17120
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Patrimônio material e imaterial como identidade

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Patrimônio material e imaterial como identidade

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Antoniassi Reis

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade( EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para acessar os documentos da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DngRw6kVpUDAqrHgTkNeyxbzJT4X2Zrsb9xxXaPQ3HveFdk4NXyaZ3sn485h/his5-07und07-contextualizacao-patrimonio.pdf

Para acessar os documentos da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UQ6G9EnnGTyw2QJMDBPqUpuZuY4ynmRJAy9pUytrQmPWhn3Xtn3RYKUdf77D/his5-07und07-imagens-patrimonio.pdf

Para acessar os documentos da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EQhR37astbvsFFvXR8UeXwFsvFJCspg65V8Dm49UZ25AyDmvsESx6hVTZpD2/his5-07und07-sistematizacao-patrimonio.pdf

Folha de sulfite ou cartolina para a sistematização, lápis de cor, giz de cera, barbante, cola, palitos diversos, tesoura, botão, retalhos, alimento típico da culinária da sua região, ou algo que seja marcante para o patrimônio material ou imaterial de sua cidade.

Material complementar: Apresente aos alunos a página do IPHAN

http://portal.iphan.gov.br/

Para você saber mais: Para você saber mais sobre patrimônio acesse o site do IPHAN.

Disponível em <http://portal.iphan.gov.br> Acesso em 07/02/2019.

Patrimônio, Identidade e Memória. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g > Acesso em 07/02/2019.

MARTINS, Maria Helena Pires, Preservando o Patrimônio e Construindo a Identidade. Ed Moderna, 1ª edição, 2001

Bonecas Karajás. Disponível em<http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/1190 > Acesso em 25/02/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Este objetivo consiste em perceber que a identidade de um povo é construída a partir das suas relações em sociedade, nos enfrentamentos diários. Identidade se constrói, é algo vivo e dinâmico. Isso se reflete em nossos costumes e construções, que devem ser preservadas. O que preservamos é chamado de patrimônio.

Para você saber mais: Patrimônio, Identidade e Memória Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g > Acesso em 07/02/2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete aos alunos esse slide e antes de discuti-lo, levante questões como, você tem um lugar preferido que você se identifica muito? Um lugar que seja marcante na sua história? Uma dança, comida, brinquedos, jogos, cantigas de roda que você se identifica?

Explique aos alunos o conceito de identidade, o sentimento de vínculo, de pertença, um grupo que se identifica com algo e que uns se identificam e outros não, as características próprias dos lugares que os diferenciam dos demais.

Pergunte aos alunos quais cantigas de roda, de ninar, parlendas, são mais marcantes para eles e peça para que registrem. Pergunte também se na família deles tem alguma história que é passada de geração em geração, ou algum ritual, evento que seja tradição na família. Apresente aos alunos o alimento que você preparou, objetos da sua região, vasos, panelas, brinquedos. Nesse slide tem um registro de documentos que são identidades de alguns lugares. Pergunte o que esses materiais podem dizer sobre um povo. Depois pergunte sobre os lugares de sua cidade que eles se identificam.

Conduza para que eles pensem em construções como monumentos, museus, igrejas, parques. Os alunos poderão pensar em sua própria casa, dos avós, das pessoas mais próximas a sua família. Ajude-o a pensar em lugares coletivos, que um grupo de pessoas possa se identificar, pensando nesse momento em uma memória coletiva, um patrimônio da cidade.

Para imprimir os documentos desse slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DngRw6kVpUDAqrHgTkNeyxbzJT4X2Zrsb9xxXaPQ3HveFdk4NXyaZ3sn485h/his5-07und07-contextualizacao-patrimonio.pdf

Fonte das imagens:

http://portal.iphan.gov.br

Como adequar à sua realidade: Você pode substituir os documentos desse slide por outros de sua região, que seja mais próximo aos alunos.

Para você saber mais: Para você saber mais sobre patrimônio acesse o site do IPHAN. Disponível em ttp://portal.iphan.gov.br/ > Acesso em 07/02/2019.

Patrimônio, Identidade e Memória. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g > Acesso em 07/02/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: A partir das respostas dos alunos, problematize com questões como: Como sabemos desses hábitos culturais e importância de objetos nos dias de hoje? Ouça os alunos e explique que muitos dos saberes são passados transmitidas por seus avós, ou seja de geração em geração, como os indígenas do Brasil e os griôs, da República do Mali na África, por exemplo. Entre as famílias é comum ter uma história que é transmitida às novas gerações através da oralidade.

Direcione a análise aos documentos representadas acima para que os alunos percebam que essas manifestações são a identidade de um povo construída coletivamente. Problematize o primeiro documento que representa o centro urbano de Cuiabá, o contraste entre a preservação e as novas construções. Por que a preservação é necessária? Qual a importância da preservação atualmente e para as gerações futuras? O segundo documento que representa o modo de fazer as bonecas Karajás, é um patrimônio imaterial. Leia o fragmento de texto e discuta a importância do modo de fazer as bonecas para a preservação da memória, do patrimônio. É importante deixar claro aos alunos que o patrimônio imaterial é preservado através da oralidade. Os documentos sobre esse tipo de patrimônio foram registrados a partir de relatos e vivências.

Pergunte aos alunos como essas práticas que envolvem o modo de fazer chegaram até nós atualmente? O que deve ser feito para preservar para as gerações futuras? Como podemos perceber a identidade de um povo a partir do seu patrimônio.

Leia o trecho Construindo a identidade por meio do patrimônio cultural com os alunos e discutam sobre a formação da identidade. ¨Ter identidade brasileira significa sentir-se fazendo parte de um grupo de pessoas que compartilham a mesma língua portuguesa, a mesma história, o mesmo território geográfico: o país tal qual ele é representado nos mapas. Compartilham, ainda, o mesmo tipo de governo, as mesmas instituições jurídicas e educativas”. MARTINS, Maria Helena Pires, Preservando o Patrimônio e Construindo a Identidade. Ed Moderna, 1ª edição, 2001. p.39.

Se não for possível projetar esse slide você pode imprimir o conteúdo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UQ6G9EnnGTyw2QJMDBPqUpuZuY4ynmRJAy9pUytrQmPWhn3Xtn3RYKUdf77D/his5-07und07-imagens-patrimonio.pdf

Fonte das imagens:

http://portal.iphan.gov.br

Como adequar à sua realidade: Você pode substituir as imagens por de sua região. Caso não seja possível projetar, você pode imprimir e montar um painel.

Para você saber mais: O que é história oral? Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=rl8CDDXFmTE&t=3s > Acesso em 07/02/2019.

A reportagem completa sobre as Bonecas Karajás, está disponível em<http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/1190 > Acesso em 25/02/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: A proposta de sistematização é que os alunos pensem em lugares de sua cidade que eles se identifiquem, objetos, pratos tradicionais, danças, que tenham um sentimento de afetividade e se reconhecerem como parte desse lugar. Irão produzir um desenho. É importante conduzir para que os alunos pensem nas características do local, objeto, comida, enfim, na sua identidade para assim fazer a atividade proposta. Ofereça vários exemplos de patrimônio e suas características para identificação da identidade, como praças, igrejas, museus, parques, comidas, danças, músicas. Se for possível leve diferentes materiais para essa produção como lápis de cor, giz de cera, barbante, cola, palitos diversos, tesoura, botão, retalhos.

Para imprimir os documentos desse slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EQhR37astbvsFFvXR8UeXwFsvFJCspg65V8Dm49UZ25AyDmvsESx6hVTZpD2/his5-07und07-sistematizacao-patrimonio.pdf

Você pode continuar essa aula e propor aos alunos uma pesquisa sobre um patrimônio da sua cidade, pode ser patrimônio material ou imaterial. Coloque uma lista de patrimônios para auxiliar na escolha. O aluno deverá escolher uma pessoa adulta para entrevistar, e essa entrevista pode ser gravada, filmada ou escrita, para os alunos entenderem e vivenciarem também a fonte oral. Segue uma sugestão de roteiro.

  • Nome e idade.
  • Você nasceu nesta cidade? Se não, onde nasceu?
  • Qual a importância desse patrimônio para a cidade?
  • Qual a relação da população com esse patrimônio?

Após a pesquisa peça para os alunos apresentarem suas pesquisas para a turma.

Fonte das imagens:

http://portal.iphan.gov.br

Como adequar à sua realidade: Se você não puder projetar esse slide, você pode imprimir os documentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EQhR37astbvsFFvXR8UeXwFsvFJCspg65V8Dm49UZ25AyDmvsESx6hVTZpD2/his5-07und07-sistematizacao-patrimonio.pdf

Você pode substituir os materiais da produção por outros materiais que você considere mais viável.

Para você saber mais: O que é história oral? Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=rl8CDDXFmTE&t=3s > Acesso em 07/02/2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade( EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para acessar os documentos da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DngRw6kVpUDAqrHgTkNeyxbzJT4X2Zrsb9xxXaPQ3HveFdk4NXyaZ3sn485h/his5-07und07-contextualizacao-patrimonio.pdf

Para acessar os documentos da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UQ6G9EnnGTyw2QJMDBPqUpuZuY4ynmRJAy9pUytrQmPWhn3Xtn3RYKUdf77D/his5-07und07-imagens-patrimonio.pdf

Para acessar os documentos da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EQhR37astbvsFFvXR8UeXwFsvFJCspg65V8Dm49UZ25AyDmvsESx6hVTZpD2/his5-07und07-sistematizacao-patrimonio.pdf

Folha de sulfite ou cartolina para a sistematização, lápis de cor, giz de cera, barbante, cola, palitos diversos, tesoura, botão, retalhos, alimento típico da culinária da sua região, ou algo que seja marcante para o patrimônio material ou imaterial de sua cidade.

Material complementar: Apresente aos alunos a página do IPHAN

http://portal.iphan.gov.br/

Para você saber mais: Para você saber mais sobre patrimônio acesse o site do IPHAN.

Disponível em <http://portal.iphan.gov.br> Acesso em 07/02/2019.

Patrimônio, Identidade e Memória. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g > Acesso em 07/02/2019.

MARTINS, Maria Helena Pires, Preservando o Patrimônio e Construindo a Identidade. Ed Moderna, 1ª edição, 2001

Bonecas Karajás. Disponível em<http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/1190 > Acesso em 25/02/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Este objetivo consiste em perceber que a identidade de um povo é construída a partir das suas relações em sociedade, nos enfrentamentos diários. Identidade se constrói, é algo vivo e dinâmico. Isso se reflete em nossos costumes e construções, que devem ser preservadas. O que preservamos é chamado de patrimônio.

Para você saber mais: Patrimônio, Identidade e Memória Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g > Acesso em 07/02/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete aos alunos esse slide e antes de discuti-lo, levante questões como, você tem um lugar preferido que você se identifica muito? Um lugar que seja marcante na sua história? Uma dança, comida, brinquedos, jogos, cantigas de roda que você se identifica?

Explique aos alunos o conceito de identidade, o sentimento de vínculo, de pertença, um grupo que se identifica com algo e que uns se identificam e outros não, as características próprias dos lugares que os diferenciam dos demais.

Pergunte aos alunos quais cantigas de roda, de ninar, parlendas, são mais marcantes para eles e peça para que registrem. Pergunte também se na família deles tem alguma história que é passada de geração em geração, ou algum ritual, evento que seja tradição na família. Apresente aos alunos o alimento que você preparou, objetos da sua região, vasos, panelas, brinquedos. Nesse slide tem um registro de documentos que são identidades de alguns lugares. Pergunte o que esses materiais podem dizer sobre um povo. Depois pergunte sobre os lugares de sua cidade que eles se identificam.

Conduza para que eles pensem em construções como monumentos, museus, igrejas, parques. Os alunos poderão pensar em sua própria casa, dos avós, das pessoas mais próximas a sua família. Ajude-o a pensar em lugares coletivos, que um grupo de pessoas possa se identificar, pensando nesse momento em uma memória coletiva, um patrimônio da cidade.

Para imprimir os documentos desse slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DngRw6kVpUDAqrHgTkNeyxbzJT4X2Zrsb9xxXaPQ3HveFdk4NXyaZ3sn485h/his5-07und07-contextualizacao-patrimonio.pdf

Fonte das imagens:

http://portal.iphan.gov.br

Como adequar à sua realidade: Você pode substituir os documentos desse slide por outros de sua região, que seja mais próximo aos alunos.

Para você saber mais: Para você saber mais sobre patrimônio acesse o site do IPHAN. Disponível em ttp://portal.iphan.gov.br/ > Acesso em 07/02/2019.

Patrimônio, Identidade e Memória. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g > Acesso em 07/02/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: A partir das respostas dos alunos, problematize com questões como: Como sabemos desses hábitos culturais e importância de objetos nos dias de hoje? Ouça os alunos e explique que muitos dos saberes são passados transmitidas por seus avós, ou seja de geração em geração, como os indígenas do Brasil e os griôs, da República do Mali na África, por exemplo. Entre as famílias é comum ter uma história que é transmitida às novas gerações através da oralidade.

Direcione a análise aos documentos representadas acima para que os alunos percebam que essas manifestações são a identidade de um povo construída coletivamente. Problematize o primeiro documento que representa o centro urbano de Cuiabá, o contraste entre a preservação e as novas construções. Por que a preservação é necessária? Qual a importância da preservação atualmente e para as gerações futuras? O segundo documento que representa o modo de fazer as bonecas Karajás, é um patrimônio imaterial. Leia o fragmento de texto e discuta a importância do modo de fazer as bonecas para a preservação da memória, do patrimônio. É importante deixar claro aos alunos que o patrimônio imaterial é preservado através da oralidade. Os documentos sobre esse tipo de patrimônio foram registrados a partir de relatos e vivências.

Pergunte aos alunos como essas práticas que envolvem o modo de fazer chegaram até nós atualmente? O que deve ser feito para preservar para as gerações futuras? Como podemos perceber a identidade de um povo a partir do seu patrimônio.

Leia o trecho Construindo a identidade por meio do patrimônio cultural com os alunos e discutam sobre a formação da identidade. ¨Ter identidade brasileira significa sentir-se fazendo parte de um grupo de pessoas que compartilham a mesma língua portuguesa, a mesma história, o mesmo território geográfico: o país tal qual ele é representado nos mapas. Compartilham, ainda, o mesmo tipo de governo, as mesmas instituições jurídicas e educativas”. MARTINS, Maria Helena Pires, Preservando o Patrimônio e Construindo a Identidade. Ed Moderna, 1ª edição, 2001. p.39.

Se não for possível projetar esse slide você pode imprimir o conteúdo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UQ6G9EnnGTyw2QJMDBPqUpuZuY4ynmRJAy9pUytrQmPWhn3Xtn3RYKUdf77D/his5-07und07-imagens-patrimonio.pdf

Fonte das imagens:

http://portal.iphan.gov.br

Como adequar à sua realidade: Você pode substituir as imagens por de sua região. Caso não seja possível projetar, você pode imprimir e montar um painel.

Para você saber mais: O que é história oral? Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=rl8CDDXFmTE&t=3s > Acesso em 07/02/2019.

A reportagem completa sobre as Bonecas Karajás, está disponível em<http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/1190 > Acesso em 25/02/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: A proposta de sistematização é que os alunos pensem em lugares de sua cidade que eles se identifiquem, objetos, pratos tradicionais, danças, que tenham um sentimento de afetividade e se reconhecerem como parte desse lugar. Irão produzir um desenho. É importante conduzir para que os alunos pensem nas características do local, objeto, comida, enfim, na sua identidade para assim fazer a atividade proposta. Ofereça vários exemplos de patrimônio e suas características para identificação da identidade, como praças, igrejas, museus, parques, comidas, danças, músicas. Se for possível leve diferentes materiais para essa produção como lápis de cor, giz de cera, barbante, cola, palitos diversos, tesoura, botão, retalhos.

Para imprimir os documentos desse slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EQhR37astbvsFFvXR8UeXwFsvFJCspg65V8Dm49UZ25AyDmvsESx6hVTZpD2/his5-07und07-sistematizacao-patrimonio.pdf

Você pode continuar essa aula e propor aos alunos uma pesquisa sobre um patrimônio da sua cidade, pode ser patrimônio material ou imaterial. Coloque uma lista de patrimônios para auxiliar na escolha. O aluno deverá escolher uma pessoa adulta para entrevistar, e essa entrevista pode ser gravada, filmada ou escrita, para os alunos entenderem e vivenciarem também a fonte oral. Segue uma sugestão de roteiro.

  • Nome e idade.
  • Você nasceu nesta cidade? Se não, onde nasceu?
  • Qual a importância desse patrimônio para a cidade?
  • Qual a relação da população com esse patrimônio?

Após a pesquisa peça para os alunos apresentarem suas pesquisas para a turma.

Fonte das imagens:

http://portal.iphan.gov.br

Como adequar à sua realidade: Se você não puder projetar esse slide, você pode imprimir os documentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EQhR37astbvsFFvXR8UeXwFsvFJCspg65V8Dm49UZ25AyDmvsESx6hVTZpD2/his5-07und07-sistematizacao-patrimonio.pdf

Você pode substituir os materiais da produção por outros materiais que você considere mais viável.

Para você saber mais: O que é história oral? Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=rl8CDDXFmTE&t=3s > Acesso em 07/02/2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano