17112
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > O trabalho e a sustentabilidade na comunidade

Plano de aula - Produção rural e seus impactos

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Produção rural e seus impactos

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia Mendes De Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula você poderá utilizar projetor. É preciso imprimir o material complementar (consulte a etapa referente à atividade para saber a quantidade). Você também precisará de uma câmera de vídeo ou foto, e de elementos para a contação de história. Escolha com antecedência o recurso que irá utilizar para providenciar os materiais (sugestão de recursos no link disponível no slide referente à atividade).

Material complementar:

HIS2_11UND02 - Quebra-cabeças

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M5H2hXEdKUguJzxXnSCpGBDqfbSFuA5SZXHCEnFrscNHhat3fWvq5nF47887/his2-11und02-quebra-cabecas.pdf

HIS2_11UND02 - Identificando os impactos - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhQ2wjV3Aw9RmcTvuh26Qb4cGr7HEChdcjVTBGC8MtMpjs4vsxCYztetP5CP/his2-11und02-contacao-de-historia.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Desmatamento no Brasil: o verde em perigo, de Débora de Menezes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3145/desmatamento-no-brasil-o-verde-em-perigo. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Gasto de água na indústria e na pecuária, de Luís Souza, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3057/gasto-de-agua-na-industria-e-na-agropecuaria. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Impactos da agropecuária brasileira, de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-importancia-agropecuaria-brasileira.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Evolução da agricultura e suas tecnicas, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Pecuária, de equipe Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/pecuaria/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Extrativismo no Brasil, de Juliana Bezerra, disponível em: https://www.todamateria.com.br/extrativismo-no-brasil/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Economia sustentável, de Marcus Eduardo de Oliveira, disponível em: https://www.ideiasustentavel.com.br/economia-sustentavel/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Orgânicos, de Ministério da Agricultura, Pecúaria e Abastecimento, disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Produtos orgânicos, de Aline da Silva Dias, disponível em: https://www.infoescola.com/meio-ambiente/produtos-organicos/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, você pode apresentar esse slide a turma e fazer uma leitura coletiva. Nessa aula serão trabalhadas as atividades econômicas em ambientes rurais e degradação da natureza local. Espera-se que ao final dessa aula os alunos entendam o que é agricultura, pecuária e extrativismo, associando os impactos causados por eles no meio ambiente e também possam refletir sobre melhorias em seus hábitos.

Para você saber mais:

Fonte: Desmatamento no Brasil: o verde em perigo, de Débora de Menezes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3145/desmatamento-no-brasil-o-verde-em-perigo. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Gasto de água na indústria e na pecuária, de Luís Souza, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3057/gasto-de-agua-na-industria-e-na-agropecuaria. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Impactos da agropecuária brasileira, de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-importancia-agropecuaria-brasileira.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Evolução da agricultura e suas tecnicas, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Pecuária, de equipe Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/pecuaria/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Extrativismo no Brasil, de Juliana Bezerra, disponível em: https://www.todamateria.com.br/extrativismo-no-brasil/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Peça que realizem sozinhos a atividade do material complementar disponível no link: HIS2_11UND02 - Relacionando as imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KehrUx9YCKQHU2WvueQNJ49TrFqZCCxEWVASEEGE8sW69wS4rctxSPEA4ckC/his2-11und02-relacionando-as-imagens.pdf

Em seguida, em grupos de até cinco crianças, peça que eles eles montem quebra-cabeças que revelam atividade rurais e desembaralhem as sílabas escrevendo o nome de cada uma delas, disponíveis no link: HIS2_11UND02 - Quebra-cabeças - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M5H2hXEdKUguJzxXnSCpGBDqfbSFuA5SZXHCEnFrscNHhat3fWvq5nF47887/his2-11und02-quebra-cabecas.pdf

Com tudo montado, eles devem relacionar os nomes com as atividades e por fim, todos juntos, apontar características delas que podem ser vistas na imagem. Fique atento, é preciso que você complemente caso eles não abordem informações importantes. Espera-se que compreendam: que agricultura é a produção de verduras, vegetais e frutas que consumimos; que pecuária é a criação de animais e derivados que consumimos (carne, leite, manteiga, etc.); que extrativismo é a coleta de recursos da natureza que não são repostos (como o ouro, que não é possível repor).

Como adequar à sua realidade: Você pode inserir na atividade de relacionar as imagens outras opções que se refiram a formas de trabalho e alimentos mais comuns na sua região, como o consumo de alguma fruta típica da região, ou a um tipo de castanha.

Para você saber mais:

Fonte: Evolução da agricultura e suas técnicas, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Pecuária, de equipe Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/pecuaria/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Extrativismo no Brasil, de Juliana Bezerra, disponível em: https://www.todamateria.com.br/extrativismo-no-brasil/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Conte a história de Lupe e sua família, nossa fonte de análise disponível no material complementar: HIS2_11UND02 - Contação de história - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhQ2wjV3Aw9RmcTvuh26Qb4cGr7HEChdcjVTBGC8MtMpjs4vsxCYztetP5CP/his2-11und02-contacao-de-historia.pdf

Questões para fazer depois da leitura:

  • Qual era a atividade de trabalho da família Pêra?
  • Como era o trabalho do Sr. Pêra? E do Lupe?
  • O que aconteceu quando Lupe vendeu o terreno?
  • O que aconteceu com a plantação? Com a mata? Com o rio? E os animais?
  • Isso só acontece na agricultura ou na pecuária e extrativismo também?
  • Quais tipos de produtos Lupe e os amigos preferem?

Então peça que em grupos de até 5 alunos, identifiquem e listem o máximo de impactos que puderem. Para que possam realizar a atividade, forneça uma cópia do material complementar com o texto da contação de história para que possam riscar/sublinhar/circular os momentos em que os impactos aparecem. Após finalizarem, todos dividem os impactos que identificaram e justificam lembrando da história do material e outras histórias e acontecimentos que conheçam.

Como adequar à sua realidade: Se o material fornecido não representar as atividades e os impactos que acontecem na sua região, é interessante você acrescentar, ou propor que eles façam uma pesquisa, se você dispuser de livros, internet e tempo para estender a atividade. No momento da identificação dos impactos avalie se sua turma consegue fazer sem dificuldades a leitura de todo o texto para que então possam realizar a atividade solicitada. Se for melhor, você pode ao invés de entregar o texto a eles relembrar juntos o que acontece em cada momento e você, como escriba, anotar os impactos no quadro.

Para você saber mais:

Fonte: Desmatamento no Brasil: o verde em perigo, de Débora de Menezes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3145/desmatamento-no-brasil-o-verde-em-perigo. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Gasto de água na indústria e na pecuária, de Luís Souza, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3057/gasto-de-agua-na-industria-e-na-agropecuaria. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Impactos da agropecuária brasileira, de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-importancia-agropecuaria-brasileira.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Fonte: Recursos para a contação de história, de Shana Conzatti, disponível em: https://educacrianca.com.br/como-contar-historias-recursos-de-contacao/ . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Fonte: Youtube. Varal de histórias, disponível em: https://www.youtube.com/user/VaraldeHistorias . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos, ou escreva no quadro: Mudando hábitos.

Nesta atividade a turma deve repensar mudanças que possam ser feitas por eles e que fazem a diferença. Os alunos precisam ter a noção de que eles são sujeitos históricos e, por isso mesmo as suas atitudes no presente terão impactos no futuro, no cuidado com o meio ambiente. Assim, eles terão a noção, também, das atividades laborais que mais agridem a natureza e podem pensar maneiras de exploração dos recursos que não sejam agressivas ao meio ambiente. Isso estimula a consciência histórica (passado, presente e futuro).

Pergunte: E o que você pode fazer para ajudar perto da sua casa, ou na sua cidade?

Juntos, elaborem uma lista em que você auxilia como escriba e na sistematização das ideias. Em seguida, cada grupo escolhe uma mudança e fazem um vídeo.

Sugestões: pense em sua realidade e no que você dispõe. Se não tiver uma câmera muito boa para vídeo, faça uma foto. Já se puder fazer os vídeos, eles podem utilizar elementos da escola para criar um cenário e gravar o vídeo durante a aula. Se você tiver tempo para assistir os vídeos na próxima aula, então peça que eles façam isso em casa, de uma mudança real ou criada. Eles podem usar diferentes ambientes, roupas e até chamar familiares para enriquecer a atividade.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível para toda a turma utilizar uma câmera, ou não puder usar outros espaços fora da sala e da escola, você pode pedir que façam um desenho. Melhor ainda seria, se eles tiverem a habilidade, pedir que elaborassem uma história em quadrinhos ou uma tirinha.

Para você saber mais:

Fonte: CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV: 2011.

Fonte: Economia sustentável, de Marcus Eduardo de Oliveira, disponível em: https://www.ideiasustentavel.com.br/economia-sustentavel/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Orgânicos, de Ministério da Agricultura, Pecúaria e Abastecimento, disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Produtos orgânicos, de Aline da Silva Dias, disponível em: https://www.infoescola.com/meio-ambiente/produtos-organicos/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Para saber um pouco mais: Uma empresa brasileira de produção sustentável, que traz a concepção desse novo mercado, dá uma olhada para entender a prática desse conceito e talvez se inspirar para realizar algum projeto com a sua turma - https://querodobra.com.br/wtf/.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula você poderá utilizar projetor. É preciso imprimir o material complementar (consulte a etapa referente à atividade para saber a quantidade). Você também precisará de uma câmera de vídeo ou foto, e de elementos para a contação de história. Escolha com antecedência o recurso que irá utilizar para providenciar os materiais (sugestão de recursos no link disponível no slide referente à atividade).

Material complementar:

HIS2_11UND02 - Quebra-cabeças

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M5H2hXEdKUguJzxXnSCpGBDqfbSFuA5SZXHCEnFrscNHhat3fWvq5nF47887/his2-11und02-quebra-cabecas.pdf

HIS2_11UND02 - Identificando os impactos - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhQ2wjV3Aw9RmcTvuh26Qb4cGr7HEChdcjVTBGC8MtMpjs4vsxCYztetP5CP/his2-11und02-contacao-de-historia.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Desmatamento no Brasil: o verde em perigo, de Débora de Menezes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3145/desmatamento-no-brasil-o-verde-em-perigo. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Gasto de água na indústria e na pecuária, de Luís Souza, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3057/gasto-de-agua-na-industria-e-na-agropecuaria. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Impactos da agropecuária brasileira, de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-importancia-agropecuaria-brasileira.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Evolução da agricultura e suas tecnicas, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Pecuária, de equipe Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/pecuaria/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Extrativismo no Brasil, de Juliana Bezerra, disponível em: https://www.todamateria.com.br/extrativismo-no-brasil/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Economia sustentável, de Marcus Eduardo de Oliveira, disponível em: https://www.ideiasustentavel.com.br/economia-sustentavel/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Orgânicos, de Ministério da Agricultura, Pecúaria e Abastecimento, disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Produtos orgânicos, de Aline da Silva Dias, disponível em: https://www.infoescola.com/meio-ambiente/produtos-organicos/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, você pode apresentar esse slide a turma e fazer uma leitura coletiva. Nessa aula serão trabalhadas as atividades econômicas em ambientes rurais e degradação da natureza local. Espera-se que ao final dessa aula os alunos entendam o que é agricultura, pecuária e extrativismo, associando os impactos causados por eles no meio ambiente e também possam refletir sobre melhorias em seus hábitos.

Para você saber mais:

Fonte: Desmatamento no Brasil: o verde em perigo, de Débora de Menezes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3145/desmatamento-no-brasil-o-verde-em-perigo. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Gasto de água na indústria e na pecuária, de Luís Souza, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3057/gasto-de-agua-na-industria-e-na-agropecuaria. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Impactos da agropecuária brasileira, de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-importancia-agropecuaria-brasileira.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Evolução da agricultura e suas tecnicas, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Pecuária, de equipe Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/pecuaria/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Extrativismo no Brasil, de Juliana Bezerra, disponível em: https://www.todamateria.com.br/extrativismo-no-brasil/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Peça que realizem sozinhos a atividade do material complementar disponível no link: HIS2_11UND02 - Relacionando as imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KehrUx9YCKQHU2WvueQNJ49TrFqZCCxEWVASEEGE8sW69wS4rctxSPEA4ckC/his2-11und02-relacionando-as-imagens.pdf

Em seguida, em grupos de até cinco crianças, peça que eles eles montem quebra-cabeças que revelam atividade rurais e desembaralhem as sílabas escrevendo o nome de cada uma delas, disponíveis no link: HIS2_11UND02 - Quebra-cabeças - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M5H2hXEdKUguJzxXnSCpGBDqfbSFuA5SZXHCEnFrscNHhat3fWvq5nF47887/his2-11und02-quebra-cabecas.pdf

Com tudo montado, eles devem relacionar os nomes com as atividades e por fim, todos juntos, apontar características delas que podem ser vistas na imagem. Fique atento, é preciso que você complemente caso eles não abordem informações importantes. Espera-se que compreendam: que agricultura é a produção de verduras, vegetais e frutas que consumimos; que pecuária é a criação de animais e derivados que consumimos (carne, leite, manteiga, etc.); que extrativismo é a coleta de recursos da natureza que não são repostos (como o ouro, que não é possível repor).

Como adequar à sua realidade: Você pode inserir na atividade de relacionar as imagens outras opções que se refiram a formas de trabalho e alimentos mais comuns na sua região, como o consumo de alguma fruta típica da região, ou a um tipo de castanha.

Para você saber mais:

Fonte: Evolução da agricultura e suas técnicas, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Pecuária, de equipe Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/pecuaria/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Extrativismo no Brasil, de Juliana Bezerra, disponível em: https://www.todamateria.com.br/extrativismo-no-brasil/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Conte a história de Lupe e sua família, nossa fonte de análise disponível no material complementar: HIS2_11UND02 - Contação de história - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhQ2wjV3Aw9RmcTvuh26Qb4cGr7HEChdcjVTBGC8MtMpjs4vsxCYztetP5CP/his2-11und02-contacao-de-historia.pdf

Questões para fazer depois da leitura:

  • Qual era a atividade de trabalho da família Pêra?
  • Como era o trabalho do Sr. Pêra? E do Lupe?
  • O que aconteceu quando Lupe vendeu o terreno?
  • O que aconteceu com a plantação? Com a mata? Com o rio? E os animais?
  • Isso só acontece na agricultura ou na pecuária e extrativismo também?
  • Quais tipos de produtos Lupe e os amigos preferem?

Então peça que em grupos de até 5 alunos, identifiquem e listem o máximo de impactos que puderem. Para que possam realizar a atividade, forneça uma cópia do material complementar com o texto da contação de história para que possam riscar/sublinhar/circular os momentos em que os impactos aparecem. Após finalizarem, todos dividem os impactos que identificaram e justificam lembrando da história do material e outras histórias e acontecimentos que conheçam.

Como adequar à sua realidade: Se o material fornecido não representar as atividades e os impactos que acontecem na sua região, é interessante você acrescentar, ou propor que eles façam uma pesquisa, se você dispuser de livros, internet e tempo para estender a atividade. No momento da identificação dos impactos avalie se sua turma consegue fazer sem dificuldades a leitura de todo o texto para que então possam realizar a atividade solicitada. Se for melhor, você pode ao invés de entregar o texto a eles relembrar juntos o que acontece em cada momento e você, como escriba, anotar os impactos no quadro.

Para você saber mais:

Fonte: Desmatamento no Brasil: o verde em perigo, de Débora de Menezes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3145/desmatamento-no-brasil-o-verde-em-perigo. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Gasto de água na indústria e na pecuária, de Luís Souza, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3057/gasto-de-agua-na-industria-e-na-agropecuaria. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Impactos da agropecuária brasileira, de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-importancia-agropecuaria-brasileira.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Fonte: Recursos para a contação de história, de Shana Conzatti, disponível em: https://educacrianca.com.br/como-contar-historias-recursos-de-contacao/ . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Fonte: Youtube. Varal de histórias, disponível em: https://www.youtube.com/user/VaraldeHistorias . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos, ou escreva no quadro: Mudando hábitos.

Nesta atividade a turma deve repensar mudanças que possam ser feitas por eles e que fazem a diferença. Os alunos precisam ter a noção de que eles são sujeitos históricos e, por isso mesmo as suas atitudes no presente terão impactos no futuro, no cuidado com o meio ambiente. Assim, eles terão a noção, também, das atividades laborais que mais agridem a natureza e podem pensar maneiras de exploração dos recursos que não sejam agressivas ao meio ambiente. Isso estimula a consciência histórica (passado, presente e futuro).

Pergunte: E o que você pode fazer para ajudar perto da sua casa, ou na sua cidade?

Juntos, elaborem uma lista em que você auxilia como escriba e na sistematização das ideias. Em seguida, cada grupo escolhe uma mudança e fazem um vídeo.

Sugestões: pense em sua realidade e no que você dispõe. Se não tiver uma câmera muito boa para vídeo, faça uma foto. Já se puder fazer os vídeos, eles podem utilizar elementos da escola para criar um cenário e gravar o vídeo durante a aula. Se você tiver tempo para assistir os vídeos na próxima aula, então peça que eles façam isso em casa, de uma mudança real ou criada. Eles podem usar diferentes ambientes, roupas e até chamar familiares para enriquecer a atividade.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível para toda a turma utilizar uma câmera, ou não puder usar outros espaços fora da sala e da escola, você pode pedir que façam um desenho. Melhor ainda seria, se eles tiverem a habilidade, pedir que elaborassem uma história em quadrinhos ou uma tirinha.

Para você saber mais:

Fonte: CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV: 2011.

Fonte: Economia sustentável, de Marcus Eduardo de Oliveira, disponível em: https://www.ideiasustentavel.com.br/economia-sustentavel/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Orgânicos, de Ministério da Agricultura, Pecúaria e Abastecimento, disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Fonte: Produtos orgânicos, de Aline da Silva Dias, disponível em: https://www.infoescola.com/meio-ambiente/produtos-organicos/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.

Para saber um pouco mais: Uma empresa brasileira de produção sustentável, que traz a concepção desse novo mercado, dá uma olhada para entender a prática desse conceito e talvez se inspirar para realizar algum projeto com a sua turma - https://querodobra.com.br/wtf/.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O trabalho e a sustentabilidade na comunidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano