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Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - Os caras-pintadas e a participação política da juventude brasileira

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Os caras-pintadas e a participação política da juventude brasileira

Plano 01 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

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Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI25 - Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Contexto:

Link da ilustração dos caras-pintadas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F9uNdK6DXdvvR96BKYtKQNBuYQwEmFTAm8GHVbKsffPg665HyUB6NPp9RHJt/his9-25und01-caras-pintadas-ilustracao.pdf

Para você saber mais:

ALVES, Fabiana A., BONI, Paulo César: Os caras-pintadas: o fotojornalismo como elemento construtor da memória. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, RS. 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1671-1.pdf Acesso em: 11/11/2018.

TORRES, Thales Quintão: os media e a construção dos caras-pintadas. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 3 - Edição 4; junho-agosto de 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35460/38179 Acesso em: 3/11/2018.

O grito nas passeatas era um só: "Fora, Collor". Memória O Globo. Disponivel em: http://memoria.oglobo.globo.com/fotos/caras-pintadas-contra-collor-9430223 acesso em 11/11/2018.

Problematização:

Link para os trechos do artigo “Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment” (Luiz Antonio Dias)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjAHrCNT8KjzrHHuK6bwPTKk4CHZKR8A8m3AJ2HuGWgshppav9pkseBch6eK/his9-25und01-caras-pintadas-participacao-politica-juvenil.pdf

Para você saber mais:

DIAS, L. A. . Política e participação Juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora, v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.

Sistematização:

Para você saber mais:

Fernando Lattman-Weltman: O impeachment de Fernando Collor. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/FernandoCollor Acesso em: 11/11/2018.

DIAS, L. A. . Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora , v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.

1992 29 de setembro. Impeachment é teste para a democracia. Câmara aprova processo contra Collor, que é afastado até julgamento pelo Senado. Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/impeachment-e-teste-para-a-democracia Acesso em: 11/11/2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações para o professor: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais:

ALVES, Fabiana A., BONI, Paulo César: Os caras-pintadas: o fotojornalismo como elemento construtor da memória. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. Intercom - Sociedade brasileira de estudos interdisciplinares da comunicação. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, RS. 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1671-1.pdf Acesso em: 11/11/2018.

TORRES, Thales Quintão: Os media e a construção dos caras-pintadas. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 3 - Edição 4; junho-agosto de 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35460/38179 Acesso em: 3/11/2018.

DIAS, L. A. . Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora , v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.

Fernando Lattman-Weltman: O impeachment de Fernando Collor. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/FernandoCollor Acesso em: 11/11/2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: O objetivo desta etapa da aula é a análise da ilustração dos caras-pintadas estabelecendo relação com o impeachment de Fernando Collor de Melo. Organize os alunos em duplas e projete ou distribua a folha com a ilustração dos caras-pintadas. Conduza a observação da imagem por meio deste roteiro de perguntas que pode ser escrito na lousa ou apresentado oralmente, peça aos alunos que registrem suas respostas no caderno. Roteiro: 1. Qual a idade média das personagens que aparecem na ilustração? 2.Quais cores ficam evidentes em todo o cenário da imagem? 3. Quais são as cores pintadas nos rostos da imagem? O que a escolha dessas cores representa? 4. O que significa a palavra escrita na faixa que está no centro da imagem? Procure no dicionário seu significado. 5. Por que a personagem que está no centro da ilustração carrega em sua testa “Fora Collor”? 6. Qual a relação do impeachment com o “Fora Collor”? Peça para os alunos registrarem no caderno suas respostas e hipóteses. No final peça que uma dupla apresente à turma suas respostas. Escreva no quadro palavras-chave como impeachment, “Fora Collor” e as cores verde e amarelo. A ideia é sistematizar conceitos como impeachment, colocar para turma que Fernando Collor foi o primeiro presidente eleito democraticamente depois de 21 anos de ditadura civil-militar no Brasil e dialogar com a classe sobre a importância das cores nos rostos dos jovens da fotografia. Esta ação deve ser pontual, não é necessário, neste momento, uma aula sobre o impeachment do presidente Fernando Collor. A ideia deste plano de aula é debater sobre o movimento caras-pintadas e apresentar a juventude como protagonista desta ação política.

Link da ilustração dos caras-pintadas baseada na fotografia do acervo O Globo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F9uNdK6DXdvvR96BKYtKQNBuYQwEmFTAm8GHVbKsffPg665HyUB6NPp9RHJt/his9-25und01-caras-pintadas-ilustracao.pdf

Para você saber mais:

ALVES, Fabiana A., BONI, Paulo César: Os caras-pintadas: o fotojornalismo como elemento construtor da memória. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, RS. 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1671-1.pdf Acesso em: 11/11/2018.

TORRES, Thales Quintão: os media e a construção dos caras-pintadas. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 3 - Edição 4; junho-agosto de 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35460/38179 Acesso em: 3/11/2018.

O grito nas passeatas era um só: "Fora, Collor". Memória O Globo. Disponivel em: http://memoria.oglobo.globo.com/fotos/caras-pintadas-contra-collor-9430223 acesso em 11/11/2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Distribua ou projete os trechos do artigo “Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment” (Luiz Antonio Dias) e peça para os alunos que comparem suas hipóteses com as informações do texto. Em seguida, oriente os alunos a produzir um texto narrativo contando a história dos caras-pintadas. A narrativa pode ser criativa com a construção de personagens, mas deixe claro que a história precisa conter os fatos apresentados no texto e na imagem. Acompanhe todo o processo de construção orientando os alunos e incentivando a criatividade como elemento da narrativa histórica. Controle o tempo.

Link para os trechos do artigo “Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment” (Luiz Antonio Dias)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjAHrCNT8KjzrHHuK6bwPTKk4CHZKR8A8m3AJ2HuGWgshppav9pkseBch6eK/his9-25und01-caras-pintadas-participacao-politica-juvenil.pdf

Para você saber mais:

DIAS, L. A. . Política e participação Juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora, v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para isto, peça que duas duplas socializem suas narrativas, se for necessário ou pertinente sorteie ou indique as duplas. Com base nas histórias dos alunos faça um esquema no quadro contendo palavras- chave que deixem claro o movimento caras-pintadas e sua relação com o impeachment do presidente Fernando Collor em 1992. Finalize esta etapa pedindo a um aluno de sua turma que conte o que foi aprendido na aula. Esta ação proporciona a verificação do processo de aprendizagem dos alunos.

Para você saber mais:

Fernando Lattman-Weltman: O impeachment de Fernando Collor. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/FernandoCollor Acesso em: 11/11/2018.

DIAS, L. A. . Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora , v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.

1992 29 de setembro. Impeachment é teste para a democracia. Câmara aprova processo contra Collor, que é afastado até julgamento pelo Senado. Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/impeachment-e-teste-para-a-democracia Acesso em: 11/11/2018.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI25 - Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Contexto:

Link da ilustração dos caras-pintadas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F9uNdK6DXdvvR96BKYtKQNBuYQwEmFTAm8GHVbKsffPg665HyUB6NPp9RHJt/his9-25und01-caras-pintadas-ilustracao.pdf

Para você saber mais:

ALVES, Fabiana A., BONI, Paulo César: Os caras-pintadas: o fotojornalismo como elemento construtor da memória. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, RS. 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1671-1.pdf Acesso em: 11/11/2018.

TORRES, Thales Quintão: os media e a construção dos caras-pintadas. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 3 - Edição 4; junho-agosto de 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35460/38179 Acesso em: 3/11/2018.

O grito nas passeatas era um só: "Fora, Collor". Memória O Globo. Disponivel em: http://memoria.oglobo.globo.com/fotos/caras-pintadas-contra-collor-9430223 acesso em 11/11/2018.

Problematização:

Link para os trechos do artigo “Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment” (Luiz Antonio Dias)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjAHrCNT8KjzrHHuK6bwPTKk4CHZKR8A8m3AJ2HuGWgshppav9pkseBch6eK/his9-25und01-caras-pintadas-participacao-politica-juvenil.pdf

Para você saber mais:

DIAS, L. A. . Política e participação Juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora, v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.

Sistematização:

Para você saber mais:

Fernando Lattman-Weltman: O impeachment de Fernando Collor. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/FernandoCollor Acesso em: 11/11/2018.

DIAS, L. A. . Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora , v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.

1992 29 de setembro. Impeachment é teste para a democracia. Câmara aprova processo contra Collor, que é afastado até julgamento pelo Senado. Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/impeachment-e-teste-para-a-democracia Acesso em: 11/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações para o professor: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais:

ALVES, Fabiana A., BONI, Paulo César: Os caras-pintadas: o fotojornalismo como elemento construtor da memória. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. Intercom - Sociedade brasileira de estudos interdisciplinares da comunicação. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, RS. 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1671-1.pdf Acesso em: 11/11/2018.

TORRES, Thales Quintão: Os media e a construção dos caras-pintadas. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 3 - Edição 4; junho-agosto de 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35460/38179 Acesso em: 3/11/2018.

DIAS, L. A. . Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora , v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.

Fernando Lattman-Weltman: O impeachment de Fernando Collor. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/FernandoCollor Acesso em: 11/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: O objetivo desta etapa da aula é a análise da ilustração dos caras-pintadas estabelecendo relação com o impeachment de Fernando Collor de Melo. Organize os alunos em duplas e projete ou distribua a folha com a ilustração dos caras-pintadas. Conduza a observação da imagem por meio deste roteiro de perguntas que pode ser escrito na lousa ou apresentado oralmente, peça aos alunos que registrem suas respostas no caderno. Roteiro: 1. Qual a idade média das personagens que aparecem na ilustração? 2.Quais cores ficam evidentes em todo o cenário da imagem? 3. Quais são as cores pintadas nos rostos da imagem? O que a escolha dessas cores representa? 4. O que significa a palavra escrita na faixa que está no centro da imagem? Procure no dicionário seu significado. 5. Por que a personagem que está no centro da ilustração carrega em sua testa “Fora Collor”? 6. Qual a relação do impeachment com o “Fora Collor”? Peça para os alunos registrarem no caderno suas respostas e hipóteses. No final peça que uma dupla apresente à turma suas respostas. Escreva no quadro palavras-chave como impeachment, “Fora Collor” e as cores verde e amarelo. A ideia é sistematizar conceitos como impeachment, colocar para turma que Fernando Collor foi o primeiro presidente eleito democraticamente depois de 21 anos de ditadura civil-militar no Brasil e dialogar com a classe sobre a importância das cores nos rostos dos jovens da fotografia. Esta ação deve ser pontual, não é necessário, neste momento, uma aula sobre o impeachment do presidente Fernando Collor. A ideia deste plano de aula é debater sobre o movimento caras-pintadas e apresentar a juventude como protagonista desta ação política.

Link da ilustração dos caras-pintadas baseada na fotografia do acervo O Globo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F9uNdK6DXdvvR96BKYtKQNBuYQwEmFTAm8GHVbKsffPg665HyUB6NPp9RHJt/his9-25und01-caras-pintadas-ilustracao.pdf

Para você saber mais:

ALVES, Fabiana A., BONI, Paulo César: Os caras-pintadas: o fotojornalismo como elemento construtor da memória. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, RS. 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1671-1.pdf Acesso em: 11/11/2018.

TORRES, Thales Quintão: os media e a construção dos caras-pintadas. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 3 - Edição 4; junho-agosto de 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35460/38179 Acesso em: 3/11/2018.

O grito nas passeatas era um só: "Fora, Collor". Memória O Globo. Disponivel em: http://memoria.oglobo.globo.com/fotos/caras-pintadas-contra-collor-9430223 acesso em 11/11/2018.

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Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Distribua ou projete os trechos do artigo “Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment” (Luiz Antonio Dias) e peça para os alunos que comparem suas hipóteses com as informações do texto. Em seguida, oriente os alunos a produzir um texto narrativo contando a história dos caras-pintadas. A narrativa pode ser criativa com a construção de personagens, mas deixe claro que a história precisa conter os fatos apresentados no texto e na imagem. Acompanhe todo o processo de construção orientando os alunos e incentivando a criatividade como elemento da narrativa histórica. Controle o tempo.

Link para os trechos do artigo “Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment” (Luiz Antonio Dias)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjAHrCNT8KjzrHHuK6bwPTKk4CHZKR8A8m3AJ2HuGWgshppav9pkseBch6eK/his9-25und01-caras-pintadas-participacao-politica-juvenil.pdf

Para você saber mais:

DIAS, L. A. . Política e participação Juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora, v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para isto, peça que duas duplas socializem suas narrativas, se for necessário ou pertinente sorteie ou indique as duplas. Com base nas histórias dos alunos faça um esquema no quadro contendo palavras- chave que deixem claro o movimento caras-pintadas e sua relação com o impeachment do presidente Fernando Collor em 1992. Finalize esta etapa pedindo a um aluno de sua turma que conte o que foi aprendido na aula. Esta ação proporciona a verificação do processo de aprendizagem dos alunos.

Para você saber mais:

Fernando Lattman-Weltman: O impeachment de Fernando Collor. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/FernandoCollor Acesso em: 11/11/2018.

DIAS, L. A. . Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora , v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.

1992 29 de setembro. Impeachment é teste para a democracia. Câmara aprova processo contra Collor, que é afastado até julgamento pelo Senado. Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/impeachment-e-teste-para-a-democracia Acesso em: 11/11/2018.

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