17114
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - Festas Populares: Carnaval de todos os povos

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Festas Populares: Carnaval de todos os povos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pamela De Lima Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, print.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar como a festa popular interfere na vida local. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Mande um áudio para os estudantes falando sobre as festas populares que temos no Brasil e em quais delas há o costume das pessoas se fantasiarem. Na sua fala, acrescente as seguintes questões:
- Já ouviram falar de festa em que as pessoas se fantasiam?
- Já aconteceu, na sua cidade, alguma programação destinada ao Carnaval?
- As pessoas costumam fazer o quê nesta época?
- Há algum lugar na cidade para onde as pessoas possam comemorar o Carnaval?

Peça que compartilhem as respostas via texto ou arquivo de áudio no grupo da escola.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Carnaval do Bita”. Oriente, via áudio, que eles fiquem atentos aos vários elementos do clipe que se referem ao carnaval no país. Caso não seja possível, faça prints das imagens que passam na música e envie para os estudantes. Conte o que se passa na música através de arquivo de áudio. Lance as seguintes questões e oriente para que os estudantes cheguem às respectivas conclusões a partir do que mostra o clipe e as imagens que você compartilhou:
- Ritmo do carnaval pernambucano: Frevo
- Ritmo do carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo: Samba.
- Ritmo do carnaval do Pará: Carimbó.
- Ritmo do carnaval de Salvador: Axé

Adapte as perguntas às peculiaridades do lugar a que se refere.

Sistematização
Peça que, após as descobertas da etapa anterior, os estudantes pensem no carnaval da sua cidade e respondam, via arquivo de áudio:
- O que acontece em nosso município nos dias de Carnaval?
- O que muda em nossa região e como as pessoas se comportam?
- O comércio, escolas e bancos funcionam normalmente?
- As ruas são fechadas ou há clubes e locais específicos para o Carnaval?

Solicite que copiem as respostas no caderno. Elas irão os ajudá-los a responder o arquivo de sistematização. Compartilhe com eles o arquivo e peça que respondam no arquivo impresso, se for possível. Combine com os estudantes um momento para tirar dúvidas e dê um feedback sobre a produção das atividades.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Fafá conta - Carnaval”, e o livro “O carnaval dos bichos aloprados”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI0, EF02HI02, EF02HI03, EF04HI01, EF04HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF69LP44, EF08LI18, EF15AR17, EF03GE03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF35EF09, EF35EF010, EF35EF12, EF35EF15, EF67EF17.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_02UND03

(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas