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Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - A história das mulheres no mercado de trabalho

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A história das mulheres no mercado de trabalho

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e o documento com a charge e a tradução dela. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Você pode pedir para que os estudante reflitam sobre:
- Por que será que a escada da mulher é mais baixa que a do homem?
- O que pode significar o muro branco?
- O que a mulher traz nos braços? E os homens? O que isso pode representar?
- O que o executivo diz que procura nos seus empregados?
- Por que essa charge pode ser considerada irônica ou engraçada?

Dê um tempo para que os alunos reflitam. Você pode propor que enviem um pequeno texto, áudio ou vídeo no grupo da turma, fazendo uma análise da charge baseada nos questionamentos acima. Você também pode propor que a turma debata as análises.

Problematização
Nesta etapa, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

A proposta, neste momento, é que as fontes propostas sejam divididas entre a turma, de forma que metade receba um trecho e a outra metade o outro. Se estiver utilizando o Google Sala de Aula, você consegue criar duas atividades diferentes e destiná-las para os alunos que escolher, de maneira bem simples. Outra opção é mandar as fontes por e-mail, Whatsapp, Facebook etc.

Encaminhe os materiais propostos acompanhados de alguns questionamentos, para ajudar os estudantes a refletirem sobre eles.

Questões para refletir:
Texto 1:
- Por que o texto diz que as mulheres modernas estão “vivendo como homens durante o dia”? O que viver como homem pode significar?
- O que o texto fala, que seria o resultado, se uma mulher “procurar ser à noite esposa e mãe perfeitas, e funcionária exemplar durante o dia”?
- Por que as publicações diziam que as mulheres poderiam “perder a feminilidade” se quisessem ou precisassem trabalhar fora do lar?

Texto 2:
- Segundo o texto, por que alguns homens estavam rejeitando a ideia de se casarem?
- Por que uma mulher adulta, casada e de classe média, que tivesse um emprego fora do lar poderia envergonhar o marido?
- O que era esperado das mulheres casadas e mães de família nesse período?
- Por que algumas mulheres eram atraídas para o mercado de trabalho?

Peça para que os estudantes reflitam sobre as questões acima e criem uma charge sobre a ascensão da mulher no mercado de trabalho no Brasil da década de 1950. Eles podem fazer as charges em papel e enviar fotografias delas, ou fazê-las utilizando recursos digitais que permitem edição de imagem e texto, como o Google Apresentações.

Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.

Sistematização
Para a socialização das charges, você pode pedir para que os alunos enviem-nas para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula, ou postem-nas em redes sociais, como o Facebook, utilizando uma hashtag criada por eles, para divulgar as produções.

Outra opção pode ser criar um mural no Padlet para que os alunos postem as produções e possam ver e as dos colegas. De qualquer maneira, incentive-os a mostrarem as charges aos colegas e discutirem sobre elas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as produções com os familiares.

As famílias podem assistir à série documental “Mulheres de Macacão”, que mostra a rotina de mulheres que trabalham em áreas tradicionalmente dominadas por homens. A série está disponível no site da Tv Escola (disponível aqui).  

No site da Tv Escola também é possível assistir um pequeno documentário sobre Bertha Lutz, uma das pioneiras no feminismo brasileiro (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_26UND02

(EF09HI26) Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.


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