Meu relato de viagem
Plano de Aula
Plano de aula: Turismo: um relato da história
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Impacto ambiental das formas de trabalho
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula você poderá utilizar projetor. Será preciso imprimir o material complementar (consulte a etapa referente a atividade para saber a quantidade). Você também poderá utilizar lápis de cor, tinta (ou outros materiais para colorir), e fotos de viagens dos alunos.
Material complementar:
HIS2_11UND04 - Meu relato de viagem -
HIS2_11UND04 - Imagens dos slides para impressão -
Para você saber mais:
Fonte: A literatura de viagem como gênero literário e como fonte de pesquisa, de Elisa Freitas Schemes, disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1439245917_ARQUIVO_2.ARTIGOANPUH2015Elisa-Final.pdf. Acesso em: 27 de fevereiro de 2019.
Fonte: Relatos de viagem, disponível em:https://bibliaspa.org/relatos-de-viagem/. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.
Fonte: Relatos de viagem: pequenos extratos emocionantes, disponível em: https://www.tempointegralblog.com/cronicas-viagens-pequenos-relatos/. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.
Fonte do texto: Histórias e recordações compartilhadas ao redor da fogueira, disponível em: https://www.360meridianos.com/especial/fogueira-nasa-ritual. Acesso em: 22 de fevereiro de 2019.
Fonte do texto: Relato de viagem, disponível em: http://www.portuguescompartilhado.com.br/2016/09/atividade-com-relato-de-viagem-amyr.html. Acesso em: 22 de fevereiro de 2019.
Fonte do vídeo: Youtube. Relatos de mais de 1 ano de viagens da família Schurmann, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uJKtybYmUTM. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.
Fonte: Uma semana de nova escola no Amazonas, de Equipe Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3580/uma-semana-de-nova-escola-no-amazona. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, você pode apresentar esse slide a turma e fazer uma leitura coletiva.
Ao final desta aula espera-se que os alunos possam reconhecer a atividade do turismo para além do lazer, mas sim como atividade histórica que pode descrever as ações dos seres humanos na história e natureza.
Para você saber mais:
Fonte: A literatura de viagem como gênero literário e como fonte de pesquisa, de Elisa Freitas Schemes, disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1439245917_ARQUIVO_2.ARTIGOANPUH2015Elisa-Final.pdf. Acesso em: 27 de fevereiro de 2019.
Fonte: Relatos de viagem, disponível em:https://bibliaspa.org/relatos-de-viagem/. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.
Fonte: Relatos de viagem: pequenos extratos emocionantes, disponível em: https://www.tempointegralblog.com/cronicas-viagens-pequenos-relatos/. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.
Fonte do texto: Histórias e recordações compartilhadas ao redor da fogueira, disponível em: https://www.360meridianos.com/especial/fogueira-nasa-ritual. Acesso em: 22 de fevereiro de 2019.
Fonte do texto: Relato de viagem, disponível em: http://www.portuguescompartilhado.com.br/2016/09/atividade-com-relato-de-viagem-amyr.html. Acesso em: 22 de fevereiro de 2019.
Fonte do vídeo: Youtube. Relatos de mais de 1 ano de viagens da família Schurmann, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uJKtybYmUTM. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.
Fonte: Uma semana de nova escola no Amazonas, de Equipe Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3580/uma-semana-de-nova-escola-no-amazona. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Converse com alunos sobre viagens, quem já viajou, para onde, com quem foi, se gostou ou não, quando foi essa viagem e o que fez lá. Em seguida, peça que escrevam o que fizeram e como se sentiram em algum dia ou momento dessa viagem/ passeio.
Utilize o material complementar disponível no link: HIS2_11UND04 - Meu relato de viagem - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GarxP43jvWymGv6nVzSp59PD299fH77DCW6DFUNvx2GuxDgB9C3jTCSxahY7/his2-11und04-meu-relato-de-viagem.pdf
Espera-se que eles possam contar com mais detalhes sobre um determinado momento ou acontecimento que passaram, realizando um pequeno relato de viagem.
Caso sua turma tenha dificuldades pelo nível de alfabetização, eles podem realizar um desenho ou pintura, ou até um relato oral gravado em aplicativos do celular ou câmera. Atente-se à melhor adequação para a necessidade dos seus alunos.
Para você saber mais:
Fonte: Relatos de viagem, disponível em:https://bibliaspa.org/relatos-de-viagem/. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.
Fonte: Relatos de viagem: pequenos extratos emocionantes, disponível em: https://www.tempointegralblog.com/cronicas-viagens-pequenos-relatos/. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Apresente o slide ou imprima o diálogo referente a problematização, disponível no documento: HIS2_11UND04 - Imagens dos slides para impressão - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZmUBWBy9v4NDE9C7TfHWm3DgRVHauW9NNAwJSRBQtMGyNNEdFNDzncNZCnKx/his2-11und04-imagens-dos-slides-para-impressao.pdf
Leia com eles e explique que o turismo e a cultura de viajar e conhecer lugares e coisas diferentes nem sempre foi para se divertir e aproveitar, mas sim para aprender sobre a história desses lugares, e com isso a prática de escrever um relato da viagem é até hoje muito útil como um registro histórico das experiências e acontecimentos humanos.
Apresente estes trechos de relatos de viagem:
- “…EM VOLTA DA FOGUEIRA ENQUANTO ESPERAVA QUE LHE PREPARASSEM O CAFÉ E A COMIDA. ALI TODOS FALAVAM SOBRE O QUE CADA PESSOA VIVEU NO TRABALHO AQUELE DIA E TAMBÉM TINHAM CONVERSAS SOBRE A HISTÓRIA DE SEU POVO.” - Ignácio Espinoza
- “E COMECEI A REMAR. REMAR DE COSTAS, OLHANDO PARA TRÁS, PENSANDO PARA FRENTE. EU QUERIA ME AFASTAR O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL DA COSTA AFRICANA. AVANÇAVA COM DIFICULDADE, DEVIDO ÀS ONDAS QUE ME MOLHAVAM A CADA CINCO MINUTOS, MAS NÃO PODIA PARAR. CADA CENTÍMETRO LONGE DESSA REGIÃO ERA DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA.” KLINK (1995).
E pergunte:
- O que vocês acham que cada relato conta?
- Vocês conseguem identificar do que se trata a viagem de cada um?
Por fim, conte para eles que o primeiro relato se trata de uma viagem à aldeia indìgena do povo Nasa, que habita a região do Vale do Cauca, na Colômbia, e que perdeu seus costumes devido ao contato com a cultura das cidades. Nessa viagem a pessoa teve a oportunidade de participar de reuniões daquela tribo em que eles compartilhavam o conhecimento dos mais velhos para resgatar os costumes mais antigos do seu povo. O homem que fez essa viagem foi Ignacio Espinoza, e ele pôde trazer aprendizagens sobre a cultura daquele povo, escrevendo a reportagem publicada em 2018 pelo Proyecto Wakaya.
Já o segundo relato é do Amyr Klink, o primeiro homem a atravessar o Atlântico em um barco a remo, saindo de Namíbia na África e desembarcando em Salvador no Brasil. Ele foi o primeiro a conseguir remar de uma costa até a outra sozinho, e registrou sua história no seu relato de viagem, que hoje é uma grande fonte histórica que descreve a proeza dessa jornada.
Para você saber mais:
Fonte: A literatura de viagem como gênero literário e como fonte de pesquisa, de Elisa Freitas Schemes, disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1439245917_ARQUIVO_2.ARTIGOANPUH2015Elisa-Final.pdf. Acesso em: 27 de fevereiro de 2019.
Fonte do texto: Histórias e recordações compartilhadas ao redor da fogueira, disponível em: https://www.360meridianos.com/especial/fogueira-nasa-ritual. Acesso em: 22 de fevereiro de 2019.
Fonte: Reportagem original escrita por Ignacio Espinoza, disponível em: https://www.proyectowakaya.com/fuego-del-nasa-yuwe-vive-ipx-kweht/. Acesso em: 22 de fevereiro de 2019.
Fonte do texto: KLINK, A. Cem dias entre céu e mar: 1ª ed. Companhia das Letras, 1995.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Até aqui os alunos terão visto alguns tipos de viagem e passeios. Caso seja necessário explique a palavra turismo a eles, e então, questione:
O turismo tem relação com a natureza?
Quem já fez uma viagem para a praia, zoológico, parque, cachoeira?
Conforme eles respondem, comente sobre a vida animal que mora nesses lugares, com a grande quantidade de pessoas que frequentam e sujam a casa deles, é preciso se mudar ou então as pessoas mesmo tiram eles dos seus lugares para expor em jaulas. Muitas vezes o turismo invade a natureza e aos poucos vai destruindo o que lá havia.
Então, escolha um aluno que tenha feito uma viagem ou passeio que tenha visto problemas como os que estavam conversando e peça para que ele dê o seu relato oral. Ele vai contar com detalhes sobre a viagem dele, para onde foi, com quem, o que fez e o que ele achou de cada parte da viagem. Enquanto isso, o restante da turma se divide em grupos de até quatro alunos para fazerem desenhos sobre a viagem do colega. Ande pela sala auxiliando os grupos, eles podem fazer perguntas ao colega que conta a história.
Ao invés de utilizar o relato do aluno, você pode mostrar esse vídeo aos alunos: Relatos de mais de 1 ano de viagens da família Schurmann - https://www.youtube.com/watch?v=uJKtybYmUTM. (Acesso em 2 de abril de 2019)
Neste vídeo, se encontra uma série de relatos da família Schurmann pelos oceanos que descrevem mudanças que eles constataram em vários locais por onde passaram em viagens realizadas em épocas diferentes, e que mostram como a natureza está sendo afetada mesmo em locais tão distantes das cidades e das poluições, refletindo sobre como um pequeno ato reverbera por todo o planeta e não só onde ele acontece.
Estabeleça qual a melhor forma para seus alunos desenharem em grupo. Eles podem desenhar cada um uma parte da história para juntar tudo no final, esperando o colega terminar de contar para começar o desenho, ou então cada um fazer desenhos separados enquanto o colega conta, e depois juntarem os desenhos adicionando outros elementos que façam os desenhos separados, contarem uma só história.
Se for possível, você pode continuar essa atividade pedindo que tragam fotos de suas viagens para realizar um álbum de relatos, onde colam a foto e descrevem cada momento abaixo, isso também pode ser feito com fotos de alguma excursão que fizeram juntos, se tiverem feito.
Para você saber mais:
Fonte do vídeo: Youtube. Relatos de mais de 1 ano de viagens da família Schurmann, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uJKtybYmUTM. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.
Fonte: Uma semana de nova escola no Amazonas, de Equipe Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3580/uma-semana-de-nova-escola-no-amazona. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é aprender sobre o impacto das formas de trabalho urbano no meio ambiente. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Grave um vídeo para os estudantes contando alguma experiência sua sobre viagens. Descreva para onde foi, com quem foi, se gostou ou não, quando foi essa viagem e o que fez lá.
Em seguida, peça que eles escrevam alguma experiência que também tiveram ao viajar ou passear, dizendo sobre o que fizeram e como se sentiram em algum dia ou momento dessa viagem ou passeio. Aguarde as respostas do grupo. Se a atividade for realizada em um momento síncrono, solicite que respondam e debatam no coletivo. Se for em momento assíncrono, dê um tempo para que deem retorno sobre as respostas.
Problematização
Após a conversa sobre viagens, grave um áudio relatando a importância de guardarmos registros das vivências que temos, como fotografias e relatos de viagem.
Explique que, antigamente, não existia fotografia e era mais comum encontramos diários de viagem e relatos. Compartilhe com os estudantes os trechos abaixo:
1) “…EM VOLTA DA FOGUEIRA, ENQUANTO ESPERAVA QUE LHE PREPARASSEM O CAFÉ E A COMIDA. ALI, TODOS FALAVAM SOBRE O QUE CADA PESSOA VIVEU NO TRABALHO NAQUELE DIA E TAMBÉM TINHAM CONVERSAS SOBRE A HISTÓRIA DE SEU POVO”. - Ignácio Espinoza.
2) “E COMECEI A REMAR. REMAR DE COSTAS, OLHANDO PARA TRÁS, PENSANDO PARA FRENTE. EU QUERIA ME AFASTAR O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL DA COSTA AFRICANA. AVANÇAVA COM DIFICULDADE, DEVIDO ÀS ONDAS QUE ME MOLHAVAM A CADA CINCO MINUTOS, MAS NÃO PODIA PARAR. CADA CENTÍMETRO LONGE DESSA REGIÃO ERA DE FUNDAMENTAL IMPORT NCIA” KLINK (1995).
Pergunte:
- O que vocês acham que cada relato conta?
- Vocês conseguem identificar do que se trata a viagem de cada um?
Peça que, no caderno, os estudantes respondam. Em seguida, solicite que compartilhem as respostas no grupo da escola. Faça a mediação necessária para que a aprendizagem aconteça.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização. Espera-se que eles possam contar com mais detalhes sobre um determinado momento ou acontecimento que passaram, realizando um pequeno relato de viagem. Caso sua turma tenha dificuldades pelo nível de alfabetização, eles podem realizar um desenho ou pintura, ou até um relato oral gravado em áudio. Atente-se à melhor adequação para a necessidade dos alunos.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “O relato da viagem de Helena” e “Um olhar para o passado”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI02, EF03HI11, EF03HI12, EF02HI02 e habilidades conexas entre outros componentes EF01CI08.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Letícia Oliveira
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O trabalho e a sustentabilidade na comunidade
Objeto (s) de conhecimento: A sobrevivência e a relação com a natureza
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI11) Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.
Palavras-Chave: Turismo; Trabalho; Natureza; Exploração; Relato.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA