17124
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Tradição Oral. Estudo de campo do patrimônio imaterial

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Tradição Oral. Estudo de campo do patrimônio imaterial

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8UEVQHR92fUKJg4gKgaeS48f8NF2ACKsSRPNt9pr3AsCSB9WY6JEKpk6NPnG/his5-10und09-patrimonio-cultural-no-brasil.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9uTHu2Q9P8s7yCmVrKDj4fGwX83vsGRmt9HKJ9dQ5tMEeBfkRcmB3xNw4BqD/his5-10und09-cultura-popular.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Qbgqckj6fsGg2kFgy5G6w5AkjYFAr7u96EXJH6JycJe58mNkNACETP7u5F9/his5-10und09-inventario-tradicao-oral.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsvsUD7WMDpUFp89dHnwrhzQc28WhPxHtTBjVFQgcUdQRFGtgMCdJTA8RPxb/his5-10und09-tradicao-oral-lendas-contos-parlendas-e-supersticoes.pdf

Fonte:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm.

http://www.cascudo.org.br/biblioteca/obra/sobrecascudo/artigos/ (Acessado em 11/03/2019)

Soares, Gabriela Pellegrino. Monteiro Lobato, Juan P. Ramos e o papel dos inquéritos folclóricos na formação cultural e política da nação. Varia hist., Ago 2015, vol.31, no.56, p.423-448. ISSN 0104-8775. In: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000200423&lng=en&nrm=iso (Acessado em 11/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=Q4jYCgAAQBAJ&pg=PT75&lpg=PT75&dq=tradi%C3%A7%C3%A3o+oral+supersti%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&source=bl&ots=L4hvxCoyfM&sig=ACfU3U3S9L0ABEY2yifYdTs227i6SLAj_g&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjnktmPwvvgAhXfLLkGHS9GCbgQ6AEwBnoECAEQAQ#v=onepage&q=tradi%C3%A7%C3%A3o%20oral%20supersti%C3%A7%C3%A3o%20no%20brasil&f=false (Acessado em 11/03/2019)

https://www.mitografias.com.br/2016/04/escritos-lendarios-o-saci-do-lobato/ (acessado em 12/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=TbNcBAAAQBAJ&pg=PT120&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjugf7f1PvgAhWTHrkGHRxlBBkQ6AEIJzAA#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false (acessado em 12/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. Literatura Oral. Global Editora e Distribuidora Ltda. 2015 In: https://books.google.com.br/books?id=R7FcBAAAQBAJ&pg=PT144&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwisr6n92_vgAhU8HrkGHSmwCJcQ6AEISjAG#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false

(acessado em 12/03/2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Reúna o grupo no pátio da escola.

2- Disponha os alunos em um círculo, apresente a proposta da aula, seus objetivos e um construa um contrato para atividade.

Para você saber mais:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm.

http://www.cascudo.org.br/biblioteca/obra/sobrecascudo/artigos/ (acessado em 21/02/2019)

Soares, Gabriela Pellegrino. Monteiro Lobato, Juan P. Ramos e o papel dos inquéritos folclóricos na formação cultural e política da nação. Varia hist., Ago 2015, vol.31, no.56, p.423-448. ISSN 0104-8775. In: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000200423&lng=en&nrm=iso (Acessado em 11/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=Q4jYCgAAQBAJ&pg=PT75&lpg=PT75&dq=tradi%C3%A7%C3%A3o+oral+supersti%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&source=bl&ots=L4hvxCoyfM&sig=ACfU3U3S9L0ABEY2yifYdTs227i6SLAj_g&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjnktmPwvvgAhXfLLkGHS9GCbgQ6AEwBnoECAEQAQ#v=onepage&q=tradi%C3%A7%C3%A3o%20oral%20supersti%C3%A7%C3%A3o%20no%20brasil&f=false (Acessado em 11/03/2019)

https://www.mitografias.com.br/2016/04/escritos-lendarios-o-saci-do-lobato/ (acessado em 12/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=TbNcBAAAQBAJ&pg=PT120&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjugf7f1PvgAhWTHrkGHRxlBBkQ6AEIJzAA#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false (acessado em 12/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. Literatura Oral. Global Editora e Distribuidora Ltda. 2015 In: https://books.google.com.br/books?id=R7FcBAAAQBAJ&pg=PT144&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwisr6n92_vgAhU8HrkGHSmwCJcQ6AEISjAG#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false

(acessado em 12/03/2019)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1- Reúna o grupo numa área externa da escola.

2- Disponha os alunos em um círculo, apresente a proposta da aula, seus objetivos e um construa um contrato para atividade.

3- Apresente o conceito de Patrimônio Cultural e Patrimônio Imaterial.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9uTHu2Q9P8s7yCmVrKDj4fGwX83vsGRmt9HKJ9dQ5tMEeBfkRcmB3xNw4BqD/his5-10und09-cultura-popular.pdf

4- Apresente o conceito de Tradição Oral e como se enquadra como Patrimônio Imaterial.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9uTHu2Q9P8s7yCmVrKDj4fGwX83vsGRmt9HKJ9dQ5tMEeBfkRcmB3xNw4BqD/his5-10und09-cultura-popular.pdf

5- Proponha que os alunos falem sobre essa tradição oral dentro de sua família, sua comunidade e território.

Caso a unidade não dispor de áreas como pátio, utilize outra área ampla ou até mesmo a própria sala de aula.

Para você saber mais:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm.

http://www.cascudo.org.br/biblioteca/obra/sobrecascudo/artigos/ (acessado em 21/02/2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

Tenha cuidado para não equiparar mitos indígenas, afros e africanos com as lendas (mula sem cabeça, lobisomem, etc)

1- Divida a turma em 03 grupos.

2 - Distribua uma ficha de entrevista/ou inventário (modelo em anexo) para cada grupo, os alunos

3- Nas fichas de entrevista/ou inventário os alunos encontrarão que tipo de tradição oral que eles irão coletar dos entrevistados como abaixo sugeridos

  • Mitos e Lendas - O Lobisomem
  • Parlenda - “Domingo… Pé de cachimbo...”
  • Superstição - Saci Pererê

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Qbgqckj6fsGg2kFgy5G6w5AkjYFAr7u96EXJH6JycJe58mNkNACETP7u5F9/his5-10und09-inventario-tradicao-oral.pdf

4- Os grupos saíram para uma área no entorno da escola (praça, comércio, ruas, etc) com a monitoria do professor e, de preferência com algum outro profissional de apoio.

5 - Cada grupo deverá selecionar uma pessoa e entrevistá-la sobre o tipo de tradição oral que está na ficha selecionada.

6- A medida que entrevista, o grupo preencherá a ficha recebida, podendo incluir perguntas que em seu entendimento sejam mais apropriadas e eficientes.

7- Os grupos poderão usar como recursos para coleta celulares para gravar áudio, vídeo e fotografias.

Caso a turma seja muito grande divida em mais grupos.

Para você saber mais:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm.

http://www.cascudo.org.br/biblioteca/obra/sobrecascudo/artigos/ (acessado em 21/02/2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

1 - Reúna novamente os grupo no pátio ou em outra área externa da escola.

2 - Cada grupo vai apresentar o bem inventariado de forma oral tendo como base as fichas de dados coletadas e com comparativo com texto complementar apontará as mudanças e permanências encontradas.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsvsUD7WMDpUFp89dHnwrhzQc28WhPxHtTBjVFQgcUdQRFGtgMCdJTA8RPxb/his5-10und09-tradicao-oral-lendas-contos-parlendas-e-supersticoes.pdf

3 - Registre a apresentação dos grupos com fotos, áudios e/ou vídeos e compartilhe na comunidade escolar.

Caso unidade não disponha de equipamentos para esse registro, solicite aos alunos a produção de uma representação da tradição pesquisada por meio de um desenho.

Para você saber mais:

Soares, Gabriela Pellegrino. Monteiro Lobato, Juan P. Ramos e o papel dos inquéritos folclóricos na formação cultural e política da nação. Varia hist., Ago 2015, vol.31, no.56, p.423-448. ISSN 0104-8775. In: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000200423&lng=en&nrm=iso (Acessado em 11/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=Q4jYCgAAQBAJ&pg=PT75&lpg=PT75&dq=tradi%C3%A7%C3%A3o+oral+supersti%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&source=bl&ots=L4hvxCoyfM&sig=ACfU3U3S9L0ABEY2yifYdTs227i6SLAj_g&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjnktmPwvvgAhXfLLkGHS9GCbgQ6AEwBnoECAEQAQ#v=onepage&q=tradi%C3%A7%C3%A3o%20oral%20supersti%C3%A7%C3%A3o%20no%20brasil&f=false (Acessado em 11/03/2019)

https://www.mitografias.com.br/2016/04/escritos-lendarios-o-saci-do-lobato/ (acessado em 12/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=TbNcBAAAQBAJ&pg=PT120&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjugf7f1PvgAhWTHrkGHRxlBBkQ6AEIJzAA#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false (acessado em 12/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. Literatura Oral. Global Editora e Distribuidora Ltda. 2015 In: https://books.google.com.br/books?id=R7FcBAAAQBAJ&pg=PT144&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwisr6n92_vgAhU8HrkGHSmwCJcQ6AEISjAG#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false

(acessado em 12/03/2019)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8UEVQHR92fUKJg4gKgaeS48f8NF2ACKsSRPNt9pr3AsCSB9WY6JEKpk6NPnG/his5-10und09-patrimonio-cultural-no-brasil.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9uTHu2Q9P8s7yCmVrKDj4fGwX83vsGRmt9HKJ9dQ5tMEeBfkRcmB3xNw4BqD/his5-10und09-cultura-popular.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Qbgqckj6fsGg2kFgy5G6w5AkjYFAr7u96EXJH6JycJe58mNkNACETP7u5F9/his5-10und09-inventario-tradicao-oral.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsvsUD7WMDpUFp89dHnwrhzQc28WhPxHtTBjVFQgcUdQRFGtgMCdJTA8RPxb/his5-10und09-tradicao-oral-lendas-contos-parlendas-e-supersticoes.pdf

Fonte:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm.

http://www.cascudo.org.br/biblioteca/obra/sobrecascudo/artigos/ (Acessado em 11/03/2019)

Soares, Gabriela Pellegrino. Monteiro Lobato, Juan P. Ramos e o papel dos inquéritos folclóricos na formação cultural e política da nação. Varia hist., Ago 2015, vol.31, no.56, p.423-448. ISSN 0104-8775. In: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000200423&lng=en&nrm=iso (Acessado em 11/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=Q4jYCgAAQBAJ&pg=PT75&lpg=PT75&dq=tradi%C3%A7%C3%A3o+oral+supersti%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&source=bl&ots=L4hvxCoyfM&sig=ACfU3U3S9L0ABEY2yifYdTs227i6SLAj_g&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjnktmPwvvgAhXfLLkGHS9GCbgQ6AEwBnoECAEQAQ#v=onepage&q=tradi%C3%A7%C3%A3o%20oral%20supersti%C3%A7%C3%A3o%20no%20brasil&f=false (Acessado em 11/03/2019)

https://www.mitografias.com.br/2016/04/escritos-lendarios-o-saci-do-lobato/ (acessado em 12/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=TbNcBAAAQBAJ&pg=PT120&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjugf7f1PvgAhWTHrkGHRxlBBkQ6AEIJzAA#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false (acessado em 12/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. Literatura Oral. Global Editora e Distribuidora Ltda. 2015 In: https://books.google.com.br/books?id=R7FcBAAAQBAJ&pg=PT144&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwisr6n92_vgAhU8HrkGHSmwCJcQ6AEISjAG#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false

(acessado em 12/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Reúna o grupo no pátio da escola.

2- Disponha os alunos em um círculo, apresente a proposta da aula, seus objetivos e um construa um contrato para atividade.

Para você saber mais:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm.

http://www.cascudo.org.br/biblioteca/obra/sobrecascudo/artigos/ (acessado em 21/02/2019)

Soares, Gabriela Pellegrino. Monteiro Lobato, Juan P. Ramos e o papel dos inquéritos folclóricos na formação cultural e política da nação. Varia hist., Ago 2015, vol.31, no.56, p.423-448. ISSN 0104-8775. In: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000200423&lng=en&nrm=iso (Acessado em 11/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=Q4jYCgAAQBAJ&pg=PT75&lpg=PT75&dq=tradi%C3%A7%C3%A3o+oral+supersti%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&source=bl&ots=L4hvxCoyfM&sig=ACfU3U3S9L0ABEY2yifYdTs227i6SLAj_g&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjnktmPwvvgAhXfLLkGHS9GCbgQ6AEwBnoECAEQAQ#v=onepage&q=tradi%C3%A7%C3%A3o%20oral%20supersti%C3%A7%C3%A3o%20no%20brasil&f=false (Acessado em 11/03/2019)

https://www.mitografias.com.br/2016/04/escritos-lendarios-o-saci-do-lobato/ (acessado em 12/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=TbNcBAAAQBAJ&pg=PT120&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjugf7f1PvgAhWTHrkGHRxlBBkQ6AEIJzAA#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false (acessado em 12/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. Literatura Oral. Global Editora e Distribuidora Ltda. 2015 In: https://books.google.com.br/books?id=R7FcBAAAQBAJ&pg=PT144&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwisr6n92_vgAhU8HrkGHSmwCJcQ6AEISjAG#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false

(acessado em 12/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1- Reúna o grupo numa área externa da escola.

2- Disponha os alunos em um círculo, apresente a proposta da aula, seus objetivos e um construa um contrato para atividade.

3- Apresente o conceito de Patrimônio Cultural e Patrimônio Imaterial.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9uTHu2Q9P8s7yCmVrKDj4fGwX83vsGRmt9HKJ9dQ5tMEeBfkRcmB3xNw4BqD/his5-10und09-cultura-popular.pdf

4- Apresente o conceito de Tradição Oral e como se enquadra como Patrimônio Imaterial.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9uTHu2Q9P8s7yCmVrKDj4fGwX83vsGRmt9HKJ9dQ5tMEeBfkRcmB3xNw4BqD/his5-10und09-cultura-popular.pdf

5- Proponha que os alunos falem sobre essa tradição oral dentro de sua família, sua comunidade e território.

Caso a unidade não dispor de áreas como pátio, utilize outra área ampla ou até mesmo a própria sala de aula.

Para você saber mais:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm.

http://www.cascudo.org.br/biblioteca/obra/sobrecascudo/artigos/ (acessado em 21/02/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

Tenha cuidado para não equiparar mitos indígenas, afros e africanos com as lendas (mula sem cabeça, lobisomem, etc)

1- Divida a turma em 03 grupos.

2 - Distribua uma ficha de entrevista/ou inventário (modelo em anexo) para cada grupo, os alunos

3- Nas fichas de entrevista/ou inventário os alunos encontrarão que tipo de tradição oral que eles irão coletar dos entrevistados como abaixo sugeridos

  • Mitos e Lendas - O Lobisomem
  • Parlenda - “Domingo… Pé de cachimbo...”
  • Superstição - Saci Pererê

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Qbgqckj6fsGg2kFgy5G6w5AkjYFAr7u96EXJH6JycJe58mNkNACETP7u5F9/his5-10und09-inventario-tradicao-oral.pdf

4- Os grupos saíram para uma área no entorno da escola (praça, comércio, ruas, etc) com a monitoria do professor e, de preferência com algum outro profissional de apoio.

5 - Cada grupo deverá selecionar uma pessoa e entrevistá-la sobre o tipo de tradição oral que está na ficha selecionada.

6- A medida que entrevista, o grupo preencherá a ficha recebida, podendo incluir perguntas que em seu entendimento sejam mais apropriadas e eficientes.

7- Os grupos poderão usar como recursos para coleta celulares para gravar áudio, vídeo e fotografias.

Caso a turma seja muito grande divida em mais grupos.

Para você saber mais:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm.

http://www.cascudo.org.br/biblioteca/obra/sobrecascudo/artigos/ (acessado em 21/02/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

1 - Reúna novamente os grupo no pátio ou em outra área externa da escola.

2 - Cada grupo vai apresentar o bem inventariado de forma oral tendo como base as fichas de dados coletadas e com comparativo com texto complementar apontará as mudanças e permanências encontradas.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsvsUD7WMDpUFp89dHnwrhzQc28WhPxHtTBjVFQgcUdQRFGtgMCdJTA8RPxb/his5-10und09-tradicao-oral-lendas-contos-parlendas-e-supersticoes.pdf

3 - Registre a apresentação dos grupos com fotos, áudios e/ou vídeos e compartilhe na comunidade escolar.

Caso unidade não disponha de equipamentos para esse registro, solicite aos alunos a produção de uma representação da tradição pesquisada por meio de um desenho.

Para você saber mais:

Soares, Gabriela Pellegrino. Monteiro Lobato, Juan P. Ramos e o papel dos inquéritos folclóricos na formação cultural e política da nação. Varia hist., Ago 2015, vol.31, no.56, p.423-448. ISSN 0104-8775. In: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752015000200423&lng=en&nrm=iso (Acessado em 11/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=Q4jYCgAAQBAJ&pg=PT75&lpg=PT75&dq=tradi%C3%A7%C3%A3o+oral+supersti%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&source=bl&ots=L4hvxCoyfM&sig=ACfU3U3S9L0ABEY2yifYdTs227i6SLAj_g&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjnktmPwvvgAhXfLLkGHS9GCbgQ6AEwBnoECAEQAQ#v=onepage&q=tradi%C3%A7%C3%A3o%20oral%20supersti%C3%A7%C3%A3o%20no%20brasil&f=false (Acessado em 11/03/2019)

https://www.mitografias.com.br/2016/04/escritos-lendarios-o-saci-do-lobato/ (acessado em 12/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. O Barrete do saci. Superstição no Brasil. Global Editora – 2015. In: https://books.google.com.br/books?id=TbNcBAAAQBAJ&pg=PT120&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjugf7f1PvgAhWTHrkGHRxlBBkQ6AEIJzAA#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false (acessado em 12/03/2019)

Cascudo, Luis Câmara. Literatura Oral. Global Editora e Distribuidora Ltda. 2015 In: https://books.google.com.br/books?id=R7FcBAAAQBAJ&pg=PT144&dq=a+lenda+do+lobisomem+camara+cascudo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwisr6n92_vgAhU8HrkGHSmwCJcQ6AEISjAG#v=onepage&q=a%20lenda%20do%20lobisomem%20camara%20cascudo&f=false

(acessado em 12/03/2019)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano