17124
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Tradição Oral. Estudo de campo do patrimônio imaterial

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Tradição Oral. Estudo de campo do patrimônio imaterial

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que a tradição oral contribui para a manutenção da identidade e história de um povo.

Agende uma videoconferência, siga as orientações e os questionamentos propostos nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.

Caso ache interessante, envie aos alunos o link sobre o conteúdo apresentado:
- A gente explica: que é “patrimônio imaterial”? (disponível aqui).

Problematização
Agende uma videoconferência para passar aos alunos as orientações sobre a tarefa de entrevistar alguns membros da família e saber um pouco mais sobre as tradições orais que ajudaram a construir a identidade do Brasil.

Você pode trabalhar os três itens indicados no Plano ou ampliar a lista com outras tradições. Envie para os alunos os arquivos propostos neste Plano.

Os alunos deverão fazer uma videoconferência, gravar em áudio ou escrever, com 3 familiares (de preferência, os mais velhos) e entrevistá-los, tendo como base para a entrevista as tradições.

Sistematização
Agende uma videoconferência e abra uma discussão sobre a experiência de terem conhecido um pouco mais sobre a história do Brasil através das tradições orais. Neste momento, os alunos devem apresentar o trabalho realizado.

Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).      
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).      
Google Docs (disponível aqui).  
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, se disponibilizando para darem a entrevista. Após a gravação ter sido feita, envie para os familiares.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_10UND09

(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas