17116
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - A migração forçada dos haitianos na contemporaneidade

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre A migração forçada dos haitianos na contemporaneidade

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital, quadro, pincel para quadro, material impresso, cartolina, tesoura, cola, fita adesiva, lápis colorido, lápis grafite para escrita.

Material complementar:

CONTEXTO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EeqGBZwdYGPMcPrxDzAmunMds83QtrvDPTAsgPqu6c8kqtsmTnCVYpa7kKeW/his4-09und09-material-complementar-contexto.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO:

Estação 1 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rGd3VAAdtXvmmwaeujYaDzrHXTU4cqqY6DbGq5peTKJth6pUmR5xHQncmQb9/his4-09und09-problematizacao-rotacao.pdf

Estação 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VAcpHeXVrmEu2b6CPpaRmZnKaMKQrsG3Sxqp78bBztbRKz2KFKFrRZJFt6rR/his4-09und09-problematizacao-rotacao-causas.pdf

Estação 3 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WffUwA6pYj6cAU8JXKHtrNWZXqHkedSZA2wmxrsM5cFR2sRYbHjW6T9drtKh/his4-09und09-problematizacao-rotacao-condicoes-de-vida-no-brasil.pdf

SISTEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DquTRyv9MdUxfJRzebWshS4CKheUTzzmx4smEDVBxMmBf4a3DEx3RxxYxYWz/his4-09und09-material-complementar-sistematizacao-template-sugestivo.pdf

Para você saber mais:

Os links trazem informações sobre as condições de vida dos migrantes haitianos no Brasil:

https://www.migrante.org.br/migracoes/migracao-haitiana/migracao-haitiana-para-o-brasil/

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2013/11/14/senadores-deverao-acompanhar-situacao-de-imigrantes-haitianos-no-acre

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Divida a sala em três grupos.

Projete, leia ou escreva o objetivo da aula no quadro para uma leitura compartilhada. Medeie uma conversa sobre o objetivo da aula:

  • Qual o assunto da nossa aula?
  • O que quer dizer o termo “migração forçada”? Fale para os alunos que migração forçada é aquela que não passa por uma escolha, mas sim por uma necessidade de sobrevivência.
  • Alguém sabe por que no caso dos haitianos essa migração é forçada? Por que eles tem que deixar seu país de origem?
  • Por que os haitianos estão migrando?
  • Que fatores teriam causado a migração do povo do Haiti?
  • Por que esse fluxo migratório causou impacto também para o Brasil?

Permita que os alunos apresentem suas hipóteses e conhecimentos sobre o assunto. Conte a eles que o Haiti é o país mais pobre da América, que uma crise econômica que teve seu auge em 2004, fez com que os haitianos começassem a migrar em busca de melhores condições de vida. Conte um pouquinho sobre o terremoto de 2010, que matou milhares de haitianos e que destruiu praticamente todo o país acentuando o processo migratório. Não conte muitos detalhes, pois um dos focos de estudo da problematização é o terremoto de 2010 e a crise econômica que culminou em 2004).

Para você saber mais:

Sobre o terremoto no Haiti em 2010:

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/america-latina/haiti-revisa-para-316-mil-total-de-mortos-no-terremoto-de-2010,b8280970847ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html Acesso em 27 de Março de 2019.

Sobre a crise econômica no Haiti:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/story/2004/02/040219_rafaelhaitims.shtml Acesso em 27 de Março de 2019.

Sobre migração forçada:

http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgri/download/Thalita-Franciely.pdf Acesso em 27 de Março de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Apresente a imagem para os alunos.

  • O que essa imagem mostra para nós? (Após ouvir as considerações dos alunos, conte para eles que a imagem foi feita em 2008, e é de um soldado brasileiro em missão humanitária distribuindo doces às crianças, quando houve uma intervenção social numa favela de Porto Príncipe, Haiti).
  • O que sentimos ao olhar para a foto?
  • Podemos observar que já é noite e as crianças estão na rua. Por que?

(Complemente as hipóteses dos alunos, dizendo que, a crise política e econômica do Haiti começou agravou-se em 2004, por causa do golpe de Estado e foi então que começou o fluxo migratório de haitianos.

O Brasil enviou soldados em missão de paz para o Haiti em 2006 (dois anos depois e que essa força tarefa permaneceu lá por 13 anos, com o objetivo de ajudar a estabelecer a paz e oferecer ajuda humanitária.

Neste período, o Exército Brasileiro, construiu poços, estradas, auxiliou na pacificação entre grupos rebeldes e Governo, sendo que no terremoto de 2010, dentre os brasileiros mortos estavam 18 militares. O trabalho feito pelo Brasil nas missões de paz, contribuiu para que condições dignas de vida fossem desenvolvidas em bem dos haitianos

Deixe claro para os alunos que o fluxo migratório dos haitianos é constante, mas que ficou mais intenso nos momentos de crise.

Neste plano de aula o foco de estudo se prende ao fluxo constante com ênfase nas crises de 2004 - pelo golpe de Estado - e de 2010 - por causa do terremoto).

  • Por que foi necessário o envio de tropas do Exército em missão de paz para o Haiti? (Conte aos alunos da existência da crise político econômica do Haiti e que será estudada na problematização).

Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brazilian_Soldier_in_Haiti_giving_candies.jpg Acesso em 28 de Fevereiro de 2019.

Para adequar à sua realidade:

Os migrantes haitianos estão presentes em muitos estados brasileiros. Entretanto, as regiões Sul e Sudeste tem números expressivos de haitianos no mercado formal de trabalho, assim como no Acre, a presença dos haitianos é marcante pois é a porta de entrada para o Brasil. Assim, é bem provável encontrar com facilidade nas regiões citadas, haitianos que tenham escolhido o Brasil como seu destino, tenha conseguido permissão para permanência e oportunidade de emprego e até mesmo estudar na escola onde você trabalha, ou em faculdades próximas. Seria muito interessante, se um migrante haitiano, pudesse ser entrevistado pelos alunos e contasse um pouco das dificuldades do processo migratório e como foi o acolhimento aqui no Brasil.

Material complementar:

CONTEXTO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EeqGBZwdYGPMcPrxDzAmunMds83QtrvDPTAsgPqu6c8kqtsmTnCVYpa7kKeW/his4-09und09-material-complementar-contexto.pdf

Para você saber mais:

Sobre o Exército Brasileiro no Haiti:

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/viracopos-soldados-do-exercito-brasileiro-embarcam-para-o-haiti-em-missao-de-paz.ghtml

Sobre as causas da migração dos haitianos:

https://seer.ufrgs.br/ConjunturaAustral/article/view/35798/27329

Este link traz um estudo da ONU sobre o acolhimento dos migrantes haitianos no Brasil, Chile e Argentina, com dados numéricos e situação de pedidos de autorização de permanência.

https://nacoesunidas.org/onu-lanca-estudo-sobre-migracao-haitiana-para-brasil-chile-e-argentina/

Este link traz um documento em folder com dados da inserção dos migrantes haitianos no mercado de trabalho no Sul e Distrito Federal.

https://robuenosaires.iom.int/sites/default/files/publicaciones/Insertion-of-Haitian-migrants-in-the-Brazilian-labor-market_%20IOM-Study.pdf

https://www.migrante.org.br/migracoes/migracao-haitiana/migracao-haitiana-para-o-brasil/

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2013/11/14/senadores-deverao-acompanhar-situacao-de-imigrantes-haitianos-no-acre

Sobre o processo migratório do povo do Haiti:

https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/08/16/o-dramatico-vai-e-vem-dos-haitianos

Sobre o destino dos migrantes haitianos:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/10/brasil-deixa-de-ser-um-dos-principais-destinos-dos-imigrantes-haitianos.html

Sobre os perigos enfrentados pelos haitianos nas rotas de destino para o Brasil:

https://veja.abril.com.br/brasil/rota-dos-haitianos-para-o-brasil-os-perigos-no-caminho/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações:

Apresente o mapa aos alunos, (no slide ou impresso), e medeie uma conversa sobre o mesmo:

Diga que assistirão um vídeo sobre o terremoto ocorrido em 2010 no Haiti, mas antes, conhecerão um pouco mais sobre a localização geográfica deste país.

  • Que países vemos no mapa?
  • Em que continente está localizado o Haiti? (Diga para os alunos, em complemento às respostas dos mesmos, que o Haiti é uma ilha localizada na América Central e que faz fronteira com a República Dominicana).
  • Quais são as rotas de entrada dos imigrantes no Brasil? (Permita que os alunos construam suas hipóteses a respeito, e complemente as respostas sem aprofundar muito o assunto, pois que nos grupos, essas rotas serão abordadas novamente).
  • Que outras rotas de emigração são apresentadas na imagem?

Em seguida, projete o vídeo, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=imToIk98aaw , para os alunos, e medeie um conversa sobre o mesmo:

  • De que trata o vídeo? (Complemente as respostas, contando que é uma retrospectiva do ano de 2010 e se refere ao terremoto que atingiu o Haiti, ceifando milhares de vidas).
  • Que informações sobre a cidade de Porto Príncipe são apresentadas no vídeo?
  • Qual a situação da cidade após o terremoto?
  • Qual a relação entre o terremoto e o processo migratório dos haitianos?

Projete o slide com o tema Impactos da migração haitiana. Converse com os alunos sobre o que eles veem na imagem:

  • O Brasil recebeu de 2010 a 2017, 52.243 haitianos no Brasil. Destes 43.700 tiveram autorização de permanência definitiva no Brasil anunciada em 2015 (devendo os documentos serem expedidos até 2016), muitos ainda aguardam essa autorização de permanência. Os que não conseguem vivem de maneira indocumentada (sem serem legalizados) o que os coloca em situação ainda mais difícil, pois tem maiores dificuldades para conseguir moradia, emprego e podem ser vítimas de exploração e violência.
  • Quais as consequências descritas para o Brasil?
  • Imagine a cidade em que você vive recebendo a cada dia 50, 100 pessoas buscando refúgio. Onde elas iriam morar? Como iriam sobreviver? Assim ocorre com os imigrantes haitianos. Há dificuldades de acolher a todos.
  • E para os haitianos?
  • Já imaginaram viver longe de seu país, por não poder permanecer no mesmo, deixando para trás sua história, familiares, cultura? Como vocês se sentiriam?
  • Vocês sabiam que muitos haitianos vendem tudo o que tem e vem em busca do sonho de uma vida melhor e quando chegam aqui só encontram desilusão?

Convide os alunos a trabalhar com Estações (grupos). Explique aos mesmos que cada grupo ficará responsável por analisar um material e que em todos os materiais existem questões a serem respondidas.

Imprima os materiais complementares e distribua, um para cada estação, orientando aos alunos sobre o que têm que fazer em cada um dos materiais.

Para esta aula, propomos:

Estação 1- A análise de dados sobre a crise econômica do Haiti e o terremoto.

Estação 2- Um material com dados numéricos sobre os migrantes, e informações sobre as dificuldades enfrentadas no processo migratório.

Estação 3- Uma análise de trechos de notícias diversas sobre as condições de vida dos haitianos no Brasil.

Ao final do estudo nas estações, peça aos alunos que socializem o que construíram, organizando a discussão por estações. Primeiro peça aos alunos que falem sobre a crise econômica e o terremoto, relacionando esses fatos com o motivo para o processo migratório, depois peça para aos alunos da estação responsável pelos dados numéricos sobre os migrantes e as dificuldades encontradas durante a migração, e por fim, peça para os alunos da estação responsável pelos trechos de notícias que contêm os conhecimentos produzidos sobre as condições de vida dos haitianos no Brasil.

Permita que os alunos exponham o que construíram a respeito de cada material e procure estabelecer uma relação entre os mesmos, de maneira que os alunos concluam que, a migração forçada traz consequências para os migrantes e para os países que os recebem. Recorde aos alunos que os haitianos não migraram somente para o Brasil, mas que nesta aula teremos o foco voltado para os impactos dessa migração para os haitianos e para o nosso país.

Enfatize durante a discussão, que, quando milhares de pessoas migram para outro país e não há uma política digna de acolhimento, que essas pessoas passarão a viver em condições desumanas e que isso afeta a todos, não só aos imigrantes. Por isso, o impacto da migração é para todos.

Fonte da imagem: http://robuenosaires.iom.int/sites/default/files/publicaciones/Diagnostico_Regional.pdf, pág. 57 Acesso em 11 de Março de 2019.

Material complementar

PROBLEMATIZAÇÃO:

Estação 1 - Texto - Processo migratório: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rGd3VAAdtXvmmwaeujYaDzrHXTU4cqqY6DbGq5peTKJth6pUmR5xHQncmQb9/his4-09und09-problematizacao-rotacao.pdf

Estação 2 - Vídeo - Causas da migração haitiana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VAcpHeXVrmEu2b6CPpaRmZnKaMKQrsG3Sxqp78bBztbRKz2KFKFrRZJFt6rR/his4-09und09-problematizacao-rotacao-causas.pdf

Estação 3 - Condições de vida no Brasil - Mapa e depoimentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WffUwA6pYj6cAU8JXKHtrNWZXqHkedSZA2wmxrsM5cFR2sRYbHjW6T9drtKh/his4-09und09-problematizacao-rotacao-condicoes-de-vida-no-brasil.pdf

Para você saber mais:

Sobre a crise político econômica do Haiti:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/story/2004/02/040219_rafaelhaitims.shtml

Sobre os haitianos que vivem no Brasil:

https://haitibrasil.org.br/

Sobre o processo migratório dos haitianos:

https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2017/08/16/o-dramatico-vai-e-vem-dos-haitianos

Sobre os impactos da migração haitiana para o Brasil e para os haitianos:

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/11/brasil-autoriza-permanencia-definitiva-44-mil-refugiados-haitianos.html

https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/04/refugio-em-numeros_1104.pdf

http://www.vermelho.org.br/noticia/301357-1

http://dapp.fgv.br/haitianos-no-brasil-hipoteses-sobre-distribuicao-espacial-dos-imigrantes-pelo-territorio-brasileiro/

https://www.brasildefato.com.br/node/30511/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações:

Apresente o mapa aos alunos, (no slide ou impresso), e medeie uma conversa sobre o mesmo:

Diga que assistirão um vídeo sobre o terremoto ocorrido em 2010 no Haiti, mas antes, conhecerão um pouco mais sobre a localização geográfica deste país.

  • Que países vemos no mapa?
  • Em que continente está localizado o Haiti? (Diga para os alunos, em complemento às respostas dos mesmos, que o Haiti é uma ilha localizada na América Central e que faz fronteira com a República Dominicana).
  • Quais são as rotas de entrada dos imigrantes no Brasil? (Permita que os alunos construam suas hipóteses a respeito, e complemente as respostas sem aprofundar muito o assunto, pois que nos grupos, essas rotas serão abordadas novamente).
  • Que outras rotas de emigração são apresentadas na imagem?

Em seguida, projete o vídeo, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=imToIk98aaw , para os alunos, e medeie um conversa sobre o mesmo:

  • De que trata o vídeo? (Complemente as respostas, contando que é uma retrospectiva do ano de 2010 e se refere ao terremoto que atingiu o Haiti, ceifando milhares de vidas).
  • Que informações sobre a cidade de Porto Príncipe são apresentadas no vídeo?
  • Qual a situação da cidade após o terremoto?
  • Qual a relação entre o terremoto e o processo migratório dos haitianos?

Projete o slide com o tema Impactos da migração haitiana. Converse com os alunos sobre o que eles veem na imagem:

  • O Brasil recebeu de 2010 a 2017, 52.243 haitianos no Brasil. Destes 43.700 tiveram autorização de permanência definitiva no Brasil anunciada em 2015 (devendo os documentos serem expedidos até 2016), muitos ainda aguardam essa autorização de permanência. Os que não conseguem vivem de maneira indocumentada (sem serem legalizados) o que os coloca em situação ainda mais difícil, pois tem maiores dificuldades para conseguir moradia, emprego e podem ser vítimas de exploração e violência.
  • Quais as consequências descritas para o Brasil?
  • Imagine a cidade em que você vive recebendo a cada dia 50, 100 pessoas buscando refúgio. Onde elas iriam morar? Como iriam sobreviver? Assim ocorre com os imigrantes haitianos. Há dificuldades de acolher a todos.
  • E para os haitianos?
  • Já imaginaram viver longe de seu país, por não poder permanecer no mesmo, deixando para trás sua história, familiares, cultura? Como vocês se sentiriam?
  • Vocês sabiam que muitos haitianos vendem tudo o que tem e vem em busca do sonho de uma vida melhor e quando chegam aqui só encontram desilusão?

Convide os alunos a trabalhar com Estações (grupos). Explique aos mesmos que cada grupo ficará responsável por analisar um material e que em todos os materiais existem questões a serem respondidas.

Imprima os materiais complementares e distribua, um para cada estação, orientando aos alunos sobre o que têm que fazer em cada um dos materiais.

Para esta aula, propomos:

Estação 1- A análise de dados sobre a crise econômica do Haiti e o terremoto.

Estação 2- Um material com dados numéricos sobre os migrantes, e informações sobre as dificuldades enfrentadas no processo migratório.

Estação 3- Uma análise de trechos de notícias diversas sobre as condições de vida dos haitianos no Brasil.

Ao final do estudo nas estações, peça aos alunos que socializem o que construíram, organizando a discussão por estações. Primeiro peça aos alunos que falem sobre a crise econômica e o terremoto, relacionando esses fatos com o motivo para o processo migratório, depois peça para aos alunos da estação responsável pelos dados numéricos sobre os migrantes e as dificuldades encontradas durante a migração, e por fim, peça para os alunos da estação responsável pelos trechos de notícias que contêm os conhecimentos produzidos sobre as condições de vida dos haitianos no Brasil.

Permita que os alunos exponham o que construíram a respeito de cada material e procure estabelecer uma relação entre os mesmos, de maneira que os alunos concluam que, a migração forçada traz consequências para os migrantes e para os países que os recebem. Recorde aos alunos que os haitianos não migraram somente para o Brasil, mas que nesta aula teremos o foco voltado para os impactos dessa migração para os haitianos e para o nosso país.

Enfatize durante a discussão, que, quando milhares de pessoas migram para outro país e não há uma política digna de acolhimento, que essas pessoas passarão a viver em condições desumanas e que isso afeta a todos, não só aos imigrantes. Por isso, o impacto da migração é para todos.

Fonte da imagem: http://robuenosaires.iom.int/sites/default/files/publicaciones/Diagnostico_Regional.pdf, pág. 57 Acesso em 11 de Março de 2019.

Material complementar

PROBLEMATIZAÇÃO:

Estação 1 - Texto - Processo migratório: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rGd3VAAdtXvmmwaeujYaDzrHXTU4cqqY6DbGq5peTKJth6pUmR5xHQncmQb9/his4-09und09-problematizacao-rotacao.pdf

Estação 2 - Vídeo - Causas da migração haitiana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VAcpHeXVrmEu2b6CPpaRmZnKaMKQrsG3Sxqp78bBztbRKz2KFKFrRZJFt6rR/his4-09und09-problematizacao-rotacao-causas.pdf

Estação 3 - Condições de vida no Brasil - Mapa e depoimentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WffUwA6pYj6cAU8JXKHtrNWZXqHkedSZA2wmxrsM5cFR2sRYbHjW6T9drtKh/his4-09und09-problematizacao-rotacao-condicoes-de-vida-no-brasil.pdf

Para você saber mais:

Sobre a crise político econômica do Haiti:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/story/2004/02/040219_rafaelhaitims.shtml

Sobre os haitianos que vivem no Brasil:

https://haitibrasil.org.br/

Sobre o processo migratório dos haitianos:

https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2017/08/16/o-dramatico-vai-e-vem-dos-haitianos

Sobre os impactos da migração haitiana para o Brasil e para os haitianos:

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/11/brasil-autoriza-permanencia-definitiva-44-mil-refugiados-haitianos.html

https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/04/refugio-em-numeros_1104.pdf

http://www.vermelho.org.br/noticia/301357-1

http://dapp.fgv.br/haitianos-no-brasil-hipoteses-sobre-distribuicao-espacial-dos-imigrantes-pelo-territorio-brasileiro/

https://www.brasildefato.com.br/node/30511/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações:

Apresente o mapa aos alunos, (no slide ou impresso), e medeie uma conversa sobre o mesmo:

Diga que assistirão um vídeo sobre o terremoto ocorrido em 2010 no Haiti, mas antes, conhecerão um pouco mais sobre a localização geográfica deste país.

  • Que países vemos no mapa?
  • Em que continente está localizado o Haiti? (Diga para os alunos, em complemento às respostas dos mesmos, que o Haiti é uma ilha localizada na América Central e que faz fronteira com a República Dominicana).
  • Quais são as rotas de entrada dos imigrantes no Brasil? (Permita que os alunos construam suas hipóteses a respeito, e complemente as respostas sem aprofundar muito o assunto, pois que nos grupos, essas rotas serão abordadas novamente).
  • Que outras rotas de emigração são apresentadas na imagem?

Em seguida, projete o vídeo, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=imToIk98aaw , para os alunos, e medeie um conversa sobre o mesmo:

  • De que trata o vídeo? (Complemente as respostas, contando que é uma retrospectiva do ano de 2010 e se refere ao terremoto que atingiu o Haiti, ceifando milhares de vidas).
  • Que informações sobre a cidade de Porto Príncipe são apresentadas no vídeo?
  • Qual a situação da cidade após o terremoto?
  • Qual a relação entre o terremoto e o processo migratório dos haitianos?

Projete o slide com o tema Impactos da migração haitiana. Converse com os alunos sobre o que eles veem na imagem:

  • O Brasil recebeu de 2010 a 2017, 52.243 haitianos no Brasil. Destes 43.700 tiveram autorização de permanência definitiva no Brasil anunciada em 2015 (devendo os documentos serem expedidos até 2016), muitos ainda aguardam essa autorização de permanência. Os que não conseguem vivem de maneira indocumentada (sem serem legalizados) o que os coloca em situação ainda mais difícil, pois tem maiores dificuldades para conseguir moradia, emprego e podem ser vítimas de exploração e violência.
  • Quais as consequências descritas para o Brasil?
  • Imagine a cidade em que você vive recebendo a cada dia 50, 100 pessoas buscando refúgio. Onde elas iriam morar? Como iriam sobreviver? Assim ocorre com os imigrantes haitianos. Há dificuldades de acolher a todos.
  • E para os haitianos?
  • Já imaginaram viver longe de seu país, por não poder permanecer no mesmo, deixando para trás sua história, familiares, cultura? Como vocês se sentiriam?
  • Vocês sabiam que muitos haitianos vendem tudo o que tem e vem em busca do sonho de uma vida melhor e quando chegam aqui só encontram desilusão?

Convide os alunos a trabalhar com Estações (grupos). Explique aos mesmos que cada grupo ficará responsável por analisar um material e que em todos os materiais existem questões a serem respondidas.

Imprima os materiais complementares e distribua, um para cada estação, orientando aos alunos sobre o que têm que fazer em cada um dos materiais.

Para esta aula, propomos:

Estação 1- A análise de dados sobre a crise econômica do Haiti e o terremoto.

Estação 2- Um material com dados numéricos sobre os migrantes, e informações sobre as dificuldades enfrentadas no processo migratório.

Estação 3- Uma análise de trechos de notícias diversas sobre as condições de vida dos haitianos no Brasil.

Ao final do estudo nas estações, peça aos alunos que socializem o que construíram, organizando a discussão por estações. Primeiro peça aos alunos que falem sobre a crise econômica e o terremoto, relacionando esses fatos com o motivo para o processo migratório, depois peça para aos alunos da estação responsável pelos dados numéricos sobre os migrantes e as dificuldades encontradas durante a migração, e por fim, peça para os alunos da estação responsável pelos trechos de notícias que contêm os conhecimentos produzidos sobre as condições de vida dos haitianos no Brasil.

Permita que os alunos exponham o que construíram a respeito de cada material e procure estabelecer uma relação entre os mesmos, de maneira que os alunos concluam que, a migração forçada traz consequências para os migrantes e para os países que os recebem. Recorde aos alunos que os haitianos não migraram somente para o Brasil, mas que nesta aula teremos o foco voltado para os impactos dessa migração para os haitianos e para o nosso país.

Enfatize durante a discussão, que, quando milhares de pessoas migram para outro país e não há uma política digna de acolhimento, que essas pessoas passarão a viver em condições desumanas e que isso afeta a todos, não só aos imigrantes. Por isso, o impacto da migração é para todos.

Fonte da imagem: http://robuenosaires.iom.int/sites/default/files/publicaciones/Diagnostico_Regional.pdf, pág. 57 Acesso em 11 de Março de 2019.

Material complementar

PROBLEMATIZAÇÃO:

Estação 1 - Texto - Processo migratório: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rGd3VAAdtXvmmwaeujYaDzrHXTU4cqqY6DbGq5peTKJth6pUmR5xHQncmQb9/his4-09und09-problematizacao-rotacao.pdf

Estação 2 - Vídeo - Causas da migração haitiana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VAcpHeXVrmEu2b6CPpaRmZnKaMKQrsG3Sxqp78bBztbRKz2KFKFrRZJFt6rR/his4-09und09-problematizacao-rotacao-causas.pdf

Estação 3 - Condições de vida no Brasil - Mapa e depoimentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WffUwA6pYj6cAU8JXKHtrNWZXqHkedSZA2wmxrsM5cFR2sRYbHjW6T9drtKh/his4-09und09-problematizacao-rotacao-condicoes-de-vida-no-brasil.pdf

Para você saber mais:

Sobre a crise político econômica do Haiti:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/story/2004/02/040219_rafaelhaitims.shtml

Sobre os haitianos que vivem no Brasil:

https://haitibrasil.org.br/

Sobre o processo migratório dos haitianos:

https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2017/08/16/o-dramatico-vai-e-vem-dos-haitianos

Sobre os impactos da migração haitiana para o Brasil e para os haitianos:

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/11/brasil-autoriza-permanencia-definitiva-44-mil-refugiados-haitianos.html

https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/04/refugio-em-numeros_1104.pdf

http://www.vermelho.org.br/noticia/301357-1

http://dapp.fgv.br/haitianos-no-brasil-hipoteses-sobre-distribuicao-espacial-dos-imigrantes-pelo-territorio-brasileiro/

https://www.brasildefato.com.br/node/30511/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Convide os alunos a sistematizarem o aprendizado construindo um infográfico. Lembre-os que o infográfico é um tipo de texto que interliga informações e imagens. (Caso os alunos não tenham intimidade com esse tipo de texto, no Para saber mais, disponibilizamos links que poderão auxiliar o professor com orientações e modelos).

Fale para os alunos que o infográfico deverá contemplar os aspectos estudados e que será exposto para a comunidade escolar no pátio da escola ou ficará exposto em sala.

No slide colocamos um modelo,mas propomos que os alunos organizem o seu infográfico utilizando um template por eles organizado, com imagens e textos escritos por eles.

Lembre os alunos que a produção de um texto, seja ele de qual for o gênero, tem sempre um destinatário, um leitor e assim, devem primar pelo capricho na produção e clareza nas informações.

Organize o trabalho de maneira coletiva, distribuindo os temas entre os grupos, de forma que todos participem da elaboração, discutindo as imagens e textos a serem colocados no infográfico e elaborando as imagens e textos de maneira conjunta.

Após a produção, fixe um template ou cartolina no quadro e organize em conjunto com os alunos o material produzido.

Lembramos que existem muitas formas de organizar um infográfico. O template do slide é apenas uma sugestão de trabalho.

Separe um tema por grupo e o último tema deve falar do combate ao preconceito e de iniciativas do Governo e empresas para acolher a todos.

Material complementar:

Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DquTRyv9MdUxfJRzebWshS4CKheUTzzmx4smEDVBxMmBf4a3DEx3RxxYxYWz/his4-09und09-material-complementar-sistematizacao-template-sugestivo.pdf

Para você saber mais:

Sobre o uso de infográficos em sala de aula:

https://novaescola.org.br/conteudo/10136/blog-alfabetizacao-leitura-escrita-producao-de-infograficos-sala-de-aula

http://www.sosprofessor.com.br/blog/infograficos-na-sala-de-aula/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital, quadro, pincel para quadro, material impresso, cartolina, tesoura, cola, fita adesiva, lápis colorido, lápis grafite para escrita.

Material complementar:

CONTEXTO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EeqGBZwdYGPMcPrxDzAmunMds83QtrvDPTAsgPqu6c8kqtsmTnCVYpa7kKeW/his4-09und09-material-complementar-contexto.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO:

Estação 1 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rGd3VAAdtXvmmwaeujYaDzrHXTU4cqqY6DbGq5peTKJth6pUmR5xHQncmQb9/his4-09und09-problematizacao-rotacao.pdf

Estação 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VAcpHeXVrmEu2b6CPpaRmZnKaMKQrsG3Sxqp78bBztbRKz2KFKFrRZJFt6rR/his4-09und09-problematizacao-rotacao-causas.pdf

Estação 3 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WffUwA6pYj6cAU8JXKHtrNWZXqHkedSZA2wmxrsM5cFR2sRYbHjW6T9drtKh/his4-09und09-problematizacao-rotacao-condicoes-de-vida-no-brasil.pdf

SISTEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DquTRyv9MdUxfJRzebWshS4CKheUTzzmx4smEDVBxMmBf4a3DEx3RxxYxYWz/his4-09und09-material-complementar-sistematizacao-template-sugestivo.pdf

Para você saber mais:

Os links trazem informações sobre as condições de vida dos migrantes haitianos no Brasil:

https://www.migrante.org.br/migracoes/migracao-haitiana/migracao-haitiana-para-o-brasil/

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2013/11/14/senadores-deverao-acompanhar-situacao-de-imigrantes-haitianos-no-acre

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Divida a sala em três grupos.

Projete, leia ou escreva o objetivo da aula no quadro para uma leitura compartilhada. Medeie uma conversa sobre o objetivo da aula:

  • Qual o assunto da nossa aula?
  • O que quer dizer o termo “migração forçada”? Fale para os alunos que migração forçada é aquela que não passa por uma escolha, mas sim por uma necessidade de sobrevivência.
  • Alguém sabe por que no caso dos haitianos essa migração é forçada? Por que eles tem que deixar seu país de origem?
  • Por que os haitianos estão migrando?
  • Que fatores teriam causado a migração do povo do Haiti?
  • Por que esse fluxo migratório causou impacto também para o Brasil?

Permita que os alunos apresentem suas hipóteses e conhecimentos sobre o assunto. Conte a eles que o Haiti é o país mais pobre da América, que uma crise econômica que teve seu auge em 2004, fez com que os haitianos começassem a migrar em busca de melhores condições de vida. Conte um pouquinho sobre o terremoto de 2010, que matou milhares de haitianos e que destruiu praticamente todo o país acentuando o processo migratório. Não conte muitos detalhes, pois um dos focos de estudo da problematização é o terremoto de 2010 e a crise econômica que culminou em 2004).

Para você saber mais:

Sobre o terremoto no Haiti em 2010:

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/america-latina/haiti-revisa-para-316-mil-total-de-mortos-no-terremoto-de-2010,b8280970847ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html Acesso em 27 de Março de 2019.

Sobre a crise econômica no Haiti:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/story/2004/02/040219_rafaelhaitims.shtml Acesso em 27 de Março de 2019.

Sobre migração forçada:

http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgri/download/Thalita-Franciely.pdf Acesso em 27 de Março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Apresente a imagem para os alunos.

  • O que essa imagem mostra para nós? (Após ouvir as considerações dos alunos, conte para eles que a imagem foi feita em 2008, e é de um soldado brasileiro em missão humanitária distribuindo doces às crianças, quando houve uma intervenção social numa favela de Porto Príncipe, Haiti).
  • O que sentimos ao olhar para a foto?
  • Podemos observar que já é noite e as crianças estão na rua. Por que?

(Complemente as hipóteses dos alunos, dizendo que, a crise política e econômica do Haiti começou agravou-se em 2004, por causa do golpe de Estado e foi então que começou o fluxo migratório de haitianos.

O Brasil enviou soldados em missão de paz para o Haiti em 2006 (dois anos depois e que essa força tarefa permaneceu lá por 13 anos, com o objetivo de ajudar a estabelecer a paz e oferecer ajuda humanitária.

Neste período, o Exército Brasileiro, construiu poços, estradas, auxiliou na pacificação entre grupos rebeldes e Governo, sendo que no terremoto de 2010, dentre os brasileiros mortos estavam 18 militares. O trabalho feito pelo Brasil nas missões de paz, contribuiu para que condições dignas de vida fossem desenvolvidas em bem dos haitianos

Deixe claro para os alunos que o fluxo migratório dos haitianos é constante, mas que ficou mais intenso nos momentos de crise.

Neste plano de aula o foco de estudo se prende ao fluxo constante com ênfase nas crises de 2004 - pelo golpe de Estado - e de 2010 - por causa do terremoto).

  • Por que foi necessário o envio de tropas do Exército em missão de paz para o Haiti? (Conte aos alunos da existência da crise político econômica do Haiti e que será estudada na problematização).

Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brazilian_Soldier_in_Haiti_giving_candies.jpg Acesso em 28 de Fevereiro de 2019.

Para adequar à sua realidade:

Os migrantes haitianos estão presentes em muitos estados brasileiros. Entretanto, as regiões Sul e Sudeste tem números expressivos de haitianos no mercado formal de trabalho, assim como no Acre, a presença dos haitianos é marcante pois é a porta de entrada para o Brasil. Assim, é bem provável encontrar com facilidade nas regiões citadas, haitianos que tenham escolhido o Brasil como seu destino, tenha conseguido permissão para permanência e oportunidade de emprego e até mesmo estudar na escola onde você trabalha, ou em faculdades próximas. Seria muito interessante, se um migrante haitiano, pudesse ser entrevistado pelos alunos e contasse um pouco das dificuldades do processo migratório e como foi o acolhimento aqui no Brasil.

Material complementar:

CONTEXTO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EeqGBZwdYGPMcPrxDzAmunMds83QtrvDPTAsgPqu6c8kqtsmTnCVYpa7kKeW/his4-09und09-material-complementar-contexto.pdf

Para você saber mais:

Sobre o Exército Brasileiro no Haiti:

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/viracopos-soldados-do-exercito-brasileiro-embarcam-para-o-haiti-em-missao-de-paz.ghtml

Sobre as causas da migração dos haitianos:

https://seer.ufrgs.br/ConjunturaAustral/article/view/35798/27329

Este link traz um estudo da ONU sobre o acolhimento dos migrantes haitianos no Brasil, Chile e Argentina, com dados numéricos e situação de pedidos de autorização de permanência.

https://nacoesunidas.org/onu-lanca-estudo-sobre-migracao-haitiana-para-brasil-chile-e-argentina/

Este link traz um documento em folder com dados da inserção dos migrantes haitianos no mercado de trabalho no Sul e Distrito Federal.

https://robuenosaires.iom.int/sites/default/files/publicaciones/Insertion-of-Haitian-migrants-in-the-Brazilian-labor-market_%20IOM-Study.pdf

https://www.migrante.org.br/migracoes/migracao-haitiana/migracao-haitiana-para-o-brasil/

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2013/11/14/senadores-deverao-acompanhar-situacao-de-imigrantes-haitianos-no-acre

Sobre o processo migratório do povo do Haiti:

https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/08/16/o-dramatico-vai-e-vem-dos-haitianos

Sobre o destino dos migrantes haitianos:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/10/brasil-deixa-de-ser-um-dos-principais-destinos-dos-imigrantes-haitianos.html

Sobre os perigos enfrentados pelos haitianos nas rotas de destino para o Brasil:

https://veja.abril.com.br/brasil/rota-dos-haitianos-para-o-brasil-os-perigos-no-caminho/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações:

Apresente o mapa aos alunos, (no slide ou impresso), e medeie uma conversa sobre o mesmo:

Diga que assistirão um vídeo sobre o terremoto ocorrido em 2010 no Haiti, mas antes, conhecerão um pouco mais sobre a localização geográfica deste país.

  • Que países vemos no mapa?
  • Em que continente está localizado o Haiti? (Diga para os alunos, em complemento às respostas dos mesmos, que o Haiti é uma ilha localizada na América Central e que faz fronteira com a República Dominicana).
  • Quais são as rotas de entrada dos imigrantes no Brasil? (Permita que os alunos construam suas hipóteses a respeito, e complemente as respostas sem aprofundar muito o assunto, pois que nos grupos, essas rotas serão abordadas novamente).
  • Que outras rotas de emigração são apresentadas na imagem?

Em seguida, projete o vídeo, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=imToIk98aaw , para os alunos, e medeie um conversa sobre o mesmo:

  • De que trata o vídeo? (Complemente as respostas, contando que é uma retrospectiva do ano de 2010 e se refere ao terremoto que atingiu o Haiti, ceifando milhares de vidas).
  • Que informações sobre a cidade de Porto Príncipe são apresentadas no vídeo?
  • Qual a situação da cidade após o terremoto?
  • Qual a relação entre o terremoto e o processo migratório dos haitianos?

Projete o slide com o tema Impactos da migração haitiana. Converse com os alunos sobre o que eles veem na imagem:

  • O Brasil recebeu de 2010 a 2017, 52.243 haitianos no Brasil. Destes 43.700 tiveram autorização de permanência definitiva no Brasil anunciada em 2015 (devendo os documentos serem expedidos até 2016), muitos ainda aguardam essa autorização de permanência. Os que não conseguem vivem de maneira indocumentada (sem serem legalizados) o que os coloca em situação ainda mais difícil, pois tem maiores dificuldades para conseguir moradia, emprego e podem ser vítimas de exploração e violência.
  • Quais as consequências descritas para o Brasil?
  • Imagine a cidade em que você vive recebendo a cada dia 50, 100 pessoas buscando refúgio. Onde elas iriam morar? Como iriam sobreviver? Assim ocorre com os imigrantes haitianos. Há dificuldades de acolher a todos.
  • E para os haitianos?
  • Já imaginaram viver longe de seu país, por não poder permanecer no mesmo, deixando para trás sua história, familiares, cultura? Como vocês se sentiriam?
  • Vocês sabiam que muitos haitianos vendem tudo o que tem e vem em busca do sonho de uma vida melhor e quando chegam aqui só encontram desilusão?

Convide os alunos a trabalhar com Estações (grupos). Explique aos mesmos que cada grupo ficará responsável por analisar um material e que em todos os materiais existem questões a serem respondidas.

Imprima os materiais complementares e distribua, um para cada estação, orientando aos alunos sobre o que têm que fazer em cada um dos materiais.

Para esta aula, propomos:

Estação 1- A análise de dados sobre a crise econômica do Haiti e o terremoto.

Estação 2- Um material com dados numéricos sobre os migrantes, e informações sobre as dificuldades enfrentadas no processo migratório.

Estação 3- Uma análise de trechos de notícias diversas sobre as condições de vida dos haitianos no Brasil.

Ao final do estudo nas estações, peça aos alunos que socializem o que construíram, organizando a discussão por estações. Primeiro peça aos alunos que falem sobre a crise econômica e o terremoto, relacionando esses fatos com o motivo para o processo migratório, depois peça para aos alunos da estação responsável pelos dados numéricos sobre os migrantes e as dificuldades encontradas durante a migração, e por fim, peça para os alunos da estação responsável pelos trechos de notícias que contêm os conhecimentos produzidos sobre as condições de vida dos haitianos no Brasil.

Permita que os alunos exponham o que construíram a respeito de cada material e procure estabelecer uma relação entre os mesmos, de maneira que os alunos concluam que, a migração forçada traz consequências para os migrantes e para os países que os recebem. Recorde aos alunos que os haitianos não migraram somente para o Brasil, mas que nesta aula teremos o foco voltado para os impactos dessa migração para os haitianos e para o nosso país.

Enfatize durante a discussão, que, quando milhares de pessoas migram para outro país e não há uma política digna de acolhimento, que essas pessoas passarão a viver em condições desumanas e que isso afeta a todos, não só aos imigrantes. Por isso, o impacto da migração é para todos.

Fonte da imagem: http://robuenosaires.iom.int/sites/default/files/publicaciones/Diagnostico_Regional.pdf, pág. 57 Acesso em 11 de Março de 2019.

Material complementar

PROBLEMATIZAÇÃO:

Estação 1 - Texto - Processo migratório: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rGd3VAAdtXvmmwaeujYaDzrHXTU4cqqY6DbGq5peTKJth6pUmR5xHQncmQb9/his4-09und09-problematizacao-rotacao.pdf

Estação 2 - Vídeo - Causas da migração haitiana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VAcpHeXVrmEu2b6CPpaRmZnKaMKQrsG3Sxqp78bBztbRKz2KFKFrRZJFt6rR/his4-09und09-problematizacao-rotacao-causas.pdf

Estação 3 - Condições de vida no Brasil - Mapa e depoimentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WffUwA6pYj6cAU8JXKHtrNWZXqHkedSZA2wmxrsM5cFR2sRYbHjW6T9drtKh/his4-09und09-problematizacao-rotacao-condicoes-de-vida-no-brasil.pdf

Para você saber mais:

Sobre a crise político econômica do Haiti:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/story/2004/02/040219_rafaelhaitims.shtml

Sobre os haitianos que vivem no Brasil:

https://haitibrasil.org.br/

Sobre o processo migratório dos haitianos:

https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2017/08/16/o-dramatico-vai-e-vem-dos-haitianos

Sobre os impactos da migração haitiana para o Brasil e para os haitianos:

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/11/brasil-autoriza-permanencia-definitiva-44-mil-refugiados-haitianos.html

https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/04/refugio-em-numeros_1104.pdf

http://www.vermelho.org.br/noticia/301357-1

http://dapp.fgv.br/haitianos-no-brasil-hipoteses-sobre-distribuicao-espacial-dos-imigrantes-pelo-territorio-brasileiro/

https://www.brasildefato.com.br/node/30511/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações:

Apresente o mapa aos alunos, (no slide ou impresso), e medeie uma conversa sobre o mesmo:

Diga que assistirão um vídeo sobre o terremoto ocorrido em 2010 no Haiti, mas antes, conhecerão um pouco mais sobre a localização geográfica deste país.

  • Que países vemos no mapa?
  • Em que continente está localizado o Haiti? (Diga para os alunos, em complemento às respostas dos mesmos, que o Haiti é uma ilha localizada na América Central e que faz fronteira com a República Dominicana).
  • Quais são as rotas de entrada dos imigrantes no Brasil? (Permita que os alunos construam suas hipóteses a respeito, e complemente as respostas sem aprofundar muito o assunto, pois que nos grupos, essas rotas serão abordadas novamente).
  • Que outras rotas de emigração são apresentadas na imagem?

Em seguida, projete o vídeo, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=imToIk98aaw , para os alunos, e medeie um conversa sobre o mesmo:

  • De que trata o vídeo? (Complemente as respostas, contando que é uma retrospectiva do ano de 2010 e se refere ao terremoto que atingiu o Haiti, ceifando milhares de vidas).
  • Que informações sobre a cidade de Porto Príncipe são apresentadas no vídeo?
  • Qual a situação da cidade após o terremoto?
  • Qual a relação entre o terremoto e o processo migratório dos haitianos?

Projete o slide com o tema Impactos da migração haitiana. Converse com os alunos sobre o que eles veem na imagem:

  • O Brasil recebeu de 2010 a 2017, 52.243 haitianos no Brasil. Destes 43.700 tiveram autorização de permanência definitiva no Brasil anunciada em 2015 (devendo os documentos serem expedidos até 2016), muitos ainda aguardam essa autorização de permanência. Os que não conseguem vivem de maneira indocumentada (sem serem legalizados) o que os coloca em situação ainda mais difícil, pois tem maiores dificuldades para conseguir moradia, emprego e podem ser vítimas de exploração e violência.
  • Quais as consequências descritas para o Brasil?
  • Imagine a cidade em que você vive recebendo a cada dia 50, 100 pessoas buscando refúgio. Onde elas iriam morar? Como iriam sobreviver? Assim ocorre com os imigrantes haitianos. Há dificuldades de acolher a todos.
  • E para os haitianos?
  • Já imaginaram viver longe de seu país, por não poder permanecer no mesmo, deixando para trás sua história, familiares, cultura? Como vocês se sentiriam?
  • Vocês sabiam que muitos haitianos vendem tudo o que tem e vem em busca do sonho de uma vida melhor e quando chegam aqui só encontram desilusão?

Convide os alunos a trabalhar com Estações (grupos). Explique aos mesmos que cada grupo ficará responsável por analisar um material e que em todos os materiais existem questões a serem respondidas.

Imprima os materiais complementares e distribua, um para cada estação, orientando aos alunos sobre o que têm que fazer em cada um dos materiais.

Para esta aula, propomos:

Estação 1- A análise de dados sobre a crise econômica do Haiti e o terremoto.

Estação 2- Um material com dados numéricos sobre os migrantes, e informações sobre as dificuldades enfrentadas no processo migratório.

Estação 3- Uma análise de trechos de notícias diversas sobre as condições de vida dos haitianos no Brasil.

Ao final do estudo nas estações, peça aos alunos que socializem o que construíram, organizando a discussão por estações. Primeiro peça aos alunos que falem sobre a crise econômica e o terremoto, relacionando esses fatos com o motivo para o processo migratório, depois peça para aos alunos da estação responsável pelos dados numéricos sobre os migrantes e as dificuldades encontradas durante a migração, e por fim, peça para os alunos da estação responsável pelos trechos de notícias que contêm os conhecimentos produzidos sobre as condições de vida dos haitianos no Brasil.

Permita que os alunos exponham o que construíram a respeito de cada material e procure estabelecer uma relação entre os mesmos, de maneira que os alunos concluam que, a migração forçada traz consequências para os migrantes e para os países que os recebem. Recorde aos alunos que os haitianos não migraram somente para o Brasil, mas que nesta aula teremos o foco voltado para os impactos dessa migração para os haitianos e para o nosso país.

Enfatize durante a discussão, que, quando milhares de pessoas migram para outro país e não há uma política digna de acolhimento, que essas pessoas passarão a viver em condições desumanas e que isso afeta a todos, não só aos imigrantes. Por isso, o impacto da migração é para todos.

Fonte da imagem: http://robuenosaires.iom.int/sites/default/files/publicaciones/Diagnostico_Regional.pdf, pág. 57 Acesso em 11 de Março de 2019.

Material complementar

PROBLEMATIZAÇÃO:

Estação 1 - Texto - Processo migratório: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rGd3VAAdtXvmmwaeujYaDzrHXTU4cqqY6DbGq5peTKJth6pUmR5xHQncmQb9/his4-09und09-problematizacao-rotacao.pdf

Estação 2 - Vídeo - Causas da migração haitiana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VAcpHeXVrmEu2b6CPpaRmZnKaMKQrsG3Sxqp78bBztbRKz2KFKFrRZJFt6rR/his4-09und09-problematizacao-rotacao-causas.pdf

Estação 3 - Condições de vida no Brasil - Mapa e depoimentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WffUwA6pYj6cAU8JXKHtrNWZXqHkedSZA2wmxrsM5cFR2sRYbHjW6T9drtKh/his4-09und09-problematizacao-rotacao-condicoes-de-vida-no-brasil.pdf

Para você saber mais:

Sobre a crise político econômica do Haiti:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/story/2004/02/040219_rafaelhaitims.shtml

Sobre os haitianos que vivem no Brasil:

https://haitibrasil.org.br/

Sobre o processo migratório dos haitianos:

https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2017/08/16/o-dramatico-vai-e-vem-dos-haitianos

Sobre os impactos da migração haitiana para o Brasil e para os haitianos:

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/11/brasil-autoriza-permanencia-definitiva-44-mil-refugiados-haitianos.html

https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/04/refugio-em-numeros_1104.pdf

http://www.vermelho.org.br/noticia/301357-1

http://dapp.fgv.br/haitianos-no-brasil-hipoteses-sobre-distribuicao-espacial-dos-imigrantes-pelo-territorio-brasileiro/

https://www.brasildefato.com.br/node/30511/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações:

Apresente o mapa aos alunos, (no slide ou impresso), e medeie uma conversa sobre o mesmo:

Diga que assistirão um vídeo sobre o terremoto ocorrido em 2010 no Haiti, mas antes, conhecerão um pouco mais sobre a localização geográfica deste país.

  • Que países vemos no mapa?
  • Em que continente está localizado o Haiti? (Diga para os alunos, em complemento às respostas dos mesmos, que o Haiti é uma ilha localizada na América Central e que faz fronteira com a República Dominicana).
  • Quais são as rotas de entrada dos imigrantes no Brasil? (Permita que os alunos construam suas hipóteses a respeito, e complemente as respostas sem aprofundar muito o assunto, pois que nos grupos, essas rotas serão abordadas novamente).
  • Que outras rotas de emigração são apresentadas na imagem?

Em seguida, projete o vídeo, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=imToIk98aaw , para os alunos, e medeie um conversa sobre o mesmo:

  • De que trata o vídeo? (Complemente as respostas, contando que é uma retrospectiva do ano de 2010 e se refere ao terremoto que atingiu o Haiti, ceifando milhares de vidas).
  • Que informações sobre a cidade de Porto Príncipe são apresentadas no vídeo?
  • Qual a situação da cidade após o terremoto?
  • Qual a relação entre o terremoto e o processo migratório dos haitianos?

Projete o slide com o tema Impactos da migração haitiana. Converse com os alunos sobre o que eles veem na imagem:

  • O Brasil recebeu de 2010 a 2017, 52.243 haitianos no Brasil. Destes 43.700 tiveram autorização de permanência definitiva no Brasil anunciada em 2015 (devendo os documentos serem expedidos até 2016), muitos ainda aguardam essa autorização de permanência. Os que não conseguem vivem de maneira indocumentada (sem serem legalizados) o que os coloca em situação ainda mais difícil, pois tem maiores dificuldades para conseguir moradia, emprego e podem ser vítimas de exploração e violência.
  • Quais as consequências descritas para o Brasil?
  • Imagine a cidade em que você vive recebendo a cada dia 50, 100 pessoas buscando refúgio. Onde elas iriam morar? Como iriam sobreviver? Assim ocorre com os imigrantes haitianos. Há dificuldades de acolher a todos.
  • E para os haitianos?
  • Já imaginaram viver longe de seu país, por não poder permanecer no mesmo, deixando para trás sua história, familiares, cultura? Como vocês se sentiriam?
  • Vocês sabiam que muitos haitianos vendem tudo o que tem e vem em busca do sonho de uma vida melhor e quando chegam aqui só encontram desilusão?

Convide os alunos a trabalhar com Estações (grupos). Explique aos mesmos que cada grupo ficará responsável por analisar um material e que em todos os materiais existem questões a serem respondidas.

Imprima os materiais complementares e distribua, um para cada estação, orientando aos alunos sobre o que têm que fazer em cada um dos materiais.

Para esta aula, propomos:

Estação 1- A análise de dados sobre a crise econômica do Haiti e o terremoto.

Estação 2- Um material com dados numéricos sobre os migrantes, e informações sobre as dificuldades enfrentadas no processo migratório.

Estação 3- Uma análise de trechos de notícias diversas sobre as condições de vida dos haitianos no Brasil.

Ao final do estudo nas estações, peça aos alunos que socializem o que construíram, organizando a discussão por estações. Primeiro peça aos alunos que falem sobre a crise econômica e o terremoto, relacionando esses fatos com o motivo para o processo migratório, depois peça para aos alunos da estação responsável pelos dados numéricos sobre os migrantes e as dificuldades encontradas durante a migração, e por fim, peça para os alunos da estação responsável pelos trechos de notícias que contêm os conhecimentos produzidos sobre as condições de vida dos haitianos no Brasil.

Permita que os alunos exponham o que construíram a respeito de cada material e procure estabelecer uma relação entre os mesmos, de maneira que os alunos concluam que, a migração forçada traz consequências para os migrantes e para os países que os recebem. Recorde aos alunos que os haitianos não migraram somente para o Brasil, mas que nesta aula teremos o foco voltado para os impactos dessa migração para os haitianos e para o nosso país.

Enfatize durante a discussão, que, quando milhares de pessoas migram para outro país e não há uma política digna de acolhimento, que essas pessoas passarão a viver em condições desumanas e que isso afeta a todos, não só aos imigrantes. Por isso, o impacto da migração é para todos.

Fonte da imagem: http://robuenosaires.iom.int/sites/default/files/publicaciones/Diagnostico_Regional.pdf, pág. 57 Acesso em 11 de Março de 2019.

Material complementar

PROBLEMATIZAÇÃO:

Estação 1 - Texto - Processo migratório: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rGd3VAAdtXvmmwaeujYaDzrHXTU4cqqY6DbGq5peTKJth6pUmR5xHQncmQb9/his4-09und09-problematizacao-rotacao.pdf

Estação 2 - Vídeo - Causas da migração haitiana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VAcpHeXVrmEu2b6CPpaRmZnKaMKQrsG3Sxqp78bBztbRKz2KFKFrRZJFt6rR/his4-09und09-problematizacao-rotacao-causas.pdf

Estação 3 - Condições de vida no Brasil - Mapa e depoimentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WffUwA6pYj6cAU8JXKHtrNWZXqHkedSZA2wmxrsM5cFR2sRYbHjW6T9drtKh/his4-09und09-problematizacao-rotacao-condicoes-de-vida-no-brasil.pdf

Para você saber mais:

Sobre a crise político econômica do Haiti:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/story/2004/02/040219_rafaelhaitims.shtml

Sobre os haitianos que vivem no Brasil:

https://haitibrasil.org.br/

Sobre o processo migratório dos haitianos:

https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2017/08/16/o-dramatico-vai-e-vem-dos-haitianos

Sobre os impactos da migração haitiana para o Brasil e para os haitianos:

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/11/brasil-autoriza-permanencia-definitiva-44-mil-refugiados-haitianos.html

https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/04/refugio-em-numeros_1104.pdf

http://www.vermelho.org.br/noticia/301357-1

http://dapp.fgv.br/haitianos-no-brasil-hipoteses-sobre-distribuicao-espacial-dos-imigrantes-pelo-territorio-brasileiro/

https://www.brasildefato.com.br/node/30511/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Convide os alunos a sistematizarem o aprendizado construindo um infográfico. Lembre-os que o infográfico é um tipo de texto que interliga informações e imagens. (Caso os alunos não tenham intimidade com esse tipo de texto, no Para saber mais, disponibilizamos links que poderão auxiliar o professor com orientações e modelos).

Fale para os alunos que o infográfico deverá contemplar os aspectos estudados e que será exposto para a comunidade escolar no pátio da escola ou ficará exposto em sala.

No slide colocamos um modelo,mas propomos que os alunos organizem o seu infográfico utilizando um template por eles organizado, com imagens e textos escritos por eles.

Lembre os alunos que a produção de um texto, seja ele de qual for o gênero, tem sempre um destinatário, um leitor e assim, devem primar pelo capricho na produção e clareza nas informações.

Organize o trabalho de maneira coletiva, distribuindo os temas entre os grupos, de forma que todos participem da elaboração, discutindo as imagens e textos a serem colocados no infográfico e elaborando as imagens e textos de maneira conjunta.

Após a produção, fixe um template ou cartolina no quadro e organize em conjunto com os alunos o material produzido.

Lembramos que existem muitas formas de organizar um infográfico. O template do slide é apenas uma sugestão de trabalho.

Separe um tema por grupo e o último tema deve falar do combate ao preconceito e de iniciativas do Governo e empresas para acolher a todos.

Material complementar:

Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DquTRyv9MdUxfJRzebWshS4CKheUTzzmx4smEDVBxMmBf4a3DEx3RxxYxYWz/his4-09und09-material-complementar-sistematizacao-template-sugestivo.pdf

Para você saber mais:

Sobre o uso de infográficos em sala de aula:

https://novaescola.org.br/conteudo/10136/blog-alfabetizacao-leitura-escrita-producao-de-infograficos-sala-de-aula

http://www.sosprofessor.com.br/blog/infograficos-na-sala-de-aula/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano