é necessário desfazer as duplas. Em seguida, as duplas devem preencher o quadro informativo. Nele especificarão o tipo de achado e o local. Conforme o modelo disponível aqui:
Portanto, apresente o quadro informativo que pode ser desenhado, impresso ou projetado e solicite aos alunos que reproduzam o desenho do quadro em seus próprios cadernos e façam o preenchimento. Ao término peça que observem com atenção o quadro informativo e a linha do tempo produzida anteriormente e interprete a seguinte frase:
- “A África é o berço da humanidade”
A expectativa é que cheguem à conclusão que a África é considerada o berço da humanidade, pois em seu território foram encontrados vestígios dos primeiros ancestrais dos seres humanos, ou seja, nela deu-se a origem dos seres humanos.
Caso eles não cheguem à resposta esperada peça que observem com cuidado a linha do tempo e o quadro informativo e solicite que releiam as notícias e pergunte:
- A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?
- Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?
Observação: A notícia de número 02 cita o Quênia como o local do achado arqueológico. Caso os alunos não saibam onde esse país está localizado, você pode mostrá-lo em um planisfério.
Para você saber mais: Segue uma breve indicação de materiais que lhe darão um suporte maior para a compreensão da temática.
A origem do homem- Documentário Discovery Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nwt4WZN6ydk. Acesso 10 de fev de 2019.
G1. Fóssil do ‘pé pequeno’ lança luz sobre primeiros ancestrais humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/fossil-do-pe-pequeno-lanca-luz-sobre-primeiros-ancestrais-humanos.html. Acesso 06 de fev de 2019.
Revista Galileu. Achados de mais de 48 mil anos revelam primeiros sinais do homem moderno. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2018/05/achados-de-mais-de-48-mil-anos-revelam-primeiros-sinais-do-homem-moderno.html. Acesso 05 de fev de 2019.
SERAFIM, Teresa Sofia. Descoberto o desenho mais antigo do mundo. Disponível em : https://www.publico.pt/2018/09/13/ciencia/noticia/descoberto-o-desenho-mais-antigo-do-mundo-1843903#gs.iq5nVY5o. Acesso 08 de fev de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Os alunos participarão do jogo “adivinhe a palavra”. O Jogo consiste em acertar a palavra proposta. Cada equipe receberá uma dica da palavra que deve acertar.
Divida a turma em duas equipes. Para economizar tempo apenas separe a classe em lado esquerdo e direito. Dessa forma, os alunos não irão precisar transitar pela sala.
Para começar defina qual equipe irá iniciar (você pode fazer um sorteio ou definir valendo-se da brincadeira “par ou ímpar”). Após esse momento, apresente a dica da palavra 01 para a primeira equipe. Leia a dica para que todos da turma escutem, se desejar escreva-a no quadro. A dica será a quantidade de letra e a temática da palavra. Se desejar as dicas podem ser impressas em formato de cartões. Dicas disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C89XHXXZnYWSTspdm6wYA2Jm4WkNYdVmayH568eZF6eTjwm6CMTHgXRpSYzz/his6-03und04-dicas.pdf
1.Dica: Ancestral do ser humano- 16 letras.
(Resposta: Australopithecus)
Para acertar a palavra os alunos poderão citar até 4 letras, você deve registrar no quadro as letras citadas por eles que façam parte da palavra, conforme o exemplo:
Supondo que citem letra A:
- A __ __ __ __ A __ __ __ __ __ __ __ __ __ _
Ao final de 4 letras citadas eles devem dizer qual é a palavra. Caso não saibam, a equipe oposta poderá responder e terá a chance de citar mais 2 letras para tentar acertar a palavra.
Siga o jogo normalmente, alterando a oportunidade entre as equipes.
Sugestões de palavras:
2. Dominava o fogo - 11 letras (Resposta: Homo erectus)
3. Continente- 6 letras (Resposta: África)
4. Achado Arqueológico: 15 letras (Resposta: Desenho rupestre)
Observação: Avise às equipes quando a resposta se referir a duas palavras.
Se preferir pode adicionar ao jogo outras palavras relacionadas a temática trabalhada.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link); Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a evolução da espécie humana e sua origem no continente africano. Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize aos alunos a imagem do mapa ilustrativo e o modelo de linha do tempo. Questione-os:
- Como podemos organizar as informações do mapa na linha do tempo?
Estabeleça um prazo para que te deem a devolutiva. Eles podem realizar a atividade individualmente ou de forma colaborativa, utilizando um design de linha do tempo do Padlet (disponível aqui).
Problematização
Disponibilize as notícias referentes aos achados arqueológicos e oriente-os a identificar: quais materiais foram encontrados? Onde? Quando?
Estabeleça um prazo para que organizem as informações no modelo de infográfico. Também é possível produzi-lo de modo individual ou colaborativo no Padlet (design Tela).
Feito isso, peça para que reflitam quanto a expressão “A África é o berço da humanidade”. Os alunos devem registrar nos cadernos as conclusões.
Sistematização
Baseados nas conclusões sobre o assunto, peça para que cada estudante grave um vídeo de 30 segundos, no qual ele complete a frase: “a África é o berço da humanidade porque…..”. Nesta explanação, podem citar nomes de alguns antepassados e as tecnologias, ressaltando a importância deles. Diga que eles devem compartilhar os vídeos com o grupo.
Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito da História da África, “Berço da Humanidade”, sugerimos que acessem o I volume da coleção “História Geral da África”, organizada pela UNESCO
(disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Moura
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registros
Objeto (s) de conhecimento: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
Palavras-Chave: África; Achados arqueológicos; Evolucionismo e Evolução
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA