17111
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Casa, escola e praça - Vários tamanhos, diferentes arquiteturas

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Casa, escola e praça - Vários tamanhos, diferentes arquiteturas

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais riscantes, cartolinas ou folhas de sulfite A4.

Para você saber mais: Este plano usa bastante o desenho como forma de representação do conhecimento construído. Para saber um pouco mais sobre a importância dos desenhos, acesse aqui: https://novaescola.org.br/conteudo/121/o-desenho-e-o-desenvolvimento-das-criancas (Acesso em 26 de março de 2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.O objetivo desta aula é que os alunos possam identificar as diferenças entre os variados ambientes de vivência: doméstico, escolar e da comunidade.

Pergunte aos alunos se eles conhecem esses três ambientes. Peça que os alunos façam pequenas observações sobre os três. Ao longo da aula vamos esclarecer os termos utilizando os espaços: casa, escola e praça, comparando suas estruturas físicas, percebendo e explorando os diferentes tamanhos, arquiteturas e mobiliários.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Converse com as crianças sobre os espaços que convivemos em três momentos.

Momento 1- Doméstico

Questione os alunos sobre esse lugar. Apesar da palavra ser de uso frequente, é comum que as crianças associem o termo à animais, por exemplo. Porém logo vão descobrir que esse é um ambiente que conhecem muito bem.

Procure com o grupo o significado da palavra em um dicionário, assim o conceito ficará mais claro. Em seguida, solicite que os alunos façam um desenho representando uma casa ou apartamento:

  • Quantas pessoas moram com você?
  • Sua residência é casa ou apartamento?
  • Tem algo que você só possa fazer na sua casa? Por quê?
  • Qualquer pessoa frequenta a sua casa? Por quê?
  • Para que serve um lar?

Espera-se que ao final dessa primeira conversa o grupo tenha a clareza sobre a privacidade doméstica, bem como a segurança e o conforto.

Momento 2 - Escola

A escola é um ambiente coletivo e com muitas histórias para contar. Faça questionamentos que estimulem uma pesquisa em torno da escola. Instigue os alunos a buscar informações sobre esse espaço, para isso sugira a biblioteca da escola ou um passeio dentro da escola, por exemplo.

  • Qual o nome da sua escola?
  • Ela já existe há muito tempo?
  • Essa escola sempre foi no mesmo lugar?
  • Quem frequenta esse espaço? Por quê?
  • Para que serve uma escola?

Ao final desse momento, as crianças irão conhecer um pouco melhor desse ambiente que frequentam todos os dias, além de perceber sua função social.

Momento 3- Praça

O significado da palavra praça pode ser variado. Retome o dicionário com os alunos e procurem o termo. Após prévia explicação, converse com os alunos sobre esse espaço:

  • Você já conhece uma praça? Já frequentou ou frequenta?
  • O que podemos fazer em uma praça?
  • O que não podemos fazer?
  • Quem pode frequentar esse ambiente?
  • Precisamos usar uniforme para frequentar uma praça? Por quê?
  • Para que serve uma praça?

Ao final desse momento, as crianças irão apresentar suas conclusões e conhecimentos sobre esse ambiente, percebendo a diferença entre os ambientes que são reservados e privados de ambientes públicos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Fotografe a fachada da sua escola, de uma praça perto e alguma residência. Apresente para os alunos as fotografias dos três ambientes . Questione aos alunos sobre o reconhecimento fotográfico dos espaços apresentados e discutidos. Caso julgar necessário, disponha de algumas imagens neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ustFZfWwwvjbCfZZNMuxBTmK7fRAquYQzEvHyhqkmTDbFpdc8Stz5NtFBQw6/his1-04und04-sugestoes-de-imagens.pdf

  • O que caracteriza essas imagens para serem diferenciadas?

Agora converse com os alunos sobre as construções nesses lugares e sobre plantas.

  • Vocês sabem o que é uma planta?

É comum que no primeiro momento os alunos respondam que plantas são elementos da natureza, por exemplo. Converse com o grupo sobre as plantas dentro da arquitetura. Apresente algumas imagens de plantas para ilustrar. Você pode utilizar plantas dos lugares da sala de aula, por exemplo, ou caso haja disponibilidade a planta da própria escola. Para acessar modelos de plantas clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t3dkydzbUZ3Pt6uyesrpRHB5NUJeuuX6kgDryTDnshxF5Q8wnAYVkXYJpDHk/his1-04und04-sugestao-de-planta.pdf

Explique que todas as construções precisam ser previamente desenhadas. É importante lembrar, que a conversa sobre plantas serve apenas para ilustrar os momentos de construção desses ambientes.

Separe a turma em duplas e solicite que cada dupla faça uma representação gráfica de um desses espaços por meio de desenhos, ou seja, um aluno faz a representação de uma escola e outro de uma praça. Pergunte às crianças sobre suas percepções do espaço. Por exemplo:

  • Qual espaço precisa ficar maior em seu desenho? Por quê?
  • Algum espaço terá desenhos de escada?

Adeque às perguntas de acordo com as características das fotografias.

Converse com o grupo e explique neste momento não iremos representar as residências, uma vez que cada aluno tem sua própria casa com suas características particulares.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:20 minutos

Orientações: Distribua a cada criança uma foto da fachada da escola em preto e branco e sugira que cada um faça uma versão colorida. Os alunos podem utilizar lápis de cor, por exemplo. Coloque também a fotografia de uma praça para fazer o mesmo trabalho. Solicite que desta vez, as crianças acrescentem alguns brinquedos através de desenhos. Converse sobre como eles imaginariam essa praça. Por fim, faça uma pequena exposição na entrada na escola.

Como adequar a sua realidade: Se possível, use uma foto de praça da sua cidade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais riscantes, cartolinas ou folhas de sulfite A4.

Para você saber mais: Este plano usa bastante o desenho como forma de representação do conhecimento construído. Para saber um pouco mais sobre a importância dos desenhos, acesse aqui: https://novaescola.org.br/conteudo/121/o-desenho-e-o-desenvolvimento-das-criancas (Acesso em 26 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.O objetivo desta aula é que os alunos possam identificar as diferenças entre os variados ambientes de vivência: doméstico, escolar e da comunidade.

Pergunte aos alunos se eles conhecem esses três ambientes. Peça que os alunos façam pequenas observações sobre os três. Ao longo da aula vamos esclarecer os termos utilizando os espaços: casa, escola e praça, comparando suas estruturas físicas, percebendo e explorando os diferentes tamanhos, arquiteturas e mobiliários.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Converse com as crianças sobre os espaços que convivemos em três momentos.

Momento 1- Doméstico

Questione os alunos sobre esse lugar. Apesar da palavra ser de uso frequente, é comum que as crianças associem o termo à animais, por exemplo. Porém logo vão descobrir que esse é um ambiente que conhecem muito bem.

Procure com o grupo o significado da palavra em um dicionário, assim o conceito ficará mais claro. Em seguida, solicite que os alunos façam um desenho representando uma casa ou apartamento:

  • Quantas pessoas moram com você?
  • Sua residência é casa ou apartamento?
  • Tem algo que você só possa fazer na sua casa? Por quê?
  • Qualquer pessoa frequenta a sua casa? Por quê?
  • Para que serve um lar?

Espera-se que ao final dessa primeira conversa o grupo tenha a clareza sobre a privacidade doméstica, bem como a segurança e o conforto.

Momento 2 - Escola

A escola é um ambiente coletivo e com muitas histórias para contar. Faça questionamentos que estimulem uma pesquisa em torno da escola. Instigue os alunos a buscar informações sobre esse espaço, para isso sugira a biblioteca da escola ou um passeio dentro da escola, por exemplo.

  • Qual o nome da sua escola?
  • Ela já existe há muito tempo?
  • Essa escola sempre foi no mesmo lugar?
  • Quem frequenta esse espaço? Por quê?
  • Para que serve uma escola?

Ao final desse momento, as crianças irão conhecer um pouco melhor desse ambiente que frequentam todos os dias, além de perceber sua função social.

Momento 3- Praça

O significado da palavra praça pode ser variado. Retome o dicionário com os alunos e procurem o termo. Após prévia explicação, converse com os alunos sobre esse espaço:

  • Você já conhece uma praça? Já frequentou ou frequenta?
  • O que podemos fazer em uma praça?
  • O que não podemos fazer?
  • Quem pode frequentar esse ambiente?
  • Precisamos usar uniforme para frequentar uma praça? Por quê?
  • Para que serve uma praça?

Ao final desse momento, as crianças irão apresentar suas conclusões e conhecimentos sobre esse ambiente, percebendo a diferença entre os ambientes que são reservados e privados de ambientes públicos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Fotografe a fachada da sua escola, de uma praça perto e alguma residência. Apresente para os alunos as fotografias dos três ambientes . Questione aos alunos sobre o reconhecimento fotográfico dos espaços apresentados e discutidos. Caso julgar necessário, disponha de algumas imagens neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ustFZfWwwvjbCfZZNMuxBTmK7fRAquYQzEvHyhqkmTDbFpdc8Stz5NtFBQw6/his1-04und04-sugestoes-de-imagens.pdf

  • O que caracteriza essas imagens para serem diferenciadas?

Agora converse com os alunos sobre as construções nesses lugares e sobre plantas.

  • Vocês sabem o que é uma planta?

É comum que no primeiro momento os alunos respondam que plantas são elementos da natureza, por exemplo. Converse com o grupo sobre as plantas dentro da arquitetura. Apresente algumas imagens de plantas para ilustrar. Você pode utilizar plantas dos lugares da sala de aula, por exemplo, ou caso haja disponibilidade a planta da própria escola. Para acessar modelos de plantas clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t3dkydzbUZ3Pt6uyesrpRHB5NUJeuuX6kgDryTDnshxF5Q8wnAYVkXYJpDHk/his1-04und04-sugestao-de-planta.pdf

Explique que todas as construções precisam ser previamente desenhadas. É importante lembrar, que a conversa sobre plantas serve apenas para ilustrar os momentos de construção desses ambientes.

Separe a turma em duplas e solicite que cada dupla faça uma representação gráfica de um desses espaços por meio de desenhos, ou seja, um aluno faz a representação de uma escola e outro de uma praça. Pergunte às crianças sobre suas percepções do espaço. Por exemplo:

  • Qual espaço precisa ficar maior em seu desenho? Por quê?
  • Algum espaço terá desenhos de escada?

Adeque às perguntas de acordo com as características das fotografias.

Converse com o grupo e explique neste momento não iremos representar as residências, uma vez que cada aluno tem sua própria casa com suas características particulares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:20 minutos

Orientações: Distribua a cada criança uma foto da fachada da escola em preto e branco e sugira que cada um faça uma versão colorida. Os alunos podem utilizar lápis de cor, por exemplo. Coloque também a fotografia de uma praça para fazer o mesmo trabalho. Solicite que desta vez, as crianças acrescentem alguns brinquedos através de desenhos. Converse sobre como eles imaginariam essa praça. Por fim, faça uma pequena exposição na entrada na escola.

Como adequar a sua realidade: Se possível, use uma foto de praça da sua cidade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano