17114
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - Festas Populares: Carnaval de todos os povos

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Festas Populares: Carnaval de todos os povos

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pamela De Lima Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro, impressão do material complementar, cartolina e papel kraft para composição de mural e pesquisa realizada antecipadamente.

Organize as crianças previamente em grupos para otimizar o tempo de aula.

Peça antecipadamente e com tempo hábil para que as crianças realizem a pesquisa do material complementar. Nesta pesquisa, elas deverão responder às questões com base em entrevistas a familiares e membros da comunidade. É possível também responder com base em pesquisas no jornal local.

Material Complementar

Pesquisa a ser solicitada antecipadamente e utilizada na problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PCvsBQ5tqrEwBHcMgedFZ9gwrMX3HPfTUKRzqMVfymxE4btQs6MzwRFjzAtS/his3-02unid-03-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade:

Caso em seu município de forma alguma haja Carnaval ou esta não seja uma festa local popular que modifique a rotina da região, adapte este plano para a festa local que mais favoreça a análise e investigação de como esta festa modifica a rotina da população.

Para você saber mais:

Fonte: Geledés. História do Carnaval no Brasil. Disponível em <https://www.geledes.org.br/historia-carnaval-no-brasil/> Acesso em 4 de março de 2019

Fonte: Brasil Escola. O Carnaval no Brasil. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/carnaval-no-brasil.htm> Acesso dem 4 de março de 2019

Fonte: CREI. Carnaval é oportunidade para as crianças ocuparem o território. Disponível em <https://educacaointegral.org.br/reportagens/carnaval-e-oportunidade-para-as-criancas-ocuparem-o-territorio/?fbclid=IwAR1cM6MDvZQnlZ6vYEuYB5ySaMZHy-wOoZOwwAvBS0NHWT_k3LdMXKECgXk> Acesso em 4 de março de 2019

Fonte: DM Portal de Notícias. O Carnaval no Norte do País. Disponível em <http://www.dm.com.br/cultura/2016/02/carnaval-no-norte-do-pais.html> Acesso em 4 de março de 2019

Fonte: G1. Carnaval no Sul do País. Disponível em <http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/carnaval/2018/> Acesso em 4 de março de 2019

Fonte: G1. Carnaval no Amapá. Disponível em <https://g1.globo.com/ap/amapa/carnaval/2019/> Acesso em 4 de março de 2019

Fonte: LigaSP. História do Sambódromo do Anhembi. Disponível em <https://ligasp.com.br/sambodromo-do-anhembi> Acesso em 4 de março de 2019

Fonte: Rio Carnaval.org. História do Carnaval do Rio de Janeiro. Disponível em <https://www.riocarnaval.org/pt/carnaval-do-rio/historia.html> Acesso em 4 de março de 2019

Fonte: Carnaxe. Origem dos trios elétricos no Carnaval da Bahia. Disponível em <http://www.carnaxe.com.br/historia/hist9.htm> Acesso em 4 de março de 2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Ao iniciar a aula converse com as crianças sobre as festas populares que temos no Brasil e em quais destas há o costume das pessoas se fantasiarem.

  • Já ouviram falar de festa em que as pessoas se fantasiam?
  • Já aconteceu na sua cidade alguma programação destinada ao Carnaval?
  • As pessoas costumam fazer o quê nesta época?
  • Há algum lugar na cidade para onde as pessoas possam comemorar o Carnaval?
  • A rotina permanece a mesma em dias de Carnaval?
  • Você percebe alguma mudança no funcionamento das lojas, comércios e até mesmo de nossa escola?
  • O que muda?

Dialogue com as crianças sobre como acontece esta festa na cidade em que vivem, o que se recordam e se já brincaram ou se divertiram no Carnaval.

As crianças fizeram uma pesquisa antecipadamente para esta aula e a utilizarão nos grupos. Peça que peguem suas pesquisas.

Como adequar à sua realidade: Caso em seu município de forma alguma haja Carnaval ou esta não seja uma festa local popular que modifique a rotina da região, adapte este plano para a festa local que mais favoreça a análise e investigação de como esta festa modifica a rotina da população.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Explore o material do slide fazendo perguntas às crianças.

  • O que temos de informação explícita nesta fotografia?
  • Esta é uma fotografia de quem?
  • Por que estas crianças estão vestidas assim?
  • Há algo escrito na faixa delas que está na testa? Vamos ler?

Peça às crianças que leiam a legenda da fotografia antes de continuar com perguntas que investiguem esta fonte de análise, auxilie na leitura autônoma, pedindo entre as crianças que um ou outro leia trecho da legenda e realize mais uma vez a leitura (desta vez em voz alta) para que garantir que todas as crianças saibam o que está escrito.

