17117
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - A evolução dos direitos das crianças

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre A evolução dos direitos das crianças

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reconheçam que os direitos fundamentais de uma sociedade podem ser conquistados e mantidos ao longo do tempo.

Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa (compartilhe os slides e discorra sobre o tema), mas altere a proposta para que seja uma partilha de conhecimentos, mudando o formato de grupo para análises individuais. Posteriormente, faça uma discussão das análises.

Envie os links a seguir, para que os alunos ampliem o aprendizado em relação ao tema proposto:
- Linha do tempo sobre os direitos de crianças e adolescentes (disponível aqui).
- A importância do ECA (disponível aqui).

Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides propostos para esse momento.

Para a execução da análise dos textos, encaminhe aos alunos, antecipadamente, todo o material para que eles leiam e possam contribuir de forma positiva no momento do debate.

Caso ache interessante crie um painel colaborativo (Padlet) . Peça aos alunos que coloquem as informações sobre o que consideraram de mais importante nos textos lidos - mas oriente para que não repitam as informações nos painéis, para que se tenham um trabalho claro de entendimento, por isso os alunos terão que ler as informações já contidas e apenas completar com informações novas.

Sistematização
Para esta etapa seria interessante que fosse feita de forma assíncrona para que os alunos possam se dedicar à tarefa e produzirem um material com conteúdo e com qualidade.

Agende uma videoconferência e passe as orientações definidas ou envie-as para o WhatsApp do grupo da turma.

Determine uma data para a entrega da tarefa e agende uma videoconferência para que os alunos apresentem o trabalho feito.

Indique os recursos digitais que podem ser usados para esse momento (Word, PowerPoint, Padlet, Jamboard) ou diga para utilizarem os recursos que possuem. Eles devem encaminhar o trabalho para o Whatsapp ou e-mail, para compartilhar com os colegas. Você pode publicar esse material nas redes sociais da escola, por isso, peça aos alunos empenho na execução.

Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).      
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).      
Google Docs (disponível aqui).  
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo lendo e analisando o ECA, verificando possíveis situações que ainda não são cumpridas pela comunidade/cidade onde estão inseridos. Sugira que discutam, também, de que forma podem fazer com que as autoridades cumpram com o que está definido no Estatuto.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_05UND01

(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano:

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas