Patrimônio Cultural no Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: Tradição Oral. Estudo de campo do patrimônio imaterial
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Material complementar:
Fonte:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.
85 p. : il. ; 21 cm.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).
Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de
aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,
Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.
134 p. : il. color. ; 21 cm.
http://www.cascudo.org.br/biblioteca/obra/sobrecascudo/artigos/ (Acessado em 11/03/2019)
Soares, Gabriela Pellegrino. Monteiro Lobato, Juan P. Ramos e o papel dos inquéritos folclóricos na formação cultural e política da nação. Varia hist., Ago 2015, vol.31, no.56, p.423-448. ISSN 0104-8775. In: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000200423&lng=en&nrm=iso (Acessado em 11/03/2019)
Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=Q4jYCgAAQBAJ&pg=PT75&lpg=PT75&dq=tradi%C3%A7%C3%A3o+oral+supersti%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&source=bl&ots=L4hvxCoyfM&sig=ACfU3U3S9L0ABEY2yifYdTs227i6SLAj_g&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjnktmPwvvgAhXfLLkGHS9GCbgQ6AEwBnoECAEQAQ#v=onepage&q=tradi%C3%A7%C3%A3o%20oral%20supersti%C3%A7%C3%A3o%20no%20brasil&f=false (Acessado em 11/03/2019)
https://www.mitografias.com.br/2016/04/escritos-lendarios-o-saci-do-lobato/ (acessado em 12/03/2019)
Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=TbNcBAAAQBAJ&pg=PT120&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjugf7f1PvgAhWTHrkGHRxlBBkQ6AEIJzAA#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false (acessado em 12/03/2019)
Cascudo, Luis Câmara. Literatura Oral. Global Editora e Distribuidora Ltda. 2015 In: https://books.google.com.br/books?id=R7FcBAAAQBAJ&pg=PT144&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwisr6n92_vgAhU8HrkGHSmwCJcQ6AEISjAG#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false
(acessado em 12/03/2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Reúna o grupo no pátio da escola.
2- Disponha os alunos em um círculo, apresente a proposta da aula, seus objetivos e um construa um contrato para atividade.
Para você saber mais:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.
85 p. : il. ; 21 cm.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).
Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de
aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,
Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.
134 p. : il. color. ; 21 cm.
http://www.cascudo.org.br/biblioteca/obra/sobrecascudo/artigos/ (acessado em 21/02/2019)
Soares, Gabriela Pellegrino. Monteiro Lobato, Juan P. Ramos e o papel dos inquéritos folclóricos na formação cultural e política da nação. Varia hist., Ago 2015, vol.31, no.56, p.423-448. ISSN 0104-8775. In: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000200423&lng=en&nrm=iso (Acessado em 11/03/2019)
Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=Q4jYCgAAQBAJ&pg=PT75&lpg=PT75&dq=tradi%C3%A7%C3%A3o+oral+supersti%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&source=bl&ots=L4hvxCoyfM&sig=ACfU3U3S9L0ABEY2yifYdTs227i6SLAj_g&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjnktmPwvvgAhXfLLkGHS9GCbgQ6AEwBnoECAEQAQ#v=onepage&q=tradi%C3%A7%C3%A3o%20oral%20supersti%C3%A7%C3%A3o%20no%20brasil&f=false (Acessado em 11/03/2019)
https://www.mitografias.com.br/2016/04/escritos-lendarios-o-saci-do-lobato/ (acessado em 12/03/2019)
Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=TbNcBAAAQBAJ&pg=PT120&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjugf7f1PvgAhWTHrkGHRxlBBkQ6AEIJzAA#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false (acessado em 12/03/2019)
Cascudo, Luis Câmara. Literatura Oral. Global Editora e Distribuidora Ltda. 2015 In: https://books.google.com.br/books?id=R7FcBAAAQBAJ&pg=PT144&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwisr6n92_vgAhU8HrkGHSmwCJcQ6AEISjAG#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false
(acessado em 12/03/2019)
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1- Reúna o grupo numa área externa da escola.
2- Disponha os alunos em um círculo, apresente a proposta da aula, seus objetivos e um construa um contrato para atividade.
3- Apresente o conceito de Patrimônio Cultural e Patrimônio Imaterial.
4- Apresente o conceito de Tradição Oral e como se enquadra como Patrimônio Imaterial.
5- Proponha que os alunos falem sobre essa tradição oral dentro de sua família, sua comunidade e território.
Caso a unidade não dispor de áreas como pátio, utilize outra área ampla ou até mesmo a própria sala de aula.
Para você saber mais:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.
85 p. : il. ; 21 cm.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).
Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de
aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,
Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.
134 p. : il. color. ; 21 cm.
http://www.cascudo.org.br/biblioteca/obra/sobrecascudo/artigos/ (acessado em 21/02/2019)
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Tenha cuidado para não equiparar mitos indígenas, afros e africanos com as lendas (mula sem cabeça, lobisomem, etc)
1- Divida a turma em 03 grupos.
2 - Distribua uma ficha de entrevista/ou inventário (modelo em anexo) para cada grupo, os alunos
3- Nas fichas de entrevista/ou inventário os alunos encontrarão que tipo de tradição oral que eles irão coletar dos entrevistados como abaixo sugeridos
- Mitos e Lendas - O Lobisomem
- Parlenda - “Domingo… Pé de cachimbo...”
- Superstição - Saci Pererê
4- Os grupos saíram para uma área no entorno da escola (praça, comércio, ruas, etc) com a monitoria do professor e, de preferência com algum outro profissional de apoio.
5 - Cada grupo deverá selecionar uma pessoa e entrevistá-la sobre o tipo de tradição oral que está na ficha selecionada.
6- A medida que entrevista, o grupo preencherá a ficha recebida, podendo incluir perguntas que em seu entendimento sejam mais apropriadas e eficientes.
7- Os grupos poderão usar como recursos para coleta celulares para gravar áudio, vídeo e fotografias.
Caso a turma seja muito grande divida em mais grupos.
Para você saber mais:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.
85 p. : il. ; 21 cm.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).
Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de
aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,
Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.
134 p. : il. color. ; 21 cm.
http://www.cascudo.org.br/biblioteca/obra/sobrecascudo/artigos/ (acessado em 21/02/2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
1 - Reúna novamente os grupo no pátio ou em outra área externa da escola.
2 - Cada grupo vai apresentar o bem inventariado de forma oral tendo como base as fichas de dados coletadas e com comparativo com texto complementar apontará as mudanças e permanências encontradas.
3 - Registre a apresentação dos grupos com fotos, áudios e/ou vídeos e compartilhe na comunidade escolar.
Caso unidade não disponha de equipamentos para esse registro, solicite aos alunos a produção de uma representação da tradição pesquisada por meio de um desenho.
Para você saber mais:
Soares, Gabriela Pellegrino. Monteiro Lobato, Juan P. Ramos e o papel dos inquéritos folclóricos na formação cultural e política da nação. Varia hist., Ago 2015, vol.31, no.56, p.423-448. ISSN 0104-8775. In: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000200423&lng=en&nrm=iso (Acessado em 11/03/2019)
Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=Q4jYCgAAQBAJ&pg=PT75&lpg=PT75&dq=tradi%C3%A7%C3%A3o+oral+supersti%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&source=bl&ots=L4hvxCoyfM&sig=ACfU3U3S9L0ABEY2yifYdTs227i6SLAj_g&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjnktmPwvvgAhXfLLkGHS9GCbgQ6AEwBnoECAEQAQ#v=onepage&q=tradi%C3%A7%C3%A3o%20oral%20supersti%C3%A7%C3%A3o%20no%20brasil&f=false (Acessado em 11/03/2019)
https://www.mitografias.com.br/2016/04/escritos-lendarios-o-saci-do-lobato/ (acessado em 12/03/2019)
Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=TbNcBAAAQBAJ&pg=PT120&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjugf7f1PvgAhWTHrkGHRxlBBkQ6AEIJzAA#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false (acessado em 12/03/2019)
Cascudo, Luis Câmara. Literatura Oral. Global Editora e Distribuidora Ltda. 2015 In: https://books.google.com.br/books?id=R7FcBAAAQBAJ&pg=PT144&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwisr6n92_vgAhU8HrkGHSmwCJcQ6AEISjAG#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false
(acessado em 12/03/2019)
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que a tradição oral contribui para a manutenção da identidade e história de um povo.
Agende uma videoconferência, siga as orientações e os questionamentos propostos nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.
Caso ache interessante, envie aos alunos o link sobre o conteúdo apresentado:
- A gente explica: que é “patrimônio imaterial”? (disponível aqui).
Problematização
Agende uma videoconferência para passar aos alunos as orientações sobre a tarefa de entrevistar alguns membros da família e saber um pouco mais sobre as tradições orais que ajudaram a construir a identidade do Brasil.
Você pode trabalhar os três itens indicados no Plano ou ampliar a lista com outras tradições. Envie para os alunos os arquivos propostos neste Plano.
Os alunos deverão fazer uma videoconferência, gravar em áudio ou escrever, com 3 familiares (de preferência, os mais velhos) e entrevistá-los, tendo como base para a entrevista as tradições.
Sistematização
Agende uma videoconferência e abra uma discussão sobre a experiência de terem conhecido um pouco mais sobre a história do Brasil através das tradições orais. Neste momento, os alunos devem apresentar o trabalho realizado.
Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).
Google Docs (disponível aqui).
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, se disponibilizando para darem a entrevista. Após a gravação ter sido feita, envie para os familiares.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Angelo Márcio de Paula
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Palavras Chave: Patrimônio Cultural; Patrimônio Imaterial; Tradição Oral; Mitos; Cantigas; Histórias
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