Fonte: Wikimedia Commons. “Crianças da escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio”. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=crian%C3%A7as+carnaval&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%22namespaces%22%3A%5B6%2C12%2C14%2C100%2C106%2C0%5D%7D&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&ns0=1#/media/File:AgenciaBrasil130213_TNG9767141.jpg> Acesso em 03 de março de 2019

Chame alguma criança para localizar no mapa exposto na sala o estado do Rio de Janeiro. Verifique com as crianças se este estado está próximo ou distante da região em que moram.

  • Estas crianças estão em qual estado?
  • Esta região está próxima ou distante de nós?
  • O Carnaval acontece em outras regiões do Brasil?
  • Já ouviram falar da Marquês de Sapucaí e de escolas de samba?
  • Já ouvimos falar sobre isto? Temos em nosso munícipio?

Se sua sala de aula não dispor de mapa, você pode encontrá-lo no site do IBGE https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/grandes-regioes Acesso em 06 de março de 2019.

Utilize o link do “Para saber mais” de modo que possa trazer informações sobre o Carnaval do Rio de Janeiro, desta forma as crianças poderão pensar se em seu município acontece ou não desta forma.

Oriente as crianças para compartilharem as informações de suas pesquisas nos grupos, conversem sobre as informações que trouxeram e facilite esta conversa nos grupos, circulando entre eles com alguns apontamentos e perguntas, por exemplo:

Vimos que a fotografia acima se refere ao carnaval em um lugar específico. Consultando a pesquisa que vocês fizeram vamos pensar algumas questões:

  • Como acontece o Carnaval em nosso município?
  • Muda algo em nossa rotina?
  • O que acontece com as lojas? Funcionam normalmente?
  • As pessoas se vestem normalmente?
  • Há aula na escola no dia de Carnaval?
  • Nossas ruas, como ficam?

Dialogue com as crianças sobre a história desta festa na cidade. Peça que compartilhem de suas pesquisas nos grupos e o que descobriram sobre a festa local.

Material Complementar

Imagem do Slide para impressão.

Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9zQwSeGFSYSGe377qVeDswCTNp8W76FSEnNmkPAmCdNje9z7Qb3cbD78H53a/his3-02unid-03-problematizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso em seu município de forma alguma haja Carnaval ou esta não seja uma festa local popular que modifique a rotina da região, adapte este plano para a festa local que mais favoreça a análise e investigação de como esta festa modifica a rotina da população ou, caso esteja na região do Rio de Janeiro, pode não ocorrer o favorecimento de identificar diferenças sobre Carnaval local, para isto utilize os demais links do “Para Saber Mais” que explora Carnavais de outras regiões do Brasil.

Para você saber mais:

Fonte: Rio Carnaval.org. História do Carnaval do Rio de Janeiro. Disponível em <https://www.riocarnaval.org/pt/carnaval-do-rio/historia.html> Acesso em 4 de março de 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Entregue nos grupos o material complementar para que as crianças possam preencher com as características do Carnaval em sua cidade, de acordo com semelhanças e diferenças com a rotina habitual.

  • O que acontece em nosso município nos dias de Carnaval?
  • O que muda em nossa região e como as pessoas se comportam?
  • O comércio, escolas, bancos funcionam normalmente?
  • As ruas são fechadas ou há clubes e locais específicos para o Carnaval?

Explique às crianças que cada grupo está recebendo uma folha com espaço para colagem de imagem que trouxeram, podem escolher entre as que possuem de suas pesquisas aquela que será utilizada. Explique que as demais serão também utilizadas na composição do mural. Peça que escrevam um texto breve destacando as descobertas.

Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kQfZ4P6SB5f2yYGkync3VxPtaEUhrPw2uueJTcTrwcAc7BAYah6dEzKQqJTn/his3-02unid-03-sistematizacao.pdf

Continue circulando entre os grupos de modo a facilitar o diálogo entre as crianças, tirar dúvidas e auxiliar no que for preciso, conforme as crianças finalizam poderão colar a folha em metade de uma cartolina para expor na sala e socializarem no mural maior e comporem os registros finais.

Material Complementar

Registro da sistematização.

Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kQfZ4P6SB5f2yYGkync3VxPtaEUhrPw2uueJTcTrwcAc7BAYah6dEzKQqJTn/his3-02unid-03-sistematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade:

Caso em seu município de forma alguma haja Carnaval ou esta não seja uma festa local popular que modifique a rotina da região, adapte este plano para a festa local que mais favoreça a análise e investigação de como esta festa modifica a rotina da população.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro, impressão do material complementar, cartolina e papel kraft para composição de mural e pesquisa realizada antecipadamente.

Organize as crianças previamente em grupos para otimizar o tempo de aula.

Peça antecipadamente e com tempo hábil para que as crianças realizem a pesquisa do material complementar. Nesta pesquisa, elas deverão responder às questões com base em entrevistas a familiares e membros da comunidade. É possível também responder com base em pesquisas no jornal local.

Material Complementar

Pesquisa a ser solicitada antecipadamente e utilizada na problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PCvsBQ5tqrEwBHcMgedFZ9gwrMX3HPfTUKRzqMVfymxE4btQs6MzwRFjzAtS/his3-02unid-03-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade:

Caso em seu município de forma alguma haja Carnaval ou esta não seja uma festa local popular que modifique a rotina da região, adapte este plano para a festa local que mais favoreça a análise e investigação de como esta festa modifica a rotina da população.

Para você saber mais:

Fonte: Geledés. História do Carnaval no Brasil. Disponível em <https://www.geledes.org.br/historia-carnaval-no-brasil/> Acesso em 4 de março de 2019

Fonte: Brasil Escola. O Carnaval no Brasil. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/carnaval-no-brasil.htm> Acesso dem 4 de março de 2019

Fonte: CREI. Carnaval é oportunidade para as crianças ocuparem o território. Disponível em <https://educacaointegral.org.br/reportagens/carnaval-e-oportunidade-para-as-criancas-ocuparem-o-territorio/?fbclid=IwAR1cM6MDvZQnlZ6vYEuYB5ySaMZHy-wOoZOwwAvBS0NHWT_k3LdMXKECgXk> Acesso em 4 de março de 2019

Fonte: DM Portal de Notícias. O Carnaval no Norte do País. Disponível em <http://www.dm.com.br/cultura/2016/02/carnaval-no-norte-do-pais.html> Acesso em 4 de março de 2019

Fonte: G1. Carnaval no Sul do País. Disponível em <http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/carnaval/2018/> Acesso em 4 de março de 2019

Fonte: G1. Carnaval no Amapá. Disponível em <https://g1.globo.com/ap/amapa/carnaval/2019/> Acesso em 4 de março de 2019

Fonte: LigaSP. História do Sambódromo do Anhembi. Disponível em <https://ligasp.com.br/sambodromo-do-anhembi> Acesso em 4 de março de 2019

Fonte: Rio Carnaval.org. História do Carnaval do Rio de Janeiro. Disponível em <https://www.riocarnaval.org/pt/carnaval-do-rio/historia.html> Acesso em 4 de março de 2019

Fonte: Carnaxe. Origem dos trios elétricos no Carnaval da Bahia. Disponível em <http://www.carnaxe.com.br/historia/hist9.htm> Acesso em 4 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Ao iniciar a aula converse com as crianças sobre as festas populares que temos no Brasil e em quais destas há o costume das pessoas se fantasiarem.

  • Já ouviram falar de festa em que as pessoas se fantasiam?
  • Já aconteceu na sua cidade alguma programação destinada ao Carnaval?
  • As pessoas costumam fazer o quê nesta época?
  • Há algum lugar na cidade para onde as pessoas possam comemorar o Carnaval?
  • A rotina permanece a mesma em dias de Carnaval?
  • Você percebe alguma mudança no funcionamento das lojas, comércios e até mesmo de nossa escola?
  • O que muda?

Dialogue com as crianças sobre como acontece esta festa na cidade em que vivem, o que se recordam e se já brincaram ou se divertiram no Carnaval.

As crianças fizeram uma pesquisa antecipadamente para esta aula e a utilizarão nos grupos. Peça que peguem suas pesquisas.

Como adequar à sua realidade: Caso em seu município de forma alguma haja Carnaval ou esta não seja uma festa local popular que modifique a rotina da região, adapte este plano para a festa local que mais favoreça a análise e investigação de como esta festa modifica a rotina da população.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Explore o material do slide fazendo perguntas às crianças.

  • O que temos de informação explícita nesta fotografia?
  • Esta é uma fotografia de quem?
  • Por que estas crianças estão vestidas assim?
  • Há algo escrito na faixa delas que está na testa? Vamos ler?

Peça às crianças que leiam a legenda da fotografia antes de continuar com perguntas que investiguem esta fonte de análise, auxilie na leitura autônoma, pedindo entre as crianças que um ou outro leia trecho da legenda e realize mais uma vez a leitura (desta vez em voz alta) para que garantir que todas as crianças saibam o que está escrito.

Fonte: Wikimedia Commons. “Crianças da escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio”. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=crian%C3%A7as+carnaval&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%22namespaces%22%3A%5B6%2C12%2C14%2C100%2C106%2C0%5D%7D&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&ns0=1#/media/File:AgenciaBrasil130213_TNG9767141.jpg> Acesso em 03 de março de 2019

Chame alguma criança para localizar no mapa exposto na sala o estado do Rio de Janeiro. Verifique com as crianças se este estado está próximo ou distante da região em que moram.

  • Estas crianças estão em qual estado?
  • Esta região está próxima ou distante de nós?
  • O Carnaval acontece em outras regiões do Brasil?
  • Já ouviram falar da Marquês de Sapucaí e de escolas de samba?
  • Já ouvimos falar sobre isto? Temos em nosso munícipio?

Se sua sala de aula não dispor de mapa, você pode encontrá-lo no site do IBGE https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/grandes-regioes Acesso em 06 de março de 2019.

Utilize o link do “Para saber mais” de modo que possa trazer informações sobre o Carnaval do Rio de Janeiro, desta forma as crianças poderão pensar se em seu município acontece ou não desta forma.

Oriente as crianças para compartilharem as informações de suas pesquisas nos grupos, conversem sobre as informações que trouxeram e facilite esta conversa nos grupos, circulando entre eles com alguns apontamentos e perguntas, por exemplo:

Vimos que a fotografia acima se refere ao carnaval em um lugar específico. Consultando a pesquisa que vocês fizeram vamos pensar algumas questões:

  • Como acontece o Carnaval em nosso município?
  • Muda algo em nossa rotina?
  • O que acontece com as lojas? Funcionam normalmente?
  • As pessoas se vestem normalmente?
  • Há aula na escola no dia de Carnaval?
  • Nossas ruas, como ficam?

Dialogue com as crianças sobre a história desta festa na cidade. Peça que compartilhem de suas pesquisas nos grupos e o que descobriram sobre a festa local.

Material Complementar

Imagem do Slide para impressão.

Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9zQwSeGFSYSGe377qVeDswCTNp8W76FSEnNmkPAmCdNje9z7Qb3cbD78H53a/his3-02unid-03-problematizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso em seu município de forma alguma haja Carnaval ou esta não seja uma festa local popular que modifique a rotina da região, adapte este plano para a festa local que mais favoreça a análise e investigação de como esta festa modifica a rotina da população ou, caso esteja na região do Rio de Janeiro, pode não ocorrer o favorecimento de identificar diferenças sobre Carnaval local, para isto utilize os demais links do “Para Saber Mais” que explora Carnavais de outras regiões do Brasil.

Para você saber mais:

Fonte: Rio Carnaval.org. História do Carnaval do Rio de Janeiro. Disponível em <https://www.riocarnaval.org/pt/carnaval-do-rio/historia.html> Acesso em 4 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Entregue nos grupos o material complementar para que as crianças possam preencher com as características do Carnaval em sua cidade, de acordo com semelhanças e diferenças com a rotina habitual.

  • O que acontece em nosso município nos dias de Carnaval?
  • O que muda em nossa região e como as pessoas se comportam?
  • O comércio, escolas, bancos funcionam normalmente?
  • As ruas são fechadas ou há clubes e locais específicos para o Carnaval?

Explique às crianças que cada grupo está recebendo uma folha com espaço para colagem de imagem que trouxeram, podem escolher entre as que possuem de suas pesquisas aquela que será utilizada. Explique que as demais serão também utilizadas na composição do mural. Peça que escrevam um texto breve destacando as descobertas.

Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kQfZ4P6SB5f2yYGkync3VxPtaEUhrPw2uueJTcTrwcAc7BAYah6dEzKQqJTn/his3-02unid-03-sistematizacao.pdf

Continue circulando entre os grupos de modo a facilitar o diálogo entre as crianças, tirar dúvidas e auxiliar no que for preciso, conforme as crianças finalizam poderão colar a folha em metade de uma cartolina para expor na sala e socializarem no mural maior e comporem os registros finais.

Material Complementar

Registro da sistematização.

Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kQfZ4P6SB5f2yYGkync3VxPtaEUhrPw2uueJTcTrwcAc7BAYah6dEzKQqJTn/his3-02unid-03-sistematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade:

Caso em seu município de forma alguma haja Carnaval ou esta não seja uma festa local popular que modifique a rotina da região, adapte este plano para a festa local que mais favoreça a análise e investigação de como esta festa modifica a rotina da população.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município do 3º ano :

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano