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Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Direitos ambientais e a sociedade

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Direitos ambientais e a sociedade

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Ferreira Bustamante Fonseca

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano os alunos irão entrar em contato com as questões ambientais através da análise de elementos que apresentam a ação humana para a conquista da preservação da natureza. Através da apresentação de avanços ou retrocessos nas legislações procura-se demonstrar a ação humana em diferentes escalas. Para finalizar esse plano, é proposto que os alunos se tornem protagonistas das campanhas de preservação do meio ambiente feitas com os colegas da escola.

Materiais necessários:

Materiais diversos para a organização da campanha.

Material complementar:

Grupo 1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf

Grupo 2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf

Grupo 3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf

Grupo 4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf

Para você saber mais:

Os temas tratados nas pesquisas são recorrentes em nosso cotidiano em jornais e revistas. No entanto, sempre é possível compreender melhor como se dão esses eventos. Para isso, alguns materiais sobre o uso de agrotóxicos estão disponíveis nesses links:

http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n117/0103-1104-sdeb-42-117-0518.pdf - Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática acesso em 25/02/2019

http://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/va07-seguranca02.pdf - agrotóxicos e saúde pública acesso em 25/02/2019

Material sobre o uso do canudo:

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html acesso em 25/10/2019

Notícia sobre as barragens de Mariana e Brumadinho e a forma como foram construídas: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml acesso em 25/10/2019

Matéria no site do Greenpeace sobre consumo de orgânico nas periferias:

https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ acesso em 25/10/2019

Matéria da revista Época sobre o Lei que flexibiliza o uso de agrotóxicos:

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html acesso em 25/10/2019

Dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.”

http://www.abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/wp-content/uploads/2013/10/DossieAbrasco_2015_web.pdf acesso em 25/10/2019

Site do Projeto Um ano sem lixo - Cristal Muniz

https://www.umanosemlixo.com/ acesso em 25/10/2019

Revista balanço anual do CEMPRE, associação de promoção da reciclagem:

http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf acesso em 25/10/2019

Site do projeto Pimp my carroça, que promove os catadores de lixo da cidade:

http://pimpmycarroca.com/ acesso em 25/10/2019

Além dos temas das pesquisas, a questão do saneamento também pode ser aprofundada através dos dados fornecidos pelo site do IBGE e a matéria do portal de notícias G1:

Matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-melhora-mas-metade-dos-brasileiros-segue-sem-esgoto-no-pais.ghtml acesso em 25/10/2019

Site do IBGE: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20979-norte-e-nordeste-convivem-com-restricoes-no-acesso-a-saneamento-basico acesso em 25/10/2019

Sobre o lixo e sua história, recomendamos a publicação da pesquisa realizada na UERJ: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf

Além da publicação, você pode acessar o site produzido também pela universidade com os alunos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/texto6.html

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresentar o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão conversar sobre o lixo e os problemas ambientais.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles costumam comer no lanche do intervalo. Pergunte a eles que tipo de lixo eles descartam após se alimentar: embalagens, latas, canudos, papel etc. Anote no quadro o que for mais recorrente e pergunte aos alunos se eles consideram que esse lixo é descartado da maneira correta pela escola. Destaque a importância da coleta seletiva para poupar o meio ambiente da degradação e pergunte se eles realizam tanto na escola como em casa alguma atividade que colabore com a preservação.

Para encerrar a contextualização, pergunte aos alunos se eles acham importante realizar esse tipo de ação e porque. Peça para que, em grupos, eles observem as imagens e imaginem quais tipos de lixo são produzidos em cada espaço. Depois disso, peça para que anotem algumas hipóteses sobre quando e porque a sociedade começou a se preocupar com o lixo.

Como adequar à sua realidade: Para esse momento pode ser organizada previamente uma inspeção do lixo produzido pela escola como um todo no momento do intervalo. Você pode verificar se é possível olhar esse lixo, utilizando luvas e material adequado de proteção para a turma. Além disso, os alunos podem entrevistar pessoas que trabalhem na manutenção e limpeza da escola para refletir quem é responsável pelo lixo na escola. Diretores e coordenadores também podem ser entrevistados para saber qual o destino do lixo na escola (Existe coleta seletiva? Para onde vai o lixo separado? Alguma turma faz ações para o uso dos lixos orgânicos como horta?)

Outra possibilidade é a exibição do documentário “História das Coisas”, que tem duração de 20 minutos nessa versão: https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw (acesso em 3 de abril de 2019)

Através dele você pode trazer a problematização do consumo e dos problemas do consumismo.

Para saber mais: http://app.cadernosglobo.com.br/banca/volume-01/futuro-lixo.html (acesso em 3 de abril de 2019)

http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.

Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.

Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:

1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf

2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf

3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf

4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf

A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.

Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.

Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:

1 - Qual é o tipo de problema?

2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?

3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?

4 - Quem foi o responsável pela ação?

5 - Qual o resultado dessas ações?

6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?

Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.

Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:

Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019)matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.

Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)

site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)

Para saber mais:

Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:

MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019

NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019

Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019

Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.

Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.

Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:

1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf

2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf

3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf

4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf

A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.

Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.

Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:

1 - Qual é o tipo de problema?

2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?

3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?

4 - Quem foi o responsável pela ação?

5 - Qual o resultado dessas ações?

6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?

Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.

Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:

Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019) matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.

Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)

site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)

Para saber mais:

Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:

MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019

NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019

Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019

Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.

Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.

Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:

1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf

2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf

3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf

4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf

A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.

Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.

Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:

1 - Qual é o tipo de problema?

2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?

3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?

4 - Quem foi o responsável pela ação?

5 - Qual o resultado dessas ações?

6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?

Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.

Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:

Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019) matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.

Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)

site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)

Para saber mais:

Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:

MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019

NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019

Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019

Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.

Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.

Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:

1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf

2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf

3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf

4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf

A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.

Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.

Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:

1 - Qual é o tipo de problema?

2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?

3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?

4 - Quem foi o responsável pela ação?

5 - Qual o resultado dessas ações?

6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?

Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.

Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:

Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019) matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.

Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)

site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)

Para saber mais:

Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:

MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019

NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019

Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019

Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.

Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.

Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:

1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf

2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf

3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf

4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf

A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.

Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.

Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:

1 - Qual é o tipo de problema?

2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?

3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?

4 - Quem foi o responsável pela ação?

5 - Qual o resultado dessas ações?

6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?

Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.

Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:

Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019) matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.

Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)

site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)

Para saber mais:

Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:

MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019

NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019

Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019

Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Inicie retomando coletivamente as respostas da pesquisa. Aponte os temas de cada grupo para o coletivo destacando os problemas e as formas de intervenção social que eles sofrem. Use a questão dos agrotóxicos para problematizar os avanços das leis ambientais em nosso país, destacando os problemas em relação à necessidade de produção de alimento e ao uso de produtos que agridem a natureza e algumas vezes até o ser humano.

Converse também sobre as ações individuais que aparecem, e a função das campanhas e anúncios publicitários na conscientização sobre os problemas. Informe aos grupos que eles devem desenvolver uma campanha de conscientização para o problema que estudaram em seu grupo, apontando os avanços alcançados e o que ainda é possível fazer e colaborar. Organize essa campanha em algum espaço coletivo da escola, e destaque pontos como a responsabilidade de todos nós, enquanto agentes históricos, na transformação do mundo. Quanto aos materiais, reflita com os alunos sobre a importância de se utilizar os materiais que já existem na escola, olhando com cuidado o que pode ser reaproveitado e como.

Como adequar à sua realidade: Você pode também construir uma campanha só com toda a sala, focando no lixo produzido pela escola que foi discutido na contextualização. Retome a ideia do lixo na escola: o que é produzido e para onde ele vai. Diga que os alunos devem organizar uma campanha de conscientização sobre o lixo. Eles devem pensar nas abordagens possíveis e no tema que irão tratar: coleta seletiva, reaproveitamento de materiais para elaboração de outros objetos, uso de lixo orgânico para a horta etc. Entrevistas com as pessoas da escola também podem ser desenvolvidas, assim como trabalhos em parceria com o componente de Ciências da Natureza.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano os alunos irão entrar em contato com as questões ambientais através da análise de elementos que apresentam a ação humana para a conquista da preservação da natureza. Através da apresentação de avanços ou retrocessos nas legislações procura-se demonstrar a ação humana em diferentes escalas. Para finalizar esse plano, é proposto que os alunos se tornem protagonistas das campanhas de preservação do meio ambiente feitas com os colegas da escola.

Materiais necessários:

Materiais diversos para a organização da campanha.

Material complementar:

Grupo 1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf

Grupo 2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf

Grupo 3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf

Grupo 4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf

Para você saber mais:

Os temas tratados nas pesquisas são recorrentes em nosso cotidiano em jornais e revistas. No entanto, sempre é possível compreender melhor como se dão esses eventos. Para isso, alguns materiais sobre o uso de agrotóxicos estão disponíveis nesses links:

http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n117/0103-1104-sdeb-42-117-0518.pdf - Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática acesso em 25/02/2019

http://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/va07-seguranca02.pdf - agrotóxicos e saúde pública acesso em 25/02/2019

Material sobre o uso do canudo:

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html acesso em 25/10/2019

Notícia sobre as barragens de Mariana e Brumadinho e a forma como foram construídas: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml acesso em 25/10/2019

Matéria no site do Greenpeace sobre consumo de orgânico nas periferias:

https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ acesso em 25/10/2019

Matéria da revista Época sobre o Lei que flexibiliza o uso de agrotóxicos:

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html acesso em 25/10/2019

Dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.”

http://www.abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/wp-content/uploads/2013/10/DossieAbrasco_2015_web.pdf acesso em 25/10/2019

Site do Projeto Um ano sem lixo - Cristal Muniz

https://www.umanosemlixo.com/ acesso em 25/10/2019

Revista balanço anual do CEMPRE, associação de promoção da reciclagem:

http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf acesso em 25/10/2019

Site do projeto Pimp my carroça, que promove os catadores de lixo da cidade:

http://pimpmycarroca.com/ acesso em 25/10/2019

Além dos temas das pesquisas, a questão do saneamento também pode ser aprofundada através dos dados fornecidos pelo site do IBGE e a matéria do portal de notícias G1:

Matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-melhora-mas-metade-dos-brasileiros-segue-sem-esgoto-no-pais.ghtml acesso em 25/10/2019

Site do IBGE: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20979-norte-e-nordeste-convivem-com-restricoes-no-acesso-a-saneamento-basico acesso em 25/10/2019

Sobre o lixo e sua história, recomendamos a publicação da pesquisa realizada na UERJ: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf

Além da publicação, você pode acessar o site produzido também pela universidade com os alunos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/texto6.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresentar o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão conversar sobre o lixo e os problemas ambientais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles costumam comer no lanche do intervalo. Pergunte a eles que tipo de lixo eles descartam após se alimentar: embalagens, latas, canudos, papel etc. Anote no quadro o que for mais recorrente e pergunte aos alunos se eles consideram que esse lixo é descartado da maneira correta pela escola. Destaque a importância da coleta seletiva para poupar o meio ambiente da degradação e pergunte se eles realizam tanto na escola como em casa alguma atividade que colabore com a preservação.

Para encerrar a contextualização, pergunte aos alunos se eles acham importante realizar esse tipo de ação e porque. Peça para que, em grupos, eles observem as imagens e imaginem quais tipos de lixo são produzidos em cada espaço. Depois disso, peça para que anotem algumas hipóteses sobre quando e porque a sociedade começou a se preocupar com o lixo.

Como adequar à sua realidade: Para esse momento pode ser organizada previamente uma inspeção do lixo produzido pela escola como um todo no momento do intervalo. Você pode verificar se é possível olhar esse lixo, utilizando luvas e material adequado de proteção para a turma. Além disso, os alunos podem entrevistar pessoas que trabalhem na manutenção e limpeza da escola para refletir quem é responsável pelo lixo na escola. Diretores e coordenadores também podem ser entrevistados para saber qual o destino do lixo na escola (Existe coleta seletiva? Para onde vai o lixo separado? Alguma turma faz ações para o uso dos lixos orgânicos como horta?)

Outra possibilidade é a exibição do documentário “História das Coisas”, que tem duração de 20 minutos nessa versão: https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw (acesso em 3 de abril de 2019)

Através dele você pode trazer a problematização do consumo e dos problemas do consumismo.

Para saber mais: http://app.cadernosglobo.com.br/banca/volume-01/futuro-lixo.html (acesso em 3 de abril de 2019)

http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.

Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.

Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:

1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf

2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf

3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf

4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf

A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.

Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.

Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:

1 - Qual é o tipo de problema?

2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?

3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?

4 - Quem foi o responsável pela ação?

5 - Qual o resultado dessas ações?

6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?

Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.

Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:

Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019)matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.

Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)

site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)

Para saber mais:

Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:

MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019

NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019

Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019

Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.

Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.

Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:

1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf

2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf

3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf

4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf

A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.

Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.

Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:

1 - Qual é o tipo de problema?

2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?

3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?

4 - Quem foi o responsável pela ação?

5 - Qual o resultado dessas ações?

6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?

Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.

Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:

Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019) matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.

Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)

site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)

Para saber mais:

Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:

MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019

NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019

Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019

Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.

Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.

Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:

1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf

2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf

3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf

4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf

A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.

Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.

Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:

1 - Qual é o tipo de problema?

2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?

3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?

4 - Quem foi o responsável pela ação?

5 - Qual o resultado dessas ações?

6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?

Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.

Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:

Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019) matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.

Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)

site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)

Para saber mais:

Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:

MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019

NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019

Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019

Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.

Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.

Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:

1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf

2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf

3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf

4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf

A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.

Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.

Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:

1 - Qual é o tipo de problema?

2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?

3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?

4 - Quem foi o responsável pela ação?

5 - Qual o resultado dessas ações?

6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?

Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.

Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:

Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019) matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.

Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)

site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)

Para saber mais:

Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:

MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019

NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019

Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019

Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.

Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.

Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:

1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf

2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf

3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf

4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf

A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.

Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.

Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:

1 - Qual é o tipo de problema?

2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?

3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?

4 - Quem foi o responsável pela ação?

5 - Qual o resultado dessas ações?

6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?

Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.

Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:

Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)

Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019) matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.

Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)

site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)

Para saber mais:

Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:

MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019

NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019

Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019

Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019

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Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Inicie retomando coletivamente as respostas da pesquisa. Aponte os temas de cada grupo para o coletivo destacando os problemas e as formas de intervenção social que eles sofrem. Use a questão dos agrotóxicos para problematizar os avanços das leis ambientais em nosso país, destacando os problemas em relação à necessidade de produção de alimento e ao uso de produtos que agridem a natureza e algumas vezes até o ser humano.

Converse também sobre as ações individuais que aparecem, e a função das campanhas e anúncios publicitários na conscientização sobre os problemas. Informe aos grupos que eles devem desenvolver uma campanha de conscientização para o problema que estudaram em seu grupo, apontando os avanços alcançados e o que ainda é possível fazer e colaborar. Organize essa campanha em algum espaço coletivo da escola, e destaque pontos como a responsabilidade de todos nós, enquanto agentes históricos, na transformação do mundo. Quanto aos materiais, reflita com os alunos sobre a importância de se utilizar os materiais que já existem na escola, olhando com cuidado o que pode ser reaproveitado e como.

Como adequar à sua realidade: Você pode também construir uma campanha só com toda a sala, focando no lixo produzido pela escola que foi discutido na contextualização. Retome a ideia do lixo na escola: o que é produzido e para onde ele vai. Diga que os alunos devem organizar uma campanha de conscientização sobre o lixo. Eles devem pensar nas abordagens possíveis e no tema que irão tratar: coleta seletiva, reaproveitamento de materiais para elaboração de outros objetos, uso de lixo orgânico para a horta etc. Entrevistas com as pessoas da escola também podem ser desenvolvidas, assim como trabalhos em parceria com o componente de Ciências da Natureza.

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Competências Gerais na BNCC

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